ILUSTRANDO A IGREJA

Exposições em Filipenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views

Paulo insere uma série de palavras, repetições e verbos que ilustram a identidade da igreja e o seu serviço a Deus.

Notes
Transcript

RECAPITULAÇÃO

Esta é a carta da alegria, em meio à perseguição e serviço custoso à causa do reino de Deus. Paulo está preso, e a igreja está começando a ser perseguida, e ambos pela mesma razão: o evangelho de Jesus Cristo, tanto crido quanto pregado/proclamado.
A grande chamada da carta é, exatamente, para encontrar alegria suprema em Cristo - é sobre ver a Cristo como tudo o que mais importa na vida, a ponto de seguirmos a Jesus, no caminho de Jesus, e do jeito de Jesus (2.5-11), e com alegria no coração, porque ele é supremamente melhor que tudo.
Para isto, há exemplos:
2.19-30: Timóteo e Epafrodito
3.1-11: Paulo
Para isto, também, há exortações:
1.27-30 - sobre viver para Cristo no mundo;
2.1-4, 12-18 - sobre viver como Cristo na igreja;
3.12-21 - sobre crescer/desenvolver a vida cristã - (1) correndo para o prêmio + (2) imitando outros cristãos mais maduros;
Agora, Paulo vai entrar na parte final da carta:
4.1-9: Apelos finais;
4.10-19: Gratidão de Paulo pelas ofertas da igreja;
4.21-23: Saudação final e bênção;
O sermão de hoje, envolve a abertura das exortações finais.

INTRODUÇÃO

- Vitrais
Cada aspectos diferente da imagem é importante para formar o todo. Você não consegue indentificar o todo olhando para as suas partes, mas sem as suas partes ele não forma o todo.
- Igreja
Assim funciona a igreja. O Novo Testamento é rico em identificações, ilustrações e intitulações para a igreja, e sem o todo falhamos em compreender a igreja, seu papel e seu serviço.
Ex.: Quando focamos apenas em um aspecto, ou em um vitral, nossa visão fica distorcida, passamos a enxergar todas as coisas a partir daquele prisma, e agindo assim perdemos a imagem maior, e mais bela.
Desta forma, nosso serviço é qualificado quando percebemos os aspectos diferentes da igreja. Quando observamos cada cor, e o juntamos ao todo, conseguimos ter não só uma percepção melhor do que é a igreja, mas, também, conseguimos cumprir melhor nosso chamado.

NARRATIVA

O sermão desta noite trata exatamente deste ponto. Paulo inicia seu apelo final não apenas exortando a igreja a tomar certas atitudes, mas faz isto lembrando à igreja o que ela é, para que ela coloque em prática, o que ela deve fazer. Ele faz isto, de modo especial, no início do apelo final.

QUATRO ILUSTRAÇÕES PARA A IGREJA

I. FAMÍLIA - v.1a

Filipenses 4.1 “Portanto, meus amados irmãos, de quem tenho muita saudade, vocês que são a minha alegria e coroa, sim, meus amados, permaneçam, deste modo, firmes no Senhor.”
Para muitos estudiosos esta é a carta entre amigos/irmãos.
Irmãos - 9x na carta
Amados - 3x na carta | obs.: 2x é só neste verso, que está iniciando a conclusão da carta;
muita saudade - 1.8: ele disse que tinha saudade da igreja; 2.26: Epafrodito tinha saudades da igreja;
Este tipo de relacionamento de Paulo e Epafrodito para com a igreja, não é meramente trabalhista, ou formal, é um relacionamento de família. E, da mesma forma, a igreja cuida de Paulo, como se fosse da família, porque ele recebeu muito mais do que precisava.
De fato, o evangelho nos insere em uma nova família.
Jo 1.12 - quem crê em Cristo é adotado por Deus;
Efésios 2.19 “Assim, vocês não são mais estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,”
É porque Paulo tem a percepção de que a igreja é sua família, que seu coração se comove pela igreja, ele ama a igreja e sente saudades da igreja…

