SUPERAÇÃO, ALGO NECESSÁRIO PARA O CRISTÃO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
SUPERAÇÃO, ALGO NECESSÁRIO PARA O CRISTÃO
SUPERAÇÃO, ALGO NECESSÁRIO PARA O CRISTÃO
Você já ficou decepcionado por alguma coisa, ou por alguém? TALVEZ VOCÊ JÁ TENHA SIDO MORDIDO, DECEPCIONADO PELO VENENO DA DECEPÇÃO.
Poucos dias atrás fui surpreendido por um questionamento de um irmãos que diz: FALARAM PELOS BASTIDORES QUE QUEREM VER QUANDO A GENTE DECEPCIONAR COM O PASTOR O QUE VAMOS FAZER? Respondi ao irmão, se ouvir novamente pode responder por mim: Se a expectativa do irmão estiver sendo gerada no pastor, pode ter certeza que vai decepcionar. Porém se a expectativa tiver na visão que Deus está nos entregando, pode ter certeza que que elas serão superadas.
Entendo perfeitamente essa questão até porque nós seres humanos nos decepcionamos muito fáceis, principalmente quando nós somos contrariados.
Pensando nisso vale ressaltar aos irmãos que realmente o pastor de vocês é falho e que não será muito difícil se decepcionar comigo, apesar de que podem ter a certeza que não será a minha intenção.
Então nós estamos sujeitos a nos decepcionar com várias situações nesta vida.
Mais a luz da palavra de Deus nesta noite quero compartilhar uma palavra para o seu coração entendendo o que é necessário fazer para superarmos as nossas decepções.
2Timóteo 4.9–15 (BSAS21)
Procura visitar-me em breve,
pois Demas, por amar este mundo, abandonou-me. Ele partiu para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia; Tito, para a Dalmácia;
só Lucas está comigo. Toma a Marcos e traze-o contigo, pois ele me é muito útil para o ministério.
Mandei Tíquico para Éfeso.
Quando vieres, traze-me a capa que deixei em Trôade, na casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.
Alexandre, que trabalha com bronze, prejudicou-me bastante; o Senhor lhe retribuirá segundo as suas ações.
Tenhas muito cuidado com ele, pois resistiu muito às nossas palavras.
SUPERAÇÃO, ALGO NECESSÁRIO PARA O CRISTÃO
SUPERAÇÃO, ALGO NECESSÁRIO PARA O CRISTÃO
Eu tenho percebido durante a minha caminhada pastoral que a decepção é um dos obstáculos mais difíceis que uma pessoa em sã consciência é levada a enfrentar.
Enquanto eu consigo sobreviver no ministério pastoral lidando com gente, eu tenho percebido que decepção é um dos golpes mais cruéis que alguém precisa superar. Até porque a decepção na minha opinião ela tem se tornado uma das principais armadilhas que o inimigo tem usado nesse tempo para manter pessoas aprisionadas, manter pessoas completamente inundadas ou afundadas em seus sentimentos. Eu tenho percebido que pessoas decepcionadas geralmente são pessoas que produzem rancor, pessoas decepcionadas são pessoas que alimentam o ódio, pessoas decepcionadas são pessoas que habitadas ou aprisionadas por sentimento de vingança, pessoas decepcionadas são pessoas que nutrem dentro de si desejos de autodestruição ou de destruição alheia, pessoas decepcionadas são pessoas ressentidas, são pessoas que possuem coração amargurado.
Sabe, conviver com pessoas decepcionadas é conviver com pessoas que jorram águas amargas em vez de águas limpas. Pessoas decepcionadas são pessoas que esquecem que a vida é nobre, são pessoas que decidem viver concentrada apenas no mal que alguém lhe fez.
A verdade é que tem muita gente travada, muita gente paralisada, tem muita gente sem conseguir avançar nos ideais da vida, porque? Porque é gente que decidiu alimentar feridas, é gente que decidiu alimentar dores causadas por algum tipo de decepção.
