O POVO DA ALIANÇA

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
A carta do apostolo Paulo aos corintios é direcionada à uma igreja fortemente influênciada pelo cultura, era comum em reuniões gregas pessoas de classes sociais diferentes comerem em ascentos diferentes. Isso não se restringia ao espaço, mas também comerem coisas diferentes, os mais ricos e mais afortunados possuía um tratamento diferente. O texto de 1Corintios 11.17-26 não apenas um texto para ser lido em todo culto de ceia, mas é um texto que Paulo fala sobre Aliança, proclamação do Evangelho e combate o elitismo na Igreja de Corinto.
Elitismo: No versiculo 2 do capitulo, Paulo elogia pelo apego as tradições, ou seja, parte do ensino apostolico ortodoxo os irmãos lembrava (isto era digno de elegio), mas sabe o que não digno de elogia? para Paulo o elitismo na Igreja.
Somos mais amáveis com os mais ricos;
Tratamos como mais respeito os com melhor formação;
E somos mais tolerantes com aqueles que ocupam as mais altas posições.
17 Entretanto, nisto que lhes vou dizer não os elogio, pois as reuniões de vocês mais fazem mal do que bem. NVI
17 Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior. ARA
O ponto é que os irmãos de Corinto não estava reunindo para gloria de Deus, tão pouco participando da ceia, a Santa Ceia tem propsosito expecifico.
Podemos cultuar de maneira pecaminosa (motivação por detrás)
Podemos nos envolver com sagrado com outro fim que não seja glorificar a Deus, e se o fim não for esse comentemos pecado.
18 Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio.
Há um claro interesse de Paulo, e repreender a facção, a expressão em primeiro lugar ele não elogia porque tem divisões entre eles, o motivo de não elogiar está nos versiculos subsequentes, como no 18.
Divisões infrutiferas na igreja é motivo de reprovação bíblica. Pois essas divisões são obras da carne:
“Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções…” Galatas 5.19-20
19 Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados.
O ponto é que havendo divisões, pessoas que estão aprovadas são manifestas, e o justo juiz para julgar os conflitos dentro da Igreja é a Palavra. A Igreja é fiel a Deus a medida que é fiel a Palavra.
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” 2Timoteo 3.16-17
20 Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor, 21 porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. 22 Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que lhes direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não!
A ceia estava sendo tratada pelo comunidade de Corinto como se fosse um pequinique, não esparava os outros, enquanto um se fartava o outro ficava com fome, não existia unidade (ex. pequinique mulheres, EBF cama elástica, churrasco EBD).
O que a Igreja precisa é de unidade na diversidade.
23 Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão 24 e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”
Paulo trás a realidades do verdadeiro significado da ceia, que é a representação do corpo e sangue de Cristo do seu sacrificio:
Jesus foi traído, no original a expressão “traído” tras a ideia de entrega, ou seja, estamos falando de ter sido entregue.
Além disso Paulo começa mostra a solução dos problemas demonstrado, que está em Cristo.
25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso sempre que o beberem em memória de mim”.
Agora Paulo fala sobre sangue e relaciona com a Nova Aliança, em sociedades antigas alianças eram estabelecidas através de derramamento de sangue, mas em termos bíblicos temos mais que isso, a Aliança de Cristo com a Igreja é prefigura no AT.
Os animais que são mortos para cobrir, a nudes de Adão e Eva. Genesis 3.21-24
Cordeiro que Deus proveu para Abraão, para sacrificio no lugar de Isaque. Genesis 22
Sangue do cordeiro passado nos umbrais das porta dos filhos de Israel. Êxodo 12.13
A oferta pelo pecado descrita em Levítico 4
Muito mais do que isso, esse Cristo foi crucificado antes criação do mundo 1Pedro 1.19-20
“mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.”
Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo. Apocalipse 13.8
26 Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.
O texto nos faz lembra duas doutrinas cristãs, a crucificação: “anunciam a morte do Senhor” (morte pelos nossos pecados).
e a ressurreição: até que Ele venha (a vitória de Cristo sobre a morte).
“Tragada foi a morte pela vitória.”
55  “Onde está, ó morte, a sua vitória?
Onde está, ó morte, o seu aguilhão?” 1Corintios 15.55
Related Media
See more
Related Sermons
See more