Restauração (A Visão do Vale de Ossos Secos)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Texto base - Ezequiel 37.1-14

Ezequiel 37.1–14 (ARA)
1 Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos,
2 e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos.
3 Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes.
4 Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.
5 Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis.
6 Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o Senhor.
7 Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso.
8 Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito.
9 Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
10 Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso.
11 Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados.
12 Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
13 Sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu.
14 Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o Senhor, disse isto e o fiz, diz o Senhor.

1- Breve Panorama do Livro

Título - O livro recebe o nome do profeta exílico cujo ministério é relatado. Ezequiel significa "Deus torna forte", um nome que se harmoniza com a tarefa para a qual ele foi chamado.
AUTOR - Não temos informação sobre o profeta Ezequiel além do que seu livro nos diz. Ezequiel estava entre os deportados que Nabucodonosor levou quando capturou Jerusalém, em 597 a.C., e estabeleceu Zedequias como rei.
A esposa de Ezequiel faleceu pouco antes de os babilônios destruírem Jerusalém, em 586 a.C. (24.15-18).
O profeta tinha 30 anos quando começou seu ministério profético (1.1),
O ministério de Ezequiel se estendeu por pelo menos 23 anos, durando até sua idade de 50 anos.
As circunstâncias de sua morte são desconhecidas.
Ezequiel era um sacerdote (1.3).
Características e Temas principais - O livro de Ezequiel pode ser dividido em três partes.
Nas duas primeiras, Ezequiel anuncia julgamento sobre Jerusalém (caps. 1-24) e as nações estrangeiras (caps. 25-32). Muitos entre os exilados e os que haviam ficado em Jerusalém esperavam que o exílio durasse pouco, que os deportados retornassem em breve à cidade e que Jerusalém fosse poupada de desastres posteriores.
Os falsos profetas estimulavam erroneamente essa crença. Como o Senhor escolhera Jerusalém com sua habitação e ele mesmo defendera a cidade no passado (ver Is 36; 37), muitas pessoas acreditavam que Jerusalém era intocável.
Ezequiel tinha de advertir os exilados de que um destino pior ainda estava guardado para Jerusalém por causa da longa e contínua história de pecado do povo.
O ponto de mudança no livro é a chegada das notícias de destruição de Jerusalém, que delimita os oráculos contra as nações (24.26, 27; 33.21, 22). Em seguida, a pregação de Ezequiel torna-se dominada pelas promessas de restauração e misericórdia para o futuro (caps. 33-48). Essa estrutura de três partes (julgamento contra Israel, julgamento contra nações estrangeiras e misericórdia para Israel) também pode ser encontrada em Isaías e Sofonias.

2 - A Situação Espiritual da Casa de Israel (37.1-2)

