A CORRIDA DAS CORRIDAS

Exposições em Filipenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 22 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Há algumas semansa tivemos olimpíadas, e, geralmente, uma das provas mais aguardadas são as de atletismo, em especial, os 100m e o revezamento.
Ex.: Usain Bolt - muito rápito e muito carismático atraiu muito a atenção do público para esta prova;
Mas, há algo especial nas olimpíadas, além das competições - ninguém corre por si mesmo, ninguém luta por seu nome, ninguém joga por uma bandeira com seu rosto, mas por sua nação.
Ex.: Jogar pelo Brasil - precisa ser brasileiro;

NARRATIVA

As primeiras olimpíadas, nasceram na Grécia, e para participar dela era necessário que o atleta fosse grego. Ele não competia para conquistar o status de grego, ele competia porque ele era grego.
Neste momento, Paulo usa esta mesma analogia - a do atleta, para se referir à corrida que ele, e todo cristão, devem correr.
Esta não é uma corrida para quem quer ser crente, é uma corrida para crentes. Não é uma corrida para obter o título de cidadão do céus, é a corrida para quem já tem recebeu este título.
O ARGUMENTO DE PAULO:
Cristo nos salvou, e nos reconciliou com Deus, por meio de seu sacrifício que paga a dívida do pecado e de seu mérito que nos dá acesso seguro a Deus; E isto transforma nossa vida, mas não nos torna perfeitos.
Nas palavras de Lutero: Simultaneamente justos e pecador.
Quando somos salvos o que muda são nossas disposições, interesses, vontades, desejos e amores. E, por isso, a partir daquele momento, entramos em uma corrida para nos tornarmos parecidos com Jesus, porque o nosso coração é de Jesus.
- A busca do crescimento nada mais é do que uma resposta à aquilo que Cristo fez por nós. Ele deu a sua vida por nós, e, agora, vivemos para ele. E, por isso, esta é a a corrida das corridas. Esta é a corrida....
Do crescimento espiritual… Do se tornar mais parecido com Jesus…
Do estar mais próximo de Deus… mergulhar mais neste relacionamento com Deus que nos transforma de glória em glóra…

O QUE É NECESSÁRIO PARA SE CORRER BEM “A CORRIDA DAS CORRIDAS”

Para se correr bem “a corrida das corridas” você precisa de (1) Humildade espiritual; (2) Atitude em relação à sua condição; (3) Foco em Cristo Jesus; (4) Maturidade espiritual

I. HUMILDADE ESPIRITUAL - v.12

Filipenses 3.12 “Não que eu já tenha recebido isso ou já tenha obtido a perfeição, mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.”
Puxando o contexto (v.10,11), para Paulo, obter a ressurreição dos mortos significa, também, ser perfeito no sentido absulo, então ele deixa claro para igreja: eu não sou perfeito, ainda sou pecador.
O sucesso ministerial de Paulo não lhe proteje de pecar. Sua posição como apóstolo não criou um muro contra o pecado. Servir a Cristo não lhe priva do pecado. Paulo não se vê acima de suas ovelhas, mais espiritual e mais santo que elas. Ele sabe que é um pecador (Rm 7).
Líderes espirituais precisam ser marcados por humildade. Como cada Cristão, Paulo também reconhecia seu pecado. Ele tem uma atitude humilde.
Ex.: Mateus 5.3 “— Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.” => Reconher a própria miséria e falência;

APLICAÇÃO

Para você correr bem “a corrida das corridas” você precisa de humildade espiritual.
Como corredores precisamos reconhecer nossas imperfeições. Precisamos estar sensíveis a elas. Precisamos de uma atitude humilde.
Ex.: Qualquer atleta que não reconhece seus erros não progride… não melhora… não desenvolve… não se aperfeiçoa… se ele faz parte de um esporte coletivo, ele cria problemas para o time;
Ex.: Vinícius Júnior - problema com finalização e escolha de jogadas…
A presunção espiritual, o orgulho, nos impede de crescermos… de darmos passos significativos em nosso relacionamento com Deus, e que realmente podem nos dar progresso na vida…
Ex.: Ig. Sardes - se via como uma igreja viva, poderosa e puljante… “tens nome de vives”, mas aos olhos de Jesus ela estava morta;
Ex.: Ig. Laodiceia - se via como rica, abastarda e poderosa - ela dizia: “Sou rico, estou bem de vida e não preciso de nada”, mas aos olhos de Jesus ela era pobre, cego e nú;
Nas palavras do Rev. Hernandes:
O despertamento espiritual de uma igreja começa pela humildade e reconhecimento de que ainda precisa buscar mais de Deus”.

