O Amor de Cristo

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
2Coríntios 5.14–21 BEARA
14 Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16 Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. 17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura ; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmopor meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. 21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

Vivemos debaixo do amor de Cristo

2Coríntios 5.14 BEARA
14 Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram.
Esse amor nos constrange, por que?
- Imerecido – Não leva em conta quem somos
- Imenso – Atinge cada área de nosso ser
- Irradiado – É irradiado em nós e através de nós.

O Amor de Cristo nos dá um propósito de vida

2Coríntios 5.15 BEARA
15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Já que Ele nos cobriu com esse amor, devemos agora viver para esse amor
Deixamos de lado:
- Nossos desejos – Desejamos o que vem dEle
- Nossos planos – Seguimos o plano dEle
- Nossa vida: Vivemos a vida dEle

O Amor de Cristo nos faz olhar os outros pelos olhos desse amor

2Coríntios 5.16 BEARA
16 Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.
Talvez Paulo esteja referindo-se ao versículo 12, em que ele descreve seus críticos como homens que se gloriam na aparência e não olham o coração. Agora, o apostolo retoma esse assunto, ensinando que uma nova criação ocorre quando aceitamos Cristo.
Daqui por diante, não julgamos os homens de forma carnal e terrena, de acordo com aparências, credenciais humanas ou nacionalidade. Passamos a vê-los como almas preciosas pelas quais Cristo morreu.

O Amor de Cristo nos faz mudar por completo

2Coríntios 5.17 BEARA
17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura ; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
Somos seres novos. Formados novamente, esse é o novo nascimento que Nicodemos não entendia.
Portanto, em uma conclusão ainda decorrente verso 15, Paulo escreveu, se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. graça e misericórdia de Deus são largas o suficiente para abranger qualquer um, até mesmo o mais vil, pecador, mesmo ímpios ou o principal dos pecadores.
A transformação operada pelo novo nascimento não é apenas um milagre instantâneo, mas também um processo ao longo da vida de santificação. Para aqueles tão transformada, tudo muda; as coisas velhas passaram. Valores antigos, ideias, planos, amores, desejos e crenças desaparecer, substituída por novas coisas que acompanham a salvação.
O pretérito perfeito ativo do verbo ginomai (Fizeram) indica um ato passado com contínuos resultados no presente. Deus nos dá novos desejos, amores, inclinações e verdades na (cf. resgatados, de modo que eles vivem no meio da velha criação de uma nova perspectiva de criação). Essa perspectiva, como é alimentada e desenvolvida, ajuda os crentes obter a vitória na batalha contra o pecado e os conforma à imagem de Jesus Cristo.

O Amor de Cristo nos reconcilia e nos faz reconciliadores

2Coríntios 5.18–21 BEARA
18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmopor meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. 21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
Tudo provem de Deus:
- A nova vida – Nova criatura
- O Novo relacionamento com Deus – Antes afastados de Deus, agora próximos
- O novo relacionamento consigo mesmo em Cristo – Nosso passado de iniquidade foi apagado em Cristo.
- Novo relacionamento com o próximo – Somos chamados a espalhar essa reconciliação.
Related Media
See more
Related Sermons
See more