(2Jo 7-13) Firmes na Verdade!

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
Uma vez, depois visitar uma família de minha igreja, assim que saí chegaram vários testemunhas de jeová...
Há três possibilidades quanto ao destinatário. Quem é a senhora eleita? Alguns dizem que era de fato uma senhora e seus filhos, ou seja, uma família. Aguns poucos dizem que “Senhora Eleita” era literalmente o nome de uma mulher. E há uma terceira possibilidade que faz muito sentido, de que Senhora eleita se refere à uma igreja local e seus membros.
Essa última ideia faz sentido porque o apóstolo João, ao final da carta, envia saudações dos “filhos da tua irmã eleita” (2Jo 13), uma referência quase certa a uma igreja local. O teor da carta, especialmente as advertências contra os falsos mestres, são mais apropriadas se dirigidas a uma igreja local e seus membros. O uso de “eleita” (ἐκλεκτῇς) para uma congregação local também se encontra em 1Pedro, “Aquela que se encontra em Babilônia, também eleita, vos saúda” (1Pe 5.13). E a “senhora eleita” era amada “por todos que conhecem a verdade” (2Jo 1), uma afirmação que cabe melhor no caso de uma igreja cristã.
O objetivo de 2 João parece ter sido o mesmo de 1 João, ou seja, advertir uma determinada igreja local contra o ensinamento de falsos mestres, que João chama de anticristos, os quais negavam a pessoa de Jesus. Quanto ao ensinamento desses falsos profetas itinerantes, há pouca dúvida de que era uma espécie de docetismo incipiente, semelhante ao combatido na primeira carta, que negava a encarnação real de Cristo (2Jo 7).
Com toda probabilidade, os falsos mestres eram ex-cristãos, talvez ex membros...
É aqui em 2 João que encontramos a determinação de rompermos definitivamente qualquer comunhão com os que “ultrapassarem a doutrina de Cristo” (2Jo 9).
2João 7 “Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne; assim é o enganador e o anticristo.”
Enganadores. Esses falsos mestres ensinavam uma mentira em particular - o docetismo. Tratava a matéria como má, oposta ao espírito. Então não aceitavam que Deus tivesse se tornado homem, por isso ele tinha apenas a aparência de homem - dokeo - “parecer”. João os chamava de anticristos.
Veja que negar que Jesus é Deus é o único problema. Negar que Jesus é homem é um problema igualmente importante. Ambos são uma mentira, e uma mentira que pode te trazer condenação. Se você não crê que Deus se encarnou, que Jesus era e é Deus homem, você não pode ser salvo.
Anticristo. A Bíblia fala do Anticristo, um apóstata, grande opostitor da verdade, filho da perdição, que irá se manifestar no fim dos tempos, que se levantará contra a igreja e enganará a muitos. Mas antes mesmo de esse anticristo se manifestar, João fala do espírito do anticristo que reside em muitos, e faz com que haja não apenas um anticristo, mas muitos anticristos.
1João 2.18 “Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora.”
2João 8 “Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão.”
Acautelai-vos. A salvação uma vez conquistada, não pode ser perdida. Mas como crentes, podemos perder bênçãos, benefícios, podemos ser terrivelmente prejudicados pela nossa conduta, pela mentira a que damos crédito. Mas aquele que abandonam a fé, na verdade não foram verdadeiramente salvos. Na primeira carta João vai dizer:
1João 2.19Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos.
Assim, uma grande marca da fé é a perseverança. Permanecer em Cristo. Resistir às mentiras. O verdadeiro crente não chega a cair completamente, não porque ele tem grande capacidade de resistência, mas por causa do Espírito Santo que habita nele.
1João 2.20–22 “E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento. Não vos escrevi porque não saibais a verdade; antes, porque a sabeis, e porque mentira alguma jamais procede da verdade. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho.”
2João 9 “Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho.”
Ultrapassa. Não permanecer na verdade da encarnação é ultrapassar a doutrona de Cristo. Ultrapassar traz a ideia de progresso, de ir além. Ir além do limite. Alguns teólogos entendem que a Bíblia precisa ser atualizada. Entendem que a mensagem do evangelho está ultrapassada, e que é necessário um update, umas mudanças. Não ultrapasse essa doutrina. Não acrescente ou tira nada daquilo que Deus colocou. Não mexa com a Verdade!. Sua salvação depende. Receba a mensagem do envangelho assim como ela foi apresentada por João, por Paulo, por Marcos.
