Recebendo o evangelho

A Essência do Evangelho  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Introdução

A igreja de Corinto era muito complicada, pois era uma igreja rebelde, estava divida, imatura e vivia nos prazeres carnais. Então Paulo escreve essa carta para corrigir esses problemas na igreja e para combater as divisões.
Um dos problemas é sobre a ressurreição dos mortos. No capítulo 15, Paulo está ensinando para os irmãos de Coríntios a respeito da doutrina da ressurreição, pois alguns estavam negando que existia essa doutrina.
1Coríntios 15.12 NVI
12 Ora, se está sendo pregado que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como alguns de vocês estão dizendo que não existe ressurreição dos mortos?
Na época alguns falsos mestres estavam ensinando que a ressurreição já havia acontecido, dentre eles Himeneu e Fileto.
2Timóteo 2.17–18 NVI
17 O ensino deles alastra-se como câncer; entre eles estão Himeneu e Fileto.18 Estes se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu, e assim a alguns pervertem a fé.

Ideia Central

O pecador deve crer e receber o evangelho de Jesus Cristo para ser salvo.

Transição

Veremos três aspectos do evangelho.

Desenvolvimento

1° O evangelho mostra a salvação (v. 1-2)

Paulo era um missionário compromissado a pregar o evangelho de Cristo. Ele não negociava a mensagem e nem distorcia a mensagem, porque a vida dele era anunciar que só o evangelho de Cristo salva os pecadores. O texto apresenta três afirmações sobre o evangelho:

1° O evangelho foi pregado (v. 1 a)

1 Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei,
Paulo pregou o verdadeiro evangelho de Cristo para a igreja de Coríntio, ou seja, as boas novas da salvação que somente Jesus Cristo pode dar. Além disso, o evangelho diz respeito a ressurreição do Senhor Jesus, isto é, ele não está morto, mas vive eternamente.
Paulo ensinou o evangelho e continuava ensinando, isso significa que ele não encontrou em contradição em seus ensinos. Ao olhar para o Novo Testamento é nítido ver que os outros escritores anunciavam a mesma mensagem.

2° O evangelho foi recebido (v. 1 b)

1 o qual vocês receberam e no qual estão firmes.
Receber significa levar para si, isso quer dizer que eles concordaram com a mensagem que o apóstolo estava pregando. E eles permaneceram com essa mensagem.

3° O evangelho salva (v. 2)

2 Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão.
O único meio do homem ser salvo é por meio do evangelho, não tem outra forma do ser humano ser salvo.
Paulo está dizendo que eles precisam se apegar ao evangelho. Isso significa que é necessário conservar a doutrina da ressurreição, porque se alguém negar que Jesus não ressuscitou a nossa fé não tem valor.

APLICAÇÃO

A igreja de Coríntios ouviu o evangelho e recebeu esse evangelho. E você já escutou várias vezes, e qual tem sido a sua atitude? Você tem rejeitado ou recebido essa mensagem em seu coração?

2° O evangelho mostra a morte de Jesus (v. 3)

O apóstolo Paulo recebeu o evangelho da parte de Cristo Jesus e anunciou o verdadeiro evangelho para a igreja de Corinto. Mas a mensagem não foi inventada pelo apóstolo, mas veio diretamente de Jesus, por isso que Paulo sempre mostrava a base do seu ensino para a igreja, ou seja, de onde que ele tirou as palavras. O texto apresenta de onde Paulo aprendeu que Cristo morreu pelos pecadores:

1° Da palavra de Deus (v.3)

3 Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,
Jesus morreu na cruz para perdoar os nossos pecados, pois o pecado nos afasta de Deus (Rm 3.23; 6.23) e nos condena, então o único meio de recebermos o perdão é por meio do sacrifício de Cristo.
Efésios 1.7 NVI
7 Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,
A palavra de Deus comprova o sacrifício de Jesus Cristo.
Isaías 53.4–7 NVI
4 Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. 5 Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. 6 Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. 7 Ele foi oprimido e afligido; e, contudo, não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.
Salmo 22.1–2 NVI
1 Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia? 2 Meu Deus! Eu clamo de dia, mas não respondes; de noite, e não recebo alívio!
Mateus 27.50 NVI
50 Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito.

APLICAÇÃO

Jesus teve que morrer na cruz, para que você tivesse acesso a Deus novamente e para que os seus pecados fossem perdoados, visto que, os seus pecados te afastam de Deus.

