VENCENDO A INSEGURANÇA

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
VENCENDO A INSEGURANÇA
Jeremias 1.4–10 (BSAS21)
A palavra do Senhor veio a mim:
Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que nascesses te consagrei e te designei como profeta às nações.
Então eu disse: Ah, Senhor Deus! Eu não sei falar, pois sou apenas um menino.
Mas o Senhor me respondeu: Não digas: Sou apenas um menino; porque irás a todos a quem eu te enviar e falarás tudo quanto eu te ordenar.
Não temas diante deles, pois estou contigo para te livrar, declara o Senhor.
Então o Senhor estendeu a mão, tocou-me a boca e me disse: Ponho as minhas palavras na tua boca.
Olha, no dia de hoje te estabeleço sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derrubares, para destruíres e demolires, e também para edificares e plantares.

VENCENDO A INSEGURANÇA

É dessa forma que começou o registro acerca do profeta Jeremias. Segundo a história bíblica durante um período de convulsão social, durante um tempo de convulsão política, Deus então chama Jeremias. Jeremias foi chamado em meio ao caos, diante de uma desgraça que se abatia sobre uma nação. A bíblia diz que Deus então recrutou então Jeremias para pregar uma mensagem de arrependimento para o povo da sua cidade. Ou seja, o povo havia apostatando da fé, o povo havia se afundado na idolatria, e exatamente nesse contexto, ainda na sua juventude a bíblia diz que Jeremias ouviu a voz de Deus lhe convidando para um importante tarefa. Dizem os versículos 4 e 5 que a palavra do Senhor chegou a Jeremias da seguinte forma.
Jeremias 1.4–5 (BSAS21)
A palavra do Senhor veio a mim:
Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que nascesses te consagrei e te designei como profeta às nações.
Ou seja, Jeremias desenvolveu o seu ministério profético anunciando o Juízo de Deus, o Juízo de Deus estava próximo Por aproximadamente 40 anos a mensagem de Jeremias, a mensagem proclamada, a mensagem anunciando o juízo, a mensagem proclamando o arrependimento, essa mensagem foi rejeitada por seus compatriotas e por conta da rejeição daquele povo o profeta Jeremias viveu Isolado, o profeta Jeremias sofreu perseguições, o profeta Jeremias viu o seu povo e a sua cidade sendo devastados pela invasão Babilônica. O profeta Jeremias é considerado como o profeta chorão. Ele mesmo diz nos escritos que os olhos dele se transformaram em rios. Jeremias estava vivendo em meio a uma convulsão, a um caos. Porém, a bíblia diz que Deus o chamou.
Nessa noite, Deus irá nos levar a enfrentar cara a cara as nossas inseguranças. A maneira como Deus falou com Jeremias para mim é profunda. A maneira como Deus chamou Jeremias tem um significado profundo para mim, porque? Porque a maneira como Deus chamou Jeremias, ou falou com Jeremias, revelou não somente o modo ou o como, mais acima de tudo revelou o tempo, a ocasião, o quando a aprovação de Deus o encontrou.
Deus disse a Jeremias: Jeremias eu o chamei, eu conheci, eu escolhi a dedo para uma tarefa. Porém Deus também deixou claro que essa escolha de Jeremias se deu antes mesmo de Jeremias provar o seu potencial como um pregador. Ou seja, Deus havia feito a sua escolha antes mesmo de Jeremias nascer. Deus havia feito a sua escolha antes mesmo de Jeremias fazer qualquer coisa para merecer aceitação divina. Deus selecionou Jeremias, para ser parte do seu plano, antes mesmo que Jeremias tivesse pregado uma sílaba em seu primeiro sermão. Deus não escolheu Jeremias às cegas. Deus não se enganou, se frustrou, Deus não se arriscou quando escolheu Jeremias. Deus escolheu Jeremias intencionalmente.
E aqui está uma grande lição que nós precisamos aprender nesta noite.

"SE DEUS ESCOLHEU JEREMIAS CONHECENDO ATÉ MESMO AS SUA PIORES PARTES, LOGO NÓS NÃO PRECISAMOS VIVER TENTANDO SER QUEM NÃO SOMOS".

