A Felicidade do Cristão

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Salmo 128.1-6.
Esse salmo era cantado pelos filhos de Deus. Os Salmos de Romagem são um conjunto de 15 salmos (120 a 134) que expressam as emoções vividas pelos peregrinos em sua jornada para Jerusalém, a fim de adorar a Deus no Templo. Esses salmos refletem uma variedade de sentimentos e experiências que os peregrinos enfrentavam em sua viagem.
Este Salmo 128 resume temas frequentes falado no livro de Provérbios. No Salmo 128 os peregrinos cantam a felicidade dos tementes a Deus. Nesse sentido, o temor do Senhor não apenas é o princípio do saber, mas também o princípio da felicidade.
Este salmo tinha alguns objetivos: Primeiro, incentivar aqueles que temiam a Deus a continuar a viver em obediência aos caminhos do Senhor. Segundo, despertar a gratidão do povo de Deus diante das bênçãos materiais.
O salmo está dizendo que ter trabalho, sustento, família e filhos, viver em comunidade e ver a prosperidade do povo de Deus são privilégios que Ele dá. Por isso, este salmo nos convida à gratidão e a relembrar que todo que acontece e que são coisas boas, na verdade, todas elas vem de Deus.
O salmo tem duas partes: na primeira, há uma descrição de como Deus abençoa aqueles que O temem, como será abençoado aquele que teme ao Senhor (128.1-4). Na segunda, o salmista ora por aquele que teme ao Senhor, pedindo que Ele derrame as Suas bênçãos sobre ele (128.5-6).
Desejo que você sai daqui feliz, e alegre com o fato de ser um cristão. Pois, a felicidade do cristão se resume a uma palavra: abençoado!
O Cristão é abençoado (v.1-4)
V.1-4: “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor!”
O cristão é abençoado com a conversão (v.1)
A expressão bem-aventurado, que abre o salmo, significa simplesmente isto: feliz é aquele que ama ao Senhor. Ele é bem-aventurado porque as coisas que vão acontecer a ele são boas, por isso ele é feliz.
É interessante, pois, a Bíblia constantemente nos afirma que a verdadeira felicidade, o fato de alguém ser abençoado, não se resume a ter muitas riquezas ou mesmo em viver com saúde ou ter a consciência limpa, mas, o fato de alguém ser feliz pode ser resumir em ser um cristão convertido por Jesus. É quando nos tornamos filhos de Deus, é quando o Senhor nos tira da escuridão, é quando Deus nos liberta da nossa vida de desobediência e nos faz tementes a Ele, que realmente começamos a viver uma vida abundante, uma vida feliz.
Salmo 34.8–15 “Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia. Temei o Senhor, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará. Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor. Quem é o homem que ama a vida e quer longevidade para ver o bem? Refreia a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente. Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la. Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor.”
O cristão é abençoado com o trabalho (v.2)
O cristão é feliz, pois ele é abençoado por Deus com o trabalho, e é deste que ele tira o sustento da sua família. Porém, não é qualquer trabalho, mas, é um trabalho com integridade.
Não existe prosperidade sádia sem trabalho, porém, não existe prosperidade cristã sem o trabalho integro, correto e justo. Todo cristão pode trabalhar de forma justa e integra e assim ele e sua família viverá feliz com o fruto do seu penoso trabalho.
Vimos que o cristão abençoado é temente a Deus, e Ele ora ao Pai, o pão nosso de cada dia da-nos hoje, porém, o cristão feliz também trabalha para obter o pão que Deus irá lhe dar através da bênção que é o trabalho.
Todo cristão deve orar, mas não pode deixar de trabalhar.
Um cristão abençoado é feliz com o seu trabalho. Pois entende que foi Deus quem lhe abençoou com aquele trabalho.
Não existe nenhuma felicidade melhor do que ser um cristão que teme ao Senhor e trabalha de forma honesta, e com o fruto do trabalho todo mês paga seus boletos, oferta, dizimar e contribuir com a obra missionária, acude os necessitados e tudo quanto ele faz irá muito bem.
