A prática da vida cristã
Carta aos Filipenses • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 30 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Paulo escreveu essa carta para a igreja de Filipos quando estava preso na cidade de Roma, essa é a prisão domiciliar do apóstolo Paulo onde permaneceu por dois anos. A carta aos Filipenses foi escrita por volta de 61 d.C.
Paulo escreveu essa carta com três propósitos:
1. Para expressar a sua gratidão à igreja, porque a igreja de Filipos enviou Epafrodito até Roma para entregar a oferta financeira ao apóstolo Paulo.
2. Para relatar o motivo de enviar Epafrodito de volta à cidade de Filipos.
3. Paulo escreveu para exortar a igreja sobre alguns aspectos da vida cristã:
A unidade
A humildade
A alegria
Os falsos ensinos
Resolução de conflitos
E dentre outros assuntos que vão surgindo ao longo da carta.
Ideia Central
Ideia Central
O cristão recebeu a salvação por meio de Cristo, por isso ele deve seguir o exemplo de Jesus, vivendo uma vida de obediência e de serviço ao Senhor.
Transição
Transição
Veremos três aspectos da vida prática do cristão.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° Desenvolver a salvação (v. 12-13)
1° Desenvolver a salvação (v. 12-13)
Paulo exorta a igreja sobre a unidade e humildade, depois ele mostra o exemplo de Cristo, que foi obediente ao Pai Celestial. Nós como cristãos fomos salvos pela graça de Deus, desse modo, é essencial desenvolvemos a nossa salvação. Diante disso, veremos três pontos sobre o desenvolvimento da salvação:
1° A salvação leva o cristão a viver em obediência (v. 12 a)
1° A salvação leva o cristão a viver em obediência (v. 12 a)
12 Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência,
Deus é soberano e salva o pecador dos seus pecados. Mas a soberania não anula a responsabilidade humana, ou seja, todos são responsáveis pelos atos. Por isso, Paulo exorta a igreja a viver em obediência, independente se ele está perto ou longe dela. Isso quer dizer viver de forma diligente diante do Senhor.
2° A salvação leva o cristão a viver o temor (v. 12 b)
2° A salvação leva o cristão a viver o temor (v. 12 b)
12 ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor,
O cristão que recebeu a salvação deve coloca-lá em ação. A expressão “ponham em ação” ou “desenvolvei a vossa salvação” (ARA), significa “trabalhar inteiramente até que seja completado”. Na época do apóstolo Paulo, essa palavra se referia a “trabalhar em uma mina” até extrair todo o minério valioso.
Paulo está preocupado com o bem-estar espiritual da igreja, visto que, eles estavam vivendo sem harmonia, isto é, com a falta de unidade. Então ao dizer que eles devem “pôr em ação a salvação”, ele está dizendo continuem a desenvolver a salvação ou cultivem a salvação. Não é simplesmente trabalhar ou de vez em quando fazer algo, mas é colocá-la em ação. Já que eles estavam tendo problemas com o fato de viver em unidade, agora eles deviam viver a unidade.
Os filipenses deveriam desenvolver a salvação com temor e tremor. A palavra “temor” significa ter um sentimento de profundo respeito e reverência. A palavra “tremor” o ato de vibrar rapidamente. Paulo está ensinando que o povo deve ter “temor”, a fim de não desagradar a Deus e ter o “tremor” de não fracassar no que diz respeito a obediência ao Senhor.
3° A salvação é obra de Deus na vida do cristão (v. 13)
3° A salvação é obra de Deus na vida do cristão (v. 13)
13 pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.
Nós temos a responsabilidade de desenvolver a nossa salvação. Porém, Deus é quem produz a salvação em nós, isso quer dizer que a salvação vem de Deus. Não há desejo de obedecer a Deus em nosso coração, pois a nossa natureza é inclinada para o mal. Por isso, Deus efetua em nós a sua vontade soberana, o Senhor é quem dá a capacitação para desenvolvermos a nossa salvação.
