SEJA UM IMITADOR
Exposições em Filipenses • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsA IMITAÇÃO EXISTE QUANDO TOMAMOS COMO EXEMPLO PESSOAS MADURAS NA FÉ, PARA NA LUTA CONTRA AS ILUSÕES DO MUNDO SERMOS LEMBRADOS DE NOSSA CIDADANIA CELESTE E VIVERMOS NA ESPERANÇA DA GLORIFICAÇÃO.
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Mímica - brincadeira de crianças;
Era dos influenciadores - ditam comportamentos àqueles que os seguem;
NARRATIVA
NARRATIVA
Paulo também é um influenciador, e pessoas como Timóteo e Epafrodito também. Eles são influenciadores que exemplificam para nós o que significa seguir a Jesus, no caminho de Jesus, do jeito de Jesus.
3.1-11 - Paulo nos deu o seu exemplo;
3.12-16 - Ele aplicou o seu próprio exemplo - o cristão está na corrida das corridas: o crescimento espiritual
3.17-21 - Agora, é a aplicação da aplicação - para você correr bem, você precisa ser um bom imitador, porque esta corrida não é fácil… não é uma estrada romântica… às vezes não apenas tropeçamos, mas damos passos para trás… você precisa ser um imitador!
Paulo nos ensina, neste momento, que A IMITAÇÃO CRISTÃ EXISTE QUANDO TOMAMOS COMO EXEMPLO PESSOAS MADURAS NA FÉ, PARA NA LUTA CONTRA AS ILUSÕES DO MUNDO SERMOS LEMBRADOS DE NOSSA CIDADANIA CELESTE E VIVERMOS NA ESPERANÇA DA GLORIFICAÇÃO.
COMO SER UM IMITADOR NO CAMINHO DE CRISTO
COMO SER UM IMITADOR NO CAMINHO DE CRISTO
I. OBSERVE PESSOAS COM BOM EXEMPLO DE FÉ - v.17
I. OBSERVE PESSOAS COM BOM EXEMPLO DE FÉ - v.17
Filipenses 3.17 “Irmãos, sejam meus imitadores e observem os que vivem segundo o exemplo que temos dado a vocês.”
O texto começa com a ordem principal. Paulo ordena duas coisas, em uma só:
Sejam meus imitadores - ou seja, copiem minhas ações, meu comportamento e minhas atitudes em relação ao evangelho;
E observem - ou seja, demonstrem interesse em aprender com outros;
O ponto principal, é que esta imitação/observação é em relação aos que vivem segundo o exemplo/modelo/padrão.
Existe apenas um tipo de vida cristã, apenas um modelo de cristão - Jesus. E, existem pessoas que estão à nossa frente em se enquadrar neste modelo.
Paulo, Timóteo e Epafrodito - são exemplos de pessoas que submeteram suas vidas a Cristo.
Observem o que Paulo está nos dizendo:
Você não pode ser cristão do seu jeito, com suas preferências, com seus próprios valores e seus próprios interesses…
Aqueles que querem viver a vida cristã do seu próprio jeito, estão se portando de modo arrogante diante de Jesus, como se pudessem eles mesmos construirem seus próprios caminhos. Mas, só há um caminho, e é o caminho de Jesus.
Mas, também, acabam sendo soberbos em relação à igreja, porque desprezam aqueles que estão se entregando completamente a Cristo.
Ex.: É como se dissessem: olha eu acho muito bonito você fazer todo este esforço para viver desse jeito, mas eu acredito que não precisa tanto… você deve estar exagerando… eu prefiro o meu jeito…
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Para você ser um imitador no caminho de Cristo observe pessoas com bom exemplo de fé.
1. Isto é diferente de observar pessoas que receberam grandes bênçãos na vida - “bom exemplo de fé” não é exemplo de empreendedorismo… de sucesso… de trabalho duro;
2. Isto é diferente de observar pessoas que tiveram grandes experiências com Deus - Nabucodosor e Ciro tiveram experiências incríveis com Deus, mas você quer ser igual a eles?
Observar pessoas com bom exemplo de fé é observar o coração dessas pessoas em relação à Jesus.
