Desfrutarmos de uma vida abençoada - Ec 5.18-19

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Desfrutarmos de uma vida abençoada - Ec 5.18-19

Eclesiastes 5.18–19 NVI
18 Assim, descobri que, para o homem, o melhor e o que mais vale a pena é comer, beber, e desfrutar o resultado de todo o esforço que se faz debaixo do sol durante os poucos dias de vida que Deus lhe dá, pois essa é a sua recompensa. 19 E quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus.

Introdução

Eclesiastes é um livro muito interessante.
Se você ainda não leu, recomendo que leia. Você que já leu sabe que ele tem um tom bastante realista acerca da vida.
Lemos ali sobre muitas coisas que são importantes pra nós mas que se a gente parar pra analisar bem, são vaidades nossas. Como por exemplo, busca sem fim por prazeres, ganância, trabalho sem alegria…
O autor diz que boa parte dos nossos dias passamos correndo atrás do vento. A gente corre, corre, acumula, acumula, e no fim não sobra nada. A sensação é de que continuamos no mesmo lugar.
Mas graças a Deus o livro não apresenta só nossas falhas nesse processo, mas também o que na vida realmente vale a pena, o que realmente permance. Uma vida voltada ao Senhor, cultivar bons relacionamentos, e se alegrar naquilo que se tem.
Esses seriam os 3 principais segredos para vivermos essa vida que é tão curta, mas de uma forma que valha a pena.
Hoje vamos destacar esse terceiro pilar para uma vida que valha a pena: se alegrar no que se tem.
Estamos pensando sobre Os Propósitos da Verdadeira Prosperidade. Por que Deus nos faz prósperos? Por que Deus nos abençoa com bênçãos materiais e financeiras?
Para que a gente possa Desfrutar de Uma Vida Abençoada. Para se alegrar com o que se tem, como Eclesiastes nos ensina.

A recompensa

Eclesiastes 5.18 NVI
18 Assim, descobri que, para o homem, o melhor e o que mais vale a pena é comer, beber, e desfrutar o resultado de todo o esforço que se faz debaixo do sol durante os poucos dias de vida que Deus lhe dá, pois essa é a sua recompensa.
Uma descoberta a. Ele descobre algo observando o quê? Como as pessoas lidam mal com o dinheiro. Ele vê gente que ama tanto o dinheiro que, por mais que tenham, nunca encontram satisfação e alegria. Muitos perdem o sono por causa das riquezas que possuem. Ele lamenta que pessoas percam suas riquezas porque fazem negócios ruins. Olhando para isso, ele percebe que não deve ser assim que nós devemos lidar com as riquezas ou com o nosso trabalho. b. Então qual é a melhor forma de lidar com as riquezas e com o trabalho? Comer, beber e desfrutar. Poderíamos resumir essas três palavras em apenas "desfrutar". Mas desfrutar do quê? Daquilo que é o resultado dos nossos esforços. Desfrutar da recompensa do trabalho não é apenas gastar o que se ganha, mas tem a ver com prioridades, com paz no coração, com a alegria de compartilhar as bênçãos de Deus com quem realmente importa. c. A verdade é que muitas pessoas apenas trabalham. Apenas se desgastam. Acordam cedo, dormem tarde, não param. Quando pensam na palavra "desfrutar", acreditam que já desfrutam, porque têm carro bom, casa boa, comida boa, mas muitas vezes apenas gastam o dinheiro, não desfrutam da recompensa de seu trabalho. Você pode ganhar muito dinheiro e ainda assim não desfrutar. Não só porque você quis acumular, mas porque você só gastou. d. O que Salomão viu é que muitas pessoas lidavam mal com os bens e o trabalho por falta da alegria em desfrutar do que estavam conquistando. Estavam apenas acumulando, trabalhando e se preocupando, mas faltava a alegria de desfrutar. Não podemos perder de vista que a ganância e o gasto desenfreado são vaidade, são como correr atrás do vento. e. Dinheiro é felicidade? Veja, nosso tempo acha que vai ser feliz quando tiver dinheiro suficiente. O que estamos vendo é que não há felicidade no dinheiro. Existe sim, alegria no desfrutar, mas não no próprio dinheiro. Mas enquanto achamos que dinheiro é felicidade, estamos cada vez mais distantes da verdadeira felicidade. Porque simplesmente acumulamos ou gastamos. E nunca desfrutamos. f. Desfrutar é o quê? Desfrutar é se alegrar com a família diante de uma mesa abastecida num almoço de sábado. É poder ter a paz de separar o dia do Senhor para o adorar, porque o trabalho já tem sido suficiente nos outros dias. É ter contentamento, para não precisar entregar a própria saúde para ter mais. **g. É como se ele dissesse que viver uma vida tentando apenas acumular, sem satisfação, não é a melhor forma de lidar com as riquezas. Não há alegria. Perder o sono por causa dos bens adquiridos também não. Não há paz. E se perder em negócios ruins por querer tanto também não é. Não há prosperidade.
A vida é breve.
Recompensa vs Presente. Veja, Deus chama todo isso de uma recompensa. É legítimo. É fruto de trabalho, de empenho. E é merecido. Recompensa é diferente de presente. Presente você ganha, simplesmente. Recompensa é conquistada. Mas o que é a recompensa? Desfrutar. O dinheiro não é a recompensa. A alegria em desfrutar que é. O dinheiro é presente. Veja o v. 19.

O presente

Eclesiastes 5.19 NVI
19 E quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus.
a. Deus CONCEDE riquezas e bens
b. Deus CAPACITA:
Capaz de desfrutar. DELEITE
Aceitar sua sorte. CONTENTAMENTO
Ser feliz em seu trabalho. PROPÓSITO
c. Isso é um presente de Deus.

Ocupados com a alegria do coração

Eclesiastes 5.20 NVI
20 Raramente essa pessoa fica pensando na brevidade de sua vida, porque Deus o mantém ocupado com a alegria do coração.
A vida é breve, mas não tem problema.
Estou ocupado demais pra pensar nisso. Com o que?
Com um coração alegre.
Conclusão
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.