3° O evangelho mostra a ressurreição de Jesus (v. 4-8)

O evangelho é as boas notícias a respeito de Jesus Cristo e um dos temas essenciais do evangelho é a ressurreição. Se Jesus não ressuscitou dentre os mortos a religião do cristianismo é inútil, visto que, para os pecadores serem salvos, o salvador deve está vivo, por quê como seremos salvos se o salvador esta morto? Por isso, que a mensagem da ressurreição é importantíssima. Por isso Paulo deixou claro que Jesus ressuscitou. O texto apresenta seis comprovações da ressurreição:

1ª A Bíblia mostra que Cristo ressuscitou (v. 4)

4 foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras,
Jesus após ter morrido foi sepultado.
Mateus 27.57–61 NVI
57 Ao cair da tarde chegou um homem rico, de Arimatéia, chamado José, que se tornara discípulo de Jesus. 58 Dirigindo-se a Pilatos, pediu o corpo de Jesus, e Pilatos ordenou que lhe fosse entregue. 59 José tomou o corpo, envolveu-o num lençol limpo de linho 60 e o colocou num sepulcro novo, que ele havia mandado cavar na rocha. E, fazendo rolar uma grande pedra sobre a entrada do sepulcro, retirou-se. 61 Maria Madalena e a outra Maria estavam assentadas ali, em frente do sepulcro.
Jesus não permaneceu morto, pois Ele é o Deus que se fez homem.
Mateus 28.1–6 NVI
1 Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. 2 E eis que sobreveio um grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu dos céus e, chegando ao sepulcro, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela. 3 Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve. 4 Os guardas tremeram de medo e ficaram como mortos. 5 O anjo disse às mulheres: “Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. 6 Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia.

2ª Pedro viu Jesus (v. 5-8)

5 e apareceu a Pedro
Jesus apareceu a Pedro e interrogou-lhe para confirmar se de fato ele amava o Senhor.
João 21.15 NVI
15 Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”.

3ª Os apóstolos viram Jesus (v. 5, 7 b)

5 e apareceu a Pedro e depois aos Doze.
7 e, então, a todos os apóstolos;
Jesus apareceu para os discípulos após ter ressuscitado dentre os mortos e permaneceu com eles por quarenta dias antes de subir aos céus.
Lucas 24.36–40 NVI
36 Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles e lhes disse: “Paz seja com vocês!” 37 Eles ficaram assustados e com medo, pensando que estavam vendo um espírito. 38 Ele lhes disse: “Por que vocês estão perturbados e por que se levantam dúvidas no coração de vocês? 39 Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho”. 40 Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e os pés.

4ª Quinhetas pessoas viram Jesus (v. 6)

6 Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido.
Paulo afirma que mais de quinhentas pessoas viram o Senhor após ele ressuscitar dentre os mortos.

5ª Tiago viu Jesus (v. 7 a)

7 Depois apareceu a Tiago
Paulo afirma que Tiago viu Jesus após a ressurreição. Mas a Bíblia mostra que tem três: Tiago filho de Alfeu, Tiago filho de Zebedeu e Tiago meio irmão de Jesus.

6ª Paulo viu Jesus (v. 8)

8 depois destes apareceu também a mim, como a um que nasceu fora de tempo.
Paulo viu o Senhor Jesus no caminho para Damasco e comprovou que ele de fato havia ressuscitado.
Atos dos Apóstolos 9.3–6 NVI
3 Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu. 4 Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?” 5 Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue. 6 Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer”.
Diante do relato do apóstolo Paulo nesse texto quinhentas e doze pessoas testemunharam que Jesus ressuscitou.

APLICAÇÃO

A ressurreição de Jesus aconteceu para que os pecadores pudesse ter a salvação e a vida eterna.

Conclusão

O Evangelho é a base do cristianismo, a mensagem anunciada é que Jesus Cristo, morreu, foi sepultado, mas ressuscitou ao terceiro dia. O fundamento para o cristianismo é Jesus Cristo. Então, para acabar com a fé cristã, é preciso alguém dizer e comprovar que os ossos de Jesus foi encontrado. Todavia, isso é impossível, pois Cristo ressuscitou.
As boas novas de que Jesus Cristo morreu, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, é a única forma do homem ser salvo, não existe outro meio.
João 14.6 NVI
6 Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
Atos dos Apóstolos 4.12 NVI
12 Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.
Nos dias atuais outros evangelhos tem sido pregado, mas o verdadeiro evangelho está nas Escrituras. Portanto, creia no Evangelho e você terá a vida eterna.

Aplicação

Hoje em dia existe o pluralismo religioso, ou seja, existem outros caminhos que leva a Deus. Não seja enganado, Jesus Cristo é o verdadeiro caminho que leva até Deus.
Tome cuidado com outros evangelhos que estão pregando por aí, por exemplo, o evangelho da prosperidade e o evangelho antropocêntrico.
Para você ser salvo, é necessário crer no evangelho de Cristo. O evangelho mostra que Jesus morreu, foi sepultado e ressuscitou. Não existe outra maneira de você ser salvo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more