(Rm 11:33 - 12:2) Salvos para viver de outro jeito

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
Romanos 11.33 “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!”
Profundidade da riqueza. O Apóstolo explode em louvor e espanto pelas maravilhas nas quais meditou até aqui. A admiração é uma consequência necessárias da compreensão da beleza, da verdade. Se não admiramos a Deus, não o conhecemos. Se não o adoramos, não o compreendemos.
Quão insondáveis. Deus é incompreensível. Agora parece contraditório, pois eu acabei de dizer que nós só podemos adorar verdadeiramente a Deus depois de conhece-lo. Mas como podemos conhece-lo se ele é incompreensível?! Deus só pode ser conhecido naquilo em que se dá a conhecer e no modo que ele se dá a conhecer. Na verdade, não pode ser compreendido na sua essência, ele nem mesmo pode ser visto. Ele é totalmente outro, é transcendente. Se não tivesse se revelado, jamais o conheceríamos.
Salmo 36.6 “A tua justiça é como as montanhas de Deus; os teus juízos, como um abismo profundo. Tu, Senhor, preservas os homens e os animais.”
Jó 11.7 “Porventura, desvendarás os arcanos de Deus ou penetrarás até à perfeição do Todo-Poderoso?”
Romanos 11.34 “Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?”
A mente do Senhor. As coisas que Deus faz são tais quais ele é - impressionantes. Seus planos e propósitos são incríveis, sobre humanos. É incapaz para mente humana planejar as coisas como Deus as fez. A do universo e o próprio universo são coisas impressionantes.
O universo é absurdamente grande: Estima-se que o universo observável tenha um diâmetro de cerca de 93 bilhões de anos-luz. Isso significa que a luz, viajando a 300.000 km por segundo, levaria 93 bilhões de anos para atravessá-lo! E isso é apenas o que podemos observar — o universo total pode ser muito maior.
A maioria do universo é invisível: Apenas cerca de 5% do universo é composto de matéria comum (tudo o que podemos ver e tocar). 27% é matéria escura, uma substância misteriosa que não emite luz, e 68% é energia escura, uma força responsável pela expansão acelerada do universo. Ninguém sabe exatamente o que são matéria escura e energia escura. MISTÉRIO!
O corpo humano é feito de trilhões de células: O corpo de um adulto tem cerca de 37 trilhões de células. Isso é aproximadamente 5.000 vezes o número de estrelas na Via Láctea. E cada célula é como uma pequena fábrica, com processos complexos acontecendo constantemente para manter a vida.
O cérebro é mais poderoso que qualquer supercomputador: O cérebro humano tem cerca de 100 bilhões de neurônios, e as conexões entre eles (sinapses) são estimadas em 1 quadrilhão. O cérebro é capaz de realizar cerca de 1 quintilhão (1.000.000.000.000.000.000) de operações por segundo, mais do que qualquer supercomputador moderno.
O coração gera energia suficiente para mover um carro: Em um único dia, o coração humano gera energia suficiente para impulsionar um carro por cerca de 32 quilômetros. Ele bombeia cerca de 7.500 litros de sangue por dia, suficiente para encher uma pequena piscina em uma semana!
O DNA humano pode ir da Terra ao Sol e voltar 600 vezes: Se todo o DNA de uma pessoa fosse desenrolado e colocado ponta a ponta, ele teria cerca de 1,6 metros por célula. Multiplicando isso pelo número de células no corpo humano, o comprimento total do DNA seria de cerca de 10 bilhões de quilômetros — suficiente para ir da Terra ao Sol e voltar 600 vezes!
O osso humano é mais forte que aço: Um osso do tamanho de uma caixa de fósforos pode suportar até 9 toneladas de peso, o que o torna, em termos de resistência, mais forte que o aço.
Mas sabe o que é mais impressionante nisso tudo?! É que Paulo não está falando disso. Paulo está falando da Salvação. Ele está falando da doutrina da justificação, da predestinação. Tem algo mais espantoso do que o que Deus faz quando ele cria. É o que ele faz quando ele salva.
Isso é o que o incrédulo ignora e chama de loucura, enquanto idolatra a criação. Eles ignoração a poderosa mensagem do evangelho! Como pode?! Esse Deus tão grande, tão magestoso e impressionante, se tornar uma criatura pra poder salvar os homens. Não só vindo até aqui, mas obedecendo a lei em nosso lugar, e pagando por nossa transgressão, levando sobre si nossa culpa, derrotando assim a morte e inaugurando a nova criação em seu próprio corpo ressuscitado. De modo que essa a única forma do ser humano pecador ser salvo - pela graça!
É interessante que Paulo aqui, citando Isaías 40:13, pergunta: quem conheceu a mente do Senhor? Mas em outro lugar ele diz:
1Coríntios 2.16 “Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.”
