Confissão e Arrependimento
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
Salmo 51.1-19.
Esse é um salmo de Davi, e este salmo é fruto de uma confissão e de um verdadeiro arrependimento do rei Davi.
Mas, como tudo aconteceu, e qual foi o pecado de Davi?
certo dia, em um tempo que os reis saiam para guerrear com seus exércitos, Davi não foi para a guerra, ficou em seu palácio, e andava Davi no seu terraço passeando e então avistou uma mulher que estava tomando banho, e essa mulher chama a atenção de Davi, e ele então manda perguntar quem ela era e avisam que se chamava Bate-Seba e que era esposa de um dos seus soldados, após isso Davi manda chamar ela e se relaciona com ela e ela depois de um tempo vem e avisa que estava grávida e que Davi era o pai, e de fato foi isso que aconteceu. Mas, o problema é que essa mulher era casada, e Davi cometeu adultério com ela.
Um rei, um homem que governava aquela nação, este rei cometeu adultério com a esposa de um dos seus servos. Isso era um escândalo, e um grave pecado.
Mas Davi achava-se esperto, e tentou encobrir os seus pecados, semelhante a Adão e Eva e até mesmo ao seu filho Caim. E ele fez isso pelo menos de quatro maneiras:
1° Dar férias ao marido de Bate-Seba.
2° Dar um banquete ao marido de Bate-Seba.
3° Encomendar a morte do marido de Bate-Seba.
4° Casar-se com Bate-Seba para esconder a gravidez.
Note que Davi tentou encobrir, solucionar os seus pecados com outros pecados. Tento encobrir seus erros com mais erros.
Reconhecimento de Pecado
V.1-6: “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria.”
Davi reconhece que é culpado, e pede que Deus que é benigno e que é misericordioso, se compadeça, tenha compaixão e o perdoe com base em sua misericórdia que dura para sempre.
Mas Davi ainda pede que Deus apague as suas transgressões. (Essa palavra significa risca as palavras de uma livro, ou seja, apagar as suas dividas, como também a ideia de lavar ou remover algo completamente) Ou seja, Davi pede que Deus esqueça do seu pecado. Davi então faz isso no verso seguinte(v.2) pede que o Senhor lave-o por inteiro e que o purifique do pecado.
Note que até aqui Davi está pedindo perdão a Deus, contudo, não é necessário apenas a confissão. Mas, é necessário o reconhecimento de que você realmente pecou!
E esse é o primeiro passo do perdão de Deus é o reconhecimento de quem Deus é e de quem nós somos.
E Davi fez isso, Ele primeiramente reconheceu que Deus é benigno, perdoador, amoroso e misericordioso e por isso faz sentido pedir a Deus perdão. E além disso, Davi reconhece que seu pecado é primeiramente contra Deus, mas não contra um deus, mas sim, contra o seu Deus! (v.3-4)
Davi reconhece que Deus foi o objeto do seu pecado, e que pecou contra Deus somente. É como se Davi dissesse, mesmo que diante dos homens eu possa não parecer culpado, ou mesmo que eles me declarem inocente, eu sei que diante de Deus eu sou culpado de adultério e assassinato contra Deus.
E Davi diz que todos os dias o pecado esta diante dele, a ideia é a mesma que no Salmo 32 quando Davi diz que é atormentado dia e noite por conta dos seus pecados.
Você já deve ter passado por isso, dia e noite pensando sobre seu pecado e ele atormentando e sendo ele o motivo de suas noites de sono mal dormida ou em claro. E é isso que Davi afirma aqui, que reconhece que o seu pecado tem prejudicado e muito sua vida.
O pecado é um crime contra o próximo, mas, sobretudo é um atentado contra nosso Deus. E Davi reconhece que Deus é justo juiz no falar e no julgar. Deus tinha razão em chamar Davi ao arrependimento por meio do profeta Natã, pois, Deus nunca erra, mas nós sim. E Davi continua e afirma que nasceu em pecado.
Ele diz que nasceu pecador. Davi diz que desde pequeno, desde criança precisa do arrependimento e do perdão de Deus. Como Paulo afirma: “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram” (Rm 5.12).
Porém, mesmo como um pecado, Davi conhece o padrão que Deus requer (v. 6). Deus quer dos pecadores integridade e retidão, características que Davi sabia lhe faltavam naquele momento.
Provérbios 14.12 “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.”
O caminho da sabedoria de Deus tem sido abandonado pelo caminho que parece direito a uma pessoa, mas que no fim traz morte.
Em outras palavras, Davi pede que Deus faça dele um homem sábio. Pede a Deus isso porque sabe que só Deus pode colocar no seu coração sabedoria para saber obedecê-lo e andar nos seus caminhos. Davi diz que Deus conhece o seu intimo, a profundidade dos seus pensamentos e de seu coração Deus conhece. Por isso, não podemos ocultar de Deus nossos pecados.
Pedido de restauração
V.7-12: “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.”
No At os sacerdotes foram instruídos por Deus a usarem hissopo (uma planta) e água corrente para purificar um leproso (Lv 14:1–8).
Davi então diz: Senhor, assumo a posição de um leproso moral., de um homem imundo de pecados. Eu peço: Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. (v.7)
Davi pede que Deus faça isso, e que consequentemente venha também a a alegria. (v.8)
A alegria decorrente, resultante da disciplina. Ele diz que Deus esmaga os seus ossos na correção, no arrependimento, mas, juntamente vem a alegria dos seus ossos que foram esmagados, mas foram restaurados.
