Se o Senhor falou, obedeça - Jonas 3

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Introdução

Jonas é um profeta um tanto quanto peculiar. Viveu sua vida dedicada a Deus, profetizou as conquistas do reino do Norte, viu Jeroboão, por providência de Deus ampliar as fronteiras, trazendo prosperidade a nação. Imagine o prestígio e confiabilidade deste profeta, é sem dúvida um homem que confia e obedece a Deus, sem dúvida o rei e a nação são abençoadas por terem este líder a frente da liderança religiosa nacional.
Contudo, não é isso que realmente se observa, não é isso que temos em mente ao ler o livro de Jonas. O que podemos observar é um profeta desobediente, alguém descrente dos benefícios dos planos de Deus, insatisfeito com a misericórdia e amor de Deus, para Jonas, Deus derramar misericórdia por um outro povo que não seja Israel, não é devido a Deus, não é bom, não é justo.
Para tanto, Jonas escolhe deliberadamente desobedecer a Deus, como alguém que imaginava, que poderia impedir o plano de Deus em ensinar seu povo, em transformar o coração não somente dos moradores de Nínive, mas dos Israelitas.
É interessante perceber algo, Jonas é um retrato da nação de Israel, que servia friamente a Deus, que já não mais eram alcançados e transformados pelo poder do Senhor, mas viam Deus em uma relação baseada na mentalidade nacionalista, achando-se superiores simplesmente por Deus ser o “Deus de Abraão, Isaque e Jacó”.

Desenvolvimento

Isso nos leva então a relembrar o que já aprendemos até aqui em nossas reflexões, quero que você pense no livro de Jonas como um livro em 4 cenas, que também são os 4 capítulos.
1 Capítulo - Jonas desobedece a Deus, mas os marinheiros são salvos;
2 Capítulo - Jonas na Barriga do peixe, lembra que do Senhor vem a salvação
3 Capítulo - Jonas cumpre a ordem de Deus, e os ninivitas se arrependem.
Após o momento de tensão do capítulo 2, o profeta chega então ao ápice da obediência, profetizando juízo contra o povo de Nínive, pois eles estavam sendo julgados e acusados por Deus, sua maldade subiu ao Senhor, a destruição é eminente.
Contudo, algo dramático acontece naquela cidade, após a promulgação do Juízo, homens e mulheres arrependem-se do seu pecado e buscam a Deus, entregam-se em profundo clamor por misericórdia.
A salvação veio aos ninivitas através do Juízo, pois diante de saber que Deus estava irado com eles, puderam então, entregar-se a Deus e fazer a sua vontade;
Salvação vem acompanhada de arrependimento, não existe como dizer que se serve a Deus, sem mudar os princípios que regem sua vida. O Juízo levou os ninivitas ao arrependimento.

Conclusão

Deus é Senhor supremo sobre todos os seres humanos, sua vontade não pode deixar de ser cumprida, antes, ele deseja que nós sejamos obedientes a ponto de abrir mão de nossas próprias vontades, para realizar a Deus, a fé que temos nele, deve nos encaminhar a humilde reação de obediência e fé.
Related Media
See more
Related Sermons
See more