APLICAÇÃO

A primeira ilustração para a igreja é a da FAMÍLIA.
Nossos relacionamentos como membros da igreja precisam ser mais profundos, mais intensos e mais palpáveis.
Se não entendermos que somos uma família, falharemos em sermos uma comunidade unida, pela qual Jesus orou - Jo 17;
Se não entendermos que somos uma família, falharemos em nossa dedicação à igreja;
Se não entendermoos que somos uma família, sempre nos manteremos um tanto distante da igreja, nunca vamos, de fato, nos vermos como parte dela;
Nossos relacionamentos como membros da igreja precisam ser mais profundos, mais intensos e mais palpáveis.
O tempo passa, e nos acostumamos a viver nossas vidas separadas, como membros de uma família que abandanam a família maior.
Nossos problemas, tristezas, angústias e derrotas, se tornam privados demais, e, por isso, sofremos mais.
Nossos pecados se tornam apenas problemas pessoais, e, por isso, não há cura, não há libertação, não há perdão!
Nossas alegrias, conquistas e vitórias, não são compartilhadas, e, por isso, nos sentimos sozinhos, solitários, abandonados e esquecidos.
Uma das coisas mais saudáveis em uma família é a comunicação.
Ex.: Pedidos de oração mais sinceros e pessoais + motivos de gratidão mais simples = evidenciam o quanto nos sentimos parte deste meio, parte da família;
Mas, é importante conversar sobre o problema, a dor, o medo, o pecado… ou sobre a alegria, a vitória e o sorriso…

II. EXÉRCITO - v.1,3

Filipenses 4.1–3 “Portanto, meus amados irmãos, de quem tenho muita saudade, vocês que são a minha alegria e coroa, sim, meus amados, permaneçam, deste modo, firmes no Senhor. Peço a Evódia e peço a Síntique que, no Senhor, tenham o mesmo modo de pensar. E peço também a você, fiel companheiro de jugo, que auxilie essas mulheres, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, juntamente com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.”
No 1.27-30 aprendemos que a igreja é o exército de Cristo. Lá Paulo utilizou-se de uma palavra do contexto político-social e quatro palavras do contexto militar. Duas palavras que ele usou lá, ele voltou a usar aqui.
(1) No v.1, após abrir o seu coração em afeto pela igreja, ele a exorta a permanecer firme no Senhor.
permaneçam firmes - manter posição | o soldado deveria manter posição no campo de batalha, o que indica a sua resposabilidade em ser obediente à ordem de seu senhor, e confiar na palavra de seu senhor;
(2) No v.3, ele dá o motivo para que Evódia e Síntique se reconciliem e “tenham o mesmo modo de pensar”: elas juntas se esforçaram comigo no evangelho.
juntas se esforçaram - lutar juntas | representa o modo como o soldado mantinha sua posição, e ia à guerra, sempre com outro… eles lutavam juntos, e avançavam juntos, para que um ajudasse o outro;
Assim, Paulo usa essas palavras de origem militar para confrontar a consciência da igreja, lembrando-a que ela pertence a outro reino (1.27; 3.21), e, portanto, ela deve viver pela causa deste reino, ela é parte do exército que luta pela causa deste reino - o avanço do reino de Deus.
Na carta aos Filipenses, geralmente, as palavras de origem militar estão associadas ao avanço do reino, ou seja, a figura do exército é usada para motivar a igreja a continuar pregando o evangelho do reino de Deus, dentro de uma cidade extremanente patriota e nacionalista.

