O CONVITE AMOROSO DE JESUS! MATEUS 11.25-30.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

A UNIVERSALIDADE DO CONVITE AMOROSO DE CRISTO.

o texto que vocês escolheram é riquíssimo, acredito que por mais que expositores tentem exprimir toda a riqueza desse texto jamais conseguirão.
a teologia é uma das áreas do saber mais fantasístico que existe, estudamos anos e anos a finco e nunca vamos esgotar os detalhes da riqueza que existe na teologia.
o nosso texto base de hoje é Mt 11.25-30. mas precisamos voltar nossos olhos para o contexto para que possamos entender o que esta acontecendo aqui no nosso texto. Paul Wosher diz que existe nesse texto tanta riqueza de detalhes que poderíamos passar dias falando das belezas de Cristo somente no verso um.
esse verso nos mostra Cristo logo após ele dar enviar seus discípulos na primeira expedição missionária, mostrando que Jesus veio salvar perdidos. o salvador está nos mostrando seu coração de salvador misericordioso , e ele vai pelo caminho socorrendo os necessitados e anunciando o reino, confirmando que o Messias esperado havia chegado.
no verso dois nós vemos João enviando mensageiros até o Senhor.
ao olharmos a fala de Cristo narrada por Lucas, Jesus diz que João Batista é o maior homem nascido de mulher, ele veio para ser o precursor do Messias, aquele que prepararia o caminho.
mas mesmo sendo João Batista esse profeta, ele é homem, e podemos ver que ele está meio confuso e preocupado, as coisas não estão saindo como ele havia entendido, estava acontecendo de forma diferente.
no seu entendimento o Messias, o redentor, viria com triunfo imediato, com vitória politica, e os que se arrependessem seriam libertos, os rebeldes seriam de imediato julgados e condenados. mas para sua surpresa ele está em uma prisão e condenado a morte.
após a saída dos discípulos de joão dos versos 7 ao 15 nós temos uma instrução belíssima de Cristo que fala muito ao coração principalmente daqueles que são jovens.
quando somos jovens e zelosos para com a nossa vida devocional, nós acabamos pensando muito de nós mesmos, e logo após um dia de leitura, oração e reflexão Bíblica, você pensa, não sou como os demais, eles não estão indo tão bem quanto eu.
mas os anos se passam, três décadas depois, muitas lutas, idas e vindas nos anos que vão se passando e então percebemos que somos nada mais e nada menos do que um monte de fraqueza, incertezas, duvidas e insegurança.
sim, isso é assustador, é!! pensamos! eu esperava me tornar melhor, mas não! cada dia eu enxergo mais minha fraquezas.
deixa, eu dizer uma coisa para você jovem que me ouve hoje, Deus te dará a graça de chegar aos 70, 8o anos, você ainda terá suas duvidas e fraquezas, mas mesmo em meio as duvidas os versos nos trás uma mensagem de conforto.
João está cheio de duvidas, mas ainda assim, Jesus se volta e presta o maior reconhecimento que poderia prestar a um homem, olhe o v.11.
ao entendermos isso, como cristão de coração contrito, mesmo em meio a tantas duvidas que nos rodeiam, nos faz aproximar dele, não como alguém rude, mas como o salvador.
dos verso 16-19 Jesu trata com outro grupo de pessoas de sua geração que o estavam ouvindo e seguindo, no entanto, eram como meninos birrentos e tolos.
são pessoas incorrigíveis que buscam qualquer desculpas para colocarem defeitos na vontade de Deus.
não ouve as instruções e muito menos as repreensões, não aceitam que precisam mudar as atitudes, as ações, acham que não precisam voltar as fontes.
observe para ver se esse não é o maior mal dessa geração atual, pessoas individualistas, birrentas, que acham que descobriu a roda, vivem blasfemando e zombando do nome de Deus. criando um Deus a seu modo,vivendo uma anarquia (sem lei).
