A igreja como herdeira em Cristo da promessa feita a Abraão: uma vida no Espírito [Júlia Braz]
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsPor estarmos unidos a Cristo, recebemos a promessa feita a Abraão: um modo de vida guiado pelo Espírito, não pela Lei
Notes
Transcript
Gálatas 3.15-4.11
Gálatas 3.15-4.11
Clímax temático: O papel da Lei
Clímax retórico: “Os empecílios para Cristo ser formado em vós”
Problema: Os oponentes de Paulo ensinam que ele pregou o evangelho de forma incompleta e que, para fazer parte do povo de Deus, os gentios precisavam seguir à lei judaica.
INTRODUÇÃO
Talvez alguns de vocês dirijam e, mesmo que não, acredito que o que vou dizer ficará claro: se você dirige olhando apenas para as placas, seu risco de bater é enorme. Da mesma forma, é a vida cristã, mas antes de eu explicar qual é a relação, vamos ao texto.
Leitura
Gálatas 3.26–4.11“Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa. Digo porém que, enquanto o herdeiro é menor de idade, em nada difere de um escravo, embora seja dono de tudo. No entanto, ele está sujeito a guardiães e administradores até o tempo determinado por seu pai. Assim também nós, quando éramos menores, estávamos escravizados aos princípios elementares do mundo. Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao coração de vocês, e ele clama: “Aba, Pai”. Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o torno…”
Oração
O livro de Gálatas, onde se encontra o texto que acabamos de ler é uma carta que foi escrita pelo apóstolo Paulo às igrejas da Galácia, provavelmente do Sul da Galácia, uma região que fica perto da Síria. Imagine, é como se um pastor escrevesse um texto muito importante e mandasse para o whatsapp das igrejas do Sul - parte debaixo, no nosso mapa - de Minas Gerais. Mas o peso disso era ainda maior naquele contexto, o apóstolo Paulo era visto como importantíssimo pelas igrejas, as pessoas sabiam que antes ele perseguia aos cristãos e agora pregava e sofria diversas perseguições por amor a Jesus Cristo. Importante lembrar também que, diferente de Minas Gerais, que é um grande estado, a província da Galácia era pequena e dentro dela havia poucas cidades: Antioquia, Listra, Icônio e Derbe.
Bem, quando escrevemos uma carta, escrevemos com um motivo. Talvez você já tenha escrito uma carta a uma moça que paquerava na juventude, para dizer o quanto estava com saudade, o quanto ela era linda; às vezes escrevemos cartas de aniversário para dizer “parabéns”. Por que Paulo teria escrito essa carta aos Gálatas?
Paulo escreveu porque naquela época, mais ou menos 50 anos depois do nascimento de Jesus, estava acontecendo um problema. Depois de Cristo vir, muitos judeus passaram a crer que ele era o Filho de Deus, assim como Paulo um dia creu. Mas haviam alguns missionários que estavam dizendo a esses crentes que não adiantava apenas crer em Cristo para fazer parte do povo de Deus, eles precisariam seguir a Lei, guardando o sábado, não comendo alimentos impuros (como carne de porco) e se circuncidando, por exemplo. Eles usavam a Abraão como exemplo disso, porque Abraão, mesmo tendo sido salvo pela fé, se circuncidou.
Esse ensino estava causando medo aos crentes da Galácia, porque eles eram rejeitados pelos outros por não seguir a isso, como se não fossem salvos. Além disso, esse pensamento estava impedindo que Cristo fosse formado neles.
Então Paulo escreve a eles para dizer: “Não ouçam a eles, isso está atrapalhando a vida cristã de vocês! Vocês estão se tornando imaturos espiritualmente porque não entenderam o papel da Lei, é pelo Espírito que devem viver!”.
DESENVOLVIMENTO
Linha de Argumentação:
Se devemos viver pelo Espírito, não pela Lei, por que Abraão se circuncidou mesmo depois de ter tido fé?
Cristo é o único herdeiro das promessas das promessas feitas a Abraão ( Gl 3.16,19 )
Sinal: circuncisão/batismo - realidade externa/interna
Ele foi fiel e, estando unidos a Cristo, somos herdeiros da mesma promessa
Então qual era o papel da Lei, se a intenção de Deus era a vida no Espírito? controlar o pecado
Em Jesus, somos unidos em um só povo, em um só corpo e um só Espírito
Um novo Êxodo
CONCLUSÃO
Aplicações:
Se estamos unidos a Cristo, nosso modo de vida deve ser no Espírito, nos importando mais com as realidades externas que comunicam uma transformação externa. Será que estamos voltando à escravidão e atrasando a formação de Cristo em nós por estarmos mais preocupados com externalidades enquanto o ruto do Espírio não está sendo gerado em nosso interior? Vemos o outro que crê em Cristo como parte do povo de Deus apesar das diferenças? ‘Permaneçam firmes na liberdade para a qual Cristo nos libertou e não se submetam novamente a um jugo de escravidão” (5.1)