É observar o caráter destas pessoas - como elas demonstram procurarem sempre serem encontradas como pessoas humildes e mansas, pacificadoras e misericordiosas… | Ex.: Mateus 5.41 “Se alguém obrigar você a andar uma milha, vá com ele duas.”
É observar a vida de oração dessas pessoas - o modo como oram, as palavras que usam, aquilo que acreditam sobre Deus que está exposto em suas orações… | Ex.: O Vale da Visão - uma coletânea de orações puritanas
É observar o amor que estas pessoas tem para com a igreja, e a causa do reino - como essas pessoas fazem de tudo para organizarem suas vidas, ainda percam algo, para estarem na igreja, para servirem e para serem usados… | Ex.: A maioria de nós tem o exemplo de um avô, ou bisavô, que caminhava horas para chegar à igreja;
Nosso coração, é tão duro, que sempre precisamos de exemplos vivos de pessoas que estão à nossa frente na vida cristã, para nos despertar para a realidade do que significa ser salvo e ter a Jesus como Senhor de nossas vidas. Nós somos servos, não senhores.
II. FUJA DAS MÁS INFLUÊNCIAS - v.18,19
II. FUJA DAS MÁS INFLUÊNCIAS - v.18,19
Filipenses 3.18–19 “Pois muitos andam entre nós, dos quais repetidas vezes eu lhes dizia e agora digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está naquilo de que deviam se envergonhar, visto que só pensam nas coisas terrenas.”
Paulo começa o texto com a ordem principal, e, agora, dá o primeiro motivo para se observar a vida daqueles que seguem o modelo de Cristo - as más influências.
No cap. 3.2-3 Paulo citou os falsos mestres, que eram judaizantes. Agora, ele cita outro grupo… um grupo de pessoas que vem de fora da igreja, para criar problemas para a igreja. Eles não surgiram dentro da igreja, como os judaizantes.
Paulo diz que já avisou a igreja repetidas vezes, mas há pessoas na igreja que tem dado ouvido às mentiras deles, e, agora, ele os alerta novamente, mas chorando, porque estes são inimigos da cruz de Cristo. Eles não querem o caminho de Jesus, e ainda influenciam outros a se desviarem deste caminho… a desacelerarem no caminho… ou a darem passos para trás neste caminho…
Então, Paulo diz quatro coisas sobre eles, que estão em paralelo:
1. Destino/perdição - estão debaixo de condenação;
2. Deus/ventre - vivem para os prazeres da vida;
3. Glória/vergonha - a “coroa de louros”/alegria e honra está no pecado | 1.26; 3.3 - o cristão deve se gloriar em Cristo;
4. Pensam/Terreno - a disposição da mente deles é carnal | 2.5 - o cristão deve ter o mesmo modo de pensar de Cristo -
Mateus 6.33 “Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.”
Colossenses 3.2 “Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra.”
Assim, Paulo está nos alertando a termos cuidado com aquilo que está influenciando nossas vidas… e, principalmente, com as pessoas que influenciam nossas vidas…
Como você poderia ceder seu coração para as palavras de alguém que é inimigo da pessoa que você diz que ama?
Como você poderia se submeter à influência de alguém que vive para os prazeres da vida, e não para Cristo? A única coisa que esta pessoa pode lhe oferecer é um confortável caminho de morte!
1Coríntios 15.33 “Não se enganem: “As más companhias corrompem os bons costumes.””