2° Viver a salvação na prática (v. 14-16)
2° Viver a salvação na prática (v. 14-16)
O apóstolo Paulo exorta a igreja a viver a salvação na vida prática, ou seja, no dia a dia é necessário demonstrar evidências da salvação. Por isso, veremos três maneiras para viver a salvação na vida prática:
1ª Viver em harmonia nos relacionamentos (v. 14)
1ª Viver em harmonia nos relacionamentos (v. 14)
14 Façam tudo sem queixas nem discussões,
Paulo está retornando ao mesmo problema mencionado no início do capítulo dois (Fp 2.1-4). O povo tinha problemas em viver em unidade na vida cristã. A igreja estava dividida, eles estavam trabalhando sem sintonia uns com os outros, havia partidarismo e dentre outras questões. No versículo quatorze, o apóstolo está dizendo que a igreja deve demonstrar a salvação na vida prática, isso implica viver em harmonia nos relacionamentos.
Na vida prática, como a igreja deveria viver em harmonia?
1. Em primeiro lugar, fazer tudo sem queixas. Isso quer dizer sem murmuração. Mas o que é murmuração? É uma queixa proferida em voz baixa ou ficar resmungando. Murmurar é desacreditar da provisão de Deus. O povo de Israel ficava murmurando e não acreditava que Deus estava cuidando deles no deserto.
1 Queixou-se o povo de sua sorte aos ouvidos do Senhor; ouvindo-o o Senhor, acendeu-se-lhe a ira, e fogo do Senhor ardeu entre eles e consumiu extremidades do arraial. 2 Então, o povo clamou a Moisés, e, orando este ao Senhor, o fogo se apagou. 3 Pelo que chamou aquele lugar Taberá, porque o fogo do Senhor se acendera entre eles.
4 E o populacho que estava no meio deles veio a ter grande desejo das comidas dos egípcios; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar e também disseram: Quem nos dará carne a comer? 5 Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos. 6 Agora, porém, seca-se a nossa alma, e nenhuma coisa vemos senão este maná.
Nós somos como o povo de Israel, quanta vezes nós reclamamos de coisas pequenas. A murmuração prejudica a unidade entre o povo de Deus.
2. Em segundo lugar, fazer sem discussões. A palavra “discussões” ou “contendas” significa disputas e debates inúteis.
Os cristãos devem evitar a contenda.
14 Começar uma discussão
é como abrir brecha num dique;
por isso resolva a questão
antes que surja a contenda.
6 As palavras do tolo provocam briga,
e a sua conversa atrai açoites.
As murmurações e as contendas são reprováveis, porque elas são atitudes opostas a de Cristo Jesus.
2ª Ter um bom testemunho (v. 15)
2ª Ter um bom testemunho (v. 15)
15 para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,
Paulo diz para o povo fazer tudo sem queixas e sem discussões, para que eles sejam cristãos puros e irrepreensíveis. A palavra “puro” significa “inocente”, descreve uma pessoa que é limpa de pecado. A palavra irrepreensível significa “livre de culpa”, isso descreve uma pessoa que não pode ser acusada de algum pecado ou de algum mal.
Os filipenses seriam filhos inculpáveis, isto é, “sem defeito”, mas no sentido de terem uma vida de piedade perfeita. O povo deveria viver dessa maneira para darem um bom testemunho diante de uma geração perversa, ou seja, depravada e cheia de corrupção. Os cristãos deveriam brilhar como as estrelas no céu, ser luz para essas pessoas.
Jesus afirma que os cristãos devem ser a luz desse mundo:
14 “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 15 E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. 16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Infelizmente existem muitos que se dizem “cristãos”, mas não estão dando bom testemunho diante dos incrédulos, vivem a vida no pecado. Ao invés de influenciar o mundo, eles acabam deixando que o mundo os influenciem.
3ª Preservar a palavra (v. 16)
3ª Preservar a palavra (v. 16)
16 retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente.
