COMPROMETIMENTO (Lc 1.1–4; At 1–4).

I – ESSES CRISTÃO CARACTERIZA-SE   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

O CRISTÃO COMPROMETIDO

INTRODUÇÃO:
O livro de Atos dos Apóstolos é um dos livros mais pesquisados do N.T, pois ele se constitui um documento de inestimável valor histórico, que narra os primeiros 30 anos da igreja cristã, desde o seu nascedouro e desenvolvimento. Além do seu valor histórico, o livro de Atos, mostra que aquilo que JESUS fez e ensinou continuou através da igreja, tornando esses eventos extremamente significantes para igreja de todos os tempos. Ele nos incentiva e encoraja-nos com as experiências vividas pelos cristãos primitivos.
O livro nos apresenta os primeiros cristãos organizados em igreja, detalhando o seu viver interno e externo, apresentando o desenvolvimento da igreja a sua maneira de lidar com o pecado, suas estruturas, suas maneiras de tomar decisões, sua visão estratégica, seu sentido de unidade e a sua maneiras de cumprir a vontade de DEUS.
Encontramos o desenvolvimento externo da igreja, procurando alcançar sua missão de proclamar o Evangelho até as confins da terra… Observamos o desejo de testemunhar, mesmo diante das perseguições; observamos a transposição das barreiras culturais, tornando a igreja um lugar para todos, as estratégias missionárias, a persistência na obtenção dos alvos estabelecidos e a chegada do Evangelho em Roma.
Atos dos Apóstolos nos narra também a presença constante e continua do SENHOR JESUS o poder de DEUS em diversas manifestações sobrenaturais e a direção clara do ESPÍRITO SANTO…
Ao iniciarmos a série de mensagem no livro de Atos dos Apóstolo, salta aos nossos olhos a figura ímpar do seu autor. Lucas é dos personagens singulares do Novo Testamento, destacando-se por sua obra que será preservada até o final dos tempos.
Cristão gentio, conheceu em CRISTO o principio do amor e aplicou-o plenamente em sua vida, comprometendo-se e tornando-se um amigo fiel, um cristão interessado no bem espiritual dos seus irmãos, um médico cuidadoso e um hábil historiador, preservando a mais bela história da humanidade em todos os tempos.
Quando associamos os versículos iniciais de suas obra, escrita em dois volumes, percebemos que esta vida exemplar merece nossa reflexão. Por isso podemos dizer:
Somente um cristão comprometido com seus irmãos produz em sua vida singular um trabalho que dura para eternidade.
Nestes versículos iniciais das obras escritas por Lucas encontramos algumas características do cristão que se compromete com seus irmãos.
I – ESSE CRISTÃO CARACTERIZA–SE POR UMA VIDA MARCADA PELO AMOR:
1-Visto nas amizades sinceras.
a)- Por Teófilo — (Lc 1.3 ; “Pareceu-me também a mim conviniente descrevê-los a ti, ó Teofilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o principio”; Atos dos Apóstolos 1.1 “Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar” ).
b)- Por Paulo — (Colossenses 4.14 “Saúda-vos Lucas, o médico amado, e também Demas.”; 2Timóteo 4.11 “Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério.” ).
E – Lucas é sempre lembrado por Paulo, tudo isso a uma amizade “sincera”. Essa reciprocidade na amizade fez Paulo por várias vezes mencionar o nome de Lucas em algumas de suas epístolas (Cl 4.14; 2Tm 4.11; Fm 24). Já Lucas dedicou sua vida para narrar os fatos que aconteceram com JESUS para beneficiar a Teófilo e acompanhou Paulo em boa parte de suas viagens missionária.
2-Visto na atenção especial pelos novos irmãos:
a)- Em relação a Teófilo (Lucas 1.4 “para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído”).
b)- Em relação a Lídia (Atos dos Apóstolos 16.15 “Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso. A cura de uma jovem adivinhadora” ).
E – A amizade verdadeira nos faz atencioso para com os irmãos… Ela não se baseia em interesses pessoais. Lucas sabia muito bem o que era isso, pois relata a atenção que ele teve para com Teófilo em afirmar que ele deveria ficar tranquilo, pois tudo que ele passou a Teófilo era verdade…
Ja no caso de Lídia, ela teve uma atenção dobrada para com Paulo, Lucas e Silas…
3- Visto no uso de suas habilidades profissionais:
a)- No uso de termos médicos usados no seu relato: (Atos dos Apóstolos 3.7 “E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram;” Atos dos Apóstolos 8.7 “Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados.” Atos dos Apóstolos 9.33 “Encontrou ali certo homem, chamado Eneias, que havia oito anos jazia de cama, pois era paralítico”; Atos dos Apóstolos 13.11 “Pois, agora, eis aí está sobre ti a mão do Senhor, e ficarás cego, não vendo o sol por algum tempo. No mesmo instante, caiu sobre ele névoa e escuridade, e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão.” Atos dos Apóstolos 14.8 “Em Listra, costumava estar assentado certo homem aleijado, paralítico desde o seu nascimento, o qual jamais pudera andar.” At 28.8,Atos dos Apóstolos 28.9 “À vista deste acontecimento, os demais enfermos da ilha vieram e foram curados,” ).