APLICAÇÃO

A segunda ilustração para a igreja é a do EXÉRCITO.
A igreja que não se vê como exército de Cristo falha em servir a Deus no avanço do reino, e, porque não serve no avanço do reino, pouco experimenta seu poder e pouco vê o seu poder;
Rm 1.16 - O evangelho é o poder de Deus para a salvação;
At 1.8 - O Espírito nos é dado como poder para sermos testemunhas;
At 4.8 - Pedro, cheio do Espírito, falou diante das autoridades com ousadia e intrepidez, dizendo que Jesus era o único salvador;
At 4.31 - A igreja se reuniu, após soltarem Pedro e João, e foram orar, então ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a pregar com ousadia e intrepidez;
O poder do Espírito é para quem quer ir à guerra para pregar o evangelho com ousadia e intrepidez.
Fp 1.12-14 - Paulo diz que sua prisão contribuiu para o progresso do evangelho: (1) os soldados e os oficiais romanos ficaram sabendo que ele estava preso por causa de Jesus; (2) os crentes sabendo que Paulo estava pregando na prisão, passaram a pregar mais;
Ef 6.10-20 - Paulo fala sobre uma guerra espiritual e uma armadura, que todo cristão precisa vestir, e conclui pedindo oração para que ele pregasse mesmo estando preso, porque ele era embaixador em cadeias;
A igreja que não se vê como exército de Cristo falha em servir a Deus no avanço do reino, e, porque não serve no avanço do reino, pouco experimenta seu poder e pouco vê o seu poder;
Avançar com o reino é como lutar uma guerra, e, por isso, você precisa de oração, precisa da autoridade do nome de Jesus, precisa da espada do Espírito - que é a palavra de Deus e precisa do poder do ES;
Ir ao mundo para “pescar almas” é entrar em território inimigo, é se colocar diante das portas do inferno e crer: as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja… ela vai avançar, vai derrubar as portas, e almas serão resgatadas… isto é guerra!
A PERGUNTA QUE FICA É: NÓS ESTAMOS EM GUERRA? VOCÊ ESTÁ EM GUERRA?
Soldado só descansa quando a guerra acaba, mas esta guerra só acaba quando Jesus voltar;
O soldado, quando está em guerra, fica em alerta o tempo todo x nós só ficamos em alerta quando tem “programação evangelística”;

III. TRABALHADORES - v.2,3

Filipenses 4.2–3 “Peço a Evódia e peço a Síntique que, no Senhor, tenham o mesmo modo de pensar. E peço também a você, fiel companheiro de jugo, que auxilie essas mulheres, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, juntamente com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.”
Paulo usa dois termos ligados a trabalho.
(1) Paulo se refere ao líder da igreja, e nem o chama pelo nome, apenas de “você”, como “fiel companheiro de jugo”. Isto é algo muito curioso. Chegaram a cogitar que o termo grego para “companheiro de jugo” - syzygos fosse o nome pessoal do indivíduo, mas isto não tem correspondência no contexto.
A carta seria entregue ao líder/pastor da igreja, para que ele a lesse para a igreja, em suas reuniões, então Paulo é bem pessoal neste momento;
Companheiro de jugo - refere-se a um sócio de trabalho que carrega as cargas junto com o outro;
(2) Em seguida, Paulo se refere a Clemente, e outros, como “cooperadores”
Cooperadores - companheiros de trabalho, ou serviço;
Veja que interessante. Apesar do Novo Testamento dar ordens e direções específicas sobre a organização e forma de governo da igreja - para nós presbiterianos está muito claro que a forma de governo é o que chamamos de “presbiteriana” - todos são trabalhadores.
Mateus 9.37–38 “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.”
Rm 16 - Áquila, Priscíla, Urbano e Timóteo são chamados de cooperadores;
2Co 8.23 - Tito é chamado de cooperador;
Fp 2.25 - Epafrodito é chamado de cooperador;
Fm 1.24 - Marcos, Aristarco, Demas e Lucas são chamados de cooperadores;
Toda igreja é chamada a trabalhar.

