O Espírito que dá fé, cura e opera milagres
Dons • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsSermão pregado na manhã de domingo (15 de setembro de 2024), na Primeira Igreja Batista de São Caetano do Sul.
Notes
Transcript
Irmãos, gosto muito de um livro chamado “O Deus Esquecido”, de autoria do pastor Francis Chan, no qual ele fala sobre o quanto a igreja cristã global tem negligenciado o Espírito Santo. Em um capítulo em específico, com o título “Uma Igreja Sobrenatural”, Chan fala que houve momentos na vida dele nos quais ele só poderia viver à espera de uma ação sobrenatural de Deus, do consolo do Espírito Santo. Ele fala sobre dependência, sobre reconhecer a ação de Deus em sua vida e sobre testemunhar que o Senhor a quem servimos é Deus.
Nós não somos diferentes das pessoas que estão andando pela cidade neste momento. Também temos dificuldades, passamos por desafios e problemas. Só que até na dificuldade, o Senhor nos quer testemunhas dele. Talvez você tenha acordado esta manhã como o autor deste livro, sem alegria e sem esperança, mas lembre-se de que há um Espírito que, através da sua vida, clama Aba Pai.
O tema desta mensagem é O ESPÍRITO QUE DÁ FÉ, CURA E OPERA MILAGRES.
Nós passaremos por estes três aspectos nesta reflexão.
Antes de tudo, vamos entender quem é o Espírito Santo.
O Espírito Santo é Deus, é uma das pessoas da Trindade. Ele é a forma como Deus escolheu viver naqueles que têm nova vida em Cristo.
Então, o Espírito Santo habita em nós. É por isso que o apóstolo diz em Efésios 4.30
Efésios 4.30 (NVI)
30 Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.
Ou seja, quando somos alcançados por Cristo, neste momento da real conversão, nós recebemos o Espírito Santo. E ele nos sela, nos prepara, nos guarda para o dia da redenção. É por isso que uma vez salvo, salvo para sempre.
Mas quais são as funções do Espírito Santo?
Ele nos convence do pecado;
Nos assegura a salvação;
Nos ensina;
Nos consola;
Produz em nós seu fruto (fruto do Espírito - Gálatas 5).
Quando uma pessoa tem, verdadeiramente, o Espírito Santo em sua vida, algo, de fato, muda. A pessoa muda em relação a atitudes, comportamentos, ideias. Se há uma nova natureza espiritual, a velha é deixada de lado. Ela é sufocada.
Um texto muito conhecido é o de 1 Coríntios 12. Ali, Paulo exorta à igreja dos corintianos para que não vivam na ignorância quanto aos dons espirituais. Ele vai falar que há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há um só Deus. Um só é Senhor.
Vamos ler então:
1Coríntios 12.9 (BS:NVT)
9 A um o mesmo Espírito dá grande fé, a outro o único Espírito concede o dom de cura.
Oração
Irmãos, esta fé a qual Paulo se refere não é a fé salvadora sobre a qual se fala em textos como 1 Pedro 1.9 ou Efésios 2.8-9. Aqui é uma fé singular, que se manifesta quando algo sobrenatural precisa acontecer. É uma grande fé, de clamor, pelo agir supremo de Deus.
E pessoas com esta fé se destacam para o bem do Reino de Deus. Essas pessoas são levantadas para cumprir o propósito de Deus.
Na Bíblia, um cara com este perfil foi Estevão, o primeiro martir. Em Atos, temos a instituição do diaconato para ajudar à igreja do primeiro século com um problema que havia surgido entre as viúvas. E Atos 6.5 vai dizer:
Atos dos Apóstolos 6.5 (BS:NVT)
5 A ideia agradou a todos, e escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau de Antioquia, que antes havia se convertido ao judaísmo.
Quem tem esta fé superlativa se entrega. Se entrega pelas pessoas. Eu lembro da Corrie ten Boom, uma irmã em Cristo holandesa que viveu o período do holocausto. Na Holanda ocupada pelos nazistas, a família dela escondia famílias judias que eram caçadas pelos nazistas. Isso fez com que ela e o pai fossem presos. O pai morreu na prisão. Ela, por um milagre, foi solta pouco antes de todo o seu pavilhão ser exterminado.
Aquela mulher se entregou e participou de um movimento que ajudou a livrar da morte milhares e milhares de vidas. Para isso, ela arriscou a própria vida.
