Fica firme!
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
Tema: Fica firme - Filipenses 4.1
Ocasião: Programação de jovens Goianésia 14/09
Texto: Filipenses 3.17-21
17 Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos. 18 Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. 19 O destino deles é a perdição, o seu deus é o estômago e eles têm orgulho do que é vergonhoso; só pensam nas coisas terrenas. 20 A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. 21 Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso.
Introdução
Carro com adesivo de site pornográfico
Contexto
primeira comunidade cristã que Paulo iniciou na Europa oreiental (Atos 16)
Colonia Romana da antiga macedonia que hoje faz parte da Grécia
Uma comunidade vibrante e fiel
Paulo estava aprisionado e recebeu uma visita de Epafrodito que trouxe uma oferta da igreja de Filipos e fez um relato da igreja para o apóstolo
Probelamas enfrentados em Filipos:
judaizantes
libertinos
desentendimentos na igreja (Evódia e Sineque)
A carta possui ensinamentos práticos para a vida dos cristãos e para a marcha da igreja em conjunto
Proposição
Nesta passagem Paulo argumenta sobre o contraste entre os cidadãos dos céus e aqueles que são apegados as coisas deste mundo:
I. A importância de se seguir um bom exemplo - O exemplo
II. Cuidado com os inimigos da cruz (libertinos) - O perigo
III. Permaneçam firmes na esperaça da glória - As bençãos
Argumentação:
Nos versos de 17-21, Paulo vai alertar os irmão sobre aqueles que ele considera como “inimigos da cruz” cujo destino é a destruição, cujo deus é o ventre, cuja glória está em sua infâmia, cuja mente está saturada das coisas terrenas.
Neste capítulo 3 Paulo descreve dois tipos de inimigos: a) os judaizantes, conforme foi abordado anteriormente e agora os libertinos.
Existiam aqueles que entendiam a liberdade conquistada na graça de Jesus como uma prerrogativa para dar vazão a carne, já que eram salvos pela graça e não pelas obras da lei.
I. A importância de se seguir um bom exemplo
I. A importância de se seguir um bom exemplo
no verso 17 Paulo exorta os irmão a seguirem seu exemplo e observar aqueles que vivem conforme os padrões de Jesus e dos apóstolos.
Antes de se colocar como como exemplo a ser seguido aqui neste texto, o apóstolo já havia lembrado aos filipenses que Jesus é o principal modelo (Fp 2. 5-8).
Ele faz o mesmo em 1Co 11.1
1 Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.
O fato é que:
Efésios e Filipenses 3.17–21: III. Advertência contra os Sensualistas. A Pátria Celestial
Cercados pela imoralidade tanto dos pagãos quanto dos cristãos nominais (ver os v. 18 e 19), os filipenses precisavam de um modelo real e concreto de devoção cristã. O apóstolo tinha pleno direito de indicar-se como esse modelo
“Ao invés de de fixar sua atenção naqueles que têm confundido a liberdade cristã com licenciosidade, os filipenses deviam imitar o exemplo daqueles que eram guias fiés da consuta cristã”
Ilustrar o texto: Danilo na ISPL
Aplicar: Quem tem exercido influência sobre você?
II. Cuidado com os inimigos da cruz (libertinos)
II. Cuidado com os inimigos da cruz (libertinos)
Em seguida nos versos 18 e 19 Paulo demonstra como vivem e qual o destino daqueles que se comportam e testemunham como se fossem inimigos de Jesus.
18 Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. 19 O destino deles é a perdição, o seu deus é o estômago e eles têm orgulho do que é vergonhoso; só pensam nas coisas terrenas.
Os amigos da cruz são aqueles que mostram através de suas vidas que aprenderam a viver negando os seus prazeres.
Vejamos essa máxima nas palavras de Jesus em Lucas 9.23
23 Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.
Sendo assim, “Os amigos da cruz não amam o mundo. Na verdade, o mundo está crucificado para eles e eles para o mundo, e isso porque se gloriam na cruz”.
14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.
