FAÇA UMA ANÁLISE DA SUA VIDA CRISTÃ

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views

O sermão enfatiza a necessidade de uma autoanálise na vida cristã, usando a sabedoria do Rei Salomão como exemplo para discernir a verdadeira maternidade. A mensagem central é que os crentes devem avaliar se estão vivendo com sabedoria, conforme instruído em Efésios 5.15-21, destacando três elementos: o bom aproveitamento do tempo, o entendimento da vontade do Senhor e o enchimento do Espírito Santo. Paulo alerta que viver sem essa análise pode levar à insensatez, enquanto a verdadeira sabedoria permite que o crente aproveite as oportunidades, compreenda a vontade divina e mantenha um relacionamento pleno com o Espírito Santo. Portanto, cada crente deve questionar se sua vida está alinhada com a sabedoria divina, especialmente em tempos difíceis.

Notes
Transcript

FAÇA UMA ANÁLISE DA SUA VIDA CRISTÃ

Introdução: O episódio relatado mostra a sabedoria do Rei Salomão ao resolver uma disputa entre duas mulheres que alegavam ser mães de um mesmo bebê. Ambas as mulheres moravam juntas e cada uma havia dado à luz um filho, mas um deles morreu. A mulher cujo filho morreu trocou os bebês durante a noite, e as duas começaram a discutir sobre qual era a verdadeira mãe do menino vivo.
Salomão ouviu os argumentos das duas mulheres e, para chegar a uma conclusão, pediu que lhe trouxessem uma espada para dividir o menino ao meio, dando uma metade a cada uma. Ao ouvir essa proposta, a verdadeira mãe se dispôs a renunciar ao seu filho para salvá-lo, pedindo que ele fosse dado à outra mulher. A outra mulher, por sua vez, aceitou a divisão, demonstrando que não tinha amor pelo menino.
Diante disso, Salomão reconheceu que a mãe verdadeira era aquela que tinha um forte instinto materno e, por isso, decidiu entregar o menino a ela. A decisão do rei impressionou a todos, que perceberam a sabedoria divina de Salomão em fazer justiça.
A sabedoria é algo crucial para a vida do servo de Deus, pois ele está rodeado de um mundo mal e precisa saber lidar contra seus ataques e enganos. A sabedoria leva a viver em obediência a Deus e a resistir o mundo. A questão é: Estou vivendo com sabedoria? É muito importante fazer esta autoanálise.
Lição: O Crente Precisa Analisar Com Exatidão Se Está Vivendo Com Sabedoria.
Texto: Efésios 5.15-21.
Há três elementos que são encontrados no crente que vive com sabedoria.
O bom aproveitamento do tempo (15-16).
O crente precisa fazer uma auto análise da vida cristã (v. 15).
Paulo faz um chamado para a auto análise, “vede”. A ideia é de um exame cuidadoso de vigilância.
Paulo diz que isso deve ser feito com precisão (“prudentemente”).
A auto análise específica é para saber:
Se está vivendo como um tolo (alguém sem sabedoria).
Se está vivendo como um sábio.
O crente sábio aproveita cada oportunidade (v. 16).
Paulo dá o motivo para o bom aproveitamento do tempo, “porque os dias são maus”.
O crente precisa analisar como está vivendo, e uma boa forma de fazer esta análise é ver se está aproveitando bem o tempo.
O adequado entendimento da vontade do Senhor (17).
Não sede tornados insensatos (v. 17a).
O crente que vive num mundo mal e não faz uma auto análise de sua vida cristã está sujeito a tornar-se insensato. Ele vive sem fazer uso do entendimento. A vida cristã prática como ordenada nas Escrituras passa é longe dele.
Entenda qual é a vontade do Senhor (v. 17b).
O entendimento deve ser buscado, deve haver um esforço por parte do crente.
O alvo da busca por entendimento é a vontade do Senhor.
Os dias podem ser maus, mas o entendimento adequado da vontade do Senhor nos dá a sabedoria viver aproveitando bem as oportunidades. As oportunidades não são aproveitadas por falta de sabedoria. E a insensatez vem do não entendimento da vontade do Senhor.
O absoluto enchimento do Espírito Santo (18-21).
A incompreensão dos crentes se dá por se encherem daquilo que não é proveitoso e que leva à insensatez (v. 18a).
Não é só o encher-se da bebida alcoólica que leva a atos insensatos (ou impensados), mas o encher-se do mundanismo. Isso entristece o Espírito Santo (Ef 4.30) e torna o crente insensato.
Os crentes devem estar cheios do Espírito Santo (v. 18b).
A ação de encher é do Espírito Santo.
Como ser cheio do Espírito Santo.
Falando com salmos, hinos e cânticos espirituais (v. 19a).
Entoando e louvando de coração ao Senhor (v. 19b).
Agradecendo a Deus por tudo (v. 20).
Sujeitando-se uns aos outros (v. 21).
Estar cheio do Espírito Santo é estar cheio de sabedoria. O crente só vive com sabedoria estando cheio do Espírito Santo.
Conclusão: Não estar cheio do Espírito Santo pode levar à incompreensão da vontade de Deus; a incompreensão da vontade de Deus leva à insensatez; e a insensatez leva à falta de sabedoria. É por isso que o crente precisa fazer uma autoanálise se está vivendo a vida cristã com sabedoria. Pois a sabedoria é aproveitar bem as oportunidades, é entender a vontade de Deus e é ser cheio do Espírito Santo.
O crente deve fazer uma análise da sua vida cristã com precisão e assim utilizá-la com sabedoria no tempo presente. O viver do crente deve ser com sabedoria, aproveitando ao máximo cada oportunidade nos dias maus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more