O JUÍZO FINAL NO APOCALIPSE
Semana da Primavera • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
O JUÍZO FINAL NO APOCALIPSE
Hino – Canção do Apocalipse
INTRODUÇÃO
Uma lenta procissão fúnebre entrou num cemitério para o sepultamento de um familiar. Em meio a comoção e soluços dos que assistiam, o ministro confortava o grupo aglomerado ao lado do morto para o último adeus, antes de descer o caixão para a cova.
Abandonando o grupo, dois garotos observavam os túmulos vizinhos, quando se detiveram assustados ante um crânio na terra que se mexia e pulava. Apavorados, viam o crânio se locomover e projetar-se em saltos.
Notificado o caso, o coveiro aproximando-se virou com o pé a caveira para desvendar o mistério, e viu que um grande sapo cururu era o responsável pelo espectro. Mas o fato tornou-se ainda intrigante ao ele notar que na parte superior do frontal havia um grande prego atravessado, que havia entrado na nuca e começava a sair na testa.
Uma forte chuva havia desterrado aquele jazido. E o coveiro lembrou-se de havê-lo, há vinte anos, tido por morto, em estranhas circunstâncias, de infarto. Imediatamente comunicou ao departamento de polícia, que investigando, descobriu um ato de homicídio de uma viúva e de seu amante, que confessaram terem assassinado a vítima com um golpe fatal na nuca com o prego, enquanto ele dormia.
Ocultaram o crime por vinte longos anos. Jamais imaginariam que após estes anos sua obra seria levada a juízo. Depois de vinte anos o braço da lei os apanhou.
Você já participou de um julgamento? Já foi acusado de algo que não cometeu ou foi acusado por um erro cometido? Para o inocente, o julgamento é algo aguardado com ansiedade, na esperança de ser então livre da falsa acusação. Já o culpado, teme receber a merecida sentença.
A Bíblia nos diz que haverá um juízo, VAMOS LER ATOS 17:31. E neste juízo todos nós teremos que comparecer.
“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal” (2 Coríntios 5:10).
I – QUANDO SERÁ ESSE JULGAMENTO?
Apocalipse 14 apresenta três mensagens que Deus envia para a humanidade nos dias finais da história deste mundo. Três anjos trazem advertências e o primeiro deles diz, VAMOS LER APOCALIPSE 14:7. De acordo com o texto, a hora desse juízo já é chegada, ou seja, ele já está acontecendo. Esse juízo pode ser dividido em três etapas:
1. Juízo de investigação – Acontece antes de Jesus voltar a esta Terra para buscar os Seus fiéis; é um juízo de vindicação.
2. Juízo de comprovação – Acontecerá no Céu durante mil anos, quando cada salvo confirmará a justiça de Deus.
3. Juízo de execução – Após estes mil anos de análise dos registros do Céu, os que rejeitaram a Deus, inclusive Satanás e seus demônios, receberão sua condenação: morte e destruição eternas.
A segunda parte da mensagem do anjo diz, VAMOS LER APOCALIPSE 14:7.
Esse é um chamado à adoração a Deus como Criador. A Bíblia diz que não viemos do acaso, não surgimos da mera combinação de elementos químicos. Fomos criados pelas mãos de um Deus todo-poderoso. Nosso planeta foi criado pelas palavras de Seus lábios.
O anjo que anuncia o juízo nos chama a temer a Deus, ou seja, obedecê-Lo e honrá-Lo, e declara os critérios do juízo por vir, os mandamentos de Deus. Os registros feitos no Céu estão baseados na obediência ou rejeição dessa Lei de amor.
II – O JUÍZO DE INVESTIGAÇÃO
A primeira parte do juízo, chamada de juízo de investigação, ou investigativo, diz respeito ao povo de Deus desde os primeiros habitantes da Terra até os que estiverem vivos por ocasião da volta de Jesus. Então o juízo começa pela casa de Israel. (I Pe 4:17)
VAMOS LER ECLESIATES 12:13-14. Todas as obras serão julgadas de acordo com a Lei de Deus. Você consegue entender que não tem como esconder os pecados de Deus? Você pode esconder do pastor, do marido, da esposa, do filho, da mãe, do seu pai, mas de Deus ninguém esconde nada, pois Ele é onisciente, sabe de todas as coisas e tudo está registrado nos livros. VAMOS LER APOCALIPSE 20:12. Quais são esses livros que serão usados no dia do juízo?