Em contrapartida:
Os inimigos da cruz amam o mundo e as coisas que há no mundo. Eles têm sua mente voltada para as coisas terrenas.
15 Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Os inimigos da Cruz:
OS INIMIGOS DA CRUZ NÃO TEM CONTROLE SOBRE SEUS APETITES FÍSICOS. Eles se entregavam a glutonaria e à licenciosidade, servindo a sua natureza sensual.
OS INIMIGOS DA CRUZ SE ORGULHAM DE COISAS QUE DEVERIAM SE ENVERGONHAR.
ELES COLOCAM SEUS CORAÇÕES EM COISAS TERRENAS
Ilustrar o texto: Jovens IP união
Aplicar texto: você tem se vangloriado de seus pecados?
III. Permaneçam firmes na esperaça da glória
III. Permaneçam firmes na esperaça da glória
Por fim, o apóstolo segue, nos versos 20-21, encorajando a igreja para que permaneça firme e caminhe anseando glorioso retorno de Cristo onde todos os filhos de Deus receberão o prêmio eterno e gracioso de Deus.
20 A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
21 Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso.
Nestes versos Paulo demonstra que aqueles que estão em Cristo devem buscar:
1. governar suas vidas segundo os padrões celestiais
2. Aguardar ansiosamente o momento em que receberão sua herança guardade nos céus.
Efésios e Filipenses A Natureza Profundamente Emotiva de Paulo
Os cidadãos do reino do céu tiram seus olhos dos deleites pecaminosos, anelam ardentemente dar boas-vindas a seu Salvador, o Senhor Jesus Cristo
Efésios e Filipenses A Natureza Profundamente Emotiva de Paulo
Para muitos gregos pagãos, o corpo era considerado uma prisão da qual a alma era libertada na morte.
Efésios e Filipenses A Natureza Profundamente Emotiva de Paulo
Para Paulo, entretanto, o corpo era um templo, inclusive um santuário do Espírito Santo (1Co 6.19).
No verso 21, Paulo mostra que:
Como resultado do pecado, o corpo está exposto à maldição, na forma de fraquezas, sofrimentos, enfermidades, deformidades, futilidades, morte; porém, no dia da vinda do Senhor o nosso corpo será trensformado a semelhança do corpo glorioso de Cristo.
Ilustrar o texto: O diário de Simonton.
Simonton não desistiu e permaneceu firme mesmo diante da maior trajédia da sua vida.
5 de julho de 1864
Passou-se uma semana de solidão. Vivo com as lembranças de minha esposa que me foi tomada e no cuidado da querida bebê que ela deixou. Que aquele que me afligiu possa ajudar-me a suportar o fardo agora colocado sobre mim. Muitas vezes, ao refletir sobre os textos bíblicos que falam sobre o sofrimento, eu ficava a imaginar por que havia sido poupado. Eu dizia a Helen que a minha sorte parecia ser excepcional, mas agora o sofrimento chegou. Exatamente quando o meu cálice de felicidade terrena estava cheio, a fonte da maior parte das minhas alegrias mais puras me foi tirada. Cada vez que desperto sou lembrado da minha perda. Sinto um vazio que nada pode preencher, a não ser o próprio Deus. Graças ao seu nome porque posso orar a ele na certeza de que é meu Pai e cuida de mim. Quão preciosas são as suas promessas e as esperanças de perpétuas delícias à sua destra.
Aplicar texto: Fique firme!!!! não seda aos convites daqueles que barateiam a fé, Deus não brinca de ser Deus e nós não devemos brincar de ser cristãos.
LIÇOES
Necessidade de exemplos a serem seguidos. PRECISAMOS ORAR PARA QUE DEUS LEVANTE JOVENS QUE SÃO EXEMPLO E REFERENCIAL PARA NÓS;
Não existe igreja sem problemas. - ENTENDA QUE A IGREJA É FEITA DE PECADORES;
Nossa esperança final está fundamentada no senhorio de Jesus sobre nossas vidas e o vivo anseio de seu retorno. - VIVAMOS FIRMES NA CONTR-MÃO DO MUNDO.