Deus escolheu Jeremias antes de Jeremias ser formado. A forma como Jeremias foi escolhido por Deus para ser profeta das nações, nos ensina que nós precisamos por exemplo cantar nem se quer uma nota para que Deus nos perceba, porquê? Porque mesmo antes de respirarmos, antes mesmo de termos oportunidades para aparecer, Deus já declarou: VOCÊ, É VOCÊ QUE QUERO, É VOCÊ QUE EU ESCOLHI, É VOCÊ EU CHAMEI, VOCÊ PERTENCE A MIM, ANTES DE VOCÊ NASCER, EU SELECIONEI VOCÊ.
O problema é que semelhantemente a Jeremias, mesmo com a consciência que Deus nos conhece além do nosso auto conhecimento, ainda assim nós nos sentimos profundamente inseguros para nos agarramos a esse amor de Deus.

A INSEGURANÇA É UM FORTE OBSTÁCULO PARA O CUMPRIMENTO DOS PROPÓSITOS DE DEUS.

Diante da afirmação divina sob sua vocação, diante do chamado de Deus dizendo: Jeremias, eu te conheço, eu te escolho, eu te separo para te constituir como profeta das nações e tudo isso eu faço antes de você ter qualquer tipo de merecimento próprio. Ou seja, antes de você nascer, antes de você ser concebido eu já havia escolhido você.
Diante dessa afirmação divina sobre a vocação, o versículo 6 revela Jeremias lutando contra a sua insegurança. INSEGURANÇA É INIMIGA DOS PROPÓSITOS DE DEUS. Quando Jeremias ouvi Deus falando com ele: Eu te chamei, te escolhi, te designei antes mesmo de você nascer, o versículo 6 diz que os lábios do profeta proferiram as seguintes sentenças:
Jeremias 1.6 (BSAS21)
Então eu disse: Ah, Senhor Deus! Eu não sei falar, pois sou apenas um menino.
Ou seja, essa resposta do profeta Jeremias traz nitidamente a relutância de Jeremias frente a frente ao chamado de Deus para a sua vida. Ao mesmo tempo que Deus afirma e chama, Jeremias se sente inseguro em aceitar o que Deus está afirmando.
TEM GENTE AQUI NESTA NOITE LUTANDO CONTRA A SUA INSEGURANÇA.
Foi essa reação sincera do profeta Jeremias que o colocou frente a frente com as suas limitações humanas: "Eu não sei falar", "Eu sou inexperiente", "Eu sou muito jovem". Ou seja, limitações humanas geram insegurança. Limitação humana nos deixa inseguros. A insegurança é uma forte aliada às estratégias de satanás, para impedir o cumprimento dos propósitos que Deus tem para nossas vidas. A insegurança é uma força poderosa, a insegurança é muito mais do que uma falta de confiança.

"A INSEGURANÇA É UM INSULTO CONTRA O CARÁTER DE DEUS"

Quando permitimos que a insegurança fique acima dos planos que Deus tem da nossa vida, ou planos que Deus estabeleceu para a nossa jornada, nós estamos afirmando com a nossa insegurança que Deus não estava muito consciente quando decidiu nos escolher.
Quando não discernimos com clareza quem Deus é e quem nós somos, nós somos habitados pela insegurança, ficamos reféns dos nossos próprios pensamentos (eu não sei falar). Os nossos focos se voltam para as nossas limitações humanas.

"QUANDO NÃO TEMOS CERTEZA DE QUEM SOMOS, PASSAMOS A ACREDITAR EM QUALQUER DEFINIÇÃO QUE OS OUTROS FAZEM SOBRE A NOSSA IDENTIDADE".

Quem você é? Eu sou um escolhido de Deus.
Quem você é? Eu sou alguém que Deus separou antes de ser gerado no ventre da minha mãe.
Quem você é? Eu fui constituído por Deus como profeta das nações.
Quem não tem convicção de quem é aceita qualquer definição que os outros fazem acerca de você.

"PORQUE NOS SENTIMOS INSEGUROS, TAMBÉM NOS ESQUECEMOS DE QUE O ÚNICO QUE TEM PODER PARA NOS DAR A VERDADEIRA APROVAÇÃO JÁ O FEZ DE FORMA PLENA E INTENSA".