II. ATITUDE EM RELAÇÃO À SUA CONDIÇÃO - v.12b,13a

Filipenses 3.12–13 “Não que eu já tenha recebido isso ou já tenha obtido a perfeição, mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço…”
Por duas vezes Paulo diz:
Não ser perfeito e não ter alcançado a perfeição - v.12,13
Que ele irá fazer algo em relação a isto (prosseguir… uma coisa faço) - v.12,13
É possível você saber, reconhecer e dizer às pessoas que você tem imperfeições, que sua vida está “fora do prumo”, mas, ainda assim, não fazer nada em relação a isto. É possível você reconhecer que há problemas em sua vida, e ainda assim continuar vivendo do mesmo jeito, cheio de murmurações e amarguras no coração.
É possível você fazer o diagnóstico do problema e não ter uma atitude em relação ao problema.

APLICAÇÃO

Para você correr bem “a corrida das corridas”, você precisa de atitude em relação à sua condição.
Como corredores precisamos sempre buscarmos crescimento. Sempre termos atitudes em relação à nossa condição.
Ex.: Atleta - reconhece seus erros + toma uma atitude em relação a eles;
- Para você tomar uma atitude em relação ao seu problema, você, primeiro, precisa de saber qual é o problema. Mas, em seguida, deve tomar a atitude em relação ao problema que descobriu.
- Mas, infelizmente, a estagnação espiritual tem feito parte da vida de muitos cristãos.
Muitos são aqueles que se contentam com a rotina tradicional da igreja - e não aceitam as mudanças;
Muitos são aqueles que se contetam com meras orações protolocares - do almoço, às vezes na igreja…
Tantos outros estão acostumados a um relacionamento sempre um tanto distante - não querem se envolver, não querem se entregar;
- Infelizmente, no mesmo contexto, há aqueles que mentem para si mesmos, quanto à sua condição espiritual, se comparando com o próximo…
Geralmente estes sempre criam problemas de relacionamento, porque se sentem sempre superiores a algumas pessoas;
Há outros que andam longe de Deus, mas comparam com o que tem para saber se estão bem com Deus;
Estagnação espiritual não pode fazer parte de sua vida. Tome uma atitude em relação aos seus problemas.
Comece a orar… comece a vir à igreja…
Comece a colocar a agenda de Deus em primeiro lugar - domingo é Dia do SENHOR;

III. FOCO EM CRISTO JESUS - v.13b,14

Filipenses 3.13–14 “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”
Paulo nos diz três coisas importantíssimas:
Esqueça do passado - “esquecendo-me das coisas que ficam para trás” | Se Paulo vivesse com passado em mente sua vida seria um inferno, porque ele tinha o sangue de cristãos em suas mãos, mas ele foi perdoado!
Olhe para o futuro - “avançando para as que estão diante de mim” | Agora, Paulo olha para o Reino de Deus, olha para Cristo;
Persegue a Cristo - “prossigo para o alvo...” | A palavra tem sentido duplo: perseguição e corrida de atletas, porque o sentido principal é a “ferocidade” seja em perseguir alguém ou um alvo. Um bom corredor deixa tudo na pista de corrida.
Paulo, usa esta palavra de modo proposital. É a mesma palavra que ele usou para dizer que ele era perseguidor da igreja. Ele corria para perseguir a Cristo, mas foi Cristo que o pegou, e, agora, ele corre por Cristo, e para Cristo.
O foco é ser parecido com Cristo e estar com Cristo eternamente. Então, na prática, é antecipar bênçãos da eternidade.

APLICAÇÃO

Para voce correr bem “a corrida das corridas” você precisa de foco em Cristo Jesus.
Como corredores não podemos olhar para trás, ou para o lado. Precisamos olhar para frente - olhar para Cristo que sempre está diante de nós.
Ter foco é difícil!
Ex.: Mt 13 - A parábola do Semeador | dois tipos de coração: (1) Terreno rochoso - recebe com alegria, mas não tem raiz x sofrimento; (2) Terreno sujo + cresce com espinhos x alegrias e preocupações da vida;
As circunstâncias da vida, o vento e a tempestade, nos fazem tirar os olhos de Cristo, como se ele não fosse uma fortaleza, e quando tiramos os olhos de Cristo nossa fé vacila.
Às vezes a possibilidade de crescer na vida, de obter prosperidade, segurança financeira e status social, tiram os nossos olhos de Cristo, como se ele não fosse a verdadeira riqueza, então a fé vacila.
Outras vezes… Nossa passado, nossos erros e falhas, se tornam grandes pesos sobre nossos ombros, e, ao invés de olharmos para frente, olhamos para trás - o passado já não mais tem poder, pois novo sou!
Muitas vezes temos dificuldade em progridir na fé poorque não acreditamos que de fato fomos perdoados. Não há mais divida, não há mais culpa.
Nós precisamos internalizar a mensagem do evangelho. Acreditar no evangelho, até que ele faça morada em nosso coração.
Isaías 1.18 “… Ainda que os pecados de vocês sejam como o escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, eles se tornarão como a lã.”
Jeremias 31.33–34 “Porque esta é a aliança que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente lhes imprimirei as minhas leis, também no seu coração as inscreverei; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: “Conheça o Senhor!” Porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior deles, diz o Senhor. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.”
Miquéias 7.18–19 “Quem é semelhante a ti, ó Deus, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do remanescente da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Ele voltará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
Meu querido, você precisa internalizar o perdão de Deus. Você precisa se perdoar, porque quem confessa o seu pecado, é perdoado.
Se seu passado lhe envergonha, e isto lhe é um peso. Deus lhe perdoou. Apegue-se a esta graça, e lembre-se que o Diabo não tem poder sobre você.
Se você pecar, neste percurso. Arrependa-se. Confesse o pecado. Levante-se. E, volte à corrida.