A palavra “reter” ou “preservar” significa oferecer. Então, os cristãos devem oferecer a palavra de Deus para a geração corrupta e perversa, porque a palavra de Deus é viva, é eficaz, é inspirada por Deus, somente ela pode transformar o pecador. Paulo está dizendo que a igreja não deve ficar presa a quatro paredes, mas ela deve brilhar em meio as trevas.
Se o povo de Filipos viver dessa maneira, o apóstolo iria ter orgulho deles e entenderia que o esforço dele não seria inútil.
3° Servir ao Senhor (v. 17-18)
3° Servir ao Senhor (v. 17-18)
Paulo era um homem dedicado no serviço ao Senhor, ele sofria pela causa do evangelho de Cristo. Ele estava preso por ser fiel a Jesus. Paulo não considerava a sua vida importante, para ele o mais importante era anunciar Cristo Jesus. Além disso, ele era um pastor dedicado ao povo de Deus e que amava o povo de Filipos. Diante disso, veremos duas verdades do serviço ao Senhor:
1ª O cristão deve estar pronto para morrer (v. 17 a)
1ª O cristão deve estar pronto para morrer (v. 17 a)
17 Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm,
O apóstolo Paulo estava preso e estava prestes a ser
“derramado”, isto é, “ser oferecido”. Essa palavra se refere ao ministério sacrificial de Paulo em favor da igreja de Filipos. Ele sofreu enquanto estavam em Filipos, foi preso e açoitado, mas permaneceu firme servindo ao Senhor.
Oferta de bebida era um ritual de sacrifício, onde era derramado vinho sobre o animal, e o vinho subia como vapor. Isso simbolizava a subida da oferta como é descrido no AT.
38 “Eis o que você terá que sacrificar regularmente sobre o altar: a cada dia dois cordeiros de um ano. 39 Ofereça um de manhã e o outro ao entardecer. 40 Com o primeiro cordeiro ofereça um jarro da melhor farinha misturada com um litro de azeite de olivas batidas, e um litro de vinho como oferta derramada. 41 Ofereça o outro cordeiro ao entardecer com uma oferta de cereal e uma oferta derramada, como de manhã. É oferta de aroma agradável ao Senhor preparada no fogo.
A vida de Paulo era um sacrifício em favor dos filipenses.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Nos dias atuais ainda estamos em um país livre, nós podemos nos reunir como igreja sem impedimento das autoridades. Mas pode chegar o momento em que essa liberdade poderá acabar, por isso é necessário que estejamos prontos, porque coisas piores poderão acontecer.
2ª O cristão deve servir ao Senhor com alegria (v. 17 b - 18)
2ª O cristão deve servir ao Senhor com alegria (v. 17 b - 18)
17 o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês.
18 Estejam vocês também alegres, e regozijem-se comigo.
Paulo estava a caminho de ser morto, mas estava alegre, as palavras dele não eram de lamento ou de revolta com Deus. Ele foi perseguido, açoitado, foi chamado de tagarela, passou fome e privações, porém, a perspectiva dele era de alegria porque estava servindo ao Senhor.
Conclusão
Conclusão
Para concluir, o cristão foi salvo pela graça de Deus, por isso ele deve colocar em prática a salvação que recebeu, buscando desenvolvê-la, vivendo em obediência, temendo ao Senhor, servindo ao Senhor, tendo uma boa conduta diante de Deus e dos incrédulos.
Paulo tem tratado o problema da unidade na igreja, por isso ele diz que é necessário fazer tudo sem ficar murmurando e queixando, mas buscando viver em harmonia nos relacionamentos. Tristemente isso tem destruído muitas pessoas e elas não sentem mais a alegria de estar em comunhão. Por isso é fundamental desenvolver a salvação.
Você tem colocado em ação a sua salvação? Você tem vivido a vida cristã com a palavra de Deus?
Aplicação
Aplicação
A salvação é um presente da parte de Deus, por isso é fundamental vivermos ela na vida prática.
Nós devemos viver o temor do Senhor e agradá-lo com a nossa conduta prática.
Precisamos ter a alegria para servir ao Senhor, isso implica em estarmos prontos para morrer e dar a nossa vida em sacrifício a Deus.