E ele continua pedindo que Deus tire os olhos dos seus pecados, e os apague completamente. (v.9)
E faz um pedido de um coração novo (v.10)
. 1740–1778)
Quando confrontados com nosso pecado, há um sentimento de que somos banidos da presença de Deus. Daí Davi orar: “Não me expulses de tua presença nem retires de mim teu Santo Espírito. Restaura em mim o júbilo de tua salvação e dá-me um espírito voluntário, para que me sustente” (vs. 11,12).
O Espírito Santo estava em ação no período do AT ainda que uma nova fase do ministério do Espírito começasse com a morte e ressurreição de Jesus e com o dia de Pentecostes.
É importante destacar que os crentes no tempo do Antigo Testamento tinham o mesmo Espírito habitante que os cristãos hoje têm, e Davi suplica que não experimentasse a retirada desse Espírito. A presença do pecado também provoca a ausência da alegria, porque a paz se vai. Com a vinda do perdão pode haver uma restauração da alegria da salvação e é isso que Davi ora ao Senhor pedindo. Um coração novo e a sua alegria da salvação restaurada.
E que Deus mantivesse o seu coração de voluntário, no sentido de desejar que o Espírito Santo o tornasse disposto a obedecer e agradar a Deus em todas as coisas, para que permanecesse nos caminhos de retidão.
Consagração a Deus
V.13-17: “Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti. Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça. Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores. Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.”
Davi se coloca a disposição para testemunhar aos outros o que Deus fez em sua vida.
Davi estava disposto a ensinar as pessoas o caminho em que eles devem andar. Davi esta dizendo que vai sair dizendo as pessoas o quão pecadores nós seres humanos somos e o quão perdoador Deus É. Quando eles ouvirem o que Deus fez por mim e comigo, com certeza se converterão a Ti. Quando ouvirem que temos um Salvador, eles correrão para Ti. (v.13)
Porém, o pecado de Davi pesa muitíssimo sobre ele, e é como se temesse especialmente o resultado de haver matado Urias (v. 14). Davi pede então que seja livrado da culpa de seu crime, e que o Senhor o salve de ser morto naquele momento. Mas, Davi sabia que esse é o seu julgamento merecido, mas, mesmo assim pede ao Senhor misericórdia. E diz, que assim louvará ao Senhor e exaltará a sua justiça. Essa justiça foi feita na cruz, onde o descendente de Davi, Cristo Jesus morreu para então nos perdoar (os que creem) são libertos da culpa de todos os nossos pecados, e por isso devemos louvar a Deus por sua justiça.
Davi quer louvar a Deus (v.15-17)
Pede que o Senhor abra a sua boca, para que ele louvasse a Ele, Davi quer glorificar a Deus, é apenas isso que ele quer.
Davi sabe que o pecado nem mesmo o pecado é desperdiçado na vida de pessoas que obtiveram um novo coração, pois, o Senhor nos leva a louvá-lo mesmo quando pecamos, porque Ele é bom e fiel, e nos leva ao arrependimento e ao perdão e por isso, louvamos o Senhor.
Porém, Deus quer não apenas um culto exterior e visível, mas, sobretudo Ele busca verdadeiros adoradores que o adoram em Espírito e em verdade.
É como se Davi estivesse dizendo: Senhor, não conto com rituais ou cerimônias para obter perdão. Sei que tu não és ritualista. Se eu acreditasse que o Senhor deseja sacrifícios de animais, eu tos daria, mas não te agradas de holocaustos. É verdade que instituístes sacrifícios e ofertas, mas estes nunca representaram teu ideal supremo. Venho a Ti, portanto, com coração compungido, pois esse é o sacrifício que o Senhor requer. Não […] desprezarás este coração quebrantado e contrito que ofereço a Ti.
Os cultos, as missas, as entregas dos dízimos, as ofertas, nada disso pode perdoar os seus pecados, não s~~ao sacrifícios que perdoam os nosso pecados, mas, sobretudo, um coração quebrantado e contrito, ou seja, somente aqueles que realmente se arrependem de seus pecados e que reconhecem que precisam de Jesus como seu salvador e perdoador de nossos pecados, somente esses corações que Deus não desprezará.
V.18-19: “Faze bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. Então, te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; e sobre o teu altar se oferecerão novilhos.”
Davi finaliza orando não apenas por ele, mas, ora também pelo povo de Sião. Pois é bem verdade, e tudo indica que Davi sentia que seu pecado podia trazer sérias conseqüências a toda a nação. Por isso, ele ora por Sião e Jerusalém (v.18-19).
Davi ora pelo seu pais, pela sua nação, pela sua cidade. Pede que Deus faça o bem a eles, e nós chegamos a conclusão que esse bem é o perdão. Davi pede que o Senhor leve o povo ao arrependimento e a restauração, assim como fez em sua vida.
E assim, o Senhor irá se agradar do sacrifícios deles.
Aplicações:
Não Esqueça que Deus é Perdoador
Sempre que você pecar, não esqueça que Deus está pronto a te perdoar.
Reconheça seu pecado contra Deus
O primeiro passo é reconhecer que você está errado e que necessita do perdão de Deus. Seja humilde de coração.
Seja uma testemunha do restauração
Não permita que a correria de sua vida, que a preguiça, a negligência te faça uma testemunha muda, que não conta aos outros onde e como podem ser transformados como você foi transformado.
Alegre-se com a sua salvação
Todos os cristãos podem desanimar, contudo, Deus é poderoso para reanimar o teu coração com a salvação, como o Evangelho de Cristo. Por isso, quando estiver desanimado, ore, e leia a Palavra, e serás lembrado o que Deus fez sua vida.
Ore a Deus por restauração
Todas as manhãs, peça a Deus pela sua vida, pela sua família, pela sua rua, seu bairro e pela sua cidade e pais, para que o Senhor restaure as pessoas como tem restaurado o teu coração.