Qual é o desafio espiritual que Deus tem para você?
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
I. Introdução - contexto de Gênesis 10-12.
Criação: O ser humano foi criado à imagem de Deus e colocado em um belo jardim, chamado Édem. Édem significa “delícia”. Deus colocou o ser humano em um jardim de delícias!!! Era tudo muito bom, havia harmonia, beleza e felicidade plena. Mas imediatamente após a descrição da criação do ser humano, aparece o relato da serpente, conhecida como diabo e satanás. A serpente seduziu Eva e Eva transgrediu a lei de Deus e induziu Adão a fazer a mesma coisa.
Logo no início da triste história da humanidade, que é a nossa história, Deus revela Seu amor, compaixão e misericórdia. Revela também que haveria duas linhagens inimigas, sendo uma perseguidora, maldosa, sorrateira e cruel e a outra linhagem seria perseguida, mas vitoriosa.
Haveria um constante conflito entre essas duas linhagens, mas Deus proveria um varão, a semente da mulher, que derrotaria Satanás e seus instrumentos de perseguição e violência. O texto está em Gênesis 3:15
15 Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.
Percebe-se aqui as duas linhagens inimigas. Os descendentes de Satanás e o descendente da mulher. Podemos afirmar que este conceito é desenvolvido ao longo da narrativa de Gênesis.
Logo a seguir no relato de Gênesis, encontramos a história de Caim e Abel, ambos filhos de Adão e Eva. O contexto do conflito entre os irmãos é sobre fé em Deus, é sobre confiança e obediência a Deus, é também sobre o modo correto de adorar a Deus.
Caim era agricultor e trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. A Bíblia diz que Deus não se agradou dessa oferta.
Abel era pastor de ovelhas e trouxe uma oferta ao Senhor das primícias do seu rebanho, ou seja, ele trouxe o melhor do seu rebanho para adorar ao Senhor. A Bíblia diz que Deus se agradou de Abel e de sua oferta.
Preciso dizer que tanto o doador quanto a oferta estavam sob o escrutínio de Deus. Deus lê os motivos do coração de cada um de nós. A oferta de Abel foi aceita porque sua atitude de adoração procedeu da fé. É isso que nos diz o livro de Hebreus.
4 Pela fé, Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente do que Caim, pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio da fé, mesmo depois de morto, ainda fala.
Por outro lado, Deus não aceitou a oferta de Caim porque esta não procedeu da fé e tudo “o que não provém da fé é pecado” (Rm14:23).
Na história de Caim e Abel podemos ver como o poder da maldade se espalhou sobre a face da terra. A Bíblia diz que Caim fechou a cara para Abel e o matou. O primeiro homicídio da história humana aconteceu entre irmãos.
Logo a seguir no relato bíblico encontramos a história do dilúvio e a situação em que se encontrava a humanidade. Gênesis 6:5 diz:
5 O Senhor viu que a maldade das pessoas havia se multiplicado na terra e que todo desígnio do coração delas era continuamente mau.
A Bíblia nos apresenta um motivo muito claro para a multiplicação da maldade sobre a Terra. Novamente encontramos as duas linhagens preditas por Deus em Gênesis 3:15.
Uma linhagem são os descendentes da serpente, chamada aqui de “filhos dos homens”.
A outra linhagem são os descendentes da mulher, chamada aqui de “filhos de Deus”.
Então qual é o motivo apresentado no relato bíblico para o aumento expressivo da maldade? Vamos ler o texto bíblico. Está em Gênesis 6:2.
2 os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas e tomaram para si mulheres, aquelas que, entre todas, mais lhes agradaram.
A união entre essas duas linhagens, os filhos de Deus e as filhas dos homens, foi trágica. Contaminou os bons costumes, perverteu a pureza da fé em um único Deus, abriu caminho para o vício e todo tipo de imoralidade e violência.
Gênesis 6:11-12 descreve mais uma vez a condição dos seres humanos antes do dilúvio.
11 A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência.
12 Deus olhou para a terra, e eis que estava corrompida; porque todos os seres vivos haviam corrompido o seu caminho na terra.
