Um retorno aos alvos do agora e do amanhã
Retorno ao Alvo • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsCom os olhos fitos em Cristo e na expectativa do cumprimento de suas promessas, devemos perseverar na carreira que nos é proposta.
Notes
Transcript
ESBOÇO:
TÍTULO:
TEXTO: Filipenses 3.12-16
EXÓRDIO: Recentemente acompanhamos as olimpíadas e uma das coisas que se destaca é a capacidade dos atletas. Todos com um corpo moldado para uma perfeita execução de sua tarefa. Fortes, se necessário força; ágeis, se necessário agilidade; pesados, se necessário peso; flexíveis, se necessário flexibilidade.
Num cenário como este, pessoas que não estão em forma, ou não estão devidamente preparadas, treinadas; não estão aptas à competição.
O ideal para um atleta que vai disputar uma maratona é que seus músculos estejam saudáveis, resistentes; que seu pulmão seja eficiente; que ele saiba as regras da modalidade. Isso é o mínimo.
Transição: E pensando na vida cristã? O que nos é exigido para entrarmos na pista de corrida? Qual a condição mínima que nos faz aptos, que nos permite participar?
FCD: A realidade é que todo ser humano não está apto para essa corrida. A realidade do pecado em nossas vidas, pecado que nos adoece desde antes do nosso nascimento, faz com que cada ser humano nesta terra não tenha condições de viver como deveria. Não tenha condições de viver de uma maneira que agrade a Deus.
Somos todos atletas; a pista de corrida está aí; há um prêmio, uma medalha; porém não há atletas capazes de competir; não há homens ou mulheres saudáveis o suficiente; não há quem saiba ou siga as regras da competição.
A pista está vazia. Todos estão jogados à beira do caminho, andando sem propósito, sem direção.
Transição: Qual então a nossa esperança? Como o plano de redenção de Deus nos transforma e nos permite viver novamente?
PROPOSIÇÃO: Um esforço necessário; um prêmio garantido.
ORAÇÃO INTERROGATIVA / DE TRANSIÇÃO:
INTRODUÇÃO:
PRIMEIRA DIVISÃO PRINCIPAL:
ILUSTRAÇÃO:
EXPLICAÇÃO:
PRIMEIRA SUBDIVISÃO -
SEGUNDA SUBDIVISÃO -
APLICAÇÃO REDENTIVA:
ORAÇÃO DE TRANSIÇÃO:
SEGUNDA DIVISÃO PRINCIPAL:
ILUSTRAÇÃO:
EXPLICAÇÃO:
PRIMEIRA SUBDIVISÃO -
SEGUNDA SUBDIVISÃO -
APLICAÇÃO REDENTIVA:
ORAÇÃO DE TRANSIÇÃO:
TERCEIRA DIVISÃO PRINCIPAL:
ILUSTRAÇÃO:
EXPLICAÇÃO:
PRIMEIRA SUBDIVISÃO -
SEGUNDA SUBDIVISÃO -
APLICAÇÃO REDENTIVA:
ORAÇÃO DE TRANSIÇÃO:
CONCLUSÃO:
Neemias 6.3 - estou fazendo uma grande obra
João 4 - uma comida e uma bebida
uma coisa faço
Contudo, não obteremos esse prêmio da vitória se permanecermos sentados à beira do estádio e refletirmos sobre ele, nem se fizermos declarações corretas acerca dele. Tampouco somos levados até ele em um automóvel da graça. Temos de “caçá-lo” com o empenho de todas as nossas forças.
Hernandes Dias Lopes, Filipenses: A Alegria Triunfante no Meio das Provas, 1a edição., Comentários Expositivos Hagnos (São Paulo: Hagnos, 2007), 209.