b)- No trato cuidadoso com Paulo - (Atos dos Apóstolos 21.12 “Quando ouvimos estas palavras, tanto nós como os daquele lugar, rogamos a Paulo que não subisse a Jerusalém.”).
E – Lucas era médico e faz questão de em muitos casos falar de maneira clínica e dando detalhes sobre a cura das pessoas. Quanto a Paulo ele se preocupava com seu amigo , irmão e companheiro de viagem….
4- Visto no seu interesse pelas minorias marginalizadas:
a)- Destacando as mulheres, os publicanos, os pobres. Exs: Maria, mãe de JESUS; Maria mãe de João Marcos; Dorcas; Lídia; Zaqueu; publicando arrependido…
b)- Destacando os samaritanos, os gentios. Exs: Evangelização em Felipe em Samaria; Cornélio…
E – Mais uma vez Lucas mostra que o seu interesse não era apenas escrever, mas demostrar através de fatos que minoria marginalizada nunca foi esquecida por JESUS…
5- Visto no seu envolvimento ministerial:
a)- Viajando nas equipes missionárias - At 16.10 a 17; 20. 6-13; 28.15.
b)- Provavelmente liderando ou pastoreando a igreja de Filipos …
E – Lucas era um homem disposto a enfrentar qualquer tipo de circunstâncias para ser útil nas viagens muita das vezes correndo risco de vida, porém não desistindo em momento algum. Possivelmente também exercendo seu chamado a obra de pastorear que não era fácil…
C & A – A amizade tem que ser sincera sem nenhum tipo de falsidade, pois ela trata de maneira especial. Não se baseia em interesse pessoais, mas em pessoas… Não faz acepção de pessoas… Nós temos sido amigos leais?…
II – ESSE CRISTÃO CARACTERIZA-SE POR DESENVOLVER UM TRABALHO CONFIÁVEL:
1- Seu trabalho teve por base “coisas que aconteceram de fato” - (Lucas 1.1 “Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram,” ).
2- Seu trabalho teve por base “testemunhas oculares” - (Lucas 1.2 “conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra,” ).
3- Seu trabalho teve por base sua própria “acurada (elaborada, certeira, exata, acertada) investigação”) - (Lucas 1.3 “igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem,” ).
4- Seu trabalho foi preservado pelo método da época: “por escrito” - (Lucas 1.3 “igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem,” ).
5- Seu trabalho objetivou dar “plena certeza das verdades” que foram ensinadas - (Lucas 1.4 “para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído. Zacarias e Isabel” ).
E – Seu trabalho se baseou em fatos que aconteceram não em falácias ou invenções pois ainda tinha em sua época pessoas que realmente andaram com JESUS e viram seus milagres e sua nonada de, como seus próprios discípulos. Ele mesmo pesquisou de maneira minuciosa sobre tudo da vida de JESUS. Ele faz isso por escrito, pois era o método usado na época. Tudo isso ele realizou para mostrar as veracidades dos fato….
C&A – O cristão em todas as áreas de sua vida tem que demostrar confiança e veracidade naquilo que ele diz e faz… A mentira é um dos meios utilizados pelo mundo para se dar bem e até obter vantagens sobre os outros… seja verdadeiro….
III - ESSE CRISTÃO CARACTERIZA-SE POR PERSEVERAR O CONTEÚDO MAIS SINGULAR DA HISTÓRIA:
É neste conteúdo preservado que encontramos a base da doutrina da nossa fé: O ministério de JESUS; O que ELE não só começou a fazer, mas ensinar: Sua morte: Sua ressurreição e glorificação…
1- Esse conteúdo preservou - “todas as coisas que JESUS começou a fazer e a ensinar”; ( Atos dos Apóstolos 1.1 “Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar” ).
2- Esse conteúdo preservou o “propósito do sacrifício de JESUS” - “ se apresentou vivo… durante 40 dias” - (Atos dos Apóstolos 1.2 “até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.” ).
3- Esse conteúdo preservou a “ressurreição de JESUS” – “se apresentou vivo… durante 40 dias” - (Atos dos Apóstolos 1.3,4 “A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.” E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.”).
4- Esse conteúdo preservou o ministério de JESUS – “por intermédio do Espírito Santo” (Atos dos Apóstolos 1.2 “até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.” ).
5- Esse conteúdo preservou a glorificação de JESUS” ao ser – “elevado as alturas” (Atos dos Apóstolos 1.2 “até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.” ).
CONCLUSÃO:
O desafio que a vida de Lucas nos deixa deve fazer-nos refletir:
Tenho me distinguido por uma vida de amor?
O meu trabalho ministerial tem sido confiável?
Tenho preservado inalterado o conteúdo do Evangelho de JESUS CRISTO?
Related Media
See more
Related Sermons
See more