VIDA – Ap 21:27; Dn 12:1; Lc 19:20; Fl 4:3; – Quando você aceita Jesus como seu Salvador e é batizado, seu nome é escrito no livro da igreja e da vida. Mt 18:18.
MEMORIAL – Ml 3:16 – “Ali toda tentação resistida, todo mal vencido, toda palavra de terna compaixão que se proferir, todo ato de sacrifício, todo sofrimento suportado por amor de Cristo encontra-se registrado”. (EGW, O Grande Conflito) Neemias faz referência a este livro: “Não risque os benefícios que fiz à casa de Israel” Ne13:14. O salmista afirma: "Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas no teu livro? Salmo 56:8.
LIVRO DO PECADO – Ec 12:13-14; Mt 12:36-37; 1° Co 4:5; Is 65:6-7; Jr 17:1 – Os nossos pecados estão diante de Deus, registrados em livros, com terríveis exatidão.
“A obra de cada homem passa em revista perante Deus e é registrada pela sua fidelidade ou infidelidade. Ao lado de cada nome nos livros do Céu, estão escritos, com terrível exatidão, toda má palavra, todo ato egoísta, todo dever não cumprido e todo a pecado secreto, juntamente com toda artificiosa hipocrisia. Advertência ou admoestações enviadas pelo Céu e que foram negligenciadas, momentos desperdiçados, oportunidades não aproveitadas, influência exercida para o bem ou para o mal, juntamente com seus resultados de vasto alcance, tudo é historiado pelo anjo relator.” (Grande Conflito, p. 480-482).
Ao final desse juízo, o destino de cada ser humano estará decidido. Fiéis e infiéis a Deus serão finalmente separados entre salvos e perdidos. Rm 2:6; Mateus 16:27.
Ao final desta fase do juízo, os fiéis a Deus recebem a recompensa. Jesus volta para levar-nos para o Céu, e então inicia-se a segunda fase do juízo.
III – JUÍZOS DE COMPROVAÇÃO E EXECUÇÃO
VAMOS LER I CORÍNTIOS 6:2-3. Durante mil anos os salvos entenderão mais sobre o amor de Deus ao analisarem os critérios usados por Ele no julgamento de Seu povo.
Veremos então que cada pessoa recebeu suficiente oportunidade para escolher o seu caminho; para aceitar ou não a Jesus como seu Salvador, definindo assim o seu destino.
Teremos surpresas no Céu. Pessoas que não imaginávamos estarão lá. Fico pensado quando Estevão, o primeiro mártir cristão, encontrar com Paulo, possivelmente ele vai dizer: - “Você estava apoiando os que me executaram, você segurou a vestes deles, você estava feliz com a minha morte.” (At 8.1)
Assim ele vai poder pegar os livros de registro no Céu (Ap 20:12) e descobrir que Saulo se converteu, tornou-se Paulo e foi o maior pregador aos gentios, o maior escritor do Novo Testamento, o maior plantador de igrejas. Saberá que ele sofreu açoites, apedrejamento, prisões, escárnios, naufrágios e por fim foi decapitado por amor a Jesus e sua palavra (2 Co 11:23-27). Ele descobrirá que Paulo combateu o bom combate, que completou a carreira e guardou a fé. (II Tm4:7).
Outros vão procurar homens como Demas, pregador do evangelho, mas que se apaixonou pelo mundo e abandonou a Jesus (II Tm 4:10). Assim tem muitas pessoas desejando as coisas deste mundo e abandonando a Cristo.
