Pregue O Evangelho Todo Em Todo Lugar

Para Que Todos Os Povos O Adorem  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 32 views
Files
Notes
Transcript
Mencionar a série: Para que Todos os Povos o Adorem.
Mencionar a lição de hoje: Pregue o Evangelho Todo em Todo Lugar.
Ler a Palavra:
Marcos 13.10 RAStr
10 Mas é necessário que primeiro o evangelho seja pregado a todas as nações.
Orar pela lição.

Maioria das Profecias, Jesus Já Cumpriu; Cumprirá Todas!

A Bíblia não seria tão perfeita se fosse apenas literatura humana.
Nela, há crônicas (gênero narrativo) e poesias (lírico; 1/3 do AT, na forma).
A Arqueologia confirma as crônicas; e o nosso coração, as poesias.
Por volta de 40 autores humanos, num intervalo de 1.500 anos.
Se fosse 1 autor só, ainda não haveria tal harmonia, não seria tão atual.
Para ser perfeita, a Escritura Sagrada foi composta pelo Espírito.
Inspirada, reconhecida, composta (canonizada) e preservada.
Por isso, a maioria das profecias bíblicas já foram cumpridas em Cristo.
Moisés (mediador), Arão (sacerdócio), Davi (rei), profecias (profeta).
Temos as mesmas razões para crer que ele cumprirá as restantes.
Falar sobre o contexto de Marcos 13.10.
Nesta ocasião, Jesus, que também é profeta, profetiza:
Marcos 13.23 RAStr
23 Estai vós de sobreaviso; tudo vos tenho predito.
Marcos 13.9 RAStr
9 Estai vós de sobreaviso, porque vos entregarão aos tribunais e às sinagogas; sereis açoitados, e vos farão comparecer à presença de governadores e reis, por minha causa, para lhes servir de testemunho.
Deus nunca envia julgamento sem aviso prévio […].
tanto a destruição de Jerusalém (que se cumpriu no ano 70 d.C);
Marcos 13.1–2 RAStr
1 Ao sair Jesus do templo, disse-lhe um de seus discípulos: Mestre! Que pedras, que construções!2 Mas Jesus lhe disse: Vês estas grandes construções? Não ficará pedra sobre pedra, que não seja derribada.
Deus nos quer completos, perfeitos no final.
Isso implica em remover o orgulho que nos impede de pregar!
A Graça, o Espírito e a Igreja dispensariam o Templo de Jerusalém.
João 4.19–24 RAStr
19 Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.20 Nossos pais adoravam neste monte vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.21 Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
Marcos 13.14 RAStr
14 Quando, pois, virdes o abominável da desolação situado onde não deve estar (quem lê entenda), então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes;
Aqui Jesus ainda se refere a Roma, mas é um alerta à Igreja (liberais).
Lucas 21.20–24 RAStr
20 Quando, porém, virdes Jerusalém sitiada de exércitos, sabei que está próxima a sua devastação.21 Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; os que se encontrarem dentro da cidade, retirem-se; e os que estiverem nos campos, não entrem nela.22 Porque estes dias são de vingança, para se cumprir tudo o que está escrito.23 Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! Porque haverá grande aflição na terra e ira contra este povo.24 Cairão a fio de espada e serão levados cativos para todas as nações; e, até que os tempos dos gentios se completem, Jerusalém será pisada por eles.
Mateus 24.28 RAStr
28 Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres.
Histórias, de Tácito, Livro V, Capítulo 13
Ocorreram prodígios que esta nação, inclinada à superstição, mas odiando todos os ritos religiosos, não considerou lícito expiar com ofertas e sacrifícios.
Haviam sido vistos hostes se juntando à batalha nos céus, o brilho ardente dos braços, o templo iluminado por um brilho repentino das nuvens. As portas do santuário interno foram repentinamente escancaradas, e a voz de um tom mais do que mortal foi ouvida gritando que os deuses estavam partindo. No mesmo instante, houve um forte movimento de partida.
Alguns poucos deram um significado terrível a esses eventos, mas na maioria havia uma firme convicção de que nos antigos registros de seus sacerdotes estava contida uma previsão de como, nesta mesma época, o Oriente se tornaria poderoso, e governantes vindos da Judeia deviam adquirir o império universal. Essas misteriosas profecias apontavam para Vespasiano e Tito, mas as pessoas comuns, com a usual cegueira de ambição, interpretaram esses poderosos destinos de si mesmas e não puderam ser levadas, nem mesmo por desastres, a acreditar na verdade.
