PIB Muriaé - 22/09/2024 - Culto Matutino
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsA necessidade de se conhecer o verdadeiro Deus da Bíblia
Notes
Transcript
A Graciosidade de um Deus Soberano
A Graciosidade de um Deus Soberano
Isaías 30.18-26
Isaías 30.18-26
Graça e paz irmãos, Bom dia!
Gosto sempre de aproveitar a oportunidade para agradecer a Deus pelo privilégio de fazer parte dessa igreja e também para agradecer a todos pelo carinho que eu e a minha família somos tratados aqui. Então desejo que Deus os abençoe abundantemente.
Hoje vamos meditar sobre o tema “ A Graciosidade de um Deus Soberano”.
Abra a sua Bíblia no livro do profeta Isaías no Capítulo 30:18 a 26.
Diz assim a palavra do Senhor.
18 - Por isso o Senhor esperará para ter misericórdia de vós; ele se levantará para se compadecer de vós; porque o Senhor é um Deus de justiça; felizes são todos os que nele esperam.
19 - Na verdade, o povo habitará em Sião, em Jerusalém; não chorarás mais; certamente ele se compadecerá de ti quando ouvir o teu clamor; e, ao ouvi-lo, te responderá.
20 - Embora o Senhor vos dê pão de angústia e água de aflição, os teus mestres não se esconderão mais; ao contrário, os teus olhos os verão.
21 - Quando vos desviardes para a direita ou para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão uma palavra atrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele.
22 - Acharás impura a cobertura de prata das tuas imagens esculpidas e o revestimento de ouro das tuas imagens fundidas; tu as jogarás fora como impureza e lhes dirás: Fora daqui.
23 - Então ele fará chover sobre a semente com que semeares a terra e te dará trigo como produto da terra, que será rico e farto. Naquele dia, o teu gado pastará em grandes campos.
24 - Os bois e os jumentinhos que lavram a terra comerão forragem com sal, espalhados com a pá e com o forcado.
25 - No dia da grande matança, quando caírem as torres, haverá ribeiros e correntes de águas sobre todo monte alto e sobre toda colina elevada.
26 - A luz da lua brilhará como o sol, e a luz do sol brilhará sete vezes mais, como a luz de sete dias, quando o Senhor cuidar da contusão do seu povo e curar a ferida que lhe fez.
Oração de início
Introdução:
Trabalhei a muitos anos atrás no IBGE fazendo recenseamento. Andava de casa em casa com um questionário na mão. Em cada casa fazia diversas perguntas que estavam neste questionário.
Uma delas era se a pessoa tinha religião e qual seria. A grande maioria respondia católico ou evangélico. Creio que muitos de nós afirmamos veementemente que cremos em Deus.
No último censo ficou constatado que no Brasil a maioria (cerca de 90%) se diz cristão.
Mas alguns creem em um Deus mordomo ou um Deus da lâmpada de Aladim sempre pronto a nos atender quando necessitado. Outros crêem em um Deus bonzinho que nos ama independente do vida que leva. Outros acham que Deus é um deus com letra minúscula que não tem poder para acabar com toda trajédia e mal deste mundo.
Nesta manhã gostaria de analisar com vocês o que a Bíblia revela sobre a verdadeira identidade e caráter de Deus.
Contexto:
O trecho que nós acabamos de ler reflete o momento em que Judá está sob ameaça do império assírio.
Se você conhece um pouco do Antigo Testamento vai lembrar que o povo foi escravo no Egito na época de José, depois Deus enviou Moisés para libertar o povo conduzindo-o pelo deserto até a Canaã.
Com Josué e Calebe o povo conquista aquela região que mana leite e mel.
Depois temos os reis de Israel, Saul, Davi, Salomão.
Em seguida o reino é dividido em dois: Israel ao Norte e Judá ao sul.
O povo de Israel estava sob constante ameaça dos povos vizinhos .
O povo diante da iminente ameaça de invasão pelo império assírio ao invés de confiar no Senhor Deus de Israel buscam aliança com os ímpios.
Esquecem da aliança que Deus fez com eles e fazem uma aliança com os seus inimigos, inimigos este que eram inimigos no passado e que continuavam inimigos do povo de Israel.
Por isso de tempos em tempos Deus levanta alguns homens escolhidos por Ele para mostrar o que ele irá fazer com o objetivo de levar o povo ao arrependimento.
Mas quem é o Deus do Bíblia? Vejamos.
Tópicos:
1 - Deus é Soberano
Deus controla a história
Salmo 103.19 “O Senhor fez dos céus o seu trono, de onde reina sobre todas as coisas.”
Mateus 10.29–31 “Quanto custam dois pardais? Uma moeda de cobre? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o conhecimento de seu Pai. Quanto a vocês, até os cabelos de sua cabeça estão contados. Portanto, não tenham medo; vocês são muito mais valiosos que um bando inteiro de pardais.”
Amós 3.7 “Certamente o Senhor Soberano não fará coisa alguma sem antes revelar seu plano a seus servos, os profetas.”
Deus sabe de todas as coisas
1João 3.20 “E, ainda que a consciência nos condene, Deus é maior que nossa consciência e sabe todas as coisas.”
Isaías 46.9–10 “Lembrem-se do que fiz no passado, pois somente eu sou Deus; eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim. Só eu posso lhes anunciar, desde já, o que acontecerá no futuro. Todos os meus planos se cumprirão, pois faço tudo que desejo.”