Em contraste com tudo isso, encontramos Noé. A Bíblia o descreve como um homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos. Diz que Noé andava com Deus e tinha três filhos: Sem, Cam e Jafé.
Vamos parar para pensar um pouquinho. Nós somos seres sociais. Nós influenciamos e somos influenciados. Como foi que Noé suportou toda aquela situação e não se corrompeu? A resposta está em Gênesis 6:8.
8 Porém Noé achou graça diante do Senhor.
Foi pela graça do Senhor. Noé era pecador, mas ele andava com Deus. Ele confiava no Senhor e não em si mesmo. Ele era um homem de fé e foi obediente ao Senhor. Ele construiu um arca onde ele e sua família e muitos animais puderam se abrigar durante o dilúvio.
Hoje vivemos em uma sociedade violenta, corrupta, imoral e pervertida. Como podemos permanecer fieis a Deus e não nos corrompermos com as fortes correntes do mal e do pecado? É unicamente pela graça, através de um relacionamento íntimo e sincero com Deus, através de uma comunhão verdadeira, do estudo da Bíblia e da oração.
Bem, Deus se entristeceu tanto de ver a humanidade criada à Sua imagem, e que agora estava em um estado de total depravação, praticando a violência e todo tipo de maldade, que Ele decidiu varrer a Terra por meio de um dilúvio universal. E foi isso o que aconteceu. Houve 8 sobreviventes: Noé, sua esposa, seus 3 filhos, Sem, Cam e Jafé e suas noras.
Após o dilúvio há o recomeço da história humana. Em Gênesis capítulo 10 encontramos a descendência dos filhos de Noé. Do mesmo modo que lá no início da história humana havia duas linhagens, uma que correspondia aos filhos dos homens e a outra que correspondia aos filhos de Deus, agora nós temos a linhagem dos filhos de Noé.
O filho mais velho de Nóe, chamado Sem, deu origem aos semitas, aos hebreus, cujo principal nome que conhecemos é Abraão. Mas um outro filho de Nóe, chamado Cam, deu origem aos cananeus e aos povos da Assíria e Babilônia. Novamente encontramos duas linhagens antagônicas.
Cam teve um neto chamado Ninrode, e sobre ele a Bíblia diz:
8 Cuxe gerou Ninrode, que começou a ser poderoso na terra.
9 Foi valente caçador diante do Senhor. Daí dizer-se: “Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor.”
10 O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.
Continuando a narrativa bíblica, encontramos a história da Torre de Babel.
1 Em toda a terra havia apenas uma língua e uma só maneira de falar.
2 Os homens partiram do Oriente, encontraram uma planície na terra de Sinar e habitaram ali.
3 E disseram uns aos outros: — Venham, vamos fazer tijolos e queimá-los bem. Os tijolos lhes serviram de pedra, e o betume, de argamassa.
4 Disseram: — Venham, vamos construir uma cidade e uma torre cujo topo chegue até os céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.
Nesses versos que lemos encontramos pelo menos três motivos para a construção da torre.
PRIMEIRO: Fazer uma torre que chegue aos céus para não serem destruídos por um outro dilúvio. Deus havia prometido que não haveria outro dilúvio, mas eles não confiaram na Palavra Dele. Eles estavam construindo uma torre para salvarem a si mesmo. Esse é o fundamento da falsa religião: salvação pelas obras.
O SEGUNDO MOTIVO ERA tornar célebre o nome. Uma atitude de exaltação própria semelhante a de Lúcifer no Céu.
E O ÚLTIMO MOTIVO é que eles não queriam ser espalhados por toda a Terra em uma atitude de rebeldia contra Deus. A orientação era povoar toda terra e não se concentrar em um só lugar.
Mas há um grande contraste com essa história. O capítulo 12 de Gênesis nos apresenta a história do chamado de Abraão, descendente de Sem.
CHAMADO DE ABRAÃO
1 Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;
2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!
3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
DEUS TEM UM CHAMADO PARA VOCÊ
DESAFIOS ESPIRITUAIS
CONFIANÇA EM DEUS
OBEDIÊNCIA E FIDELIDADE
CONCLUSÃO (HISTÓRIA)