A TEOLOGIA CRISTÃ COMO HISTÓRIA

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

A história da Teologia Cristã é a história da reflexão cristã sobre a salvação.
A história da teologia cristã começa no século II, cerca de 100 anos depois da morte e ressurreição de Cristo, com o início da confusão entre os cristãos no Império Romano, tanto dentro quanto fora da igreja.
A Teologia é a reflexão da igreja a respeito da salvação trazida por Cristo e a respeito do evangelho da salvação proclamado e explicado pelos apóstolos do século I.
O último apóstolo a morrer foi João e é ele o pivô da história da teologia Cristã, porque sua morte marcou um momento decisivo.
Já não seria possível solucionar debates doutrinários ou quaisquer que fossem, apelando para um apóstolo.
Os primeiros teólogos cristãos foram os bispos e outros ministros e líderes de congregações cristãs no Império romano. Conhecidos por PAIS APOSTÓLICOS, supostamente conheceram um ou mais dos apóstolos.
IRINEU foi o primeiro bispo a apresentar um relato completo da teologia cristã no século II.
Os APOLOGISTAS foram os primeiros homens que se levantaram para defender o cristianismo no início de sua existência.

GNOSTICISMO

Os grandes perturbadores do cristianismo apostólicos no século II foram os gnósticos, os Montanistas e o orador Celso.
Certa tradição do século II descreve o embate entre o discípulo João e um eminente mestre gnóstico de Éfeso por volta de 90 d.C. CERINTO.
Todos os gnósticos acreditavam que Cristo não havia encarnado em Jesus na realidade, mas simplesmente tinha aparência de um ser humano.
Muitos cristãos do século II foram atraídos para o gnosticismo por ele se mostrar como uma forma especial de verdade cristã mais sublime,melhor e mais espiritual do que a que os bispos ensinavam as massas incultas e impuras.
Os gnósticos ensinavam a reencarnação e a identidade da alma com Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more