O CENTRO DA PROFECIA

Evangelismo da Primavera 2024  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
O CENTRO DA PROFECIA
Ênfase – O Personagem central do Apocalipse é Jesus e seu Ministério.
INTRODUÇÃO
Estudos e pregações voltados para o livro do Apocalipse são mais comuns em dias de instabilidade econômica, guerras ou pandemias. Nesse contexto, não é incomum vermos opiniões surgirem em diferentes redes sociais, podcasts e programas tentando interpretar esses eventos à luz da escatologia.
Por vezes, esse ambiente “atiça” muita especulação, além de enfatizar temas que não merecem tanto nossa atenção, embora devam ser discutidos. São debatidos assuntos como as bestas, os quadros proféticos ou os sinais do fim do mundo, mas o centro da profecia, Jesus Cristo, é ignorado na periferia de nossa atenção.
Vários teologos nos convidam a estudar a Bíblia de forma cristocêntrica, especialmente o livro do Apocalipse. Grant Osborne, por exemplo, afirma:
"Desde o início, João quer que o leitor entenda que Aquele 'Jesus Cristo' que Se encarnou, revelou-Se em forma humana, morreu na cruz e ressuscitou é o mesmo que faz a mediação das visões em Apocalipse" (Apocalipse: Comentário Exegético, p. 57).
De acordo com Simon J. Kistemaker, "quando Jesus Cristo compartilha a revelação que recebera, naquele momento ela se converte em Sua própria revelação. Aliás, o título deste livro também pode significar que Jesus Cristo apresenta revelação sobre Ele mesmo. Esse é o caso na segunda metade do capítulo e em outros lugares, onde Ele Se revela a João e aos leitores das cartas" (Comentário do Novo Testamento: Apocalipse, p. 107).
Para Ranko Stefanovic, "o livro do Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo, na qual Ele revela Seu ministério em prol da igreja após o Calvário. O Apocalipse, assim como as Escrituras do Antigo Testamento (Jo 5:39), testifica de Cristo" (Revelação de Jesus Cristo, p. 65). Em outras palavras, Apocalipse é a continuidade dos evangelhos, mas agora com o ministério de Cristo no Céu.
Segundo Jon Paulien, esse livro, "em última análise, é a revelação de Jesus Cristo. A mensagem do livro é sobre o Cordeiro sacrifical, Aquele que derramou Seu sangue para que pudéssemos viver. É a base para que tenhamos uma vida autêntica" (Las Siete Claves Del Apocalipsis, p. 139).
Acredito que há muita gente à procura de sentido para a vida e Cristo é a resposta para esses corações angustiados. Por isso, em nossas exposições, não transformemos o livro de Apocalipse em uma aula de história ou em explicações sem fim de gráficos e diagramas proféticos. Que a nota tônica seja aquilo que Ellen White afirmou: "Deixemos que Daniel fale; que fale o Apocalipse e digam a verdade. Mas seja qual for o aspecto do assunto apresentado, elevam a Jesus como o centro de toda a esperança, 'a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da Manhã" (Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 118).
Estou convicto de que o Apocalipse é um dos livros mais cristocêntricos da Bíblia. Esse livro fala de Seu nascimento (Ap 12:13), Sua morte (Ap 1:5), Sua ressureição (v. 18), Sua entronização (Ap 5), Seu ministério no santuário como Cordeiro sacrificado (Ap 5:6), Seu derramamento de sangue no altar (Ap 12:11) e Sua atuação como Sumo Sacerdote (Ap 15:80). Finalmente, o livro aponta para Seu glorioso retorno (Ap 1:7; 22:7, 12, 20). Diante de tudo isso, não há dúvidas de que nossa abordagem precisa apelar para aquilo que Ele é e faz, segundo as lentes desse livro tão atual e relevante.
I – O FILHO VARÃO
VAMOS LER APOCALIPSE 12:13. Desde o momento do nascimento de Jesus, o inimigo fez manobras para tirar a vida do Salvador. Aliás, muito antes disto, todas as vezes que vemos os ataques a nação judaica, ao povo de Israel, essa era uma tentativa de Satanás de eliminar de uma vez por todas as chance de Jesus nascer e de se cumprir a profecia de Gênesis 3:15: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”
Mas escuta uma coisa, Jesus pode nascer 1 milhão de vezes em Belém, se Ele não nascer em sua vida hoje, isso não valerá nada para você. Por isso peça a Jesus para nascer em ti, peça Ele para salvar a sua vida, peça para restaura seu viver, peça a Ele para restaura seu casamento, sua família, seus negócios, sua saúde. Deixa Ele nascer em ti.
II – PRIMOGÊNITO DO MORTOS
VAMOS LER APOCALIPSE 1:5. Jesus morreu por você, morreu como seu substituto. Ainda que em primeira instância, Ele estava ocupando o lugar de Barrabás, estivesse levando a cruz deste assassino e agitador. Jesus também leva a sua e minha cruz, isso mesmo, foi em seu e em meu lugar que Ele morreu. Mas não apenas no nosso lugar, porém de tantos outros assassinos, agitadores, adúlteros, fornicadores, beberrões, viciados, egoístas, gananciosos, fofoqueiros, mentirosos, brigões, etc...
A morte de Jesus é o preço pago para a nossa liberdade. Com a sua morte, o edito de dívida que pesava sobre nós foi pago, o boleto da nossa dívida pelo pecado foi quitado. A lei que exigia morte como o preço do pecado foi satisfeita.
