OS PRIMEIROS DISCÍPULOS E O EVANGELISMO
O EVANGELHO DE JOÃO • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Depois da ida dos religiosos até João v.19
pós batismo
pós tentação no deserto?
pequeno grupo de discípulos e apóstolos que revolucionou o mundo
Dois discípulos: v.37 e v. 40: André e João (?)
Simão Pedro, irmão de André
Tiago (?) v. 41
Filipe
Natanael
Cada discúpulo com uma característica
André: pouco se sabe, mas as vezes que ele aparace nos texto é apresentando alguém a Crist
Seu irmão: Pedro
Um rapaz que tinha suprimentos Jo 6:8
Levou alguns gregos Jo 12:20-
Simão: que passou a ser cefas, ou Pedro. Era tão explosivo e tão fraco ao mesmo tempo. Demorou a se converter, mas foi um grande evangelista
João: Era discipulo de João Batista, fiel a Cristo, o discípulo amado. Era o consolador
Tiago: boanerges, filho do trovão
Filipe: não sabemos nada sobre ele, tanto que Mateus, Marcos e Lucas não falam nada sobre ele. O que se sabe, que no final do ministério de Cristo, ele diz: “Mostra-nos o Pai e isso basta”Jo 14:8
Natanael: alguém sem dolo algum v. 47
N ÃO PODEMOS DESISTIR DE APRESENTAR CRISTO V. 29 e 35-37
O ALVO DO NOSSO EVANGELHO É CRISTO V. 36
PRECISAMOS LEVAR OUTRAS PESSOAS A CRISTO V. 41-42a
Devemos nos orgulhar de ver o crescimento da pessoa que nós evangelizamos
Pedro teve uma expressão maior que seu irmão
Ed Kimball
Era um professor de escola dominical. Ele ganhou um jovem para o Senhor e o deixou agitado. O novo convertido recebeu o segredo do poder do Senhor sobre sua vida. Ele se tornou o famoso DL Moody.
A história diz que depois de evangelizar a América, DL Moody começou na Inglaterra. Lá na Inglaterra Frederick B. Meyer ouviu sua mensagem. Uma das ilustrações que Moody usou não comoveu o irmão Meyer a princípio. Então um de seus professores da escola dominical veio até ele e disse: "Irmão Meyer, a ilustração que aquele pregador deu em nossa igreja outro dia comoveu tanto minhas meninas que houve muito choro, confissão e testemunho. Temos certeza de que o Espírito Santo veio entre nós; e tivemos uma experiência em nossa classe que você não vai acreditar!"
FB Meyer ficou tão afetado pelo testemunho daquele professor e daquelas meninas que ele saiu sozinho, e logo isso começou a agarrá-lo da mesma maneira. Seu ministério começou a se abrir e se espalhar, e, assim que isso aconteceu, ele foi convidado a vir para a América.
Ele veio e foi para a Universidade Furman para pregar. Um jovem no corpo estudantil decidiu abandonar o ministério e voltar para um emprego secular. Mas a mensagem de FB Meyer foi dada com tanto fervor e chama que o jovem saiu, foi à frente e renovou seu voto ao seu chamado. Ele se tornou o grande RG Lee.
Então FB Meyer foi pregar em outro local. Naquele culto, um jovem rapaz pegou fogo e começou a evangelizar. Suas reuniões se espalharam por todas as áreas da Nova Inglaterra e da costa do meio do Atlântico, até que estavam transbordando. J. Wilbur Chapman, incendiado por Deus através da pregação de FB Meyer, começou a agitar toda a costa nordeste.
Então, por causa da pregação de Chapman, ele foi convidado para falar em um certo lugar. Seu ministério estava mudando, e ele precisava de alguém para se mudar para aquelas cruzadas pela cidade que ele estava realizando. Alguém disse: "O homem que você quer é o jovem convertido, Billy Sunday."
Billy Sunday, influenciado por J. Wilbur Chapman, entrou no ministério e foi para Charlotte, Carolina do Norte. Lá, um grupo de leigos ficou tão inspirado e tão agitado que organizou um comitê para convidar outros evangelistas de volta. Um convidado foi Mordecai Ham de Louisville, Kentucky. Ele pregou em uma reunião, e Billy Graham foi salvo. Billy Graham se tornou um evangelista renomado em todo o mundo — tudo porque Edward Kimball — um ninguém — ganhou outro ninguém e começou uma série de dominós caindo que terminou com milhões salvos no ministério de Moody, centenas de milhares no ministério de Meyer, centenas de milhares a mais no ministério de Chapman, centenas de milhares a mais no ministério de Lee e centenas de milhares a mais no ministério de Graham. Tudo porque um sujeito ganhou uma alma para Cristo!
Charles Spurgeon
NÃO EXISTE UM MÉTODO FIXO DE EVANGELISMO
Uns foram porque João Batista pregou: Evangelismo de massa
Outros foram porque André pregou: Evangelismo pessoal
Outros foram porque Cristo chamou: Evangelismo de Contato
Outros foram porque Felipe pregou: Evangelismo pela Palavra
QUAL NOSSO PAPEL NO EVANGELISMO?
Evangelizar
Os resultados vem da parte de Cristo v.47-49
PODE VIR ALGUMA COISA BOA DE MORADA DA BARRA? v .46