APLICAÇÃO

A terceira ilustração para a igreja é a de trabalhadores.
A igreja é formada por trabalhadores. Todos tem o dever de trabalhar na obra do Senhor, de carregar o fardo, ou o peso, todos foram chamados para servir.
1Pe 2.9 - A igreja é o reino de sacerdotes , não o pastor, não a liderança, mas a igreja | O pastor não é um indivíduo que foi ungido por Deus de um modo diferente do seu, o espírito é derramado sobre toda a igreja.
A mesma responsabilidade que tenho de orar, ler a bíblia, visitar, pregar o evangelho e até expulsar demônios, você também tem. Eu só serei cobrado diferente, pela função e chamado, mas todos são trabalhadores.
At 8 - Após a morte de Estevão iniciou-se uma perseguição em Jerusalém, e a igreja foi dispersa e saiu para pregar, e os apóstolos que ficaram;
A igreja é formada por trabalhadores. Somos cooperadores na obra do Senhor.
Orar pela obra, não lhe tira a responsabilidade de sujar as mãos;
Investir na obra, não lhe priva do dever de caminhar na Seara e colher espigas;
A igreja é formada por trabalhadores. Todos tem o dever de trabalhar na obra do Senhor, de carregar o fardo, ou o peso, todos foram chamados para servir.
Sabe!? Você não vai perder a salvação porque está servindo a Deus de um modo miserável - A salvação não depende de nossos méritos, é baseada no mérito de Jesus - Mas, pode ser que seu serviço seja miserável, porque você ainda não é servo de Jesus.
De todo jeito, sendo você servo de Jesus, e estando meio preguiçoso… não pense que a graça vai te livrar de ter um encontro amendrontador com Jesus. Ele foi duro muitas vezes com os discípulos, ele pode um dia ser duro com você…
Geralmente ele nos fere, para que o amemos mais. Então, se você estiver com o trabalho atrasado, coloque-o em dia.
EVANGELISMO EXPLOSIVO - “Se você morrer hoje, você vai para o céu ou para o inferno?” / “Se você morrer hoje, e se encontrar com Deus, e ele lhe perguntar: por que eu deixaria você entrar no meu céu?”

IV. AGENTES DA PAZ - v.2,3

Filipenses 4.2–3Peço a Evódia e peço a Síntique que, no Senhor, tenham o mesmo modo de pensar. E peço também a você, fiel companheiro de jugo, que auxilie essas mulheres, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, juntamente com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.”
(1) Paulo se dirige a Evódia e Síntique, mulheres que lutaram juntas pelo causa do evangelho, a terem o mesmo modo de pensar, ou seja, a mesma atitude:
Fp 2.2 - a igreja deve ter o mesmo modo de pensar;
Fp 2.5 - este modo de pensar deve ser igual ao de Cristo;
Fp 3.15 - crentes maduros tem o mesmo modo de pensar, porque pensam como Cristo;
Fp 3.19 - mas, os incrédulos, ou ímpios, só pensam nas coisas terrenas;
Então, Evódia e Síntique estão com alguma crise de relacionamento. Elas são irmãs em Cristo, lutaram juntas pelo evangelho, mas brigaram. Paulo então, se dirige a elas dizendo:
Rogo - esta palavra significa “chamar para o lado” e refere-se a uma exortação pessoal, séria, mas afetuosa | Ex.: Conversa de um pai para com um filho;
(2) Ele pede ao líder da igreja para que auxilie-as nesta questão;
Auxilie - dar assistência ou prestar serviço, de modo intenso - como se ele fosse se agarrar a esta causa;
Tanto Paulo, quanto o líder da igreja, a pedido de Paulo, estão envolvidos na reconciliação de irmãs em Cristo. E isto parte da essência do evangelho, do que significa viver a partir da mensagem do evangelho.
Ef 2.14 - Jesus é a nossa paz;
Ef 2.17-18 - Cristo evangelizou paz - tanto para Judeus quanto para Gentios;
Rm 5.1 - Quando cremos em Jesus somos declarados justos, e, assim, temos paz com Deus;
Mateus 5.9 “— Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.”
2Coríntios 5.18 “Ora, tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,”

APLICAÇÃO

A quarta ilustração para a igreja é a de agentes da paz
Os cristãos foram chamados a carregarem uma mensagem de paz - paz com Deus e paz com o próximo;
Às vezes o evangelho pode causa divisão, mas no geral ele é uma mensagem de reconciliação;
Tem muito crente que só causa divisão, intriga, amargura, briga e contenda - por causa de seu orgulho, por causa de sua avareza… por inveja, por cobiça… por maledicência… por mentira…
O ministério do diabo é o da divisão e da separação - ele é o pai da mentira, se você só causa divisão, confusão, intriga e problema, você está servindo ao Pai da mentira e não ao Príncipe da paz!
Ex.: Tem crente que só instiga o problema, seus conselhos são veneno de víbora misturado em Coca-cola!

CONCLUSÃO

Quatro ilustrações sobre a igreja: Família, Exército, Trabalhadores e Agentes da Paz
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.