O caminho

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views

Mini-mensagem para um passeio da JEB

Notes
Transcript

????

Nesta caminhada andamos por vários lugares, no entanto, para que tudo corra bem há 3 coisas que precisámos fazer:
Manter-nos no caminho;
Ter o sentido certo
Ter a meta certa

1- No caminho certo

O caminho que temos no mapa é aquele que devemos andar, se, porventura, alguém sai fora do caminho:
Arrisca-se a não chegar ao mesmo final que nós;
Arrisca-se a ficar perdido e a não voltar a casa
Arrisca-se até a correr perigos que dentro do caminho não há!
Jesus disse
João 14.6 (ARA)
6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Jesus é O Caminho:
Jesus é O caminho porque de facto, não há outro caminho que nos leve a Deus, “ninguém pode ir a Deus a não ser através de Cristo, O Caminho”.
Jesus é O Caminho pois se não andarmos nele iremos andar noutros percursos. A verdade é que, se Cristo é o único Caminho que leva a Deus, significa que, todos os outros caminhos levam a outro lado:
Talvez haja aqui alguém a querer antes um caminho que leve á fama… ninguém te obriga a deixar esse caminho, mas no fim dele o que vais encontrar (caso lá chegues) é só isso mesmo, fama, muita gente que te vai admirar, é um caminho solitário e no fim, acabas só;
Talvez haja outros que queiram percorrer o caminho do sucesso, nos estudos, na carreira profissional, etc. Isso não está em si mesmo errado, mas, quando esse caminho é para ti o mais importante, o que vais achar lá no final é isso mesmo, um bom emprego, um bom salário, e nada mais;
Enfim, há muitos caminhos que levam a muitos lugares, Jesus é o Único caminho que leva a Deus, e uma coisa espetacular deste caminho é que nEle podemos encontrar algumas destas coisas que desejamos neste mundo e que são lícitas (bom emprego, bom salário, sucesso), mas, mais importante do que tudo isso, é Cristo, O Caminho.
Jesus é o Caminho seguro pois fora dele há perigos escondidos:
Pode não haver buracos como aqui, mas há decisões e situações na vida onde, se cairmos, vai ser muito difícil de sair tais como vícios ou más influências;
Pode não haver floresta desconhecida, mas podemos caminhar até lugares onde nos vamos sentir completamente perdidos, sem saber o que fazer e para onde ir.
Notem, tanto dentro do caminho como fora do caminho as pessoas têm dificuldades, mas o Caminho está preparado para no ajudar em todos os perigos, fora do caminho pode haver morte. Em Cristo também passamos por dificuldades, mas a alegria de estar no Caminho passa pela certeza de que ao enfrentarmos problemas, jamais estaremos sós e Aquele que está connosco é maior que qualquer dificuldade!
Como faço para estar no Caminho? Aceita Jesus como teu Salvador, arrepende-te dos teus pecados. Na verdade, não há nada que possas fazer para ter direito a andar no Caminhos, Cristo fez tudo! Andar no Caminho é uma prenda da parte de Deus para ti, não uma recompensa por algo que fizeste, arrepende-te e aceita Jesus como teu Salvador, e Ele te trará para esse Caminho que é Cristo!