Se na sua vivência, você não reflete uma entrega, uma fé sobrenatural de que Deus pode fazer o impossível naquela circunstância que parece terrível, o que você reflete? As pessoas precisam ver que o SEU SENHOR É O DEUS VERDADEIRO.
A fé é se entregar sabendo que Deus é quem opera por meio do Espírito. Não é obra sua. Mas a sua atitude deve apontar que você crê na suficiência de Deus.
O pastor John Piper tem uma frase que eu gosto muito: “Cultive o hábito de ver o invisível”. O que isso quer dizer? O crente precisa ter consciência de que há uma batalha espiritual em andamento. A fé superlativa nos dá consciência de que Cristo já é vencedor e nele nós somos mais do que vencedores.
Tem sido dias difíceis, meu irmão? Eu sei, para mim tem sido também. Passo por uma das fases mais complexas da minha vida, mas quando eu olho para a Palavra e eu vejo a fidelidade de Deus que me manteve firme e vivo até aqui eu tenho fé de que há um propósito que ainda não seu cumpriu, mas que ele quer realizar através da minha vida.
Entregue-se à vontade de Deus. Ainda no livro “O Deus Esquecido”, Francis Chan diz: “A verdade é que o Espírito do Deus vivo, com certeza, pedirá você que vá a algum lugar ou faça alguma coisa que, normalmente, não desejaria ou escolheria fazer”.
Pelo Espírito, somos ensinados a nos despir da nossa vontade. A viver o discipulado que ele nos preparou.
Somos chamados para grandes tarefas, irmãos. Varrer a igreja é uma grande tarefa, dobrar as roupas que serão vendidas no bazar do Impacto é uma grande tarefa. Existe uma história que já ouvi diferentes pessoas contando, então me parece verdade. É sobre o ministério Vencedores por Cristo, um dos grandes grupos de louvor e adoração das décadas de 1970 e 1980, nascido na Igreja Batista do Morumbi. Sabe como era um dos processos seletivos para entrar no grupo? Quem se dispunha a lavar banheiros da igreja.
Tem gente que vira a cara para qualquer coisa aparentemente pequena, só gosta de peixe grande. Se a Bíblia, que é a Bíblia, nos apresenta a revelação gradual, por que nós devemos querer o presente completo?
É parte do discipulado de Deus sobre nós que aprendamos sobre as complexidades dos nossos compromissos.
Na igreja, a gente tem a chance de crescer entre irmãos. Pessoas que podem nos apoiar, orientar, orar por nós. Irmãos, não tem gesto de amor mais lindo do que você dizer a alguém que está orando por ela. E realmente orar.
Dias atrás, cheguei na RTM Brasil para um culto presencial, um amigo de equipe me viu meio abatido, meio cansado depois de um problema que surgiu e disse: eu tô orando por você.
Mas parece que, para alguns, a igreja tem outro conceito. Não é o servir, a vivência da comunhão para a adoração. Essas pessoas vêm para desfrutar. Assistem ao culto, a cada quinzena ou uma vez por mês e vão embora. Nem se dão ao trabalho de ficar para a EBD.
Irmãos, eu sou professor de EBD aqui. Vez ou outra, eu tenho que sair caçando jovem para a aula. Eu não vejo fato da sala estar vazia e do tempo “perdido” na preparação da aula, mas eu vejo que há um desprendimento espiritual, um vazio espiritual. Para muitos, a relação com Deus não é prioridade.
Se você não priorizar a Deus que deu seu próprio filho em nosso favor, você vai priorizar o quê?
O seu trabalho? Na primeira oportunidade, o CNPJ nos manda embora.
O dinheiro? A semente deste fruto já prepara o seu coração para que você seja escravo do dinheiro ao dar a ele um valor maior do que ele tem.
Ter fé superlativa é se entregar e fazer aquilo que glorifique a Deus e me permita viver mais e mais do que ele tem para mim.
O texto de 1 Coríntios continua: a outro o único Espírito concede o dom de cura.
E a cura aqui não é só a cura física, como a gente vê com os telepastores.
Aqui é uma cura, à luz de Tiago 5.14-15
Tiago 5.14–15 (BS:NVT)
14 Alguém está doente? Chame os presbíteros da igreja para que venham e orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. 15 Essa oração de fé curará o enfermo, e o Senhor o restabelecerá. E, se cometeu algum pecado, será perdoado.
