Olfato, Adoração e Missão!
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Deus nos capacitou com os sentidos, para que através deles possamos entender, compreender e aproveitar o mundo em que vivemos da melhor maneira.
Assim como tudo o que recebemos Dele devemos glorificar a Ele, assim deve ser também com os nossos sentidos.
O último sentido que veremos é o olfato. Quando pensamos nesse tema pode parecer um pouco difícil relacioná-lo com a Bíblia e principalmente nosso contexto cristão em nossas realidades.
Os cheiros possuem algumas características fortes, tanto boas, quanto o ruins.
Marcante, podemos identificar algo somente pelo cheiro.
Se alastra facilmente, impregnando em grandes espaços de forma rápida.
Prazeroso ou causar repulsa.
Adoração
Adoração
Um dos contextos em que o olfato é mencionado na Bíblia esta relacionada a adoração.
Êxodo 37:29 “Fez ainda o óleo sagrado para as unções e o incenso puro e aromático, obra de perfumista.”
Perfumes eram usados como presentes, moedas de troca e até mesmo para tratamentos de saúde.
Levítico 17:6 “O sacerdote aspergirá o sangue no altar do Senhor, à entrada da Tenda do Encontro, e queimará a gordura como aroma agradável ao Senhor.”
Sacrifícios, quando feitos da maneira correta, é sempre mencionado como “aroma suave” ao Senhor
Romanos 12:1 “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.”
Vivo - em constante movimento. Santo - separados para Deus, lutando contra o pecado.
Temos sido um sacrifício agradável ao Senhor? O que temos sacrificado em nossas vidas diante de Deus? Temos sido um sacrifício santo? Abrindo mão do nosso próprio prazer?
Nossas vidas, nosso culto, tem subido como “aroma suave” ao senhor?
Adoração é muito mais que nosso louvor, nosso culto a Deus. É a nossa vida como um todo, tudo o que estamos envolvidos deve ser levado como aroma suave a Deus e só conseguimos fazer isso com renúncias.
Reprovação
Reprovação
- Isaias 65.2-5
2 O dia todo abri os braços para um povo rebelde, mas eles seguiram seus caminhos perversos e suas ideias distorcidas.
3 O dia todo me insultam abertamente, ao adorarem ídolos em seus jardins e queimarem incenso em seus altares.
4 À noite, andam no meio das sepulturas e consultam os mortos. Comem carne de porco e fazem ensopados com outros alimentos proibidos.
5 Apesar disso, dizem uns aos outros: ‘Não se aproxime, pois vai me contaminar! Sou mais santo que você!’. Essa gente é fedor em minhas narinas, fumaça irritante que nunca passa.
Quando somos sacrifícios impuros, Deus nos considera como fedor em suas narinas!
Malaquias 1:6–10 ““O filho honra seu pai, e o servo, o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a honra que me é devida? Se eu sou senhor, onde está o temor que me devem?”, pergunta o Senhor dos Exércitos a vocês, sacerdotes. “São vocês que desprezam o meu nome! “Mas vocês perguntam: ‘De que maneira temos desprezado o teu nome?’ “Trazendo comida impura ao meu altar! “E mesmo assim ainda perguntam: ‘De que maneira te desonramos?’ “Ao dizerem que a mesa do Senhor é desprezível. “Na hora de trazerem animais cegos para sacrificar, vocês não vêem mal algum. Na hora de trazerem animais aleijados e doentes como oferta, também não vêem mal algum. Tentem oferecê-los de presente ao governador! Será que ele se agradará de vocês? Será que os atenderá?”, pergunta o Senhor dos Exércitos. “E agora, sacerdotes, tentem apaziguar Deus para que tenha compaixão de nós! Será que com esse tipo de oferta ele os atenderá?”, pergunta o Senhor dos Exércitos. “Ah, se um de vocês fechasse as portas do templo! Assim ao menos não acenderiam o fogo do meu altar inutilmente. Não tenho prazer em vocês”, diz o Senhor dos Exércitos, “e não aceitarei as suas ofertas.…”
O que vemos aqui é o retrato de um povo que levava os seus sacrifícios de forma qualquer, sem importância, sem zelo, sem cuidado.
Como nós somos sacrifícios vivos, se nos apresentarmos diante de Deus sem santidade, seremos sacrifícios defeituosos e a reação a nossa adoração será essa descrita.
Missão
Missão
2 Corintios 2.14-17
Mas dou graças a Deus porque, unidos com Cristo, somos sempre conduzidos por Deus como prisioneiros no desfile de vitória de Cristo. Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.15 Porque somos como o cheiro suave do * sacrifício que Cristo oferece a Deus , cheiro que se espalha entre os que estão sendo salvos e os que estão se perdendo.16 Para os que estão se perdendo, é um mau cheiro que mata; mas, para os que estão sendo salvos, é um perfume muito agradável que dá vida. Então, quem é capaz de realizar um trabalho como esse?17 Nós não somos como muitas pessoas que entregam a mensagem de Deus como se estivessem fazendo um negócio qualquer. Pelo contrário, foi Deus quem nos enviou, e por isso anunciamos a sua mensagem com sinceridade na presença dele, como mensageiros de Cristo.
(v14) Aqui a imagem trazida por Paulo é o retorno de uma batalha, em que o exército retorna para a cidade e é celebrado pelo seu povo. Os generais entravam antes, e após os prisioneiros, que posteriormente muitos eram executados em praça pública diante do povo para celebrar a vitória.
Paulo diz que se alegra ao ser levado como prisioneiro de Cristo, lição de humildade.
- Prisioneiros de Cristo - Paulo diz em outros textos que somos escravos de Cristo.
Romanos 6:16 “Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?”
(v 15) Somos o perfume de Cristo, usados para espalhar a mensagem Dele de forma ampla por onde andarmos. Muitas vezes apenas pelo perfume conseguimos identificar uma pessoa. Essa é a metáfora utilizada aqui, ao olharem para nós, os outros deveriam identificar a Cristo rapidamente.
Devemos ser pessoas que despertem o interesse de outras pessoas em estarem perto de nós e não pessoas “repulsivas”.
(v 16) Da mesma forma que esse perfume gera a vida para aqueles que aceitam, ele também gera a morte para aqueles que o negam. Nós temos a responsabilidade pela ação, mas não pela reação das pessoas.
( v17) E quem é capaz de realizar essa obra?
2 Corintios 3:5 “Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.”
- Somos capacitados por Deus, que nos escolheu para sermos seus servos e consequentemente espalharmos o seu aroma.
Conclusão
Conclusão
- Você tem sido um sacrifício vivo sem máculas?
Você tem espalhado o perfume de Cristo por onde passa?