Ouvi dizer que o número total de sitiados, de todas as idades e de ambos os sexos, chegava a seiscentos mil. Todos os que puderam portavam armas e muitos, mais do que proporcionalmente à população, tiveram a coragem de o fazer. Homens e mulheres mostraram resolução igual, e a vida parecia mais terrível do que a morte, se eles fossem forçados a deixar seu país. Assim era esta cidade e nação; Tito César, vendo que a posição proibia um assalto ou qualquer das operações de guerra mais rápidas, decidiu prosseguir por terraplenagem e aproximações cobertas. As legiões tiveram seus respectivos deveres atribuídos a eles, e houve uma cessação de luta, até que todas as invenções usadas na guerra antiga, ou idealizadas pela engenhosidade moderna para a redução de cidades, fossem construídas.
"Jesus saiu e se retirou do templo" - para nunca mais voltar a entrar em seus recintos, nem abrir a boca para ensinar em público. Com esse ato, terminou Seu ministério público. Quando Ele se retirou, diz OLSHAUSEN, a presença graciosa de Deus deixou o santuário; e o templo, com todo o seu serviço e toda a constituição teocrática, foi entregue à destruição.
e Jesus profetiza, ao mesmo tempo, a sua segunda vinda.
Mateus 24.27 RAStr
27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem.
Marcos 13.24–27 RAStr
24 Mas, naqueles dias, após a referida tribulação, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade,25 as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados.26 Então, verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e glória.27 E ele enviará os anjos e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, da extremidade da terra até à extremidade do céu.
2Tessalonicenses 2.1–10 RAStr
1 Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos2 a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor.3 Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição,4 o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.5 Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas?6 E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. 7 Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém;8 então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.9 Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira,10 e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.
Possível, falar do Milênio, da Grande Tribulação e do Dia (Segunda Vinda).
Jeremias 28.8–9 RAStr
8 Os profetas que houve antes de mim e antes de ti, desde a antiguidade, profetizaram guerra, mal e peste contra muitas terras e grandes reinos.9 O profeta que profetizar paz, só ao cumprir-se a sua palavra, será conhecido como profeta, de fato, enviado do Senhor.
Mateus 16.3 RAStr
3 e, pela manhã: Hoje, haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos?
Marcos 13.28–29 RAStr
28 Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam, e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão.29 Assim, também vós: quando virdes acontecer estas coisas, sabei que está próximo, às portas.
Profecias que precisamos guardar firmes em nossas mentes e corações.
Apocalipse 1.3 RAStr
3 Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.
"Jesus saiu e se retirou do templo" - para nunca mais voltar a entrar em seus recintos, nem abrir a boca para ensinar em público. Com esse ato, terminou Seu ministério público. Quando Ele se retirou, diz OLSHAUSEN, a presença graciosa de Deus deixou o santuário; e o templo, com todo o seu serviço e toda a constituição teocrática, foi entregue à destruição.
Irmãos, vocês já tiveram alguma promessa de Deus cumprida em sua vida?
Tão bom quando Deus cumpre conosco sua Palavra, não é?!
Ler a ideia exegética (proposição).
Podemos cooperar com ele para cumprir grandes propósitos na vida de outros!
1Coríntios 3.9 RAStr
9 Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.
3João 8 RAStr
8 Portanto devemos acolher esses irmãos, para nos tornarmos cooperadores da verdade.
Fazer a oração interrogativa (pergunta).
Em quais propósitos Deus desejou que cooperemos com ele?
Ler a oração de transição (palavras-chave).