Outros vão procurar Judas Iscariotes, isso mesmo, Judas estava entre os que sairão para pregar o evangelho, ele fez curas, milagres (Lc 10:1-20), mas ao final da sua vida traiu Jesus, vendeu o Mestre por trinta moedas de prata e se enforcou. Um pecado que Judas tinha (ganancia, amor ao dinheiro) e que foi acariciado o levou a perdição. “O amor a Mamom superou seu amor por Cristo. Tornando-se escravo de um vício, entregou-se a Satanás para ser levado a todo tipo de pecado” (O Desejado de Todas as Nações, p. 573). Todas dúvidas quanto ao caráter e justiça de Deus será removido.
IV – JUÍZO EXECUTIVO
A terceira fase do juízo, o juízo de execução, acontecerá no final dos mil anos, quando o mal será destruído para sempre.
O Apocalipse descreve esta cena, VAMOS LER APOCALIPSE 20:8-9; 11-15. Os ímpios que morreram por ocasião da volta de Jesus serão ressuscitados para receberem sua condenação final. Lúcifer será destruído e o mal terá o seu fim.
Esse juízo foi preparado para o diabo e seus anjos, mas tem pessoas que estão ligadas demais ao inimigo, são como “carne e unha” e assim serão destruídos também. (Mt 25:41)
O juízo executivo é o fim da rebelião trágica do pecado, possibilitando que a promessa de “novos Céus” e “nova Terra” seja cumprida. O mal nunca mais se levantará (Na 1:9). Com diz o profeta Malaquias: Não deixará nem raiz nem ramo” Ml 4:1.
V – CONCLUSÃO
Na época dos veículos puxados a cavalo, em uma cidade do interior, um menino brincava na rua, quando os cavalos de uma carruagem surgiram em disparada. A carruagem desgovernada ia em direção à criança que brincava despreocupada.
A mãe começou a gritar desesperadamente, mas incapaz de ajudar seu filho. Um jovem que passava pelo caminho pulou bravamente entre cavalos, segurou as rédeas e fez com que eles parassem. O rapaz ficou muito ferido, mas o garoto estava salvo.
Vinte anos depois, um jovem enfrentava um julgamento por graves crimes que havia cometido. Durante todo o julgamento, o jovem lutava para se lembra de onde ele conhecia aquele Juiz. No momento em que o meritíssimo ia proferir a sentença, o jovem se lembrou daquele homem que o julgava e perguntou esperançoso:
- “Doutor, não foi o senhor que a 20 anos atrás arriscou a sua vida, lançando-se no meio de uns cavalos desgovernados que puxavam uma carruagem que passaria por cima de um menino?”
- “Sim”, respondeu o juiz, “trago cicatrizes no peito, nos braços e nas pernas como lembranças daquele dia”. E mostrou para ele.
- “Veja, doutor, eu sou aquele menino que o senhor salvou há vinte anos. Já que o senhor me salvou uma vez, por favor, salve-me outra vez!”
Ao que o juiz respondeu:
- “Naquele dia eu fui seu salvador, mas hoje sou seu juiz, e por causa da sua conduta devo condená-lo”.
APELO
Cristo é hoje o nosso advogado, mas virá o dia em que Ele será o nosso juiz.
Você estar pensando neste momento: - “Sou um grande pecador, meus erros são gravíssimo”. A palavra de Deus afirma que: “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. I Tm 1:15; Hb 7:25; em Romanos 8:1 diz: "Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus".
Não importa a gravidade do nosso pecado. Pelo sangue de Jesus, todos podemos ser declarados inocentes diante de Deus. Basta aceitar os méritos de Cristo e confirmar nosso compromisso através da adoração e obediência.
Quer você hoje tomar essa decisão? Aceite o sacrifício de Cristo por você. Permita que Ele conduza você por caminhos de obediência e vitória. Aceite o Senhor Jesus como seu Advogado pessoal, Ele vai pegar o seu processo, te defenderá e você será absolvido.
Ore comigo: Pai nosso, obrigado porque hoje temos um Advogado que olha por nós. Aqui estamos diante de Ti para pedir que aceites nossa entrega, tomes conta do nosso coração e, assim, salves a nossa vida da condenação. Toca em nossos corações. Em nome de Jesus. Amém