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Para você ser um imitador no caminho de Cristo é necessário fugir das más influências
O coração do crente continua enganoso, e pende para o pecado… ele fica ansioso para a liberdade… ele deseja, o tempo todo, entregar-se ao que há de melhor na vida, mas para isto, ele terá que diminuir a importância de Cristo para sua vida ou redefinir o caminho da vida…
A maioria das pessoas, principalmente em contextos mais tradicionais como o de Mimoso, vivem vidas bem organizadas, estabilizadas e com certa moralidade, e preocupação com o certo e o errado, mas só pensam em coisas terrenas, porque seus corações encontram no que se pode conquistar e desfrutar na vida, aquilo que é mais importante… Cristo não é tudo o que importa na vida para eles…
Aqui reside o perigo das más influências: elas são exemplos de uma ilusão - a ilusão de que Jesus não quer tudo, ele só quer que você faça algumas coisas certas e, no mais, você pode viver feliz, e desfrutar das dádivas do mundo dele sem se ter preocupação alguma…
Hoje, também, há o problema da “era dos influenciadores” - estes vão além. Eles redefinem o que é certo e errado, e influenciam as pessoas a um outro tipo de padrão de vida, menos tradicional e cada vez mais rebelde, sexual, doentio e arrogante…
Nossas filhas estão cada vez mais sexuais, e se importando menos com prudência, pureza e gentileza;
Nossos filhos estão cada vez mais preguiçosos, e se importante menos com responsabilidade, paciência, trabalho e rotina;
Homens cristãos estão cada vez mais parecidos com modelos machistas, do que com Cristo - são homens de vigor, força, corajosos para beberem, amantes de futebol e incapazes de servirem a família, de estarem presentes, de amarem de modo sacrificial e orarem…
As mulheres cristã estão cada vez mais parecidas com modelos feministas, do que com Cristo - são moças de sucesso, vigor e corajosas para entregarem seus filhos a outro seio do mundo, amantes de tudo menos do lar e incapazes de servirem a família, de estarem presente, de amarem de modo sacrificial e orarem…
Diversos cristãos se relacionam com Deus na esperança de obter sucesso, riqueza, estabilidade financeira, algum tipo de vitória ou glória pessoal. Pouco estão preocupados em servir e só adoram na expectativa de receber algo em troca. Por que será?
III. LEMBRE-SE DE SUA CIDADANIA - v.20a
III. LEMBRE-SE DE SUA CIDADANIA - v.20a
Filipenses 3.20 “Pois a nossa pátria está nos céus…”
Este é o segundo motivo, e tecnicamente o principal, para ser um imitador. Então, é necessário observá-lo com atenção.
Paulo está nos dizendo que avisou a igreja acerca destes inimigos da cruz de Cristo - Eles desviam aqueles que estão no caminho de Cristo, então tenham cuidado!
Mas, como crentes não devemos apenas fugir, mas principalmente entender a razão para fugirmos das más influências e focar nos bons exemplos de fé. Paulo diz: nossa pátria está nos céus.
Pátria - refere-se a um estado político, à cidadania e lealdade à uma nação;
Ex.: Filipenses 1.27 “Acima de tudo, vivam de modo digno do evangelho de Cristo…” = portem-se como cidadãos do reino de Deus;
Paulo está dizendo que o cristão deve se lembrar que ele é um cidadão do reino de Deus… que sua pátria, é a de Cristo… que a bandeira mais importante, é a do evangelho… que a fidelidade última não é com o país/estado/cidade/partido, mas com o reino de Deus.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Para você ser um imitador no caminho de Cristo é necessário lembrar-se de sua cidadania.
O crente responde, primeiro, à cultura do reino de Deus… ao tipo de vida dos cidadãos do reino dos céus…
O crente é sempre um peregrino e forasteiro, no mundo. Ele não tem que se adequar aos padrões do mundo, ele tem que viver de tal modo que ele sempre será visto como um peregrino e forasteiro.
1Pedro 2.11 “Amados, peço a vocês, como peregrinos e forasteiros que são, que se abstenham das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma…”
Quando esquecemos que somos cidadãos do reino, logo tentamos nos misturar no meio do mundo, para sermos aceitos.
Ex.: Turista tentanto não ser turista;
Quando nos esquecemos que somos cidadãos do reino, logo perdemos de vista os modelos de fé que deveríamos imitar, e passamos a imitar pessoas do mundo, porque esperamos a aprovação do mundo…
Ex.: Filhos mais novos x filhos mais velhos = aprovação dos pais, o respeito dos pais
Todas as vezes em que imitamos pessoas do mundo, nos esquecendo que somos filhos de Deus, é como se quiséssemos a aprovação do mundo, e não de Deus. Nós criamos um mal para nós mesmos, porque tiramos os nossos olhos da família da fé e olhamos para o mundo.