Enquanto que o mundo nos chama a prosperar de forma desonesta e se envolvendo com pecados, Deus nos chama a viver a felicidade simples que ele preparou para nós, que é ser temente e trabalhar honestamente para o sustento das pessoas que nós amamos.
O cristão é abençoado com a família (v.3-4)
Deus nos abençoa com a vida em família. E isso nos traz felicidade. Uma esposa e filhos são também dádivas de Deus. Se o ser cristão é a maior dádiva, o ter uma família é a segunda maior. O texto diz que a esposa no lar (no interior de tua casa) significa a esposa ideal da época do AT, onde a mulher que vivia a vida comum do lar, sendo uma mulher caseira, era vista como feliz. Ou seja, uma mulher que gosta dos afazeres de casa, de cuidar dos filhos e de estar com o marido no seu lar.
E para constituir família, a mulher tem que ser caseira; não é que ela não possa trabalhar fora, se a necessidade assim o exige, mas ela tem que gostar da vida do lar. E é fato que algumas mulheres seriam mais felizes se ficassem solteiras, porque não têm vocação para serem donas de casa.
Mas, não deixemo de destacar que o casamento é o padrão de Deus para nós humanos, porém isso não quer dizer que todos têm que casar para serem felizes. O padrão de relacionamento, casamento e de família envolve uma mulher que queira constituir casa, ela tem que gostar da ideia de viver com o marido, ter filhos e criá-los. Tudo isso faz parte do ideal bíblico de propagação e multiplicação da nossa espécie e também da Igreja de Deus. Desse modo, a mulher é como videira frutífera (um símbolo de fertilidade) e ela dava a luz a muitos filhos que são aqui simbolizados por ser os rebentos da oliveira (ou seja os galhos que brotam e mesmo o homem morrendo, esses brotos irão gerar mais oliveiras) essa era uma árvore muito valiosa para o povo de Israel, e aqui simboliza que os nosso filhos são valiosos no nosso lar cristão. Eles são a continuidade de nossa família cristã. E no contexto que se encontrava esse texto, havia a esperança da chegada do Messias: um daqueles filhos poderia ser o Messias.
O cristão é abençoado já no presente, mas, se nós como cristãos buscarmos nessas verdades a felicidade, é certo que também no futuro uma promessa nos espera: Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR!
Oração de pedido de bênção (v.5-6)
V.5-6: “O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!”
O salmista termina como se estivesse orando ou profetizando sobre as bênçãos sobre o cristão.
Sião é o nome do monte onde estava edificada a cidade de Jerusalém, onde estava o templo de Deus. Quando ele diz o Senhor te abençoe desde Sião, ele está dizendo que essas bênçãos vêm do Deus, este Deus que habita no meio de seu povo em Jerusalém.
O salmista esta dizendo que o Deus da aliança, o Deus de Israel, de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de Davi, o único Deus verdadeiro, Criador dos céus e da terra. De lá de Sião, do seu alto e sublime trono Ele vai abençoar você cristão, ou seja, essas bênçãos não chegam para o cristão individualmente, mas procedem do Deus que é o Deus de um povo, o Deus da Igreja. É esse Deus que está me abençoando, eu sou parte desse povo, dessa Igreja, e essas bênçãos vêm por conta que eu sou filho também e faço parte disso que chamamos de família de Deus por meio do seu Filho Jesus.
Deus então promete por meio do salmista que a bênção seja que nós possamos ver a prosperidade de Jerusalém durante os nosso dias de vida, ou seja, é sobre vivermos com longevidade mas não apenas isso, é viver muito para ver, poder testemunhar da prosperidade do povo de Deus, é viver para ver os filhos dos nossos filhos andando no caminho do SENHOR.
É viver para ver a cidade prosperar, para ver igrejas sendo plantadas, e os filhos dos nosso filhos prosperando espiritualmente e por consequência fisicamente também. Pois, serão homens e mulheres tementes a Deus andando uma vida trabalhando honestamente constituindo família e assim sendo felizes (bem-aventurados). E assim, teremos paz em Israel, ou seja, a paz e a felicidade de um povo está ligado a paz e a felicidade das nossas famílias.