Nós temos a mente de Cristo! Não somos Cristo, não somos Deus, mas ele nos ensina os seus pensamento, e nos dá o Seu Espírito, pra que você possa assim compreender e se alegrar nessas grandes verdades.
Romanos 11.35 “Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?”
Quem deu a ele. Calvino diz: “Deus não pode ser acusado de injustiça, a não ser que seja ele convencido de não haver retribuído a cada um o que lhe é devido.”
Deus não priva ninguém de seus direitos. Por quê? Porque na verdade ele não deve nada a ninguém. Há uns anos atrás tinha uma música gospel que era muito famosa, e dizia assim: “restitui, eu quero de volta o que é meu”. Enquanto aqui, na Bíblia, Paulo diz claramente que ninguém pode exigir nada de Deus, porque Deus não nos deve nada, antes ele é o dono de tudo.
Se formos honestos, a gente vai descobrir que além de Deus não nos dever nada, não somos dignos de nada, e na verdade somos merecedores da morte eterna.
E Calvino conclui assim: “mesmo que o homem fosse perfeito, ainda assim não poderia apresentar nada a Deus pelo quê pudesse conquistar seu favor, visto que, tão logo o homem é criado, já se vê tão endividado em relação a seu Criador, porque nada a sua volta é propriamente seu.”
Você entende porque o amor de Deus é tão impressionante? Ele não me deve nada, eu não mereço nada, e ele me dá tudo…
Espantoso amor! Como é possível, meu Deus, Que quisesses morrer por mim?” - Charles Wesley
Deus é autosuficiente em todo seu conhecimento, e também em todo seu poder. Ele não precisa de nada, mas ele mesmo é a fonte da vida. Nós dependemos dele, de tal modo que não podemos servir a Deus com o intuito de suprir qualquer necessidade nele, pois ele não tem necessidade algum; mas é ele quem trabalha em nosso favor, porque dele dependemos absolutamente.
Romanos 11.36 “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”
Se Deus é autosuficiente e autoexistente, ele é a fonte de tudo, do princípio ao fim. Tudo vem dele, e é sustentado por ele. Portanto, tudo deve retornar a ele. Como?! Em louvor. Assim, toda glória deve ser dada ao Criador e Salvador do mundo. O louvor é o modo como devolvemos tudo que Deus nos deu.
Que absurdo é o homem não louvar a Deus. É antinatural, é foge do nosso propósito. Você se snete triste por estar sem propósito na vida?! Imagine você não cumprir o propósito dos propósitos, o grande propósito pelo qual você foi criado - adorar ao Criador. Você é devedor dele. Você deve tudo a ele.
Calvino: “toda a ordem da natureza seria invertida caso o mesmo Deus, que é o princípio de todas as coisas, deixasse de ser também o fim.”
CMW Pergunta 1. Qual é o fim supremo e principal do homem? Resposta: O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre.
Romanos 12.1 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”
Assim, Paulo conclui o capítulo, e começa uma nova parte da carta aos romanos, onde ele aplica, ele chama à prática, à vida. Como se disse: diante de tudo o que vocês ouviram, é assim que vocês devem viver...
Pelas misericórdias. A fonte de todas as nossas bênçãos é a misericórdia de Deus. E na verdade toda nossa vida fluir e deve fluir da misericórida de DEus. Assim também toda nossa conduta ta fundamenta nisso, na misericórdia de Deus. Eu não posso viver bem, se não for pelo Senhor, por causa do Senhor. Toda minha justiça deve estar em Cristo. Eu vivo uma nova vida porque Cristo morreu por mim. Enquanto não for alcançado por isso você não pode viver uma nova vida, você não pode viver em justiça e retidão, e suas melhores obras são como trapos de imundícia.
Calvino explica que essa é a grande diferença entre o evangelho e a filosofia. A filosofia ensina a ética, ensina a moral, padrões de comportanto, mas sem o evangelho, esse ensino é como uma superestrutura sem fundamento. Ensina boa conduta, valores, maral, sem Cristo, é como um corpo sem cabeça. É o que acontece com qualquer religião que não pregue Cristo fielmente. Como o catolicismo romano, que calvino diz que se aproxima mais da filosofia do que do evangelho
Assim, a única forma de sermos santos, é se formos redimidos pelos Senhor, por sua misericórdia.
Assim, irmãos, jamais adoraremos a Deus sinceramente, enquanto não entedermos como somos devedores da misericórdia de Deus.
Só existem coisas que nos motivam a viver de determinado jeito, a cumprir as regras. A primeira é o medo. Eu faço as coisas que tenho que fazer por medo, temor servil, medo de ir para o inferno, medo de ser julgado por alguém. A outra coisa é a misericórdia. Aqueles que foram redimidos são constrangidos pelo amor de Deus a viver para ele, em gratidão e adoração. Veja como Paulo não manda, ele não ordena, ele roga. Ele fala ao coração. Ele busca constranger, quebrantar o coração. “Veja como Deus nos ama”, ele está dizendo. Ele te ama. Viva pra ele!