A seriedade dessa mensagem consiste nisso: em que aquela pessoa que tem Deus verdadeiramente não é em primeiro lugar aquela que tem uma vida honesta e moralmente correta, antes disso, é aquele que crê na encarnação do Filho de Deus. Deus teve de se tornar homem para que eu pudesse ser salvo. É do meu interesse! Como eu poderia contra isso?! Como eu poderia negar esse fato?! É pra mim! Foi por mim!
Então João enfatiza, permaneça nessa verdade. Se fixe aqui. Não saia daqui. Se aprofunde nessa verdade. Veja o tamanho disso. Não há outra religião que proclame uma mesagem como essa. Talvez você encontra mitos, religiões que falem de um semideus, ou de um deus humanizado. Mas nada que fale de um Deus infinito que se tornou verdadeiramente homem, em que a natureza divina e humana se uniram.
Credo de Atanásio: 28. É, portanto, fé verdadeira, que creiamos e confessemos que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é tanto Deus como homem. 29. Ele é Deus eternamente gerado da substância do Pai; homem nascido no tempo da substância da sua mãe. 30. Perfeito Deus, perfeito homem, subsistindo de uma alma racional e carne humana. 31. Igual ao Pai com relação à sua divindade, menor do que o Pai com relação à sua humanidade. 32. O qual, embora seja Deus e homem, não é dois mas um só Cristo. 33. Mas um, não pela conversão da sua divindade em carne, mas por sua divindade haver assumido sua humanidade. 34. Um, não, de modo algum, pela confusão de substância, mas pela unidade de pessoa. 35. Pois assim como uma alma racional e carne constituem um só homem, assim Deus e homem constituem um só Cristo. 36. O qual sofreu por nossa salvação, desceu ao Hades, ressuscitou dos mortos ao terceiro dia. 37. Ascendeu ao céu, sentou à direita de Deus Pai onipotente, de onde virá para julgar os vivos e os mortos. 38. Em cuja vinda, todo homem ressuscitará com seus corpos, e prestarão conta de sua obras. 39. E aqueles que houverem feito o bem irão para a vida eterna; aqueles que houverem feito o mal, para o fogo eterno. 40. Esta é a fé Universal, a qual a não ser que um homem creia firmemente nela, não pode ser salvo.
2João 10–11 “Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más.”
Não o recebais. A hospitalidade é um valor cristão, especialemente naquela época. No AT também vemos a importância da hospitalidade. E mesmo aqui, na terceira carta, João diz:
3João 5–8 “Amado, procedes fielmente naquilo que praticas para com os irmãos, e isto fazes mesmo quando são estrangeiros, os quais, perante a igreja, deram testemunho do teu amor. Bem farás encaminhando-os em sua jornada por modo digno de Deus; pois por causa do Nome foi que saíram, nada recebendo dos gentios. Portanto, devemos acolher esses irmãos, para nos tornarmos cooperadores da verdade.”
Devemos ser acolhedores. Devemos ter empatia, compaixão. Além disso, isso manifesta a verdade que um cristão é verdadeira minha família, meu irmão.
Os falsos profetas naqueles tempos se aproveitavam da hospitalidade dos crentes, e adentravam suas casas para ensinar falsa doutrina. João é categórico, NÃO OS RECEBAIS. Paulo diz:
Tito 1.11 “É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância.”
Gálatas 2.4 “E isto por causa dos falsos irmãos que se entremeteram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus e reduzir-nos à escravidão;”
2Timóteo 3.6 “Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões,”
Os hereges são missionários fervorosos. Jesus (em Mt23:15) diz que os escribas eram capazes de percorrer mar e terra pra fazer um seguidor. Nós vemos esse zelo ainda hoje entre os adventistas, os mormons, os mulçumanos etc. João diz: NÃO DEIXEM ENTRAR.