Ezequiel 37.1–2 “1 Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, 2 e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos.”
Ezequiel teve uma revelação sobrenatural da parte de Deus sobre a realidade Espiritual do Seu povo.
O vale de ossos representa MORTE ESPIRITUAL. O pecado (idolatria - principalmente) conseguiu destruir toda a Nação.
Fazer um breve apanhado do pecado da Idolatria de Israel no AT:
Deus usou, durante toda a extenção do AT, os seus profetas para alertar o seu povo contra o pecado (idolatria, injustiças socias e falsidade no culto)
Ezequiel 8.1–18 (ARA)
1 No sexto ano, no sexto mês, aos cinco dias do mês, estando eu sentado em minha casa, e os anciãos de Judá, assentados diante de mim, sucedeu que ali a mão do Senhor Deus caiu sobre mim. 2 Olhei, e eis uma figura como de fogo; desde os seus lombos e daí para baixo, era fogo e, dos seus lombos para cima, como o resplendor de metal brilhante. 3 Estendeu ela dali uma semelhança de mão e me tomou pelos cachos da cabeça; o Espírito me levantou entre a terra e o céu e me levou a Jerusalém em visões de Deus, até à entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde estava colocada a imagem dos ciúmes, que provoca o ciúme de Deus. 4 Eis que a glória do Deus de Israel estava ali, como a glória que eu vira no vale.
5 Ele me disse: Filho do homem, levanta agora os olhos para o norte. Levantei os olhos para lá, e eis que do lado norte, à porta do altar, estava esta imagem dos ciúmes, à entrada. 6 Disse-me ainda: Filho do homem, vês o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário? Pois verás ainda maiores abominações.
7 Ele me levou à porta do átrio; olhei, e eis que havia um buraco na parede. Então, me disse: Filho do homem, cava naquela parede. 8 Cavei na parede, e eis que havia uma porta. 9 Disse-me: Entra e vê as terríveis abominações que eles fazem aqui. 10 Entrei e vi; eis toda forma de répteis e de animais abomináveis e de todos os ídolos da casa de Israel, pintados na parede em todo o redor. 11 Setenta homens dos anciãos da casa de Israel, com Jazanias, filho de Safã, que se achava no meio deles, estavam em pé diante das pinturas, tendo cada um na mão o seu incensário; e subia o aroma da nuvem de incenso. 12 Então, me disse: Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? Pois dizem: O Senhor não nos vê, o Senhor abandonou a terra. 13 Disse-me ainda: Tornarás a ver maiores abominações que eles estão fazendo.
14 Levou-me à entrada da porta da Casa do Senhor, que está no lado norte, e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando a Tamuz. 15 Disse-me: Vês isto, filho do homem? Verás ainda abominações maiores do que estas.
16 Levou-me para o átrio de dentro da Casa do Senhor, e eis que estavam à entrada do templo do Senhor, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do Senhor e com o rosto para o oriente; adoravam o sol, virados para o oriente. 17 Então, me disse: Vês, filho do homem? Acaso, é coisa de pouca monta para a casa de Judá o fazerem eles as abominações que fazem aqui, para que ainda encham de violência a terra e tornem a irritar-me? Ei-los a chegar o ramo ao seu nariz. 18 Pelo que também eu os tratarei com furor; os meus olhos não pouparão, nem terei piedade. Ainda que me gritem aos ouvidos em alta voz, nem assim os ouvirei.
Isaías 1.1–7 (ARA)
1 Visão de Isaías, filho de Amoz, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá.
2 Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o Senhor é quem fala: Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim. 3 O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.
4 Ai desta nação pecaminosa, povo carregado de iniquidade, raça de malignos, filhos corruptores; abandonaram o Senhor, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás.
5 Por que haveis de ainda ser feridos, visto que continuais em rebeldia? Toda a cabeça está doente, e todo o coração, enfermo.
6 Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo.
7 A vossa terra está assolada, as vossas cidades, consumidas pelo fogo; a vossa lavoura os estranhos devoram em vossa presença; e a terra se acha devastada como numa subversão de estranhos.
Isaías 1.10–17 (ARA)
10 Ouvi a palavra do Senhor, vós, príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós, povo de Gomorra.
11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? —diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.
12 Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios?
13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene.
14 As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer.
15 Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
16 Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal.
17 Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas.
Conceito de MORTE ESPIRITUAL - Morte significa “separação”. Morte Espiritual seria uma separação de Deus.
Aprofundando mais esse conceito, a luz dos textos que olhamos, a MORTE ESPITITUAL é o estado gravíssimo em que o homem se encontra, que o faz responder SEMPRE positivamente o pacaco e SEMPRE negativamente a Deus.
Efésios 2.1–3 (ARA)
1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;
3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
(v.2) Sequíssimos - Israel foi morrendo aos poucos, defiando aos poucos. Até que estava completamente morto!
Achava que Deus iria os livrar, mas estavam errados… Achavam que estavam vivos, mas na verdade estavam mortos...
Apocalipse 3.1 “1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.”
Os famosos sepulcros caiados:
Mateus 23.27–28 “27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! 28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.”
Aplicação - A frieza espirtual também é assim: começa aos poucos… primeiro você deixa de orar, para de ler a bíblia, para de vir na igreja… quando você caí em sí já está complemente morto.

3. APENAS DEUS PODE PROVOCAR ESSA RESTAURAÇÃO (37.3-6)

Ezequiel 37.3–6 “3 Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. 4 Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. 5 Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. 6 Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o Senhor.”
As impossibilidades não são para homem!
poderão reviver estes ossos? A única resposta possível é NÃO!
Homem pode salvar a si mesmo? NÃO
APENAS DEUS OPERA NO IMPOSSIVEL
Mateus 19.25–26 “25 Ouvindo isto, os discípulos ficaram grandemente maravilhados e disseram: Sendo assim, quem pode ser salvo? 26 Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.”
(v.4) Profetiza - DEUS OPERA NO IMPOSSIVEL DA RESTAUÇÃO POR MEIO DA PREGAÇÃO DO EVANGELHO
Romanos 1.16 “16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;”
poder de Deus - dinamite (dinamite só explode onde a força do homem não consege explodir), da mesma forma, o homem não pode se salvar, é necessário o PODER DE DEUS.

4. A obediência gera restauração (37.7-10)

O profeta obedeceu a ordem de Deus e o povo, na visão foi restaurado.
Como iremos contemplar o agir de Deus em restaurar lares e vidas, se nós não obedecermos a Sua Palavra?
Deus nos dá uma ordem nesse noite: PROFETIZA! Fala do EVANGELHO! o EVANGELHO TEM PODER! VOCÊ QUER O SEU CASAMENTO RESTAURADO? SEUS FILHOS? SUA FAMILIA? PREGUE E VIVA O EVANGELHO!

5. APLICAÇÕES - DEUS TEM PLANOS DE RESTAURAÇÃO PARA SUA VIDA! (37.11-14)

PARA OS DESCRENTES:
VOCÊ NÃO PRECISA VIVER EM SEUS PECADOS
EXISTE UM DEUS AMOROSO QUE QUER TE RESTAURAR (EXPLICAR O EVANGELHO)
ELE QUER POR O ESPIRITO DELE EM VOCÊ (V 14)
PARA A IGREJA:
DEUS QUER RESTAURAR A SUA VIDA
QUAL A AREA DE SUA VIDA QUE VOCÊ DESEJA UMA RESTAURAÇÃO?
NOSSO DEUS É O DEUS DO IMPOSSIVEL
Related Media
See more
Related Sermons
See more