Sem título Sermão

Sobre o livro de Neemias   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

UMA IGREJA DIFERENCIADA (Ne 6.1-19).

INTRODUÇÃO:
1 - A IGREJA QUE FAZ A DIFERENÇA TEM DISERNIMENTO (Ne 1.3).
E- DEUS deu a Neemias discernimento para saber que o inimigo pretendia causar-lhe dano.
Embora os inimigos tenham se multiplicado desde o inicio do projeto de recontrução, DEUS frustou sua oposição de forma constante, e o povo de DEUS estava quase concluindo o trabalho. “As taticas dos inimigos evoluiram ao longo do tempo, da raiva para sombaria, e agora eles queriam causarlhe dano fisico a Neemias”.
Eles propuseram uma reunião no vale de Ono. “Este pode ter sido proposto como uma espécie de territorio neutro, mas Neemias declarou que a garnde obra de DEUS começada por sua mãos não poderia parar ou ser interrompida por um convite . a estrategia do inimigo era infiltrar-se para atrapalhar a contrução da obra. (se não podemos convê-los, nos ajuntamos a eles para atrapalhar)...
C- Satanás é um grande enganador e prepara seus servos para darem as mãos ao povo de DEUS, afim de enfraquecer as mãos dos servos do SENHOR para o trabalho (2Coríntios 11.13–15 “Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras” ). Neemias rejeitou a oferta deles em função de três convicções: 1° Estavam mentindo e que desejavam matá-lo (Neemias 6.2 Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, encontremo-nos, nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal).
Estava convicto da grandeza da obra que DEUS lhe havia dado (Neemias 6.3 “Enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?” ). 3° Portras destas duas convicções havia a terceira. Os judeus não tinham coisa alguma em comum com Sambalate e seu povo. Neemias deixa isso claro desde o inicio do projeto (Neemias 2.20 “Então, lhes respondi: o Deus dos céus é quem nos dará bom êxito; nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos; vós, todavia, não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.” ). O povo de DEUS é diferente das pessoas do mundo e deve manter a sua posição de separação (2Co 6.14-7.1).
A- Estamos orando pelo dom de discernimento? O dicernimento é fundamental para saber se o que esta acontecendo procede de DEUS dos homens ou de Satanás? Muitas igrejas tem sido enganada pelo diabo porque não tem discernimento...
2- A IGREJA QUE FAZ A DIFERENÇA TEM DETERMINAÇÃO (Ne 6.4).
E- Neemias recusou veemente a ser influenciado por suas ofertas repetidas (6.4; 4.12). De qualquer forma, o inimigo persistiu em seu convite enganoso, e Neemias persistiu em sua resposta verdadeira. Se aquela oferta não era certa da primeira vez, continuaria sendo errada na quarta ou na quinta vez, e não havia motivo algum para reconsidera-lá.
C- As decisões que se baseiam somente em opiniões podem ser reconsideradas, mas as decisões que se baseiam em convicções nas Escrituras devem ser mantidas....
A-
3 - A IGREJA QUE FAZ A DIFERENÇA RESISTE A TODA ESPECIE DE MENTIRAS E CALUNIAS (Ne 6.5-9).
E- O fracasso do inimigo em distrair Neemias fez com que Sambalate mudasse de tática, recorrendo agora a mentiras e calúnias. A acusação contra Neemias era grave. Em uma carta aberta, ele foi acusadode se rebelar contra a própria ordem que lhe deu permissão para voltare reconstruir. Sambalate sugeriu que Neemias estava se preparando não apenas para morder a mão que o alimentava, mas também paracortar fora a mão que lhe permitiu voltar à sua terra natal. De acordocom a acusação, os muros reconstruídos tinham o objetivo de isolar e proteger um movimento quase que m essiânico. Além disso, Neemias
foi acusado de escrever os sermões dos profetas, a fim de acentuar sua própria imagem. À luz do plano de Deus para o mundo, esse pecado teria sido muito mais grave do que se rebelar contra o rei da Pérsia, uma vez que isso teria colocado Neemias contra o Deus do céu. Gesém criou o rumor ou ajudou a espalhá-lo. A resolução de Sambalate para o problema propunha um encontro com Neemias, o qual o homem de Deus prontamente e com razão rejeitou, pois discerniu o mal na mente e no coração de Sambalate. O inimigo tentou enfraquecer os fiéis mediante a impregnação de seus corações com medo, mas o homem de Deus orou por força. “Fortalece as minhas mãos” é o clamor de todos os fiéis que sabem que a vitória é obtida somente quando Deus provê a força. O clamor de Neemias ecoa o do salmista que almeja por força de Deus quando sua alma está enfraquecida pela tristeza (Salmo 119.28 “A minha alma, de tristeza, verte lágrimas; fortalece-me segundo a tua palavra.” ).
