1 João 3:11-24

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Os versos 11-12 são orações secundárias dentro da estrutura da informação, ligadas a expressão καὶ ὁ μὴ ἀγαπῶν τὸν ἀδελφὸν αὐτοῦ.

3:11 O foco de João agora, é na relação comunitária, encerrando a primeira que foco em nossa intimidade com Deus e conduta.
Primeira parte - Ele afirma que Deus é luz (1:5-3:10) – Ter comunhão com Deus​
Deus é luz, e temos que viver a luz disso​
Segunda parte - Ele afirma que Deus é amor (3:11-4:19) – Amar a Comunidade​
Deus é amor, e temo de viver a luz disso​
Semelhante a 1:5 - αὕτη ἐστὶν ἡ ἀγγελία ἣν ἠκούσατε ἀπʼ ἀρχῆς, ἵνα ἀγαπῶμεν ἀλλήλους·
ἔστιν αὕτη ἡ ἀγγελία ἣν ἀκηκόαμεν ἀπʼ αὐτοῦ καὶ ἀναγγέλλομεν ὑμῖν, ὅτι ὁ θεὸς φῶς ἐστιν καὶ σκοτία ⸂ἐν αὐτῷ οὐκ ἔστιν⸃ οὐδεμία.
Interessante que João, como todo o NT trata a relação comunitária, como uma relação familiar. (caim e abel eram irmãos). Ele já estabeleceu a questão familiar, ao falar sobre filiação no texto anterior.
O ponto temático dessa oração, é ἵνα ἀγαπῶμεν ἀλλήλους.
Verso 11: Pode ser desde o principio da fé deles, foi repetido essa mensagem. Ou, desde que Jesus esteve aqui, e esse foi o seu mandamento.
Exemplo negativo: Não como Caim (verso 12) - Morte
Caim: Filo (contemporâneo de Paulo) escreveu quatro obras sobre Caim; No período medieval, há obras judaicas em que Caim seria fruto de uma união entre Eva e satanás. Ou seja, o pai de Caim era o diabo.
Essa história, na literatura cristã prefigurava o martírio dos cristãos.
ὁρᾶτε, ἀδελφοί, ζῆλος καὶ φθόνος ἀδελφοκτονίαν κατειργάσατο.
"Vejam, irmãos, o(a) ciúme(rivalidade) e a inveja provocaram o assassinato de um irmão."
-- Primeira carta de Clemente aos Coríntios 4:7
Clemente, nessa carta, tem como um dos assuntos a tratar, as disputas e cismas que estavam ocorrendo na igreja em corínto. No capítulo 4 da sua carta, até pelo menos o cap 6.(até onde tenho visto) Ele repete bastante a palavra ζῆλος (pode ser traduzida como ciúme, inveja, rivalidade)
E aí, pelo menos, a partir do verso 7 do cap. 4 estabelece o assunto da rivalidade e inveja/ciúme, com exemplos do AT e também dos apóstolos, admoestando-os sobre os efeitos.
(o que ele fala nesse verso 7 acima, tem como base o exemplo de Caim e Abel que ele usa anteriormente.)
13-17 - Amor e ódio, Vida e morte - Aqui, são ações que refletem características dos pais.
Ódio/assassinato: Filhos do diabo
Amor/vida: Filhos de Deus
A nossa relação com o nosso irmão, seja de amor ou ódio, revela o estado em no qual nos encontramos, seja de vida ou de morte. O amor e o ódio são ativos, não ficam escondidos. O amor e o ódio geram ações de vida ou morte.
ódio = não somente sentir raiva em algum momento. Mas, quem odeia, nunca ama.
Verso 13: “Na igreja cristã, a inveja e a vingança abrigadas por Caim eram comparadas aos sentimentos daqueles que se opunham aos cristãos, cujas vidas sacrificiais agradavam ao Senhor. No versículo 13, João faz essa comparação. As paixões que alimentaram a inveja e o ódio de Caim agora estão alimentando aqueles que se opõem aos cristãos. Isso inclui não apenas os não-cristãos fora da igreja, mas também aqueles que são – irmãos e irmãs – e vivem na comunidade.” - Burge, Gary M..
Verso 13: O que espera aos filhos Deus, é serem odiados pelos filhos do diabo.
Verso 15: ódio = não somente sentir raiva em algum momento. Mas, quem odeia, nunca ama.
todo el que odia está dispuesto a negar la vida a su oponente - Burge, Gary M..
assassinar: com palavras, ações de desprezo. O assassino vai procurar destruir outro. O assassino fere, destrói e mata e outro. O diabo é assassino desde o princípio (João 8.44)
Exemplo Positivo: Mas, como Jesus (verso 16) - Vida
ἐν ἀγάπῃ προσελάβετο ἡμᾶς ὁ δεσπότης· διὰ τὴν ἀγάπην, ἣν ἔσχεν πρὸς ἡμᾶς, τὸ αἷμα αὐτοῦ ἔδωκεν ὑπὲρ ἡμῶν Ἰησοῦς Χριστὸς ὁ κύριος ἡμῶν ἐν θελήματι θεοῦ, καὶ τὴν σάρκα ὑπὲρ τῆς σαρκὸς ἡμῶν καὶ τὴν ψυχὴν ὑπὲρ τῶν ψυχῶν ἡμῶν.