Há Três Propósitos com que Cooperamos em Mc 13.

1º Propósito: Salvar Nações, Não só Israel; Nem Todos Serão Salvos.

Uma das grandes belezas do Reino é que congregará nações em eterno.
Este mandamento reflete a intenção de Deus em que todos sejam alcançados – tenham contato com a palavra, o desejo é que pessoas de todas as culturas e nações tenham a oportunidade de ouvir e responder ao evangelho (Atos 1.8).
A expressão "todas as nações" utilizada por Jesus aponta para a universalidade da propagação da palavra de Deus. Diferente de uma mensagem restrita a um grupo específico, o evangelho é destinado a alcançar cada canto do mundo, sem discriminação de etnia, cultura ou classe social.
Mateus 28.18–20 RAStr
18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Marcos 13.20 RAStr
20 Não tivesse o Senhor abreviado aqueles dias, e ninguém se salvaria; mas, por causa dos eleitos que ele escolheu, abreviou tais dias.
“Deus não faz acepção de pessoas”: a justiça, vez que não merecemos graça.
Assim como é com as nações, acontece com todas as classes de homens.
1Timóteo 2.1–6 RAStr
1 Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens,2 em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito.3 Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador,4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.5 Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,6 o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.
O chamado ao arrependimento e a crer em Jesus é geral.
Tito 2.11–14 RAStr
11 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens,12 educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata justa e piedosamente,13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,14 o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.
Por isso, nossa pregação não deve ignorar (como Israel) qualquer classe.

2º Propósito: Quando esse Número se Completar, Jesus Voltará.

Marcos 13.10 RAStr
10 Mas é necessário que primeiro o evangelho seja pregado a todas as nações.
Marcos 13.27 RAStr
27 E ele enviará os anjos e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, da extremidade da terra até à extremidade do céu.
Ainda podemos dizer que este versículo também possui consequências escatológicas significativas. Jesus indica que a pregação do evangelho a todas as nações é uma condição necessária para a consumação dos tempos (Ap 14.6). Isso sugere que o cumprimento da missão global da igreja está diretamente relacionado ao retorno de Cristo e ao fim dos tempos.
Apocalipse 14.6 RAStr
6 Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo,
2Pedro 3.9 RAStr
9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.
[…] mas "até que os gentios tenham desfrutado plenamente do lugar na Igreja que os judeus tiveram antes deles". Após esse período de gentilismo, como antes do judaísmo, "Jerusalém" e Israel, não mais "pisados pelos gentios", mas "enxertados em sua própria oliveira", constituirão, com os gentios crentes, uma Igreja de Deus e encherão toda a Terra. Que visão brilhante isso abre!
Apocalipse 14.1–5 RAStr
1 Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai.2 Ouvi uma voz do céu como voz de muitas águas, como voz de grande trovão; também a voz que ouvi era como de harpistas quando tangem a sua harpa.3 Entoavam novo cântico diante do trono, diante dos quatro seres viventes e dos anciãos. E ninguém pôde aprender o cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.4 São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro;5 e não se achou mentira na sua boca; não têm mácula.
1Reis 19.14–18 RAStr
14 Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.15 Disse-lhe o Senhor: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.16 A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.17 Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará.18 Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.
1Tessalonicenses 1.4 RAStr
4 reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição,
Ainda que nos prendam ou não correspondamos à confiança, a Palavra vingará.
2Timóteo 2.9 RAStr
9 pelo qual estou sofrendo até algemas, como malfeitor; contudo, a palavra de Deus não está algemada.

3º Propósito: Manifestar uma Fé Viva e Poderosa em Jesus!

Esse compromisso não é apenas uma responsabilidade, mas também uma expressão da nossa esperança no cumprimento das promessas divinas e na realização plena do Reino de Deus (Rm 10.14-15).
Romanos 10.14–15 RAStr
14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!
“Evangelho todo”, pleno, não é o da Missão Integral hoje (social e liberal).
Evangelho pleno é o das missões cheias do Espírito Santo, com boas obras.
Os primeiros apóstolos tinham na igreja um ministério de caridade não voltado aos descrentes ou à sociedade, nem mesmo a todos os crentes. Era voltado exclusivamente às viúvas que preenchessem certos requisitos: […] (1 Timóteo 5:3-16 NTLH)
O Evangelho pleno não glorifica a homens, glorifica a Jesus!
Marcos 13.5–6 RAStr
5 Então, Jesus passou a dizer-lhes: Vede que ninguém vos engane.6 Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu; e enganarão a muitos.
Mateus 6.1 RAStr
1 Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste.
Deus usa as pessoas voluntariamente.
A ideologia faz uso do Estado para obrigar as pessoas.
Essa é a diferença básica entre ideologia e amor inspirado por Deus.
A ideologia gosta de lidar com dinheiro, principalmente dinheiro dos outros. Enquanto na vida cristã cada seguidor de Cristo usa seus próprios recursos para abençoar quem está em necessidade, os adeptos da ideologia usam o dinheiro que é tirado dos outros, muitas vezes pela força. E usam não somente para ajudar quem supostamente precisa, mas também a si mesmos, tal qual fazia Judas.

