A Inspiração da Palavra de Deus. 2Tm 3.16
Mordomia Cristã • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsA importância da Palavra de Deus
Notes
Transcript
A Inspiração da Palavra de Deus
Texto: 2Timóteo 3:16
Explicação: A Bíblia não é um livro comum. Ela foi inspirada por Deus. Cada palavra nela contida é soprada pelo Espírito Santo. 2Pedro 1.21 “porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”
As Escrituras não são fruto da lucubração humana, mas da revelação divina. Elas não provêm da descoberta humana, mas do sopro divino. Toda a autoridade das Escrituras depende exclusivamente da sua origem divina. A palavra grega theopneustos significa literalmente “soprada por Deus”. Isso não quer dizer, porém, que Deus anulou a personalidade, o estilo ou a preparação de seus escritores, uma vez que esses homens santos falaram movidos pelo Espírito Santo (2Pe 1.21). Significa, porém, que as Escrituras surgiram na mente de Deus e foram comunicadas pela boca de Deus, pelo sopro de Deus ou pelo seu Espírito. As Escrituras são, pois, no verdadeiro sentido do termo, a Palavra de Deus, porque Deus as disse. É como os profetas costumavam anunciar: a boca do SENHOR o disse.
Aplicação: Como filhos de Deus, devemos enxergar a Bíblia como o manual divino para a vida, crendo que ela contém a verdade e a vontade de Deus.
Exemplo: A diferença entre palavras humanas, que são falhas, e a Palavra de Deus, que é perfeita e imutável.
1. A Autoridade da Palavra de Deus (Toda: Grego pasa= todas as coisas, inteira)
Texto: Hebreus 4.12“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”
Explicação: A Palavra de Deus é viva e eficaz. Ela tem o poder de penetrar em nossos corações e discernir nossos pensamentos e intenções.
Aplicação: A Bíblia deve ser nossa autoridade máxima em todas as questões de fé e conduta. Precisamos nos submeter a ela, permitindo que guie nossas decisões e ações.
Exemplo: Jesus enfrentou a tentação no deserto com a Palavra de Deus. Em cada tentação, Ele respondeu: "Está escrito" (Mateus 4).
2. A Palavra de Deus como Guia para a Vida (proveitosa: Grego ophelimos = lucrativo, provem ou melhora seu bem-estar)
Texto: Salmo 119.105“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.”
Explicação: A Palavra de Deus é uma lâmpada para nossos pés e uma luz para o nosso caminho. Ela nos dá direção em meio à escuridão do mundo.
Aplicação: Devemos buscar diariamente a orientação de Deus por meio das Escrituras, confiando que Ele nos mostrará o caminho a seguir.
Exemplo: Como um mapa nos guia em um território desconhecido, assim a Bíblia nos guia em nossas vidas. ,
3. A Palavra de Deus para a Transformação do Cristão ( para: Grego, pros = em beneficio, em direção,. )
Texto: Romanos 12.2“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Explicação: A Palavra de Deus renova nossa mente e transforma nosso caráter para que possamos viver de acordo com a vontade de Deus.
Aplicação: Devemos não apenas ler a Palavra, mas meditar nela e aplicá-la em nossa vida. A verdadeira transformação acontece quando vivemos o que aprendemos nas Escrituras.
Exemplo: Testemunhos de transformação de vida por meio do estudo e prática da Palavra de Deus.
4. A Necessidade de Compartilhar a Palavra de Deus ( ensinar, repreender, corrigir, instruir em justiça )
Texto: Marcos 16.15“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”
Explicação: Jesus nos ordena a pregar o Evangelho a todas as criaturas. A Palavra de Deus não é para ser guardada, mas compartilhada com o mundo.
Aplicação: Como cristãos, temos a responsabilidade de levar a mensagem da salvação a todos, usando a Palavra de Deus como base para nossa pregação.
Ensina: atividade de comunicar conhecimento acerca da revelação de Deus em Cristo. 2Timóteo 3.17 “a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
repreender: É preciso fazer advertências baseadas na Palavra. Os erros em doutrina e em conduta devem ser refutados no espírito de amor. Os perigos devem ser realçados. Os falsos mestres devem ser expostos . Tito 1.9 “apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.”
corrigir: Se repreensão enfatiza o aspecto negativo da obra pastoral, a correção enfatiza o lado positivo. O pecador deve ser não só advertido a abandonar a vereda errada, mas deve ser também guiado na vereda certa ou reta. João 21.15–17 “Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.”
instruir: O mestre deve preparar seu povo. Cada cristão necessita ser disciplinado, de modo que prospere na esfera onde a vontade santa de Deus seja considerada normativa. Este é o caráter do treinamento na justiça. Tito 2.11–14 “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.”
Exemplo: O impacto de evangelismos e missões na vida de pessoas ao redor do mundo.
Conclusão: A Palavra de Deus como Fundamento
A Bíblia é o fundamento de nossa fé, a revelação de Deus e o guia para uma vida transformada.
Devemos nos comprometer a estudar, obedecer e proclamar a Palavra de Deus em nossas vidas diárias.
Apelo: Vamos renovar hoje nosso compromisso com a Palavra de Deus. Que ela seja a lâmpada para os nossos pés e a luz para os nossos caminhos.