"No amor nos recebeu o Mestre. Por causa do amor que tem por nós, deu o seu sangue por nós, Jesus Cristo o nosso Senhor, pela vontade de Deus, e a sua carne pela nossa carne, e a sua vida pela nossa vida." - 1 Clemente 49.6
Verso 16: ὑπὲρ (algo feito em benefício de alguém) ἡμῶν (em nosso benefício)
ὑπὲρ τῶν ἀδελφῶν (em benefício do irmão)
Assim como fomos beneficiados pelo amor de Jesus, assim o nosso irmão deve ser o beneficiário do nosso amor.
O nosso amor pelo irmão deve refletir o amor de Jesus por nós.
Verso 17: βίον τοῦ κόσμου vida do mundo = “recursos materiais”
κλείσῃ τὰ σπλάγχνα “trancar os sentimentos”, fechar o coração”, “negar-se a ter compaixão” para alguém = ser insensível
3:17 “Em algumas tradições judaicas, reter bens de alguém necessitado era equivalente a matá-lo de fome (cf. Tiago 2:15). Cuidar dos necessitados fazia parte da justiça (por exemplo, Deuteronômio 15:7–10; Provérbios 14:21, 31; Isaías 32:6; 58:7,10; Ezequiel 18:7,16).” - Craig Keener
Interessante que a palavra usada para a ação Jesus é tirar, deixar de lado. ele tirou a sua vida, em nosso benefício. Amar é tirar, deixar de lado algo , para gerar vida no outro. Cuidado para não amar somente quando isso te deixa confortável, e não exige nada de ti. Cristo não fechou o coração pra nós.
πῶς ἡ ἀγάπη τοῦ θεοῦ μένει ἐν αὐτῷ;
Chamado de João a um amor ativo (verso 18)
“nossas ações e palavras não devem ser apenas formalidades ou tentativas de parecer generosos; antes, devem refletir preocupação sincera por aqueles que amamos.” - Adeyemo, Tokunboh. Comentário Bíblico Africano: Uma obra de referência feita por teólogos africanos para o povo africano (Portuguese Edition) (p. 4856). Editora Mundo Cristão. Edição do Kindle.
Segurança advinda de um amor comunitário (19-24)
Verso 19: ἐν τούτῳ - se refere aos versos 11-18 - Amor
Uma segurança que brota do amor comunitário
João quer dar segurança ao coração daqueles que ainda permanecem.
Versos 20-21: Deus conhece o nosso coração e as nossas fraquezas.
A nossa segurança se encontra em Deus, não em nossos sentimentos. Deus é aquele que tem o veredito final sobre nossa situação, e não nosso coração. Ele mais poderoso que nosso coração, e sabe de todas as coisas. Nós não.
Verso 22: Coração alinhado com Deus
O nosso pedidos e recebimentos fluem de um coração alinhado com Deus e sua vontade.
Verso 23 O que significa obedecer? A salvação não vem pelo amar, mas pelo crer. Amar resulta disso.
Verso 24 Esse conhecimento da nossa intima relação com Deus, vem do Espírito que ele nos deu. (o amor de Deus foi derramado em nosso coração por meio do Espírito - Rm 5:5) Essa intimidade com Deus acontece por meio do Espírito.
O amor comunitário, e o Espírito que nos capacita a amar, asseguram a nossa comunhão com Deus, diante das crises do auto-exame.
Interessante João terminar o capítulo três falando do Espírito, porque já conecta com o capítulo 4. O verso 10 do capitulo 3 terminou falando de amor, conectando com esse nosso texto. Criando assim, um texto coeso.
Aplicação:
Quienes manifiestan amor por la familia de Cristo muestran que ya están disfrutando de la vida eterna que se les prometió. -Burge, Gary M..
“A extensão de nosso amor uns pelos outros mostra até que ponto nos apropriamos dessas verdades.” - Adeyemo, Tokunboh. Comentário Bíblico Africano: Uma obra de referência feita por teólogos africanos para o povo africano (Portuguese Edition) (p. 4857). Editora Mundo Cristão. Edição do Kindle.
Cristo é o nosso modelo em nossa relação comunitária. O seu amor foi ativo! Foi doador de vida! O nosso amor pelo irmão deve refletir o amor de Jesus por nós.
A obediência revela a nossa relação com Deus. (João 14:21)
O amor comunitário, resulta de uma íntima comunhão com aquele que é amor.
Não amar, gera morte no outro. Não ache que escolher não amar, não vai gerar nada. Não amar segundo João, gera morte no outro.
Related Media
See more
Related Sermons
See more