IV. MATURIDADE ESPIRITUAL - v.15,16

Filipenses 3.15–16 “Todos, pois, que somos maduros, tenhamos este modo de pensar; e, se em alguma coisa vocês pensam de modo diferente, também isto Deus revelará para vocês. Seja como for, andemos de acordo com o que já alcançamos.”
Paulo nos diz três coisas importantes:
A atitude dos maduros - tenhamos este modo de pensar | pessoas maduras na fé devem pensar a partir do evangelho. Precisam ter uma visão ampla de seus próprios problemas espirituals, e dos problemas dos outros, para servir de auxílio - Gl 6.1;
A atitude dos menos maduros - se alguma coisa você pensam de modo diferente, também isto Deus revelará para vocês | Os menos maduros precisam se manter no estudo do evangelho, para que Deus fale aos seus corações e cresçam na fé;
A atitude de ambos - Seja como for, andemos de acordo com o que já alcançamos |
A palavra andar significa o “andar em fila de soldados” - isto exige entrosamento, um ritmo adequado a todos, uma sensação de que estamos todos juntos… exige que aqueles que conseguem correr mais rápido, se submetam ao ritmo do grupo;
Portanto, o cristão precisa se submeter ao seu nível de ritmo x Gálatas 5.25 “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.”
- Paulo não está, neste momento, dizendo que os cristãos podem estagnar em seu nível de fé e relacionamento com Deus, desde que mantenham neste nível. Ele está dizendo que eles precisam ser maduros, ou seja, não devem dar passos além do que podem dar.

APLICAÇÃO

Para você correr bem “a corrida das corridas”, você precisa de maturidade espiritual.
Como corredores não podemos dar passos além do que podemos dar.
Novamente! Em hipótese alguma, isto significa estagnação. Pelo contrário, isto significa prepara-se e avançar, porque não se pode avançar sem preparo. Quem não sabe andar, não pode correr.
Ex.: Bebês x Crianças
Ex.: Recordes - são quebrados nas Olimpíadas;
Ex.: Investimento - Quem tem 5.000 não pode ter uma dívida fixa de investimento de 3.000;
- O grande perigo que o texto expõe é o de fazermos votos inalcançaveis, que se tornam para nós em grandes fardos!
Ex.: “Oração” - não ora nem um dia dierito, mas faz um propósito de orar o mês inteiro;
Ex.: “Leitura Bíblica” - não tem o hábito de ler a bíblia todos os dias, mas faz o propósito de ler ela toda em um ano;
Ex.: “Frequência na igreja” -
- Existem casos em que, do nada, pelo poder Deus, a pessoa simplesmente arruma um turbo espiritual e desenvolve muito rápido na vida cristã. Mas, no geral, a vida cristão é ilustrada como o nascimento e o crescimento humano.
Existem os Neófitos - novos na fé, eles não podem receber cargos na igreja, especialmente de liderança (1Tm 3.6);
Ex.: Crítica por não ter desenvolvimento e agir como “criança”/ “beber leite” - 1Co 3.1; Hb 5.11-6.3;
Então, mais uma vez, o ponto de Paulo é que você precisa ser maduro o suficiente para começar a partir da sua base, e não da base do outro. Ele não está dizendo que você ficar em paz com a sua vida espiritual, ele está dizendo que você tem que ser maduro para tomar atitudes a partir do nível em que você está.

CONCLUSÃO

Para você correr bem “a corrida das corridas” você precisa de (1) humildade espiritual; (2) atitude em relação à sua condição; (3) Foco em Cristo Jesus; (4) Maturidade espiritual...
Entenda…
Esta corrida não é uma competição contra irmãos em Cristo, é uma competição contra si mesmo.
Mas, não é sobre você se tornar a sua melhor versão. É sobre você se tornar parecido com Jesus!
- Esta é uma corrida para quem quer a Jesus. Para quem foi conquistado por Jesus, e agora corre pela causa, e corre em direção a ele. Ele está seguindo a Jesus, no caminho de Jesus, e do jeito de Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.