Aplicações:
Ser Cristão é a maior bênção!
Sua Igreja é uma bênção, Deus te abençoou com o fato de te resgatar, se alegre por isso, pois você tem uma Igreja para congregar, participar da ceia, cantar louvores e adorar junto com os irmãos ao Senhor. E isso é muito bom, viver a vida diária buscando o Senhor, obedecendo os mandamentos é uma bênção, por mais que seja difícil e é, mas, isso é bênção de Deus! Ame ser cristão, ame sua igreja, ame seus irmãos em Cristo, pois, tudo isso são bênçãos de Deus para tua vida.
Deus sempre nos abençoa
Não é errado pedir a Deus bênçãos, não é pecado pedir, mas, devemos entender também que Deus abençoa quem Ele quer e quando quiser, por muitos motivos que só Deus sabe, por vezes Ele nos priva de bênçãos e podemos lembrar de vários casos assim na Bíblia, pessoas como Jó por exemplo, que era um homem temente a Deus, tinha muitos filhos, era próspero, mais do que todos os do Oriente. Um dia, o diabo foi dizer a Deus que Jó só era feliz porque o Senhor o cobriu de bênçãos, mas que, se Deus tirasse tudo dele, ele provavelmente não seria mais temente a Ele. Deus, então, deu permissão ao diabo para tirar-lhe tudo, inclusive a saúde. E o diabo assim o fez. Porém, Jó, mesmo privado de todos esses confortos, família, trabalho, prosperidade, saúde, disse: Deus deu, Deus tomou, bendito seja o nome do Senhor. Em momento algum Jó atribuiu a Deus falta alguma.
Mas, por motivos que só Deus sabe, as vezes Ele irá dizer não, e irá nos provar. Mas, nós devemos constantemente continuar confinado no Senhor e alegres no que Ele já nos tem dado hoje.
A verdadeira felicidade é se alegrar naquilo que Deus lhe deu até agora. Alegria não deve depender do que ainda vamos ou desejamos alcançar, mas, sim, naquilo que já temos recebido de Deus hoje.
Sua cidade, seu trabalho e sua família é uma bênção!
Talvez você não goste muito de sua cidade, do seu trabalho e até mesmo por diversos motivos até a sua família você tem perdido o animo e a felicidade com o casamento e com os filhos, com sua mãe e seu pai, seus irmãos. Mas, o Senhor nos ensinou hoje que tudo isso é bênção d’Ele para sua vida!
Deus nos trouxe para morar aqui o você já nasceu aqui exatamente porque essa cidade é uma bênção de Deus para tua vida!
Deus te colocou aqui não foi por acaso, mas, foi para que através da sua família, essa cidade que é uma bênção pra você, seja abençoada através de você e de sua família morando neste lugar!
Deus deu um trabalho para desfrutarmos d’Ele, se alegrarmos em termos um trabalho para com fidelidade e honestidade desse trabalho que por vezes é ardoroso, nós possamos tirar o sustento. E esse sustento não é apenas para você, mas, sobretudo para sua família que também é uma bênção de Deus.
Por isso, ame sua esposa, e você mulher, ame seu marido, e você menino e menina, ame seus pais e seus irmãos. E seja feliz com tudo que Deus tem te dado.
Conclusão: É verdade que há muita gente que não teme ao Senhor e que tem família, filhos, prosperidade, trabalho e morre com mais de 100 anos de idade. É que essas bênçãos materiais, na Bíblia, sempre são vistas como sendo acompanhadas com o poder e a capacidade para você desfrutar delas. Ou seja, o ímpio pode ter tudo isso e não ser feliz mesmo assim, mas o cristão, pelo contrário, um crente, mesmo tendo pouco, pode ser feliz, porque a verdadeira felicidade é você se alegrar naquilo que Deus lhe deu aqui neste mundo. Há pessoas que têm muito, mas vivem infelizes vivem e sem ter prazer e alegria. E, ao contrário, há também pessoas que têm muito pouco, mas que são constantemente alegres e satisfeitas, ficam “felizes da vida”, mesmo com aquelas coisas poucas que têm.
Related Media
See more
Related Sermons
See more