O dia a dia do ministério pastoral tem me ensinado que a decepção mais forte sempre é vivida entre pessoas que um dia foram muito próximas, ou por geraram expectativas para seus próprios desejos.
UMA VERDADE: "SOMENTE AQUELES COM QUEM NOS IMPORTAMOS É QUE PODE NOS DECEPCIONAR".
UMA VERDADE: "SOMENTE AQUELES COM QUEM NOS IMPORTAMOS É QUE PODE NOS DECEPCIONAR".
Com quem não temos qualquer tipo de relacionamento, não nos causa qualquer tipo de motivação para a decepção. Nós sempre esperamos mais daqueles com quem decidimos ter um nível mais profundo de intimidade. Nós sempre esperamos mas daqueles para quem decidimos dar mais de nós mesmos. (Estão compreendendo?).
O que não podemos nos esquecer é que quanto maior a expectativa que alimentamos, maior também poderá ser a decepção que experimentamos. Até porque, queridos, as pessoas nos decepcionam mesmo, como nós também decepcionamos as pessoas. O problema é porque nós nunca estamos preparados para as decepções, quando a decepção chega ela acaba gerando em nós raízes de amargura.
Preste atenção nisso: Enquanto houver raiz de amargura em nós, nós não avançaremos. Enquanto houver raiz de amargura, o nosso coração permanecerá endurecido. Enquanto houver raiz de amargura nós continuaremos justificando a decepção. Enquanto houver raiz de amargura nós continuaremos entulhando em nosso interior ressentimentos paralisantes.
É por isso que eu quero olhar com você para as últimas recomendações, as últimas palavras que Paulo deu para o seu filho na fé Timóteo e a partir do que Paulo escreve para Timóteo eu quero destacar virtudes que o apóstolo Paulo, que na minha opinião irão nos ajudar não apenas a superar as nossas frustrações, ou decepções, mas também nos ajudarão a manter as nossas mãos limpas e o nosso coração purificado. (Eu esperava um amém agora, "decepção").
Segundo os comentaristas neotestamentários, ou segundo os analíticos do novo testamento, essa carta, segunda carta escrita do apóstolo Paulo a Timóteo, foi a última carta escrita por Paulo. Na verdade, Paulo estava muito perto do seu fim, ele próprio afirmou isso, no versículo 6 ele diz o seguinte:
2Timóteo 4.6 (BSAS21)
Quanto a mim, já estou sendo derramado como oferta de libação, e o tempo da minha partida está próximo.
Ou seja, Paulo estava consciente que a fase em que ele estava inserido, e foi exatamente neste momento da vida, ou no seu último momento de vida, preso em Roma, Paulo agora apresenta para Timóteo a relação de pessoas que tiveram com ele no decorrer do ministério, Gente com quem Paulo se relacionou. Paulo apresenta uma espécie de lista de honra e de desonras praticadas por pessoas próximas, Paulo destacou nome de pessoas que lhe decepcionaram, pessoas que de alguma forma lhe transmitiram alegrias, Paulo ele faz questão de nos seus últimos momentos, destacar nomes de pessoas que lhe foram pessoas muito próximas. Eu acredito que considerar a maneira como o apóstolo Paulo lidou com possíveis decepções, isso irá nos ajudar a superar as nossas próprias decepções, portanto, você que está nesta celebração nesta noite, se você se sente decepcionado ou decepcionada com alguma coisa ou com alguém, ou até mesmo se você se sente aprisionado ou aprisionada por algum sentimento negativo, segue alguns princípios a luz dos escritos de Paulo, princípios que nos ajudarão a suaperar as nossas decepções.
1. SEMPRE EXISTIRÃO PESSOAS QUE COMEÇARÃO CONOSCO, MAS NÃO TERMINARÃO AO NOSSO LADO.
1. SEMPRE EXISTIRÃO PESSOAS QUE COMEÇARÃO CONOSCO, MAS NÃO TERMINARÃO AO NOSSO LADO.
Grave isso: Sempre existirão pessoas que começarão conosco, mas em determinado momento nos abandonarão. Se você não gravar esse princípio, você vai continuar afundado em decepção.