“quero exortar a vocês a seguirem o conselho do autor aos Hebreus 13.7 “Lembrem dos seus primeiros líderes espirituais, que anunciaram a mensagem de Deus a vocês. Pensem como eles viveram e morreram e imitem a fé que eles tinham.”
chegamos ao verso 20-24, aqui Jesus se volta para as cidades ao redor de Jerusalém, essas três cidades foram as cidades que mais ouviram as pregações e viram os milagres de Jesus, essas cidades são exemplos do comportamento das crianças birrentas. a saber Betsaida, Cafarnaum e Corazim.
Cafarnaum era o centro dos milagres de Jesus e as outras duas ficava muito próximo a esta cidade.
de todas as cidades, essas foram as que mais tiveram acesso a Cristo, viram de perto ele fazer sinais, acompanharam as muitas curas miraculosas que Cristo realizava.
“a escritura diz que a quem mais é dado, mais será cobrado”.
ouça isto: você que é jovem, está sentado nessas cadeiras hoje, e tem o privilégio de fazer parte de uma igreja, não perfeita, porém, sadia. você que seus pais são cristãos, e embora erram, como todos nós erramos, mas tem procurado buscar viver segundo a vontade de Deus e ensinar você a viver assim, você tem tido o privilégio de ouvir o evangelho por aqueles que sobem nesse púlpito, saiba que no dia do julgamento você será mais responsabilizado. por ter recebido instrução melhor.”
Jesus olha para essas três cidades e começa a expressar o juízo que virá sobre elas, ele começa a fazer comparação com outras cidades na história bíblica.
ele começa por Tiro e Sidom, quem eram essas cidades? ou o que eles praticavam? eles eram materialistas, arrogantes e prestavam adoração a baal. dizima: “não precisamos de Deus!
depois ele cita Sodoma, nesta cidade havia perversão sexual, um pecado que não havia nas duas primeiras.
quando alguém fala de Sodoma logo se pensa em perversidade, porém, Cafarnaum não!! mas o Senhor está dizendo que essas cidades que estiveram debaixo de suas pregações que contemplaram os milagres realizados ali, e para Cafarnaum será mais pesado porque ela recebeu mais.
em Hebreus 10.26-31 o Senhor nos instrui de que aquele que ouviu o evangelho e o rejeitou está pisoteando o sangue do Salvador.
a grande questão aqui, não são somente os pecados em si. pois todos somos pecadores.
a questão aqui é aonde está sua confiança? está no Cristo? se não estiver, nada mais importa, podemos nos purificar ao extremo, se não confiamos no Filho de Deus, de nada vale, está tudo perdido.
não importa se temos 50 anos nos caminhos do evangelho, ou se você foi convertido hoje! é tudo por meio de Cristo.
o evangelho não é CLT que te paga por tempo de serviço, não.
somos salvos unica e exclusivamente pelo sangue do cordeiro, ou você confia na suficiência deste sangue, ou de nada adianta a nossa fé e nossa pregação.
CHEGAMOS AO NOSSO TEXTO:
NÃO SEI SE TEREMOS TEMPO DE VER TUDO: VOU TENTAR SINTETIZAR.
muitas das vezes nós olhamos para esta passagem no sentido de excluir pessoas, quando na verdade, é o contrario.
vamos tentar entender melhor o texto: pense em você no meio de uma incredulidade como a dessas cidades, uma rebelião contra a vontade do criador, e nesse meio você ouve Jesus irromper em um louvor a Deus o Pai: “te agradeço ò Pai”., você acha que Cristo estaria feliz em saber que Deus estava excluindo toda aquela gente?
essa gratidão seria por causa da condenação? absolutamente não!
ele louva a Deus por alguns motivos:
primeiro porque ele é Deus e como Deus soberano, ele decretou um plano de salvação! “te agradeço, ó Pai, criador do céu e da terra”.