Deus age de acordo com sua soberana vontade
Isaías 43.13, ““Desde a eternidade, eu sou Deus; não há quem possa livrar alguém de minha mão, não há quem possa desfazer o que eu fiz.””
Salmo 115.3 “Nosso Deus está nos céus e faz tudo como deseja.”
2. Deus é Justo
Deus é perfeito
Salmo 18.30–35 “O caminho de Deus é perfeito; as promessas do Senhor sempre se cumprem; ele é escudo para todos que nele se refugiam. Pois quem é Deus, senão o Senhor? Quem é rocha firme, senão o nosso Deus? Deus me reveste de força e remove os obstáculos de meu caminho. Torna meus pés ágeis como os da corça e me sustenta quando ando pelos montes. Treina minhas mãos para a batalha e fortalece meus braços para vergar o arco de bronze. Tu me deste teu escudo de vitória; tua mão direita me sustenta, teu socorro me engrandece.”
1Pedro 1.16 “Pois as Escrituras dizem: “Sejam santos, porque eu sou santo”.”
Deus odeia o pecado
Provérbios 11.20 “Os perversos de coração são detestáveis para o Senhor, mas ele se alegra com os que andam em integridade.”
Salmo 11.5 “O Senhor põe à prova tanto o justo como o perverso; ele odeia quem ama a violência.”
Deus irá punir o pecador
Provérbios 17.15 “Absolver o culpado e condenar o inocente são duas coisas detestáveis para o Senhor.”
Ezequiel 18.20 “Aquele que pecar é que morrerá. O filho não será castigado pelos pecados do pai, e o pai não será castigado pelos pecados do filho. Os justos serão recompensados por sua justiça, e os perversos serão castigados por sua perversidade.”
3. Deus é misericordioso
Deus é paciente
2Pedro 3.9 “Na verdade, o Senhor não demora em cumprir sua promessa, como pensam alguns. Pelo contrário, ele é paciente por causa de vocês. Não deseja que ninguém seja destruído, mas que todos se arrependam.”
Isaías 30.18 “Portanto, o Senhor esperará até que voltem para ele, para lhes mostrar seu amor e compaixão. Pois o Senhor é Deus fiel; felizes os que nele esperam.”
Deus é perdoador
Salmo 86.5 “Ó Senhor, tu és tão bom, tão pronto a perdoar, tão cheio de amor por todos que te buscam.”
Atos dos Apóstolos 13.38 ““Ouçam, irmãos! Estamos aqui para proclamar que, por meio de Jesus, há perdão para os pecados.”
Atos dos Apóstolos 13.39 “Todo o que nele crê é declarado justo diante de Deus, algo que a lei de Moisés jamais pôde fazer.”
Deus é gracioso
Efésios 2.8–9 “Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus. Não é uma recompensa pela prática de boas obras, para que ninguém venha a se orgulhar.”
João 6.37 “Contudo, aqueles que o Pai me dá virão a mim, e eu jamais os rejeitarei.”
Conclusão:
O texto de Isaías que acabamos de ver revela o caráter misericordioso e compassivo de Deus. Mesmo quando o povo de Deus se afasta (esquece) dele e busca soluções humanas, Deus continua a estender sua graça e a oferecer restauração. Ele deseja que o seu povo se arrependa e confie nele como único provedor de salvação e proteção.
A graciosidade de Deus soberano é algo que não podemos compreender completamente, mas podemos experimentar e desfrutar.
Jesus é aquele que está pronto a nos perdoar quando nos voltamos a ele.
João 11.25 “Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim viverá, mesmo depois de morrer.”
Jesus é a personificação da graciosidade de Deus.
Gálatas 4.4 “Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher e sob a lei.”
Tito 2.11–14 “Pois a graça de Deus foi revelada e a todos traz salvação. Somos instruídos a abandonar o estilo de vida ímpio e os prazeres pecaminosos. Neste mundo perverso, devemos viver com sabedoria, justiça e devoção, enquanto aguardamos esperançosamente o dia em que será revelada a glória de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele entregou sua vida para nos libertar de todo pecado, para nos purificar e fazer de nós seu povo, inteiramente dedicado às boas obras.”
Ilustração:
Existiu um homem chamado Jorge Müller. Ele em suas necessidades não pedia auxílio ao próximo, mas o pedia sempre a Deus. Incontáveis vezes se deitou à noite, sem nada ter em casa para si e para os órfaos comerem no dia seguinte. Quando lhe perguntaram se conseguia dormir, respondia: “Todas as vezes”. E o número de órfãos que tinha sob seus cuidados, às vezes chegava aos dois mil. Quando um amigo quis saber o segredo desta sua fé, ele levantou sua Biblia já gasta e disse: “Tenho lido este livro inteiro cem vezes. Conheço o Livro e conheço o Deus do Livro”.
Aplicações:
1 - Buscar somente em Deus quando precisarmos de socorro
Salmo 121.2 “Meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra!”
2 - Confiar plenamente em Deus traz paz e segurança
Salmo 9.10 “Quem conhece teu nome confia em ti, pois tu, Senhor, não abandonas quem te busca.”
3 - Confiar em Deus é uma escolha baseada na Sua fidelidade e soberania.
Números 23.19 “Deus não é homem para mentir, nem ser humano para mudar de ideia. Alguma vez ele falou e não agiu? Alguma vez prometeu e não cumpriu?”
Oração de encerramento