O TESTEMUNHO DE UMA FÉ GENUÍNA (Parte 2) - 1João 5.6-12

Exposição de 1João   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Essa última sessão de ensinos de João nos capacita a responder duas importantes perguntas?
Como eu posso ter certeza que a minha fé é genuina? E como saber se aquilo que eu creio é realmente a verdade de Deus?
Apartir dai vamos saber se somos ou não crentes em Jesus.
Resumo da primeira parte, ver o esboço da mensagem anterior.

GRANDE IDEIA

A fé genuina em Cristo é marcada por um testemunho de vida coerente com a Verdade e com o Espirito Santo que nos ajuda e confirma para o dia de Cristo.

I — O TESTEMUNHO DO AMOR AOS IRMÃOS SEGUINDO O MODELO DE DEUS (4.7-13)

O verdadeiro crente que é nascido de Deus deve exibir o mesmo amor sacrificial e altruísta que Deus demostra através de Cristo (v.7-10)
Portanto devemos imitá-lo fazendo o mesmo pelos nossos irmãos (v.11-12)
O crente tem o Espirito de Deus que o capacita a praticar as mesmas obras de Deus (v.13)

II — O TESTEMUNHO DE CONFIANÇA NO AMOR DE DEUS EM CRISTO (4.14-20)

Jesus foi enviado pelo Pai como o salvador do mundo, o primeiro passo para ter essa certeza é crer em Jesus confessando que Ele é o filho de Deus (v.14)
A confiança vem da permanecia no amor dele (v.15)
A prática do amor permite desfrutar de certeza e ousadia na Volta do Senhor (v.17–18). O cristão que ama não teme o juízo de Deus!
O amor aos irmãos é uma prova que amamos a Deus (v.20)

III — O TESTEMUNHO DE OBEDIÊNCIA AOS MANDAMENTOS DE DEUS (4.21 - 5.5)

1. O mandamento do amor (4.21 - 5.1)

O amor é o (Grande) Mandamento deixado por Jesus (4.21)

Esse mandamento precisa ser cumprido em duas etapas, conforme Jesus ensinou: Primeiro amamos a Deus acima de todas as coisas depois ao próximo como a nós mesmo - Mc 12.30

Aquele que crê em Jesus está habilitado para amar a Deus e ao próximo (5.1)

Em 5.1 João faz uma conclusão lógica do seu argumento sobre o Grande mandamento: Todos que creem em Jesus são nascidos de Deus (cf. Jo 1.12-13), então aquele que ama a Deus precisa amar também os que são nascidos dele, isto é, todos os que creram em Jesus!

2. Todos os outros mandamentos (5.2-5)

O amor pelos irmãos prova o amor a Deus (4.20–5.1) e é, por sua vez, definido por obediência aos mandamentos de Deus (5.2).

O amor a Deus também é definido pela obediência aos seus mandamentos (v.3A).

Quais mandamentos? Os mandamentos representados pelo decalogo, aos quais Jesus não veio abolir, mas sim, reafirmar da forma correta, conforme Mt 5.17-20.

Os mandamentos não são penosos ou pesados (v.3b)

Se a Palavra de Deus diz que os mandamentos não são pesados por que muitas vezes é tão difícil para nos obedecermos? A resposta é: Porque o mundo tem vencido em nossas vidas!

Aquele que crê em Jesus também está habilitado para vencer o mundo e obedecer os mandamentos! (v.4-5)

IV — O TESTEMUNHO DE FIDELIDADE AO CORRETO ENSINO SOBRE JESUS (5.6-12)

Aquele que tem a fé genuína dá esse tetemunho correto acerca da pessoa de Jesus.
No v.5 ele diz que o primeiro passo é crer que Jesus é o filho de Deus, esse é o cerne do Evangelho. Ver Mc 1.1
Marcos 1.1 ARA
Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.
Ou seja Jesus é o Cristo (Messias), mas também é o filho de Deus, ele possui uma natureza divina.
Aquele que crê que Jesus é o filho de Deus, precisa crer de forma correta, segundo a sã doutrina. João prossegue seu ensino combatendo as falsas doutrinas que estavam sendo difundidas.

1. O testemunho do Espirito, da agua e do sangue são o testemunho de Deus sobre Jesus (5.6–9).

“Ele não veio apenas pela água, mas pela água e pelo sangue”. É possível que João tenha escrito essas palavras para combater o movimento herético que posteriormente deu origem ao Gnosticismo. Um de seus representantes, Cerinto, ensinava que o Cristo divino havia descido sobre Jesus no seu batismo e deixado-o antes que ele morresse na cruz. Provavelmente era disso que João falava em 2.22.
Os gnósticos afirmavam que Cristo não havia experimentado a morte. Em oposição a essa heresia gnóstica, que havia começado a aparecer quando João escreveu esta epístola, o apóstolo ensina a veracidade histórica de Jesus Cristo: o Filho de Deus começou seu ministério na terra quando foi batizado e completou esse ministério quando verteu seu sangue e morreu.

A. O testemunho do Espirito

“E é o Espírito que testifica, pois o Espírito é a verdade”. A palavra testemunhar é de certa importância nesse parágrafo. O Espírito está testificando como aquele que, viu ou estava presente em cada momento:

1. O nascimento (concepção) — Mt 1.20, Lc 1.35; 25–32;

Lucas 1.35 ARA
Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.