Eu não sei falar: Tá bom, mais você está querendo provar que sabe falar para quem? Eu não estou escolhendo você porque você sabe falar, eu estou escolhendo você porque antes de você ser gerado no ventre da sua mãe, você já se tornou profeta das nações.
O problema é que nós somos inseguros, muitas das vezes, nós não conseguimos sentir a aprovação de Deus, ou não conseguimos nos sentir aceitos por Deus.
A insegurança é traiçoeira: Qualquer crítica, qualquer conversa, qualquer mentira que digam ao nosso respeito, qualquer maldade que tenhamos que enfrentar, nada disso é capaz de nos derrotar, sabe porque? Porque quanto mais profundo eu reforço a minha identidade em Cristo, mais seguro me torno diante das investidas de Satanás.
Quem você é: Eu sou um escolhido de Deus. (qualquer barulho que fazem ao contrário não ganham os meus ouvidos, porque eu já decidi firmar a minha identidade nele).
Quem você é? EU SOU UM ESCOLHIDO DE DEUS, e Deus me escolheu antes de eu ser gerado no ventre da minha mãe.
Talvez o seu maior desafio nesta noite seja lutar contra os seus próprios pensamentos. Ao mesmo tempo que você deseja acreditar quê… Ao mesmo tempo a sua mente é assoberbada por pensamentos negativos que levam você a duvidar dê…
Quanto menos dependermos das circunstâncias para definirmos a nossa identidade, mais seguros nos tornaremos para reforçar em nossa mente os pensamentos que Deus tem a nosso respeito.
Eu estou aqui para afirmar no poder do Espírito Santo sobre você nesta noite:

VOCÊ É UM ESCOLHIDO DE DEUS.

VOCÊ É AMADO POR DEUS.

Você não é obra do acaso, você não é obra de uma conspiração. VOCÊ É OBRA PRIMA DAS MÃOS DE DEUS. Deus caprichou quando fez você.
Portanto:

"PARE DE SE SENTIR INSEGURO FRENTE AO FUTURO QUE DEUS TEM PARA VOCÊ"

Para de se diminuir diante da grandeza que Deus reservou para você. Ele escolheu você antes mesmo de você nascer, ele separou você para viver os propósitos mais extraordinários que poderiam existir sobre você. LUTE CONTRA A SUA INSEGURANÇA.
Tem um segundo ensinamento no texto.

A APROVAÇÃO DE DEUS SUPERA AS NOSSAS LIMITAÇÕES E FRAQUEZAS.

Eu disse no ponto anterior que a insegurança é uma inimiga diante dos cumprimentos dos propósitos de Deus. E eu embasei essa afirmação diante da frase dita por Jeremias dita para Deus: "Há Senhor eu não sei falar', "Há Senhor eu sou muito novo".
Mas quando eu leio o texto eu percebo também que a aprovação de Deus supera as nossas limitações e as nossas fraquezas, sabe por quê? Porque quando Jeremias revela a sua insegurança, voltando o foco para a sua limitação humana, a bíblia diz que Deus o responde de forma assertiva, de forma afirmativa. Percebam o que diz o texto, versículos de 7 a 10
Jeremias 1.7–10 (BSAS21)
Mas o Senhor me respondeu: Não digas: Sou apenas um menino; porque irás a todos a quem eu te enviar e falarás tudo quanto eu te ordenar.
Não temas diante deles, pois estou contigo para te livrar, declara o Senhor.
Então o Senhor estendeu a mão, tocou-me a boca e me disse: Ponho as minhas palavras na tua boca.
Olha, no dia de hoje te estabeleço sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derrubares, para destruíres e demolires, e também para edificares e plantares.
Ou seja, consideramos a forma como Deus reagiu a insegurança de Jeremias, isso nos faz lembrar de que toda fraqueza, toda limitação que sabemos sobre nós, Deus já sabe, ou Deus já conhece profundamente e com detalhes que nós não podemos imaginar. Quando eu revelo uma limitação que eu tenho, eu não estou informando a Deus sobre a minha limitação, porque Deus já conhece as limitações e fraquezas que eu possuo com detalhes que eu não tenho. E mesmo assim ele me separou, me ungiu, me escolheu: Louvado seja o nome do Senhor.

