A intoxicação digital
A fé na era digital • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
A internet tem sobre nós muita influência e ela muda a forma como nos relacionamos com a vida ordinária.
Quantas coisas hoje você tem em sua casa que foram compras influenciadas por aquela pessoa que você admira ou aquele design de interiores que sugeriu?
Quantos livros você tem que fui eu quem indicou?
Ms isso não é sempre ruim, pois decorar melhor a casa ou ler mais não é uma coisa ruim em si mesma, pelo contrário, são ótimas influências.
É a nossa capacidade de sermos influenciados que nos permite sermos conformados à imagem de Cristo.
Quando alguém pergunta para você quem mais influencia sua vida, será que a primeira pessoa que você imagina é Jesus? Pensar Nele como um influencer nos seus dias é algo possível?
Será que você mantém seus olhos postos na Revelação tempo suficiente para ser influenciado por ela?
No entanto, nós passamos muito do nosso tempo colocando nossos olhos nos influencers digitais.
Sempre chamo a sua atenção com relação ao que você vê na internet, a quem você segue e deixa invadir a sua casa todos os dias.
Quais acontecimentos atuais ou discussões sobre fé foram moldados por aquilo que você viu nas redes sociais?
Não conseguimos evitar ser moldados por aquilo que vemos.
As redes sociais moldam os seres humanos maleáveis em uma imagem. A forma de os cristãos as utilizarem determina se elas nos deixarão bem-formados ou malformados.
As redes sociais conseguem exercer tamanha atração sobre nós, pois elas nos oferecem uma experiência extracorpórea. Elas nos sugerem que o limite estabelecido por Deus pode ser ultrapassado. Elas nos dão a sensação de que não estamos limitadas a um lugar de cada vez. Elas sugerem que nós, assim como Deus, podemos criar e manter um número praticamente ilimitado de relacionamentos.
Quando desejamos onipresença, perdemos a capacidade de estar plenamente presentes onde Deus nos colocou.
Talvez não perceba na hora, mas a mídia que você consome—tanto pela visão como pela audição—fica presa em você depois de fechar o aplicativo.
Já teve a sensação de que, ao fechar o aplicativo de interação, você não estava do mesmo jeito de quando o abriu?
E grande parte das vezes você não sai se sentindo melhor consigo, com seu casamento, sua casa e sua vida como um todo.
Geralmente você fecha o aplicativo se sentindo menos competente, menos bonito, tendo menos do que gostaria, viajando menos, desfrutando menos.
E em todas essas vezes, se você não estiver atento, sequer percebe que saiu se sentindo assim pela influência que sofreu.
Quanto mais reconheço minhas emoções e questiono sua origem, melhor consigo lidar com elas e experimentar nelas a graça de Deus.
Sabedoria X Loucura
Sabedoria X Loucura
Provérbios 9
Tanto a Sabedoria quanto a Loucura chamam as mesmas pessoas: os simples e faltos de senso.
É possível usar as redes sociais com sabedoria ou com loucura.
Não existe uma receita de bolo para usá-las, cada pessoa tem motivos distintos para estar online e diferentes reações àquilo que encontra.
As redes sociais nos ajudam a encontrar bons artigos de fé, manter contato com amigos distantes, estarmos conectados com o mercado de trabalho, formar bons grupos de estudos e fé, etc.
No entanto, elas também são uma fonte inesgotável de gastar nosso tempo como se ele fosse um recurso ilimitado, pois uma vez perdido, nunca será possível recuperá-lo; uma fonte de alimentação de maus pensamentos, pois muitas de nós nos sentimentos mais ansiosas e deprimidas depois de algum tempo diante das telas - aquilo que vemos online afeta a forma como vemos a nós mesmos e aos outros; e elas também são uma fonte inesgotável de tentações, como o descontentamento, os julgamentos cruéis, a inveja e a amargura de vermos as realizações e os bens das outras pessoas.
Conhecimento, sabedoria e discernimento
Conhecimento, sabedoria e discernimento
O conhecimento informa.
A sabedoria nos guia.
O discernimento decide.
O discernimento é a sabedoria fazendo escolhas com aquilo que tem de informações.