Oremos por aqueles que estão doentes fisicamente, somos chamados também para isso, mas cuidemos daquele que precisa ser orientado.
Aquele que anda por caminhos complicados precisa ser exortado. Exortação é o ensino com amor.
É cada vez mais difícil encontrar pessoas que se dispõe a andar com as outras no sentido de aconselhar, ajudar a recolher os cacos e apontar a correta direção.
Você é uma pessoa que pode anunciar a cura para alguém. Como? Sendo humilde para ouvi-la e servi-la, buscando sabedoria para orientá-la à luz das escrituras.
Tenho conversado com um rapaz, que não é propriamente da igreja, mas já andou muito conosco, no meu período de atendimento aqui na igreja e ele tem passado por muitas dificuldades. E ele me pediu ajuda: Lucas, me ajuda porque eu sou um procrastinador. Isso tem prejudicado a vida dele, os estudos, a parte ministerial. É uma negligência.
Mas só apontar o dedo não basta. Temos orado juntos, temos feito discipulado juntos, temos conversado e eu creio que Deus pode ensiná-lo a como remir o tempo dele a bem do Reino de Deus.
As coisas no reino passam pela ideia de investimento.
É o investimento financeiro que temos a oportunidade de fazer por meio dos nossos dízimos e ofertas;
Investimento de tempo, ouvindo, discipulando e sendo discipulado
E investimento de vida. Tem gente que dá a própria vida pelo bem do Reino.
Você é um agente que leva cura para as pessoas. Sabe por quê? Por que você compartilha sobre o melhor médico que existe, Jesus Cristo.
Existem pessoas com a vida completamente destruída neste momento que acham que encontram alívio para suas dores físicas e da alma em alguma droga ou alguma dependência, mas o único prazer e alegria capaz de preencher o coração das pessoas é Jesus. Apenas Jesus pode nos reconfigurar a mente para agirmos com piedade às pessoas.
Pessoas curadas, ajudam a compartilhar a cura. Pessoas feridas, só abrem novas feridas.
A sociedade em que vivemos está baseada na individualidade e na visão do lucro. Somos péssimos em perceber o mal que esta cultura nos causa.
Na semana que passou, estava dirigindo e a Noemi ao meu lado ali na Visconde. Final de tarde, um calor imenso. Vocês já tiveram a sensação de ver pertinho de você a destruição de algo? Eu vi aquela poeira escura, aquele bafo quente, sentindo aquela dificuldade de respirar e disse a ela: acho que todos nós morreremos disso. Olhem o que estão fazendo com o nosso planeta. Tem 23 cidades de SP com grandes focos ativos de fogo neste momento. Parece distante, mas prejudica o ar que a gente respira. E o que os crentes brasileiros têm feito para curar o clima?
Devemos ser diferentes para que vejam em nós a razão dessa diferença: Cristo.
Devemos estar prontos como Pedro em Atos 3.6-7
Atos dos Apóstolos 3.6–7 (BS:NVT)
6 Pedro, no entanto, disse: “Não tenho prata nem ouro, mas lhe dou o que tenho. Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, levante-se e ande!”. 7 Então Pedro segurou o aleijado pela mão e o ajudou a levantar-se. No mesmo instante, os pés e os tornozelos do homem foram curados e fortalecidos.
Você já parou para pensar o que se passa na mente de alguém que foi curado nessa circunstância? Não sei se você já passou por isso, mas deve ser muito impactante.
Muitas vezes condicionamos alegria e bem-estar à questão financeira, mas devemos ser como Pedro: Não tenho prata, nem ouro, mas lhe dou o que tenho. E o que tenho é INFINITAMENTE superior a todo ouro e toda prata. A palavra de Deus diz que aquele homem foi curado. Em seguida, ele os seguiu louvando e adorando a Deus.
A nossa geração espera por nós, como aquele homem por Pedro. Esperam ouvir um Levante-se e ande. Só que este imperativo só pode ser dito com a autoridade do alto. O Reino de Deus recruta cristãos verdadeiros, que tenham autoridade do alto para dizer a quem está doente: seja curado em nome de Jesus. Seja curado das dores da sua alma, das dores físicas, dos traumas.
