O Salvador venceu

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Salmo 22.22-31.
Exaltação do Salvador - (v.22-31)
A razão para este louvor é que Deus se lembrou de seu aflito, e respondeu seu clamor por socorro. (v.22)
Os dois versículos seguintes apresentam o teor do discurso de Cristo ao povo de Israel remido naquele dia milenar vindouro. Em três paralelos majestosos, Cristo se dirige a seus compatriotas como “vós que temeis o SENHOR”, “vós todos, descendência de Jacó” e “vós todos, posteridade de Israel”. Exorta-os a louvar, glorificar e temer ao Senhor. Devem se aproximar de Deus com reverência, pois ele ouviu e atendeu aos clamores angustiados proferidos nas trevas do Calvário. O Senhor não desprezou os sofrimentos de seu Filho amado, nem escondeu seu rosto dele para sempre. Em vez disso, “Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho […] e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2:9–11). (v.23-24)
Deus é a origem do louvor do Messias: “De ti vem o meu louvor na grande congregação”. Em sua aflição, Cristo havia feito o voto de louvar ao Senhor publicamente e agora ele cumpre seus votos na presença dos que […] temem a Deus. (v.25)
Nos seis últimos versículos do salmo, quem fala é o Espírito Santo. Ele descreve as condições ideais que prevalecerão durante a paz e prosperidade do milênio. (v.26)
A pobreza será extinta; os sofredores hão de comer e fartar-se.
A terra se encherá de louvores a Deus. Louvarão o SENHOR os que o buscam. O Espírito pronuncia uma bênção sobre todos os adoradores: “Viva para sempre o vosso coração”.
Haverá um reavivamento mundial. Os confins da terra se lembrarão daquilo que Cristo fez no Calvário e se converterão ao Senhor. Todas as famílias das nações se unirão em um ato grandioso de homenagem e adoração. (v.27)
O Senhor exercerá domínio mundial. O trono lhe pertence, e ele reinará sobre as nações. Todos os poderosos da terra se sujeitarão a seu governo, e todos os mortais se prostrarão perante ele, ou seja, todos os que descem ao pó e todo aquele que não pode preservar a própria vida. (v.28-29)
A fama de Cristo permanecerá. Geração após geração o servirá e proclamará seus atributos. Uma mensagem especial será passada de uma geração a outra: Cristo consumou a grande obra de redenção. O salmo 22 começa com a quarta palavra da cruz, o clamor de expiação. Termina com as palavras “foi ele quem o fez”, expressão cujo significado é exatamente o mesmo da sétima palavra de Cristo na cruz: “Está consumado!” (Jo 19:30). Ao longo dos séculos, as boas-novas têm sido transmitidas de uma geração a outra com grata admiração, porque Cristo fez todo o necessário. (v.30-31)
Related Media
See more
Related Sermons
See more