Que apresentei vosso corpo. Então, uma vez que nós entendemos isso, nosso corpo, quer dizer, nosso ser, tudo o que somos, é consagrado ao Senhor. Deve ser oferecido a ele totalmente, em sacrifício. Nossa vida deve ser uma adoração constante. Isso quer dizer que não pertencemos a nós mesmos. Não somos mais nosso dono. Entregamos nossa vida a Jesus. É nosso dono. E não podemos fazeer mais nada que não seja pra ele.
Culto racional. Ele então chama isso de culto racional. Nosso culto culto deve ser racional. Não jogamos nossa mente fora quando nos tornamos crentes. Pelo contrário. Devemos amar a Deus com nosso entendimento. Significa que não devemos ser fanáticos, crédulos, cegos, mas devemos entender aquilo que nós fazemos ao servir a Deus. Por que fazemos o que fazemos, e do modo que fazemos. E devemos buscar conhecer e entender, e prosseguir em conhecer o Senhor.
Romanos 12.2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Esse novo entendimento, nova mentalidade, contrários à ignorância desse mundo, nos conforma a Deus. Nos faz parecidos com ele. Lembram que Paulo tinha dito: “nós temos a mente de Cristo”. Paulo enfatiza que nosso entendimento deve ser renovado. Nossa mente deve ser restaurada.
Os filósofos dizem que a mente é a rainha do nosso ser. Os católicos assim acreditam que a mente não foi afetada pelo pecado. Que as emoções é que são o grande probema. Mas Paulo derruba isso. A mente também preccisa ser renovada. A mente do homem é caída, e ele todo deve nascer de novo.
Para que experimenteis. Assim, algo extraordinário acontece - nós experimentamos a vontade de Deus. O conhecimento real de DEus é um conhecimento experimental. Nós provamos e vemos que Deus é bom. Sua vontade não é só conhecida, ela é sentida, ela é vivida. E a vontade de DEus deve ser o nosso prazer, porque de fato ela é agradável, e boa e perfeita. Ela deve ser nosso pão, nosso alimento. Quando descobrimos a vontade de DEus, nós nos alimentamos dela. Quando chegamos para ouvir a Palavra, nos achegamos para nos alimentar. Quando estamos sonolentos e indispostos no culto, eu penso: como pode haver alguém domindo à mesa do jantar?” A vontade de Deus não é o seu prazer? Enquanto uma cachoeira de águas claras limpar cai fortemente diante de você, você se preocupa com a água desse mundo? Enquanto no Culto a Deus jorra água para vida eterna, você ta pensando nos esgotos, na lama desse mundo? Cheio de preocupações levianas? Não é a vontade de Deus boa pra você? E agradável e perfeita pra você? Então porque você não ama o culto, e não ama a Palavra, e não ama ouvir a palavra, e cantar a palavra? Essa é a vontade de Deus.
APLICAÇÕES
Admire Deus. Como você pode não se impressionar, não cair de joelhos, não se espantar com a grandeza e o mistério do nosso Deus. Como você pode não adorar a Deus, não ficar extasiado com a sabedoria, o poder, a imensidão desse Deus. Você será cobrado por isso. Você que permanece indiferente ao Senhor, você arrogante que coloca a vida dentro de uma caixa, que acha que compreende o funcionamento de todas as cosias. Só há uma resposta a tudo o que Deus é e tudo o que faz… Adoração!
Viva para a glória de Deus. Tudo o que você fizer deve ser para o Senhor. Sua vida inteira deve ser um culto. Você deve agradar a Deus em tudo o que você é e faz: suas conversar, suas diversões, seus passa tempos, suas amizades, seu jeito de se vestir. Sua vida deve ser um culto.
Que a misericórdia do Senhor seja sua motivação. O que motiva você a viver de tal forma? Em muitas igrejas o que motiva as pessoas a irem pra igreja é a expectativa de que Deus faça elas ficarem ricas, ou saudáveis. O que motiva você? O que impulsina você? O que fez você escolher ser cristão? Estar aqui hoje? Tem que ser a misericórdia de DEus. Tem que ser o fato de que você é um pecador miserável e JEsus Cristo morreu por você, salvou você, livrou você da sua cupla e da condenação eterna. Essa é a nossa motivação e o fundamento do porque vivemos do jeito que vivemos, ou do porque deveríamos viver desse jeito. Porque devemos ser crentes, porque devemos ser honestos, porque devemos ser justos… porque Cristo morreu por mim. Porque Deus é misericordioso!
Related Media
See more
Related Sermons
See more