Feliz Será Aquele que Perseverar na Proclamação!

Marcos 13.13 RAStr
13 Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.
Marcos 13.11 RAStr
11 Quando, pois, vos levarem e vos entregarem, não vos preocupeis com o que haveis de dizer, mas o que vos for concedido naquela hora, isso falai; porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo.
Meditações no Evangelho de Marcos O que Devemos Esperar entre a Primeira Vinda e a Segunda Vinda de Cristo (Leia Marcos 13.9–13)

Segundo, o Senhor contou-nos que aqueles que estiverem sujeitos à perseguição, por causa do evangelho, serão especialmente ajudados em tempos de necessidade. O Espírito Santo os assistirá na apresentação de sua defesa. Eles terão palavras e sabedoria que seus adversários não serão capazes de contestar ou resistir. Como aconteceu com Pedro, João e Paulo, quando foram conduzidos perante as autoridades romanas e judaicas, assim sucederá a todos os crentes de coração sincero. Quão plenamente essa promessa de Cristo tem-se cumprido: as histórias de Huss, Lutero, Latimer, Ridley e Baxter claramente comprovam isso. Jesus Cristo sempre se mostrou fiel à sua palavra.

Meditações no Evangelho de Marcos O Uso de Meios para Nossa Segurança; Os Privilégios dos Eleitos (Leia Marcos 13.14–23)

Nesses versículos, somos instruídos no tocante à legitimidade do uso de meios que nos garantem a segurança pessoal. A linguagem de nosso Senhor Jesus Cristo sobre esse assunto foi clara e inequívoca: “’Então, os que estiverem na Judeia fujam para os montes; quem estiver em cima, no eirado, não desça nem entre para tirar da sua casa alguma cousa; e o que estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa […] Orai para que isso não suceda no inverno”. Nenhuma palavra é dita que nos dê a ideia de que fugir do perigo, em certas circunstâncias, seja uma atitude indigna para o crente. No que concerne ao tempo em que sucederá essa profecia, os homens divergem largamente. Porém, quanto à legitimidade do crente para tomar providências que evitem o perigo, o ensino da presente passagem é claro.

Esse ensino tem larga aplicação e imensa utilidade. O crente não deve negligenciar o uso de meios, somente por ser crente, no tocante às coisas desta vida ou à realidade da vida por vir. Ele não deve imaginar que Deus cuidará dele e suprirá suas necessidades se ele não fizer uso dos meios e do bom senso que Deus lhe conferiu tanto quanto conferiu a outras pessoas. Com toda a certeza, ele pode esperar uma ajuda especial, da parte do Pai celeste, nos tempos de necessidade. Entretanto, ele precisa esperar essa ajuda enquanto faz uso diligente dos meios legítimos. Professarmos confiança em Deus, ao mesmo tempo que nos sentamos ociosamente e nada fazemos, não passa de engano e fanatismo; e isso traz descrédito para a religião cristã.

Mateus 5.10 RAStr
10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Não é fardo pesado ou ordem deslocada da vida: é sensação de vitória!
A) De que maneira a igreja hoje está cumprindo o mandato de pregar o evangelho a todas as nações? Quais são os desafios que enfrentamos?
B) Qual é o papel de cada cristão na pregação do evangelho a todas as pessoas? Como podemos contribuir pessoalmente para essa missão?
C) De que forma a consciência de que o retorno de Cristo está ligado à evangelização global influencia nossa vida diária e nossas prioridades?
DESAFIO DASEMANA
Crie um “mapa de oração” que inclui de 5 a 6 nações ou grupos étnicos que ainda não foram alcançados pelo evangelho […].
Separe um dia por nação ou grupo étnico para orar. No grupo de comunicação do pequeno grupo, pesquise sobre essa nação, sua cultura, e as barreiras que enfrentam em relação ao evangelho.
O Objetivo é sensibilizar e despertar um coração missionário nas pessoas, além de encorajar a oração intercessora e um compromisso com a evangelização global.
Related Media
See more
Related Sermons
See more