A receita para a vida com Deus (1João 2:12-14)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO: Hoje, pais e adolescentes trabalharam para fazer algo bem gostoso aqui para os jurados. Espero que tenha sido feito um trabalho em dupla, e não como quando existe aqueles alunos que apresentam trabalho em grupo mas alguns só colocam o nome (aqui ninguém faz isso).
Para que seja feito um prato saboroso e agradável aos olhos, assim como no Masterchef, é importante seguir uma receita, colocando os ingredientes certos, respeitando o tempo de preparo e também tomar cuidado na hora de coziznhar, fritar ou assar não ficar cru nem queimar.
Pessoal, quero falar hoje sobre A RECEITA PARA A VIDA COM DEUS. O primeiro passo é buscar:
1. PAIS QUE BUSQUEM INTIMIDADE COM DEUS (v. 13a; v. 14b)
1João 2.13a (ARA)
13 Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio.
Explicação: João escreve para os pais que possuem comunhão com Aquele que existe desde toda a eternidade, Aquele que criou todas as coisas e que já existe antes de tudo. Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Quanto mais passamos um tempo junto com alguém, mais conhecemos. Com Deus não é diferente. Quanto mais tempo você passa com Deus, mais você o conhece, e mais maduro espiritualmente será, e mais entenderá quais são as características dEle. Além disso, muito mais compreenderá a vontade dEle em sua vida.
Aplicação: O modelo de família estabelecido por Deus foi construído colocando os pais na hierarquia daqueles que possuem maior conhecimento, experiência e maturidade diante dos desafios da vida. Pais devem ser exemplos para os filhos a respeito de uma conduta que seja a demonstração de alguém que é servo de Deus.
Se, quanto mais conhecemos a Deus, mais conhecemos a Sua vontade e agimos de acordo com ela, o contrário também é verdade.
A pergunta que fica aos pais é: como anda a sua intimidade com o Senhor Deus? É diária ou apenas quando participa de um culto ou reunião de oração? Seu filho, sua filha está sempre observando o que você faz e diz. Então cuide para ser exemplo.
Dobradiça: A receita para a vida com Deus começa com a Comunhão com Ele e, além disso, por meio de Cristo temos:
2. FILHOS QUE RESISTAM ÀS TENTAÇÕES DE SATANÁS (v. 13b; v. 14c)
1João 2.13b (ARA)
13 Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o Maligno.
Explicação: Aqui eu me volto para os adolescentes. O temo relacionado a vocês não existe na Bíblia, mas quando João direciona estas palavras, ele busca também falar com adolescentes da época. São pessoas que estão crescendo na fé e recebendo vigor espiritual para vencerem as tentações do Maligno.
Se o próprio Jesus foi tentado por Satanás no deserto para se alimentar fisicamente quando ao estar em jejum, se foi tentado a mostrar que os anjos estão sob Seu comando, se foi tentado a dominar sobre os reinos do mundo, e acima de tudo, se foi tentado a mostrar que é Filho de Deus, apenas com suas atitudes… Quem somos nós para pensar que seríamos livrados das tentações?
É nesta força de Cristo que todo crente pode ter segurança que vencerá todas as tentações. O apóstolo João assegura que os jovens somente podem vencer o Maligno porque são fortes e possuem a Palavra de Deus em seus corações:
1João 2.14c (ARA)
14 Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.
Crer que Jesus é o Filho de Deus significa que recorremos a Ele para termos o perdão dos nossos pecados e a vitória contra as tentações, contra o pecado, contra Satanás. É somente Ele, não há outro. É Cristo quem nos fortalece nos momentos mais difíceis em que parece que tudo irá desmoronar.
Aplicação: A vida de alguém que mergulha e se entrega ao pecado é muito triste e solitária. Talvez vocês conheçam outros adolescentes que têm tudo na vida, mas parece que estão sempre sozinhos, mesmo entre muitos amigos, pois há amigos interesseiros. Por que é solitária esta vida assim, não é feliz? Posso de afirmar que não é, pois a presença do mais importante Companheiro eles não podem ter.
Como é possível, então, resistir ao Maligno e às suas tentações do pecado? É quando Deus te fortalece, te fazendo controlar as emoções para ser mais amoroso, alegre, paciente, bondoso, misericordioso, fiel, tranquilo emocionalmente. Quanto mais de Deus você possui, menos do mundo terá.
PONTE CRISTOCÊNTRICA: Cristo morreu para que eu e você fôssemos perdoados. Nenhum de nós tinha condições de pagar pelos nossos pecados, somente Cristo! É com Ele que vencemos a nós mesmos e nossos desejos errados, Ele nos conecta com Deus de uma maneira extraordinária!
1Pedro 3.18 ARA
18 Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito,
CONCLUSÃO: Se você ainda se sente desanimado, procure compreender qual é a receita certa para viver na presença de Deus. Os dias são maus, o mundo nos odeia assim como odiou a Cristo.
Mas o que enche nosso coração de alegria é saber que em breve o nosso Salvador virá para nos levar para Seu Reino Celestial.
Somos perdoados, temos comunhão e intimidade com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, e conquistamos a vitória sobre as tentações, estamos vencendo o pecado, e um dia venceremos Satanás e o último inimigo a ser vencido será a morte.
Que venhamos a desejar estar com Ele naquele Grande Dia! Que o Senhor Jesus abençoe poderosamente sua vida!
Related Media
See more
Related Sermons
See more