É impossível você crescer neste caminho, e ter uma relação mais próxima com Deus, se as pessoas que mais te influenciam não tem a mesma cidadania que você, não fazem parte da mesma família espiritual… elas não tem o mesmo Rei e não tem o mesmo Pai.
Cristão, você foi comprado por Cristo para ser parte de seu Reino, como poderia dedicar seu coração ao império das trevas? Você foi tirado de lá!
IV. ALIMENTE SUA ESPERANÇA ETERNA - v.20,21
IV. ALIMENTE SUA ESPERANÇA ETERNA - v.20,21
Filipenses 3.20–21 “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.”
Paulo, agora, dá detalhes sobre o coração de quem é cidadão do reino. Há algo que o crente deve desejar e ansiar, e que só ele se preocupa, porque ele foi salvo. A importância de se lembrar que é cidadão do reino reside esperança que cidadãos tem em seus corações.
Paulo diz duas coisas importantes:
O cidadão do reino aguarda a vinda do Salvador - aguardar significa estar com ansioso em um sentido bom ou com muita expectativa. Esta palavra é usada no NT 8x, 7 delas é sobre a volta de Jesus.
O cidadão do reino aguarda a vinda do Salvador por causa do benefício que ele trará - ele transformará o nosso corpo de humilhação e nos conformará ao corpo de sua glória | em outras palavras, ele nos tornará perfeitos;
A palavra de Deus está nos dizendo que observar bons exemplos de fé e fugir de más influências, porque somos cidadãos do reino, reflete a esperança do coração de que um dia não teremos mais que lidar com o pecado e suas consequências.
O pecado sempre será o pior dos nossos problemas. E se realmente crermos nisto, iremos manter acesa a esperança de um dia não termos mais que lidar com ele, e suas consequências.
Por que seguir bons exemplos de fé? - porque eles nos ajudam a viver para Jesus x vencer o pecado;
Por que fugir de más influências? - porque elas nos fazem esquecer de Jesus x voltar para o pecado;
Por que me lembrar que sou cidadão do reino dos céus - porque fui salvo por Jesus x não sou mais escravo do mundo e do pecado;
Por que alimentar minha esperança eterna? - porque lá estarei para sempre com Jesus x não haverá pecado;
Filipenses 1.21 “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”
1Coríntios 15.19 “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos as pessoas mais infelizes deste mundo.”
Assim, observando o texto como um todo. Paulo está nos dizendo que você não vai querer imitar pessoas que vivem para o céu, se seu coração está na terra… se sua maior esperança é algo terreno, e não celestial.
Se o que você mais quer é uma conquista na terra, e não uma coroa na glória eterna, porque imitar quem vive pela coroa eterna?
2Timóteo 4.6–8 “Quanto a mim, já estou sendo oferecido por libação, e o tempo da minha partida chegou. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Desde agora me está guardada a coroa da justiça, que o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.”
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Para você ser um imitador no caminho de Cristo é necessário alimentar a esperança eterna
Por que imitar alguém que tem esperanças e expectativas diferentes da minha? Que tem sonhos, projetos e planos de vida diferentes do meu?
Ex.:
Construção - exemplo de pessoas que tem experiência em construção |
Passar na faculdade/concurso - exemplo de pessoas que fizeram este caminho;
- Se tudo o que mais quero na vida é um dia estar com Cristo, sem perigo algum do pecado e sem suas as consequências dolorosas no meu corpo, então usarei o exemplo de quem?
Prestarei atenção na vida daquele que vive pelo dinheiro ou naquele que investe no reino de Deus?
Observarei a vida daquele que passa a semana esperando o “sextou” ou daquele que passa a semana esperando “o Dia do Senhor”?
Terei como exemplo aquele que sempre tem tempo para amigos, bebida e futebol ou àquele que sempre tem tempo para orar, servir a Deus e adorar?
A grande questão: Imitarei aqueles que esperam viver tudo o que podem nesta vida ou aqueles que esperam viver além do que imaginam e sonham na eternidade com Cristo? | “Viver Cristo; Morrer lucro”