Esboço 2 Frutificando através das Provações
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
Esboço 2 Frutificando através das Provações
Texto Base: Tiago 1:2-4
Introdução:
1:2 Tiago usa o termo tentação com dois sentidos diferentes. As tentações apresentadas nos versículos 2–12 podem ser chamadas de provações santas ou problemas enviados por Deus para testar a realidade da fé e tornar os fiéis mais semelhantes a Cristo.
Os versículos 13–17, em contrapartida, falam das tentações pecaminosas que vêm do interior da pessoa e conduzem ao pecado. A vida cristã é repleta de problemas indesejados e inesperados que em algumas ocasiões surgem sozinhos e, em outras, vêm aos montes; de qualquer modo, são inevitáveis.
Hoje nos iremos estudar como frutificar através das Provações tomando como partida este texto de Tiago 1.2-4.
Para isso precisamos te o entendimento que : A intenção de Deus é conformar todos os seus filhos à imagem de Cristo, um processo que envolve, necessariamente, sofrimento, frustração e perplexidade. O fruto do Espírito só pode ser produzido quando há também tempestades e nuvens escuras, além dos dias ensolarados.
- O conceito de " Provações "
- dificuldade, situação aflitiva ou sofrimento muito grandes, que põem à prova a força moral, a fé religiosa, as convicções etc.
- O conceito de " Provações " como oportunidades para crescer.
Ponto 1: As Provações Produzem Perseverança
a - Como enfrentar os desafios que nos fortalece (Romanos 5:3-4).
Reconhecendo que existe uma razão lógica divina por trás da tribulação.
Primeiro, a tribulação é o único caminho para a glória. Foi assim com Cristo; é assim com os cristãos. (Mt 26.39) Jesus no Getsêmani)
Segundo, a tribulação pode levar à maturidade, se nossa resposta a ela for positiva e não com raiva ou amargura.
Terceiro, a tribulação é o melhor contexto para se ter certeza do amor de Deus. (Os três amigos de Daniel. Dn 3.16,17,24-25.
Ponto 2: O Fruto da Perseverança
a- Os frutos que surgem após as dificuldades (caráter, fé) (Tiago 1:4).
É justamente sob as muitas dificuldades que deve e pode acontecer (as instruções de Deus são ao mesmo tempo promessas) que cheguemos ao alvo de uma obra vital, completa, agradável a Deus. Os que “com lágrimas semeiam hão de colher com alegria”
- Exemplos bíblicos (Jó - Jó 42:12; Paulo - Filipenses 3:12-14).
Ponto 3: O Resultado das Provações – A Plenitude do Ser
a - A promessa de Deus para aqueles que perseveram (Tiago 1:12).
As bênçãos divinas particulares aqui são reservadas para a pessoa que “persevera na provação”. Este versículo se baseia nos versículos 2–4, onde está o comando para suportar e perseverar, enquanto aqui Tiago olha para aqueles que o fizeram com sucesso. A recompensa pertence a eles e declara que depois de “terem resistido ao teste”, “receberão a coroa da vida”.
b - A recompensa eterna no Reino. “ A Coroa”
O que Tiago quer dizer com “coroa da vida” tem sido discutido. Alguns, como Calvino, entendem que ele se refere a alguma recompensa que os crentes fiéis e perseverantes receberão no céu. Contudo, é mais provável que “coroa da vida” signifique a vida eterna, recebida como uma coroa. Se esse for o caso, Tiago está dizendo que a recompensa dos que suportam com perseverança a provação é a vida eterna. Esse ensinamento tem origem no próprio Senhor (cf. Mt 19.28–29).
Essa interpretação faz sentido também em Apocalipse 2.10 e é reforçada pelo fato de Tiago identificar os que receberão a coroa da vida como os que o amam, referindo-se ao Senhor.
Conclusão:
- Encorajar a congregação a ver as Provações como uma oportunidade para frutificar.
Pelo amor que temos ao Pai, Filho e Espirito Santo, suportamos aquilo que nos foi ordenado como filhos de Deus.