Por exemplo: O primeiro nome que Paulo mencionou foi o nome de Demas. Já no versículo 9.
2Timóteo 4.9–10 (BSAS21)
Procura visitar-me em breve,
pois Demas, por amar este mundo, abandonou-me. Ele partiu para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia; Tito, para a Dalmácia;
Interessante porque nós lemos a carta do apóstolo Paulo a Filemom, lá Paulo chama Demas de cooperador, Paulo chama Demas de fiel companheiro, fiel colaborador. No entanto, aqui nos últimos momentos da sua vida, Demas é identificado pelo Apóstolo Paulo como alguém que o decepcionou, alguém que o abandonou porque o seu coração foi sequestrado pelo mundo.
É exatamente o que Paulo diz no versículo 10. O que Paulo estava dizendo para Timóteo, que pouco a pouco o colaborador fiel se transformou num desertor (começou com Paulo, mas não terminou com Paulo). (Começou mais abandonou).
A grande verdade, é que no desenvolver da nossa vida, algumas pessoas começarão ao nosso lado, porém em determinado momento decidirão nos abandonar. Entender isso vai nos ajudar a superar algumas decepções. AS PESSOAS SÃO LIVRES PARA TOMAREM AS DECISÕES QUE DESEJAREM. Mesmo que tenham feito algum tipo de promessa (elas são livres inclusive para mudarem o pensamento). "Eu tenho certeza que nesse momento a sua mente está lhe trazendo um monte de nomes".
O profeta Amós certa vez disse assim: "PODERÃO ANDAR OS DOIS JUNTOS SE NÃO ESTIVEREM EM ACORDO?"
Entenda esse princípio: Demas representa pessoas que começaram, mais que não vão terminar.
2. SEMPRE EXISTIRÃO PESSOAS QUE PERMANECERÃO CONOSCO, INDEPENDENTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS.
2. SEMPRE EXISTIRÃO PESSOAS QUE PERMANECERÃO CONOSCO, INDEPENDENTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS.
Tem gente que começa mais não termina, porque decide amar o mundo, vai embora. Mas tem gente que começa e vai até o final.
Percebem um outro nome que Paulo menciona para Timóteo, o nome de Lucas. Interessante porque no versículo 11 Paulo chega a dizer para Timóteo o seguinte:
2Tm 4.11a "Somente Lucas está comigo".
2Tm 4.11a "Somente Lucas está comigo".
Eu não sei se você prestou atenção na forma que eu iniciei, mais Paulo nesse exato momento estava preso e Paulo está dizendo "somente Lucas está comigo". Embora saibamos muito pouco sobre Lucas, a tradição cristã atribue a Lucas a escrita não apenas do Evangelho, mais também a escrita do livro dos Atos e de acordo com a narrativa bíblica, parece que Lucas ele não apenas escreveu o livro dos Atos, mas ele se juntou a Paulo durante a segunda viagem missionária. Enquanto Paulo e os outros companheiros passavam por Trôade, a bíblia diz que desde então Lucas acompanhou o apóstolo Paulo na sua viagem, inclusive a sua viagem a Roma e possivelmente na prisão.
Ou seja, de acordo com a descrição de Paulo Lucas é o exemplo de pessoas que são plantadas em nossa vida e que independente das circunstâncias, os tempos passarão, mais elas permanecerão conosco até o fim.
Tem os Demas, mais também existem os Lucas.
3. EXISTIRÃO PESSOAS QUE COMEÇARÃO CONOSCO, IRÃO EMBORA, PORÉM RETORNARÃO.
3. EXISTIRÃO PESSOAS QUE COMEÇARÃO CONOSCO, IRÃO EMBORA, PORÉM RETORNARÃO.
Existem pessoas que começam (Demas), mas vão embora.
