Respondendo Ao Chamado De Deus
O que Ainda nos Falta para que Atendamos ao Chamado de Jesus?
2218 ζυγος zugos
da raiz de zeugnumi (juntar, especialmente através de um “jugo”); TDNT - 2:896,301; n m
1) jugo
1a) jugo ou canga que é colocado sobre animal de carga
2) balança, um par de pratos de balança
Três Mudanças Simples, Mas, ao Mesmo Tempo, Desafiadoras para Nós!!!
1ª Mudança: a Missão Pode Subeverter Nossas Expectativas, É Preciso Confiar Firmemente em Deus
Além disso, os escribas, propriamente ditos, eram mestres; não obstante, esse mestre reconhece Jesus como seu mestre, e nessa qualidade se dirige a ele. Finalmente, não pode haver dúvidas acerca de sua sinceridade. No momento específico em que deu expressão à sua promessa, ele realmente tinha a intenção de fazê-lo: queria ser um seguidor permanente de Jesus.
Em suas peregrinações de um lugar a outro ele, para quem não houve lugar na estalagem, não tinha um lugar com que pudesse contar para passar a noite. À medida que sua história avança, a Judeia o rejeita (Jo 5.18); a Galileia o expulsa (Jo 6.66); Gadara roga que saia de seu distrito (Mt 8.34); Samaria lhe nega hospedagem (Lc 9.53); a terra não o quer (Mt 27.23); e, finalmente, até mesmo o céu o abandona (Mt 27.46).
O Senhor Jesus não quer nos desanimar; ele deseja que conheçamos a verdade.
Ao lermos que o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça, nossa tendência é sentir pena dele. Um comentarista observa, porém: “Jesus não precisa de nossa compaixão. Na verdade, devemos sentir pena de nós mesmos se temos um lar que nos prende quando Cristo nos chama para ir aos confins da terra”.
2ª Mudança: Deve Haver Prioridade Nossa na Proclamação do Evangelho, Pois Há Urgência
θάπτω (thaptō), VB. sepultar.
3. cuidar até a morte ⇔ sepultar† — prover cuidados a alguém até que ele morra; concebido pelo ato final do cuidado, enterro.
Antes de seguir a Jesus, ele queria cuidar de seu pai até sua morte. Isso seria uma espécie de atraso indefinido8, diz Morris.
Os espiritualmente mortos podem sepultar os fisicamente mortos, mas eles não podem pregar o evangelho. Os discípulos não deveriam dar prioridade às tarefas que os descrentes podem fazer tão bem como os cristãos. O crente deve reconhecer que ele é indispensável em relação ao principal ímpeto da sua vida. Sua ocupação principal deveria ser fazer avançar a causa de Crista na terra.
3ª Mudança: Desprender o Coração das Coisas deste Mundo, Submetê-las Todas a Deus
Esse tipo de conduta pode trazer muitas provas às nossas afeições.
A parte difícil para quem quer ser discípulo não é escolher entre o bem e o mal, mas entre o bom e o melhor.
A expressão “não apto para o reino” não se refere à salvação, mas ao serviço. Não é questão de entrada no reino, mas de serviço no reino depois de entrar. A nossa aptidão para entrar no reino é a pessoa e a obra do Senhor Jesus. Torna-se nossa pela fé nele.
Maior Chamado de Deus e Maior Missão e Amor Jesus Demonstrou Por Nós!!!
A firme determinação de Cristo de ir a Jerusalém, para morrer ali por todos os que pusessem sua confiança nele, é aqui contrastada com o débil e condicional “compromisso”(?) de três supostos seguidores. É como se Jesus estivesse dizendo: “Minha própria determinação de cumprir a tarefa que me foi designada, sem importar os custos, deve ser um exemplo para todos os meus seguidores”.