C– Hoje em dia as mentiras e calúnias tem sido mais frequentes não só no mundo secular, mas dentro da própria igreja... Devemos estar cientes de que nem o próprio JESUS CRISTO foi imune as caluniosas mentiras (Lc 23.1-5). Champbell Morgan professor de estudos bíblicos e escritor, certa vez foi alvo de fofocas e calúnias terríveis, acusando de infidelidade a fé cristã. Porém ele disse... "uma hora a tempestade passa. Enquanto isso vou fazendo o meu trabalho com toda calma e tranquilidade".
A-
4 - A IGREJA QUE FAZ A DIFERENÇA LUTA CONTRA OS FALSOS ENSINAMENTOS (Ne 6.10-14).
E- Semaías, filho de Delaías, é um profeta sobre o qual não temos mais informações. Neemias parece ter confiado nele o bastante para ir até sua casa, embora não nos seja dito o motivo da visita, e especular seria impróprio. Uma vez dentro da casa, foi dito a Neemias, por Semaías, que existia um plano de assassinato contra ele. Curiosamente, Semaías sabia não apenas sobre a trama, mas também o momento em que o ato desavergonhado seria realizado. A solução de Semaías era fazer Neemias se esconder no templo, apesar de Neemias não ser sacerdote e sua presença no templo ser contra a Lei de Deus. Como um líder piedoso, Neemias temia a Deus mais do que ao homem. Sua pergunta “Homem como eu fugiría?” revelou o seu caráter. Ele não era de fugir em face do perigo, nem de desobedecer à Lei de Deus. Na verdade, a Lei dava aos israelitas a capacidade de avaliar a
autenticidade de um profeta, e também a autoridade para desobedecer aos falsos profetas. “(...quando esse profeta falar em nome do Senhor, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o Senhor não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele”Dt 18.22). Além disso, a pergunta de Neemias “E quem há, como eu, que entre no templo para que viva?” apontou para seu respeito para com Deus, sua Lei e seu templo. Neemias percebeu que Semaías não era nada além de um profeta corrupto, que foi pago por Tobias e Sambalate. Como Judas no passado, e como
muitos profetas da atualidade, Semaías se vendeu por um preço. Em vez de comunicar a Palavra de Deus, Semaías transmitiu a palavra do homem, a qual tinha a intenção de assustar Neemias e arruinar sua reputação piedosa. Neemias manteve-se firme como um homem justo de Deus, que não foi levado por ameaças a quebrar a Lei de Deus. Ele
conhecia o destino do rei Uzias quando se atreveu a entrar no templo, e Neemias provavelmente compreendeu que seu próprio destino podería ser ainda pior do que ser atingido com lepra. Se Neemias tivesse tentado “salvar-se desta maneira, [ele] teria perdido, possivelmente, a sua vida, certamente, a sua honra; teria colocado em risco a própria causa que ele tinha no coração”. Além de Semaías, outros falsos profetas faziam parte desse plano maligno. Noadia, a profetisa, é o único outro mencionado pelo nome, mas a abundância desses profetas corruptos indica que esse episódio não foi único, mas apenas um dos muitos casos em que o inimigo tentou atrapalhar o trabalho dos fiéis e manchar a reputação de Deus. Tal como no passado, Neemias respondeu ao ataque do inimigo por meio da oração àquele que reina sobre todos e que frustra o plano do inimigo.
5 - A IGREJA QUE FAZ A DIFERENÇA É BEM SUCEDIDA: EM SEUS EMPREENDIMENTOS (Ne 6.15-19).
E- Apesar das ameaças, dos obstáculos e da feroz oposição do inimigo, os judeus trabalharam desde o terceiro dia de Sivã até o vigésimo quinto dia de Elul, e eles terminaram o muro em apenas 52 dias.
Assim, o trabalho que começou nos dias quentes de verão foi concluído nos dias mais frios do outono. Podemos presumir com segurança que os judeus se alegraram muito com esse grande feito de reconstrução. Em contraste com eles, o medo tomou conta dos inimigos, porque eles perceberam plenamente a mão de Deus nessa significativa realização. Esse temor de Deus deveria ter levado os inimigos a se voltarem para Deus em arrependimento, todavia, os inimigos continuaram a endurecer seus corações e a aprimorar suas medidas ameaçadoras.
Ainda que Neemias tenha recebido alguns elogios, Tobias foi implacável em sua oposição. Embora os tijolos e a argamassa fornecessem alguma defesa contra as intempéries e os inimigos, Neemias e os fiéis necessitavam da proteção da mão onipotente e poderosa de Deus. Os últimos versículos do capítulo 6 apontam para a realidade contínua de que a obra de Deus é sempre realizada em meio a obstáculos e oposição. A obra de Deus sempre será realizada com a ajuda DELE, ainda que ELE use fiéis para realizar seus planos.
CONCLUSÃO:
Devemos ter o discernimento.... Ser-mos determinados... A lutarmos contra as calúnias e mentiras... Ameaças e falsos profetas... Foi DEUS que nos deu a visão e por meio de nós o nome DELE será glorificado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more