Existem pessoas como Lucas, começam e vão até o fim.
Existem pessoas que começarão, vazarão, e mais retornarão.
Quer ver uma coisa, na segunda parte do versículo 11, o apóstolo Paulo fez o seguinte pedido ao jovem pastor da Igreja de Éfeso:
2Tm 4.11b "Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério".
2Tm 4.11b "Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério".
Preste atenção para que você possa entender o contexto> De acordo com o livro dos Atos, Marcos ou João Marcos ele participou a primeira viagem missionária com Paulo e Barnabé, e é interessante porque Atos 13.4-5 a bíblia diz que:
Atos dos Apóstolos 13.4–5 (BSAS21)
Assim, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.
Chegando a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus e tinham João como auxiliar.
Começou com Paulo, esteve com Paulo no início da caminhada. Só que ainda no capítulo 13 versículo um pouquinho adiante diz:
Atos dos Apóstolos 13.13 (BSAS21)
Então Paulo e seus companheiros navegaram de Pafos e chegaram a Perge, na Panfília. João, porém, separando-se deles, voltou para Jerusalém.
Que decepção. Começou, mais em determinado momento foi embora.
A história não termina dessa forma. Na segunda viagem missionária do apóstolo Paulo, a bíblia diz que Barnabé teve uma vontade, e Paulo teve outra. Barnabé na segunda viagem missionária quis resgatar João Marcos e levar João Marcos na viagem, porém Paulo recusou, Paulo não aceitou a proposta e é interessante porque em Atos 15. 36-38, a bíblia registra o seguinte:
Atos dos Apóstolos 15.36–38 (BSAS21)
Decorridos alguns dias, Paulo disse a Barnabé: Vamos visitar os irmãos em todas as cidades onde anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.
E Barnabé queria levar também João, chamado Marcos.
Mas para Paulo parecia não fazer sentido levar consigo quem desde a Panfília havia se afastado deles e não os acompanhara no trabalho.
Começou e foi embora.
Segunda carta de Paulo a Timóteo, li com vocês, no último recorte da sua vida, em seu último escrito, o pedido que Paulo faz a Timóteo qual foi? Paulo pediu a Timóteo, "traga João Marcos, porque ele me é útil ao ministério".
Qual o princípio o apóstolo Paulo está nos ensinando sobre decepção? João Marcos é o exemplo de pessoas que começam conosco, por algum motivo se afastam e se afastam por um tempo determinado, mais em algum momento elas retornam porque elas são úteis para o serviço que Deus está realizando. TEM GENTE QUE FOI EMBORA, MAIS QUE VAI VOLTAR.
Existem os Demas - Começam e não terminam
Existem os Lucas, começam e vão até o fim.
Existem os João Marcos, começam, em determinado momento vão embora, e porque são úteis ao ministério, voltam.
PAULO NÃO TERMINA A SUA LISTA DE NOMES, SEM MENCIONAR PARA TIMÓTEO O NOME DE UMA HOMEM CHAMADO ALEXANDRE. E aí aprendemos uma última realidade:
4. ÚLTIMA REALIDADE: SEMPRE EXISTIRÃO PESSOAS QUE NOS FARÃO O MAL.
4. ÚLTIMA REALIDADE: SEMPRE EXISTIRÃO PESSOAS QUE NOS FARÃO O MAL.
Entenda uma coisa: Enquanto nós estivermos aqui nesta noite, existirão pessoas que nos farão mal.
Meu último destaque que eu quero fazer nesta listagem que Paulo faz para o seu filho na fé Timóteo, é exatamente a menção que Paulo faz de Alexandre.
Paulo diz que é Alexandre o ferreiro, o latoeiro, o que trabalha com bronze, ele diz o seguinte.
2Timóteo 4.14–15 (BSAS21)
Alexandre, que trabalha com bronze, prejudicou-me bastante; o Senhor lhe retribuirá segundo as suas ações.
Tenhas muito cuidado com ele, pois resistiu muito às nossas palavras.