2- No sentido certo

Imaginem então que estamos todos no caminho certo, estamos seguros, protegidos e no trajeto certo. No entanto imaginem que estavamos a subir e o João estava a descer. Por vezes pode-nos acontecer isso, podemos estar no caminho certo mas no sentido errado.
Números 22.20–35 (ARA)
20 Veio, pois, o Senhor a Balaão, de noite, e disse-lhe: Se aqueles homens vieram chamar-te, levanta-te, vai com eles; todavia, farás somente o que eu te disser.
21 Então, Balaão levantou-se pela manhã, albardou a sua jumenta e partiu com os príncipes de Moabe.
22 Acendeu-se a ira de Deus, porque ele se foi; e o Anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho por adversário. Ora, Balaão ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos, com ele.
23 Viu, pois, a jumenta o Anjo do Senhor parado no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que se desviou a jumenta do caminho, indo pelo campo; então, Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho.
24 Mas o Anjo do Senhor pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo muro de um e outro lado.
25 Vendo, pois, a jumenta o Anjo do Senhor, coseu-se contra o muro e comprimiu contra este o pé de Balaão; por isso, tornou a espancá-la.
26 Então, o Anjo do Senhor passou mais adiante e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita, nem para a esquerda.
27 Vendo a jumenta o Anjo do Senhor, deixou-se cair debaixo de Balaão; acendeu-se a ira de Balaão, e espancou a jumenta com a vara.
28 Então, o Senhor fez falar a jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste já três vezes?
29 Respondeu Balaão à jumenta: Porque zombaste de mim; tivera eu uma espada na mão e, agora, te mataria.
30 Replicou a jumenta a Balaão: Porventura, não sou a tua jumenta, em que toda a tua vida cavalgaste até hoje? Acaso, tem sido o meu costume fazer assim contigo? Ele respondeu: Não.
31 Então, o Senhor abriu os olhos a Balaão, ele viu o Anjo do Senhor, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça e prostrou-se com o rosto em terra.
32 Então, o Anjo do Senhor lhe disse: Por que já três vezes espancaste a jumenta? Eis que eu saí como teu adversário, porque o teu caminho é perverso diante de mim;
33 a jumenta me viu e já três vezes se desviou de diante de mim; na verdade, eu, agora, te haveria matado e a ela deixaria com vida.
34 Então, Balaão disse ao Anjo do Senhor: Pequei, porque não soube que estavas neste caminho para te opores a mim; agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei.
35 Tornou o Anjo do Senhor a Balaão: Vai-te com estes homens; mas somente aquilo que eu te disser, isso falarás. Assim, Balaão se foi com os príncipes de Balaque.
Balaão estava no caminho certo, mas o seu coração ia com a intenção errada. As riquezas que Balaão via que aqueles homens traziam, estavam ofuscar a mente do Balaão de tal modo que até um burro viu aquilo que Balaão não estava a ver. Balaão não estava a ver o seu coração a ser influenciado pelas riquezas.
Sabem, acredito que muitos aqui já estejam no caminho certo, em Cristo, salvos, no entanto por vezes parece que nos esquecemos da direção, do sentido deste novo caminho:
Tal como Balaão, as vezes esqueço-me do quanto o meu coração é enganoso, penso que, pelo facto de ser crente á muito anos já tenho a coisa controlada, e isso é estar no caminho certo mas no sentido errado:
Todos os dias precisamos de orientação da bíblia
Todos os dias precisámos de estar atentos aos ataques do inimigos,
Todos os dias precisamos de morrer para nós mesmos
DIARIAMENTE precisamos da orientação de Deus através da bíblia
Vir á igreja só não chega;
Vir aos encontros especiais só não chega;
Fazer parte dos membros da igreja só não chega!
Para estar no sentido certo eu preciso que cultivar diariamente a minha comunhão com Deus através da leitura e meditação da palavra e oração.
Nós não fomos salvos para ficar em standby á até que o Senhor nos venha buscar. Nós fomos salvos para as boas obras que Deus preparou de antemão para que andássemos nelas! Como conhecer que boas obras podemos fazer se não tivermos a instrução de que as planeou?
Salvação é um momento, mas santificação é um processo. Embora diferentes, ambos são necessários pois fomos salvos para ser santos!
Tens sido santo na forma como lidas com os teus colegas?
Tens sido santo no ambiente do trabalho?
Tens sido santo com a tua família descrente ou com os teus vizinhos?
“Tiago, tu não conheces a minha vida, não é nada fácil…” - por isso já disse que, mesmo estando no caminho teremos dificuldades, sem comunhão com Deus nada conseguiremos de facto.
Por isso, e para que andemos no sentido certo precisamos de disciplina:
Disciplina para dizer não ao meu eu e sim áquilo que a bíblia manda;
Disciplina para ter práticas piedosas como o tempo de devocional com Deus;
Disciplina para não parar nem estagnar espiritualmente (estou hoje mais maduro espiritualmente que o ano passado?)

3- Na meta certa

Que estranho seria ver um grupo de gente a caminhar no mesmo caminho, no mesmo sentido, mas com metas diferentes. Uns a quererem chegar ao fim, outros distraídos com as paisagens, outros a ficarem contentes por estar a meio.
O nosso principal objetivo de vida como cristãos é um só:
Hebreus 12.1–3 (ARA)
1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,
2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
3 Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.
Jesus é o caminho, mas é também a nossa meta, o nosso exemplo. Não nos enganemos com falsos discursos, o objetivo desta caminhada cristã :
Não é a tua felicidade, é a glória de Cristo!
Não é seres tu prróprio, é seres como Cristo!
Não é viveres como queres, é viver como Cristo viveu!
A meta não és tu nem eu! É Cristo!

Conclusão

EM Cristo, Deus nos dá o Caminho que leva ao Pai;
COM Cristo, Deus nos dá um sentido para ter vidas santas;
POR Cristo, Deus nos ajuda a ser como Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more