O Chamado à Liderança

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
Você tem algum chamado?
Você consegue afirmar que tem chamado para algo, no Reino de Deus?
Não quero respostas simplistas como "fui chamado à salvação" ou "fui chamado para proclamar o evangelho"; estas ordens são gerais e abrangem todos os que crêem em Cristo Jesus.
Mas há um chamado especial (e geral) no qual todo cristão possui: O CHAMADO À LIDERANÇA.
Todo cristão é um líder, onde quer que esteja. Ainda que não exerça cargo de liderança ou ainda que não esteja em evidência, somos líderes natos, pois somos chamados a influenciar e guiar pessoas à salvação - ao caminho da cruz.
Contextualização
Isaías entendeu o seu chamado.
Vivendo em um momento caótico do reino do Sul, onde o povo basicamente "esqueceu-se de Deus" (Dt. 8.11).
A confiança que, antes, era firmada no Deus que havia livrado seus pais do Egito e firmado a nação, tornou-se firmada na nação Assíria.
A dependência que, antes, era firmada em Deus, passa a ser firmada em homens falíveis.
Em meio ao cenário caótico de guerra, dominação, poder e apostasia, Isaías é chamado por Deus a ser um líder. Isaías foi chamado para proclamar o juízo de Deus sobre os ímpios e sobre aqueles que se desviavam da palavra de Deus.
O chamado de Isaías é relatado no capítulo 6, que lemos, de forma sobrenatural.
Muito provável, nenhum de nós terá uma visão sobrenatural do chamado à liderança, como foi com Isaías. Mas, lendo as Escrituras, conseguimos entender e ouvir explicitamente Deus nos chamando à obra.
Desenvolvimento
Portanto, nessa devocional quero tratar sobre AS VERDADES BÍBLICAS DO CHAMADO DE DEUS À LIDERANÇA:
1. Admitir que somos pecadores (vers. 5)
Isaías admite que é pecador, tem lábios impuros, habita em meio a um povo de impuros lábios, etc.
Isaías assume a falibilidade humana diante de um Deus tão soberano ("os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos").
Ao perceber que estava diante do SENHOR, Isaías cai em si e assume sua pecaminosidade. Diante de Deus, Isaías via sua impureza escancarada.
E assim ocorre conosco. Quando Deus nos chama à sermos líderes, nossa primeira ação é reconhecer que somos pecadores e impuros.
Não há nada de bom em nós.
Mas quando admitimos nossa pecaminosidade, reconhecemos que Deus é santo.
O parâmetro para reconhecer a pecaminosidade de Isaías, foi a santidade e a pureza de Deus.
Isto implica dizermos que, quando Deus se revela a nós, ficamos expostos à tamanha pureza e santidade que o único resultado é reconhecer que somos impuros e pecadores.
Este é o início do chamamento à liderança.
O líder cristão reconhece a sua falibilidade e a grandeza de Deus. E esse reconhecimento deve ser diário, para que não se esqueça de quem verdadeiramente é - da natureza pecaminosa.
Ao longo da caminhada como líder, a vaidade e a soberba tomam conta do nosso coração e acabamos nos esquecendo (olvidando) a nossa natureza, achando que somos bons por nós mesmos.
Aí vem Deus e nos ensina que não somos nada sem Ele e que precisamos diariamente admitir nossa pecaminosidade e admitir a santidade dEle.
2. Receber a capacitação de Deus (vers. 6-7)
Isaías recebe de Deus a capacitação (o perdão dos pecadores e a pureza nos lábios). É uma ação monérgica de Deus para com Isaías.
Isaías é a figura passiva que tão somente recebe a capacitação de Deus. A partir daquele momento, os lábios já não eram impuros e Isaías proclamaria o juízo de Deus.
E assim ocorre conosco. Deus é aquele quem nos capacita a liderarmos.
Por mais que possamos ter estudado, tido experiências e trabalhado arduamente, a liderança proclamatória é um dom que o próprio Deus concede aos Seus filhos.
Nós somos agentes passivos da ação copiosa de um Deus ativo.
A capacitação de Deus vem junto com o chamado. A partir do momento em que somos salvos, Deus nos chama a sermos líderes onde quer que estejamos. E Deus, não somente nos chama, como é Ele quem capacita.
A capacitação vem de Deus.
Podemos buscar cursos, mentorias ou tutorias, mas se Deus não nos capacitar, de nada adianta.
Isaías podia saber da Lei, mas se Deus não o capacitasse, não conseguiria cumprir o chamado.
Deus nos chama e nos capacita à liderança, precisamos diariamente contemplar, buscar e receber essa capacitação.
3. Dispor para a obra (vers. 8)
Isaías se dispõe a cumprir o chamado que Deus faz.
Vejam que o chamado não é previamente estabelecido como um contrato. Isaías não tem noção do que ele fará, se haverá pagamento, se haverá perseguição, se haverá resultado útil de conversão, etc. O profeta tão somente se dispõe a obedecer e cumprir o chamado, confiando em Deus.
Deus nos chama diariamente para fazermos a obra dEle, mas nós queremos saber os "termos contratuais"; queremos saber o início, o meio e o fim; queremos controlar o chamado.
Deus é quem controla o chamado. A única certeza que temos é que, se Ele chamou, devemos confiar, pois Ele é fiel para cumprir.
A nossa disposição não deve ser no sentido de saber os meios de exercer o chamado, mas a nossa disposição deve ser em cumprir o chamado.
Muitas vezes nos esquivamos do chamado por querer controlar. Infelizmente, não somos nós quem controlamos a obra de Deus, mas é Ele quem controla.
O que cabe a nós, é tão somente nos dispormos à obra, confiando integralmente no Deus que nos chama.
Conclusão
Você tem algum chamado?
Sim! Todos nós, cristãos, temos o chamado a sermos líderes e proclamarmos o nome de Cristo.
O que nos cabe é (1) admitir que somos pecadores, (2) receber a capacitação de Deus e (3) dispor para a obra.
Que Deus nos abençoe e capacite.
Amém!
Related Media
See more
Related Sermons
See more