Preste atenção: No final da sua vida, o apóstolo Paulo, ele fez questão de destacar as maldades praticadas contra ele por um homem chamado Alexandre. No final da sua vida o apóstolo Paulo destacou a maldade praticada por um homem chamado Alexandre, embora não tenhamos nada, ou embora não tenha sido nada revelado sobre maldades que foram praticadas por esse homem tão ruim, parece-me pelo termo utilizado no texto original, parece-me que uma interpretação possível é que esse causou-me muitos males, tem como significado: "dar informação contra uma pessoa".
Dizem os estudiosos que os informantes daquela época, eram uma das grandes maldições de Roma, porque? Porque os informantes daquela época buscavam benefícios e recompensas em troca de informação falsa e caluniosa. E Paulo diz: "me causou muitos males". Interpretação, ou significado dos termos originais do texto "deu informação contra alguém".
Possivelmente essa tem sido uma das maldades provocadas por Alexandre ferreiro contra Paulo.
De fato, sempre existirão pessoas que se levantarão para trazer informação "falsa ou caluniosa", contra alguém.
No curso da vida nós seremos conduzidos ao terreno da decepção. Porque sempre exisitirão os Demas, o Lucas, os Joãos Marcos e os Alexandres.
UMA PESSOA DECEPCIONADA, NÃO CONSEGUE DESFRUTAR A VIDA QUE RECEBEU.
Sabe porque? Porque, uma pessoa decepcionada possui um coração ressentido e aprisionado por sentimentos tóxicos.
Mas eu acredito, e acredito com fé, que hoje é o dia de quem se sente decepcionado, ser completamente liberto e iniciar uma nova fase na vida, não mais dominada pelas garras da decepção, mais controlado pelo poder do Espírito Santo.
CONCLUSÃO:
CONCLUSÃO:
Não seria sem sentido Paulo fazer destaques na sua última carta para o jovem Timóteo. Todos nós lidaremos com decepções.
Pode ser que hoje você esteja decepcionado com alguma coisa ou com alguém. Pode ser que a anos você vem carregando dentro de você sentimentos de decepção que tem te aprisionado. (é um líder (pastor) que te decepcionou. É um companheiro (a) que te decepcionou, é um familiar, um irmão, um cristão. Talvez você tenha se decepcionado com a igreja. Seja qual for a decepção que você tenha vivido, você precisa superar.
Pode ser que você esteja sangrando porque existem pessoas ruins, cruéis, maledicentes, maquiavélicas, pessoas que se apressam para provocar maldade contra a sua vida.
Eu quero concluir com uma palavra do céu para sua vida.
"QUEM FICA SE LAMENTANDO PELOS "DEMAS" QUE FORAM, NÃO CELEBRA OS "LUCAS" QUE PERMANECEM E ACABA FECHANDO O CORAÇÃO PARA OS "MARCOS" QUE RETORNARÃO. QUANTO AOS "ALEXANDRES", ELES SÃO PROBLEMAS PARA SEREM RESOLVIDOS POR DEUS".
Entenda uma coisa: As nossas armas não são carnais. Nós não retribuímos da forma como nós recebemos.
Quem se lamenta pelos "Demas" que vão, não celebram os Lucas que estão. Olha quantos Lucas permanecem com você nos momentos mais desafiadores da sua vida. Porque dar tanta ênfase a falta, quando Deus já plantou abundância no tempo presente ao seu redor. Quem fica muito desejando o que não tem, acaba não celebrando o que já recebeu.
Quem se lamenta pelos Demas que foram, não celebram os Lucas que permanecem e acabam se fechando para os Marcos que retornarão. Mas e os Alexandres? São problemas para Deus resolver.
Paulo disse isso para Timóteo, quanto ao Alexandre: "O Senhor lhe retribuirá segundo as suas ações".
Os Alexandres podem escapar aqui, mas haverá um dia, e a bíblia diz que será um dia que com justiça Deus haverá de julgar cada um conforme as suas ações.