Os privilégios de ser um discípulo de Jesus (Gl 4:19)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript
Quando recebemos o chamado de Cristo para sermos discípulos, muitas vezes surgem questionamentos sobre como serão os próximos passos.
Inicialmente, podemos compreender que:
Deus tem um projeto espiritual para a sua vida: Este projeto está relacionado ao nosso aperfeiçoamento espiritual, a fim de nos tornar como Jesus, e para isso, precisamos de santificação. Assim, os nossos defeitos são substituídos pelas virtudes existentes em Cristo, como a nossa soberba ser trocada pela humildade dEle:
Filipenses 3.12–14 ARA
12 Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
E é também o que fala no nosso texto inicial:
Gálatas 4.18–20 ARA
18 É bom ser sempre zeloso pelo bem e não apenas quando estou presente convosco, 19 meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós; 20 pudera eu estar presente, agora, convosco e falar-vos em outro tom de voz; porque me vejo perplexo a vosso respeito.
Nós somos responsáveis pelo nosso crescimento espiritual: Deus produz em nós a santificação e o crescimento espiritual, mas também é necessário que haja a nossa busca, seja por meio da Palavra, da oração, sempre no poder do Espírito Santo, e investindo nos sacramentos e nos dons espirituais. Precisamos nos esforçar para o alimento da nossa vida espiritual, lembrando que não se refere à salvação.
VERDADES FUNDAMENTAIS SOBRE OS PRIVILÉGIOS DE UM DISCÍPULO:
Nesta nova vida que iniciamos, provamos de bênçãos espirituais como:
Ser uma nova criatura:
2Coríntios 5.17 ARA
17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
Isto significa que passamos pelo novo nascimento, fomos regenerados espiritualmente. Assim, morremos para a velha vida e nos dedicamos para agradar a Deus:
Colossenses 1.10 ARA
10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;
Ser justificado:
Romanos 5.1 ARA
1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;
Somos declarados justos, inocentes, tudo por causa do sacrifício de Cristo, nenhuma condenação pode chegar até nós:
Romanos 8.1 ARA
1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Ser habitado pelo Espírito Santo:
Romanos 8.9 ARA
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
O Espírito mora em nós quando nos tornamos discípulos, agora somos propriedade de Deus, fomos selados com o Espírito, e somos templo do Espírito Santo, e o fato de termos Ele morando em nós revela que estamos unidos com Cristo.
1João 4.13 ARA
13 Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito.
Ser filho de Deus:
João 1.12–13 ARA
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
Somos filhos quando recebemos a Cristo em nossas vidas, e é assim que podemos fazer parte da família de Deus. Somos coerdeiros com Cristo, com todos os deveres e também os privilégios:
Romanos 8.15–17 ARA
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. 16 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.
Ganhar a salvação eterna e segura:
João 10.27–29 ARA
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.
A Palavra de Deus é clara em dizer que não perdemos a salvação em nenhum momento, visto que confessamos a Cristo como Salvador. O sacrifício dEle já foi suficiente. E isto acontece não porque conseguimos perseverar por nós mesmos, mas porque nosso Deus não muda!
Se há igreja que diz que caímos da graça, nós não cremos assim. Se alguém se afasta da igreja, mas é um salvo, um dia retorna. Com certeza os irmãos conhecem histórias de pessoas que saíram, mas retornaram.
RECAPITULANDO: Ser uma nova criatura, Ser justificado, ser habitado pelo Espírito Santo, ser filho de Deus, ganhar a salvação eterna e segura.
2. TEMOS NOVOS DESEJOS
Novos princípios surgem na vida de um discípulo, de alguém que se converte a Cristo:
Fome da Palavra de Deus:
1Pedro 2.2 ARA
2 desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,
Um novo discípulo é como um bebê que precisa do leite diário. Para o cristão, é a Palavra de Deus, e não somente ler, mas também estudar e praticar a Palavra.
Necessidade de orar:
Atos dos Apóstolos 9.11 ARA
11 Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando
Isto aconteceu com Paulo, e acontece com todos nós. A oração é o oxigênio da vida espiritual do cristão. Paulo diz que devemos orar sem cessar, constantemente, e também com vigilância, perseverança e gratidão. É uma oração sem esmorecer, sem desanimar.
Tristeza e vergonha com o pecado:
Romanos 6.21 ARA
21 Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte.
Antes da conversão, nos orgulhamos dos nossos pecados, depois de convertidos, sentimos vergonha. Quando refletimos a luz de Cristo, o pecado prejudica nossa saúde espiritual.
Desejo de agradar ao Senhor:
Salmo 40.8 ARA
8 agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei.
Desejamos guardar os mandamentos do Senhor, não por pressão ou obrigação, mas por amor a Ele, é um prazer em poder servir.
Grande amor pelos irmãos:
1João 3.14 ARA
14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte.
Ao nascermos de novo, o amor de Deus transforma nosso olhar por nosso semelhante e passamos a amar as pessoas ao nosso redor, em especial os irmãos em Cristo.
1João 4.8 ARA
8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
Desejo forte de evangelizar outros:
Atos dos Apóstolos 4.20 ARA
20 pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.
Testemunhamos do que Deus fez em nossas vidas. Queremos alcançar os perdidos. Todo discípulo de Jesus é uma testemunha fiel:
Atos dos Apóstolos 1.8 ARA
8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.
Vontade grande de servir:
Marcos 10.43 ARA
43 Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;
Assim, encaramos o serviço na obra de Deus como um privilégio, não como um peso, a fim de que outros sejam beneficiados e abençoados por Deus. É ser instrumento nas mãos do Senhor. O desejo de servir revela que temos o amor de Cristo no coração:
Hebreus 6.10 ARA
10 Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos.
João 13.35 ARA
35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.
Somos privilegiados por sermos discípulos. É algo maravilhoso. E para que tudo isso aconteça, Deus vem para moldar nosso caráter. Devemos resplandecer a Cristo.
Thomas Brooks, um cristão da época dos puritanos, disse: “A vida do cristão deve ser simplesmente uma representação visível de Cristo”.
Related Media
See more
Related Sermons
See more