2. O batismo — Mt 3.16; Lc 3.22

Lucas 3.22 ARA
e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.

3. O ministério e ensino de Jesus — Lc 4.1,18;

Lucas 4.18 ARA
O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,
João reafirma as palavras de Jesus — Ver Jo 15.26. O Espírito continua a testemunhar a verdade de Deus com referência à pessoa e à obra de Jesus.
João 15.26 ARA
Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;

B. O testemunho da água

Temos também o testemunho da água. A nosso ver, trata-se de uma referência ao que aconteceu no batismo do Senhor Jesus. Nessa ocasião, Deus abriu os céus e proclamou publicamente: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3:17). O Pai acrescentou seu próprio testemunho àquele dado pelo Espírito Santo acerca da Pessoa de Cristo.
O testemunho das 3 pessoas da trindade é visto no batismo de Jesus, assim como é reafirmado aqui na passagem de João no v.7.

C. O testemunho do sangue

Por fim, temos o testemunho do sangue. Na cruz, o Senhor Jesus deu testemunho de si mesmo como Filho de Deus, confirmado pelo soldado romano em Mc 15.39.
Marcos 15.39 ARA
O centurião que estava em frente dele, vendo que assim expirara, disse: Verdadeiramente, este homem era o Filho de Deus.
Ninguém lhe tirou a vida; ele a entregou voluntariamente, algo que não poderia ter feito se fosse apenas homem. O sangue do Senhor Jesus Cristo dá testemunho de que o problema do pecado foi resolvido de uma vez por todas de forma satisfatória para Deus. Esse é o testemunho da Nova Aliança - Lucas 22.20 “Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.”
V.8 — As três testemunhas são unânimes num só propósito: Concordam no testemunho acerca da perfeição da Pessoa e obra de Cristo.
V.9 — O tríplece testemunho é o testemunho do Pai acerca do Filho.
Se consideramos esse versículo no contexto mais amplo das Escrituras, vemos que a expressão testemunho dos homens pode ser uma referência a João Batista. Sobre João Batista, Jesus disse: “Outro é o que testifica a meu respeito, e sei que é verdadeiro o testemunho que ele dá de mim” (Jo 5.32). Nesse mesmo contexto, Jesus acrescentou: “Mas eu tenho maior testemunho do que o de João… O Pai que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim” (Jo 5.36-37). Talvez sejam essas as palavras que João tem em mente quando compara o testemunho do homem com o de Deus.
Ou pode estar fazendo uma simples comparação com o testemunho dos homens nas relaçoes cotidianas: Se não aceitássemos a palavra de outras pessoas no dia a dia, seria impossível fechar negócios ou ter uma vida social.
Ora, Se assim confiamos nas pessoas, que podem se equivocar ou até mesmo ter más intenções de nos enganar, quão maior não deve ser nossa confiança na palavra do Deus que não pode falhar nem mentir. É absurdo não crer em Deus. Seu testemunho é absolutamente fidedigno.
De qualquer forma a mensagem que fica é que devemos crer e confiar no testemunho de Deus, porque do catrario iremos enfrentar as consequencias, conforme ele explica nos versos seguintes.

2. O testemunho pessoal interno confirma que cremos no testemunho de Deus (5.10–12).

V.10 — Quem creu realmente em Cristo tem esse testemunho interno. Quais são os passos que uma pesoa deve dar para a salvação? Vejamos Ef 1.13
Efésios 1.13 ARA
em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;
Ouvir a Palavra da verdade, o Evangelho;
Crer em Cristo como Senhor e Salvador;
Ser selado com o Espirito Santo;
Se você deu esses passos, você tem esse testemunho do qual João está falando, pois é o proprio Espirito Santo é quem testeifica para o nosso espirito sobre essas verdades eternas.
Por outro lado quem não crer em Jesus está fazendo Deus um mentiroso, talvez não com palavras, mas com suas ações.
V.11-12 — Ele conclui a assagem sumarizando o Testemunho de Deus acerca de Jesus: Deus concede a Vida Eterna por meio do seu Filho.
Só ha duas atitudes diante dessa verdade: Receber ou Rejeitar essa Salvação! (v.12).
Não há meio termo, não dá pra ficar em cima do muro! Algumas pessoas pensam que têm a opção de aceitar ou rejeitar o testemunho de Deus acerca de Cristo, mas João lhes mostra que rejeitar esse testemunho é acusar Deus de desonestidade.

CONCLUSÃO

Quem é Jesus pra você?
O quarto e ultimo testemunho de uma fé genuina que produz a verdadeira mudança de vida é o entedimento correto sobre quem é Jesus!
Voce entede quem é Jesus e o que ele veio fazer no mundo?
Jesus é o Messias, o Filho de Deus encarnado que veio ao mundo para morrer pelos nossos pecados. Foi isso que João Batista testemunhou sobre Jesus em Jo 1.29:
João 1.29 ARA
No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Precisamos entender essa verdade e crer nele de todo o coração!
Precisamos entregar nossa vida totalmente em suas mãos, não somente uma parte.
Você já tem feito isso, se não lembre que diante de Jesus não ha meio termo, ou você aceita ou rejeita. Leiamos novamente 1Jo 5.12
1João 5.12 ARA
Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.
A fé genuina em Cristo é marcada por um testemunho de vida coerente com a Verdade e com o Espirito Santo que nos ajuda e confirma para o dia de Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more