Não sei como você entrou aqui, talvez com problemas até hoje não resolvidos, dores que te fazem nem estar mais nessa vida.
Só Cristo pode preencher esse vazio na sua vida. Se você quer ser um agente de esperança e de cura do Senhor, você precisa estar curado. Nós não vamos te passar nenhum óleo, não vamos criar nenhum cenário sobrenatural. Nós vamos crer no Senhor e pedir a ele que, por sua graça e misericórdia, realize o melhor em sua vida. Deus não quer filhos feridos, ele quer filhos participativos. Na família de Deus, todo relacionamento é saudável. Se há intrigas, se há brigas é porque Satanás tem tentado usar brechas que são dadas. O Senhor pacifica corações.
Nesta manhã, se você está chateado com alguém, entristecido com alguém ou tem consciência de que fez mal a alguém, lembre-se que você não foi chamado para viver assim. Da sua boca deve ser mensagens de cura. A primeira delas, é reconhecer a sua situação de erro, se for o caso. Peça perdão e mude a sua atitude. Se o erro não foi seu, perdoe. O erro do outro não pode fazer aluguel no seu coração.
Em 1Coríntios 12.10 lemos:
1Coríntios 12.10 (BS:NVT)
10 A um ele dá o poder de realizar milagres, a outro, a capacidade de profetizar. A outro ele dá a capacidade de discernir se uma mensagem é do Espírito de Deus ou de outro espírito. A outro, ainda, dá a capacidade de falar em diferentes línguas, enquanto a um outro dá a capacidade de interpretar o que está sendo dito.
O Espírito Santo age conforme a vontade dele na distribuição dos dons. Já vi alguns discursos de super crentes que diziam “eu posso curar isso”, “eu posso fazer aquilo”. Irmãos, até para respirar nós dependemos da graça de Deus. O dom, talento ou aptidão que você tem não são méritos seus, é graça de Deus por meio do Espírito.
Paulo Romeiro, em seu livro “Supercrentes”, que faz uma análise crítica aos pastores e evangelistas da teologista positivista (a mãe da Teologia da Prosperidade) diz: “Os escritores do Novo Testamento tiveram o cuidado de apresentar Cristo numa perspectiva correta, pois quando alguém crê num Jesus errado, embarca numa salvação errada e desembarca num céu errado”.
A sã doutrina nos mostra que é Deus quem faz. Por vezes, o Espírito de Deus nos usa como instrumentos para que ele opere milagres e distribua seus dons.
Irmãos, prestem atenção no que vou dizer: ao servir ao Deus que servimos, que faz do impossível, possível, não devemos duvidar que ele continua a fazer muitas coisas.
Para vivenciar essa experiência profunda com Deus, a igreja precisa ser ensinada corretamente sobre Jesus, para não cair na cilada falada por Paulo Romeiro.
Quando nos deixamos ser instrumentos por Deus, as pessoas veem a Deus e temem a Deus, como traz Atos 5.9-11, na história de Ananias e Safira, que mentiram a Deus na hora de entregar o valor que tinham conseguido pela venda do imóvel.
Atos dos Apóstolos 5.9–11 (BS:NVT)
9 Então Pedro disse: “Como vocês puderam conspirar para pôr à prova o Espírito do Senhor? Veja, os jovens que sepultaram seu marido estão logo ali, perto da porta, e também levarão você”. 10 No mesmo instante, ela caiu no chão e morreu. Quando os jovens entraram e viram que ela estava morta, levaram seu corpo para fora e a sepultaram ao lado do marido. 11 Um grande temor se apoderou de toda a igreja e de todos que souberam desse acontecimento.
Talvez você seja cético quanto a milagres e dons espirituais. Só que fomos chamados a uma família da fé. A fé é, segundo o autor de Hebreus 11.1:
Hebreus 11.1 (ARA)
1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.
Conclusão
Diante de tudo o que foi dito aqui, irmãos, o que fica? A mensagem de que o Senhor quem nos dá fé, quem nos cura para sermos agentes de cura uns aos outros e ele que realiza milagres ainda nos dias de hoje.
Existem muitas coisas que a ciência não explica. Que não tem explicação lógica. Mas a Palavra tem. A Bíblia diz: Salmo 5.12
Salmo 5.12 (BS:NVT)
12 Pois tu, Senhor, abençoas os justos; com teu favor os proteges como um escudo.
Oração