a salvação triunfará apesar das constantes rejeições dos homens, apesar da incredulidade do coração humano. veja, que Jesus está dizendo isso em meio a rejeição das três cidades que mais receberam mensagens do Salvador.
o maior plano que Deus decretou é o plano da salvação, veja o que o salmista nos diz no Salmo 33.11 “Mas o que o Senhor planeja dura para sempre, as suas decisões permanecem eternamente.”
não, meu irmão, a salvação, a tua salvação não depende de você, de quem você é ou deixa de fazer, não, ela é decreto do Deus todo Poderoso e ela não vai ruir.
olhamos para o contexto de igreja atual e pensamos que o plano está falhando! não, não está, Deus está governando e salvando segundo a sua vontade e querer.
segundo motive de sua gratidão é que o Pai forjou um plano de salvação no qual só não seriam salvos aqueles que rejeitassem!
“não, não estou ficando doido, não estou abandonando a fé reformada, não estou deixando de ser calvinista.”
vamos ler o texto novamente e observar que a culpa da não salvação está sendo colocada sobre aqueles que rejeitam, 100%.
sim, a salvação é 100% um dom da graça, Deus deu a salvação a quem ele decidiu dar, Deus aplicou a justiça de Cristo a esses.
mas, porém, no entanto, aqueles que não serão salvos, será unica e exclusivamente por responsabilidade deles, eles rejeitaram o covite do Senhor, rejeitaram as obras de Cristo, eles são culpados.
“estou dizendo que se você rejeita a oferta do salvador, embora a salvação é um ato de graça, você é culpado de ter rejeitado”.
olha o verso 25: quem são esse sábios e entendidos? Jesus não está falando de saberia intelectual, não! ele está falando de uma sabedoria terrena que se recusa a olhar para o salvador, que rejeita Deus em todas as áreas, que acha que não precisa de ninguém para justificá-lo, ele até fala em Deus, mas como um amuleto e não como o criador e redentor.
muitos não querem nem mesmo ouvir falar em Deus, veja Isaías 30.11 “Dêem o fora! Parem de nos amolar! Não nos falem mais a respeito do Santo Deus de Israel!’ ””
quando a escritura fala que um pecador é cego, precisamos entender de que cegueira ela está falando, ele é cego não no sentido de que não possa ver ou ler.
ele é chamado de cego porque não quer ver. ele ouve a instrução para onde deve olhar, porém, ele rejeita olhar pra lá, se acha mais sábio e mais entendido do que o Deus da escritura. (veja, se não é assim essa geração). querem rescrever a bíblia e tantas coisas que não dá empo de falar aqui.
eles estão em trevas e não querem e nem virão para a luz, eles rejeitam a luz, se afundam cada vez mais nas trevas.
quando Cristo fala que ele oculta está salvação dos sábios, não é de alguém que é intelectual porém é piedoso, não, é de alguém que rejeita olhar para o Senhor, é de alguém cheio de orgulho, que acha que ele é capaz sozinho de chegar lá.
deixa eu dizer: a relação da soberania e o mistério da eleição é verdade e é bíblica, mas também é verdade que os homens são responsáveis, e quando eles rejeitam o convite do Salvador, eles são culpados por essa rejeição.
agora vamos voltar os olhos para o nosso texto e vamos ver a beleza desse plano de Deus, meus irmãos, pense comigo se nesse plano Deus exigisse de nós um certo grau de piedade, uma eloquência teológica, um conhecimento do originais.
quem de nós seria salvo irmãos?