Não traz esta doutrina. É interessante pensar que o falso ensino não consiste somente naquilo que o falso mestre traz, mas também no que ele não traz. Nunca vou esquecer da obserção de um pastor amigo que assistiu por curiosidade a pregação de um famoso partor coach. Ele disse que se esforçou pra ver algum erro na mensagem, mas não viu nada. Não parecer nada de errado no que ele diz. Mas tinha algo faltando. O problema era o que ele não dizia. Ele não trazia a doutrina. Ele não apresentava o Evangelho. Fuja disso! Fuja de uma igreja que não apresenta o Evangelho! As seitas tem muita simpatia, eles trazem muita coisa, muito sorriso, muitas obras de caridade, mas um grande problema - o que eles não trazem. Sem o evangelho, pode chuver milagres, podem se entregar pra serem queimados, fundar muitas ongs, sem o evangelho, não serve, não vale, porque sem o evangelho significa sem Cristo, sem Cristo significa sem Deus.
Romanos 16.17–18 “Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos.”
1Coríntios 5.11 “Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.”
Gálatas 1.8 “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.”
2Timóteo 3.5 “tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.”
Tito 3.10 “Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez,”
Se afaste dos que se dizem crentes mas não amam o Senhor verdadeiramente, não mudaram de vida, amam o pecado. Não há nada nem ninguém pior do que um quase crente!
2João 12–13 “Ainda tinha muitas coisas que vos escrever; não quis fazê-lo com papel e tinta, pois espero ir ter convosco, e conversaremos de viva voz, para que a nossa alegria seja completa. Os filhos da tua irmã eleita te saúdam.”
Muitas coisas. João conclui dizendo que ainda havia muito pra falar.
João 16.12 “Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora;”
João 21.25 “Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos.”
Apocalipse 10.4 “Logo que falaram os sete trovões, eu ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, dizendo: Guarda em segredo as coisas que os sete trovões falaram e não as escrevas.”
3João 13–14 “Muitas coisas tinha que te escrever; todavia, não quis fazê-lo com tinta e pena, pois, em breve, espero ver-te. Então, conversaremos de viva voz.”
Talvez o que ele tinha pra falar muito ainda era sobre a encarnação de Jesus. Quanta coisa há pra ser dita sobre isso! Que verdade profunda. Quantos livros foram escritos apenas sobre esse assunto. Quantas e discussões foram travadas apenas sobre a maravilhosa encarnação de Cristo Jesus… e como nós conversamos tão pouco sobre o nosso Cristo. Como muitas vezes era parece tão pouco interessante pra nós.
Apesar de João ter escrito pouco, aquilo era suficiente. Que mensagem poderosa. Paulo disse: Romanos 15.4 “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” Paulo encerra aqui mais uma carta, mas é impressionante que o Espírito tenha um propósito em uma carta tão pequena, o menor livro da Bíblia, de apenas 13 versículos.
Além disso, João não queria só escrever, ele queria ver os irmãos. Ele amava os irmãos, ele amava a igreja, ele amava a companhia dos irmãos. Você ama seus irmãos? Você aquelas pessoas por quem Cristo morreu? Você anseia pelo domingo, pela reunião de oraçao, por uma conversa agradável, piedosa com seus irmãos?! É assim, João diz, que nossa alegria é completa.
CONCLUSÃO
Seja hospitaleiro, e sejam uma igreja acolhedora.
Creia no Cristo todo. Um dos melhores e mais importantes livros que li na minha vida foi um livro chamado “Somente Cristo”, cujo título original é “O Cristo Todo”. Nele Sinclair Ferguson fala do problema de receber Cristo em parte. Especilmente, de separar-mos Cristo dos seus benefícios. “Os benefícios do Evangelho estão em Cristo. Eles não existem sem Cristo. É somente nele que se tornam nossos”. “A oferta do evangelho é o próprio Cristo em que se encontram as bênçãos”. “Totus Christus” (Agostinho). Boston diz: “É preciso primeiramente receber o próprio Cristo para que se possa participar dos benefícios que dele advêm”. A Confissão de Fé Escocesa, primeira confissão presbiteriana, diz assim: “Por essa fé apreendemos Cristo com as graças e as bênçãos nele prometidas”. A Confissão Belga, 22: Esta fé abraça Jesus Cristo com todos os seus méritos, apropria-se dEle e nada mais busca fora dEle. Pois das duas, uma: ou não se ache em Jesus Cristo tudo o que é necessário para nossa salvação, ou tudo se acha nEle, e, então, aquele que possui Jesus Cristo pela fé, tem a salvação completa.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more