O que Jó e os amigos não sabiam

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Jó 1.2–3 BS:NVT
2 Tinha sete filhos e três filhas. 3 Era dono de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas. Também tinha muitos servos. Na verdade, era o homem mais rico de toda aquela região.
Riquezas, religiosidade saudável e boa família são ou não são garantia de felicidade? Por quê?
1 INÍCIO
Como vimos, Jó era rico. A riqueza, daquela época, era contada em animais e servos, não em dinheiro, como na atualidade.
É muito interessante como o registro de JÓ 1 começa. O texto inicia apontando para uma outra riqueza de Jó, a família: tinha sete filhos e três filhas. Só depois seria contada a sua riqueza de propriedades.
Quando a Bíblia diz que ele era o homem mais rico de toda aquela região, certamente passa pela ideia da integralidade dele: o aspecto financeiro tem seu peso, mas a família que Jó tinha era a base desta riqueza.
Prova disso? Qualquer possibilidade de que um de seus filhos tivesse pecado, Jó já apresentava sacrifícios em favor do perdão de Deus por seus filhos.
Jó 1.8 BS:NVT
8 Então o Senhor perguntou: “Você reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele. É homem íntegro e correto, teme a Deus e se mantém afastado do mal”.
2 Provação
Jó 1.6–12 (BS:NVT)
6 Certo dia, os anjos vieram à presença do Senhor, e Satanás, o acusador, veio com eles. 7 “De onde você vem?”, perguntou o Senhor. Satanás respondeu: “Estive rodeando a terra, observando o que nela acontece”. 8 Então o Senhor perguntou: “Você reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele. É homem íntegro e correto, teme a Deus e se mantém afastado do mal”. 9 Satanás respondeu: “É verdade, mas Jó tem bons motivos para temer a Deus. 10 Tu puseste um muro de proteção ao redor dele, de sua família e de seus bens e o abençoaste em tudo que ele faz. Vê como ele é rico! 11 Estende tua mão e toma tudo que ele tem, e certamente ele te amaldiçoará na tua face!”. 12 “Pois bem, você pode prová-lo”, disse o Senhor. “Faça o que quiser com tudo que ele possui, mas não lhe cause nenhum dano físico.” Então Satanás saiu da presença do Senhor.
Este encontro não foi no céu, mas nas regiões celestiais, onde há batalha espiritual (Efésios 6.12. Satanás é convocado os os demais anjos (bons ou maus) a prestarem contas ao Senhor.
Efésios 6.12 BS:NVT
12 Pois nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais.
Pela Palavra, a gente aprende que Deus pode utilizar-se de espíritos malignos para executar o seu propósito maior. Deus é soberano, infinito e controla tudo.
A palavra de Deus diz que Satanás anda em derredor, procurando alguém para devorar (1Pe5.8), mas foi Deus quem iniciou o processo de provação de Jó, a quem chamou de “meu servo Jó”, um título de honra.
Para Satanás, Jó e todo aquele que serve a Deus, servem com interesses. É isso o que o mundo acha de nós pelo péssimo testemunho que os próprios crentes têm dado. É a questão da teologia positivista ou teologia da prosperidade.
Aí Satanás propõe que Jó seja chacoalhado e experimente uma realidade mais difícil para ser testado.
A revista usa uma expressão aqui que é: Deus aceita o desafio (Jó 1.12). Mas não é um desafio, Satanás não é capaz de desafiar a Deus. Ele foi usado por Deus para moldar a vida de Jó.
Jó 1.12 BS:NVT
12 “Pois bem, você pode prová-lo”, disse o Senhor. “Faça o que quiser com tudo que ele possui, mas não lhe cause nenhum dano físico.” Então Satanás saiu da presença do Senhor.
3 Golpe sobre Golpe
Jó 1.13–22 (BS:NVT)
13 Certo dia, quando os filhos e as filhas de Jó estavam num banquete na casa do irmão mais velho, 14 chegou à casa de Jó um mensageiro com esta notícia: “Seus bois estavam arando, e os jumentos, pastando perto deles, 15 quando os sabeus nos atacaram. Roubaram todos os animais e mataram todos os empregados. Só eu escapei para lhe contar”. 16 Enquanto ele falava, outro mensageiro chegou com esta notícia: “O fogo de Deus caiu do céu e queimou suas ovelhas e todos os seus pastores. Só eu escapei para lhe contar”. 17 Enquanto ele falava, outro mensageiro chegou com esta notícia: “Três bandos de saqueadores caldeus roubaram seus camelos e mataram seus servos. Só eu escapei para lhe contar”. 18 Enquanto ele falava, ainda outro mensageiro chegou com esta notícia: “Seus filhos e suas filhas estavam num banquete na casa do irmão mais velho. 19 De repente, veio do deserto um vendaval terrível e atingiu a casa de todos os lados. A casa desabou, e todos os seus filhos morreram. Só eu escapei para lhe contar”. 20 Então Jó se levantou e rasgou seu manto. Depois, raspou a cabeça, prostrou-se com o rosto no chão em adoração 21 e disse: “Saí nu do ventre de minha mãe, e estarei nu quando partir. O Senhor me deu o que eu tinha, e o Senhor o tomou. Louvado seja o nome do Senhor!”. 22 Em tudo isso, Jó não pecou nem culpou a Deus.
Quando lemos este trecho, vemos que Satanás não teve piedade alguma de Jó. Em horas, ele perdeu família, bens, tudo. Reagiu com tristeza profunda. Ler versículos 20 e 21.
Reflexão central: Tudo o que Deus nos deu neste mundo, um dia ele vai tirar. Estamos preparados para isso?
4 A Luta Continua
Satanás não se dá por vencido. Se por um lado, Deus se alegra com a fidelidade de Jó, Satanás afirma que o teste não foi completo. Ele então pede a Deus para tocar na saúde de Jó.
Ele passa a ter dores físicas, feridas, além das dores da alma. Ele está reduzido ao puro símbolo da miséria.
Um personagem central neste trecho inicial é a mulher de Jó: Jó 2.9
Jó 2.9 BS:NVT
9 Sua esposa lhe disse: “Você ainda tenta manter sua integridade? Amaldiçoe a Deus e morra!”.
Talvez aquela mulher tenha olhado com misericórdia para Jó, pensando que a morte seria a solução mais rápida e digna para Jó, contudo, pela força da fala, acabou por ser porta-voz do diabo.
Olhando para a vida de Jó, devemos nos perguntar: o que é que nos abalaria a confiança em Deus se perdêssemos hoje?
Conclusão
Temos um inimigo ardiloso, forte e impiedoso. Ele vagueia pelo mundo. Mas Deus é infinitamente maior e mais poderoso. Todos passarão por provações, mas a vitória é daqueles que confiam no Senhor (Jo 16.33).
Satanás não aparecerá mais no livro de Jó, contudo, as consequências de seus atos perdurarão.
Related Media
See more
Related Sermons
See more