Jesus está louvando a Deus porque em seu plano é infalível! ele será concluído.
ele usa um termo aqui para criancinhas ou pequeninos. o termo aqui é aqueles bebês que amamentam.
uma criança em fase de amamentação, não sobrevive sozinha, ela precisa de alguém. não existe nada mais frágil do que um bebê que se amamenta.
agora, use sua mente, pense, Jesus está falando que no plano de Deus os mais fracos dos fracos será salvo. e como eles podem ser salvos? é porque a salvação é cem por cento obra dele, não há nada que precisamos fazer a não ser confiar nele, crer nele.
a salvação não de nossas obras, não é porque deixamos ou não de pecar, mas apesar de nós, do que somos, do que fazemos, ele nos salva por sua obra magnifica na cruz.
no verso 27 ele nos fala de sua divindade, ele é o executivo desse plano, o Pai planeja, Cristo executa.
e então vem o maravilhoso e mais belo convite que alguém possa ouvir, v.28.
observe o convite que jesus faz, é como se ele estivesse falando com uma criança “VENHA PARA MIM AGORA”.,pense em um pai falando com seu filho, “VENHA PRA CÁ”, “AI ONDE VOCÊ ESTÁ É PERIGOSO”.
é o que Jesus está fazendo aqui, chamando os humildes, os pequeninos.
quem são os que recebem o convite: “cansados e sobrecarregados”.
são pessoas que estão exausta, não aguentam mais viver, pessoas que estão em uma exaustão até a falência total.
Jesus está apontando aqui para o fardo pesado da lei, em que você deveria fazer para ser, mas quanto mais se fazia, mais distante de Deus se sentiam.
ninguém obedece a lei, seja ela qual for a ponto de ser salvo por sua obediência.
o evangelho aponta que a salvação é 100% Cristo, não 99,99 Cristo e 0,001% você, não é 100% Cristo.
a pratica das boas obras é uma resposta e não uma condição.
os fariseus estavam ensinando a salvação pelas obras, isso trás um fardo, me recordo de Martinho Lutero tentando alcançar o padrão de justiça de Deus por meio de suas obras.
e ele faz uma promessa, qual é a promessa? darei descanso!! ele vai revigorar, tentar se justificar diante de Deus por suas obras te deixa cansado, afadigado. mas quando você vai a Cristo, você descansa nele, quando você entende que a salvação depende 100% do que Jesus fez e nada do que você faz ou deixa de fazer ajuda ou atrapalha, você descansa.
a vida cristã é uma vida de descanso nos braços do Salvador. Porém, é somente os pequeninos que descansam, os orgulhosos, não.
olha o Salmo 125.1 “Aqueles que confiam em Deus, o Senhor, são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas continua sempre firme.”
Isaías 26.3 “Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma fé firme, às pessoas que confiam em ti.”
Jesus então diz que devemos tomar sobre o seu jugo.
o jugo que Jesus está falando aqui se refere ao ensino de um rabi, ou mestre. e a palavra aprendam aqui é “manthano”, deriva de discípulo.
tomar o jugo aqui, significa seguir os ensinamentos. Jesus está convidando a todos a rejeitarem a salvação por obras, a justificação própria. pois esse tipo de ação te prende, te cansa, você sente esse jugo em volta do pescoço.
Jesus está dizendo, jogue isso fora, aprenda de mim, jogar fora aqui tem o sentido de arrependimento, se arrependam e se volte a mim.
“sou manso e humilde”, eu sou bondoso e gentil. é alguém de terno coração.
porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. a palavra para suave aqui é quase a mesma para bondoso.
tem pessoas que são muito religiosas, porém, não são bondosas, tudo o que o outro faz ou diz, tem que ser passada por um escrutínio para saber se essa pessoa é pura ou não.
não estamos com isso dizendo que pureza, que santidade , que oração, que leitura bíblica não importa, logicamente importa, mas isso é uma outra coisa que nada tem a ver com salvação.
Jesus não vai lançar fora aquele que descansa dele só porque ele deixou de fazer essas coisas.
pastor, então a escritura se contradiz quando diz que: “o céu é tomado a força? ou aquele que quiser vir após mim, tome sua cruz e siga-me?
não, a escritura não se contradiz, esses textos estão falando do nosso serviço e não da nossa salvação. porém, ficará para um outro momento.
Related Media
See more
Related Sermons
See more