Com a sua morte recebemos vida, pois Ele carregou as nossas doenças e enfermidades Mt 8:17, e a principal doença que Jesus tem carregado são os nossos pecados. Suas feridas foram para nos dar a cura. Ele lhe fala nesta noite: “Escrevi o teu nome nas palmas das minhas mãos, para não me esquecer de ti.” Is 49:16 Jesus te ama com amor eterno (Jr 31:3).
III – VIVO PARA SEMPRE
VAMOS LER APOCALIPSE 1:17-18. Satanás quis deter Jesus de todas as formas. O matou e o colocou em uma tumba fria, mandou rolar uma enorme pedra na entrada, selou o lugar com o selo do maior império que o mundo já viu, colocou guardas e anjos maus para impedir que Jesus ressuscitasse, mas na manhã do primeiro dia da semana, o anjo Gabriel, que ocupa o lugar de Lúcifer nas cortes Celestiais remove a pedra como um pequenino cascalho. Os soldados caem como morto, os demônios fogem, e Gabriel fala com potente voz: “Filho de Deus, sai para fora, o Teu Pai te chama.” Jesus sai e de cima da tumba aberta proclama: “Eu Sou a ressurreição e a vida.” (ODTN, pág. 449.)
Jesus é a garantia de que se morrermos poderemos ressuscitar, sua ressurreição e o que garante a nossa, se por acaso morrermos, e a de todos os queridos que já morreram tendo fé nEle.
Existe esperança para os que descansaram no SENHOR. Nós não cremos em um Deus que está morto, mas em um Jesus que vive pelos séculos dos séculos. Glórias ao seu precioso Nome.
IV – O CORDEIRO ENTRONIZADO
VAMOS LER APOCALIPSE 5:6-10. Aqui vemos a entronização de Jesus, todo o capítulo 5 de Apocalipse fala sobre esse evento. O Ministério de Jesus não terminou na cruz, pois Ele foi saudado pelas hostes Celestiais como o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. (Ap 19:16) Jesus adentrou o santuário Celestial, o verdadeiro tabernáculo construído pelo próprio Deus e ali Ele realiza o seu ministério de intercessão. No santuário celestial, Jesus como Cordeiro sacrificado oferece o seu sangue para a remissão e justificação de todos os pecadores. Seu sangue é derramado no altar para nos remir.
Não importa o seu passado, não importa que pecados você tenha cometido, Jesus lhe convida: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” Mt 11;28-30. Jesus continua lhe convidando: “Eu Sou o que apago as tuas transgressões por amor, e dos teus pecados não me lembro.” Is 43:26.
V – SUMO-SACERDOTE
VAMOS LER APOCALIPSE 15:8. Ele não é apenas o Cordeiro, mas atua também como Sumo-Sacerdote. Fazendo assim a purificação do Santuário Celestial. Jesus é o meu e o seu advogado, se colocarmos o nosso caso em suas mãos seremos absorvidos, receberemos uma pedrinha branca com um novo nome, significando que fomos inocentados. Quando esse serviço estiver finalmente terminado, então Jesus voltará.
Finalmente o livro aponta para Seu glorioso retorno. VAMOS LER APOCALIPSE 22: 7; 12; 20. Brevemente o SENHOR Jesus aparecerá no Céu com poder, acompanhado de milhares de anjos. Vai reunir os que escolheram viver para Ele. Irá chamar os benditos do Pai para entrar no reino preparado desde a fundação do mundo (Mt 25:41). Assim viveremos com Jesus para sempre.
Essa maravilhosa esperança está vibrando em sua vida, em seu ser? O tempo mostra que Ele está voltando, em breve todos os fiéis irão cantar: “Aleluia! Cristo é Rei!”. É hora de despertar do sono espiritual, é momento de entregar a vida a Cristo, é momento de se purificar para encontrar com a própria Pureza, é momento de perdoar para ser perdoado, hoje é o dia de se preparar para o encontro com o nosso Deus.
CONCLUSÃO
O personagem central do Apocalipse é Jesus. Não tenha medo de estudar esse livro, não tenha medo de confiar nas suas palavras. Neste livro sagrado, Jesus afasta a cortina do futuro para que você possa discernir o tempo e está pronto para o seu retorno, para que não seja pego desprevenido.
APELO
Falta pouco tempo para o retorno de Cristo. Jesus está chegando! Você deseja viver eternamente? Jesus diz em João 8:51: “Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.” E você, o que vai fazer? Preparar-se para esse encontro? Tome hoje esta decisão! Não perca tempo. Essa é sua oportunidade. Você pode estar pensando: - “Eu estou bem assim sem ser batizado, me sinto muito abençoado por Deus.” A Bíblia afirma em Jó 15:15 e 16: que o ser humano é detestável e corrupto, que tem sede de perversidade! E que aos olhos de Deus não somos confiáveis. Mude de vida, vem para Jesus. Não há esperança fora do amor de Deus, não existe esperança deixando Deus para trás. Aceite o convite do Salvador.
Amanhã pregarei sobre o selo de Deus que é colocado sobre o seu povo. Será que esse selo é um chip? É uma marca visível? Ele já foi colocado? Ou está sendo colocado? Você quer saber mais? Venha amanhã.
Ore comigo. Senhor, como a história está sendo conduzida por Ti, decido agora que a minha vida também seja. Coloco em Tuas mãos o meu coração. No momento da Tua volta, quero estar pronto para viver contigo eternamente. Em nome de Jesus. Amém.
Related Media
See more
Related Sermons
See more