"EM CRISTO, QUEM SOMOS VALE INFINITAMENTE MAIS DO QUE QUALQUER COISA QUE NÃO CONSEGUIMOS FAZER".

O nosso valor não está naquilo que produzimos, o nosso valor está em Cristo.

"QUANDO ADMITIRMOS QUE DEUS É O ÚNICO QUE REALMENTE TEM ALGUMA RECOMPENSA DURADOURA PARA NOS ENTREGAR, ELE SE TORNARÁ O ÚNICO CUJA APROVAÇÃO ALMEJAREMOS RECEBER".

Lembre-se Jeremias foi rejeitado. Pregou durante 40 anos para um povo que não deu a mínima para a sua pregação. Jeremias foi rejeitado por aqueles a quem ele pregava, MAIS JEREMIAS CONTINUOU SENDO ACEITO POR AQUELE SOBRE QUEM ELE PREGAVA.
O dia que você acreditar que o único que tem capacidade de avaliar e determinar o seu valor: É Deus! > A opinião popular perderá influência.
Jeremias foi rejeitado pelos homens, porém continuou sendo aceito por Deus.
Viveu solitariamente no relacionamento com seus compatriotas, mais viveu abastecido e suprido no seu relacionamento com o eterno.
A APROVAÇÃO DIVINA, SUPERA AS NOSSAS FRAQUEZAS E AS NOSSAS LIMITAÇÕES.

O DOMÍNIO DOS NOSSOS PENSAMENTOS VAI DERROTAR AS NOSSAS INSEGURANÇAS.

Se a insegurança é inimiga para o cumprimento dos propósitos divinos, se a insegurança é um insulto contra Deus, se a insegurança é tóxica, opressiva, se a insegurança me faz de alguma forma focar na limitação humana que possuo. Controlar os meus pensamentos me dará capacidade de derrotar a minha insegurança.

"QUANDO AS MENTIRAS NÃO SÃO CONTROLADAS, CHAMADOS E MINISTÉRIOS NÃO SÃO CUMPRIDOS OU REALIZADOS".

A luta de Jeremias se deu na sua (mente).
Eu te escolhi: (não, não sou capaz).
Eu te escolhi: (não, eu não sei falar).
Eu te escolhi: ( não, eu sou novo demais).
Quando as mentiras não são confrontadas, ministérios não são realizados.
Está na hora de silenciarmos os tumultos dos nossos pensamentos.

CONCLUSÃO:

"A VOZ À QUAL VOCÊ DÁ OUVIDOS DETERMINARÁ O FUTURO QUE VOCÊ EXPERIMENTARÁ".

Ou é a voz de Deus, ou é a voz da insegurança, você escolhe nesta noite.
Eu estou afirmando para você: Deus sabe quem você é, com detalhes que você não sabe.
Eu estou afirmando para você: Deus te fez de um modo espetacular…
Eu estou afirmando para você: Deus não errou quando decidiu criar você…
Eu estou afirmando para você: você foi planejado por Deus…
Hoje é o dia de interromper esse ciclo vicioso, das mentiras do diabo. Você tem futuro sim, porque é o Deus da palavra quem diz: "Sou eu quem conheço os planos que tenho para você, planos de paz para dar a você, um futuro que você deseja".
Ou você escolhe dar ouvido a voz da insegurança, ou você escolhe dar atenção a voz de Deus.

ACREDITE: "DEUS NÃO ERROU QUANDO DECIDIU ACREDITAR EM VOCÊ".

Eu sou Jeremias. O que você vai fazer? Eu vou pregar uma mensagem de arrependimento e de Juízo. Quem vai ouvir? Não tenho a mínima noção. E mesmo assim você vai fazer? Vou!
Porque quando eu disse para ele que eu era uma criança, não sabia falar, ele me disse: "Colocarei nos seus lábios as minhas palavras, as minhas palavras estarão na tua boca e de hoje em diante estabelecerei você entre as nações, sobre os reinos para realizar o ministério que eu entreguei"
INSEGURANÇA?
OU O CHAMADO DIVINO?
O que pesa mais para você nesta noite?

"DEUS NÃO ERROU QUANDO DECIDIU ACREDITAR EM VOCÊ".

Related Media
See more
Related Sermons
See more