* Lições da Parábola do Semeador

Parábola do Semeador  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Mc.4.1-9

Introdução
Jesus veio para anunciar o Evangelho e atrair a muitos para o Reino de Deus. No entanto, nem todos desejam esse Reino, a ponto de frustrar o anunciador das Boas Novas, como se fosse ele o que decide sobre a vida de quem deve ser salvo. Este é o Espírito Santo.
Muitos veem, ouvem, mas não entendem, não querem receber a mensagem que vem de Deus. São como pessoas que estão do lado de fora e contemplam os vitrais maravilhosos de uma igreja apenas da rua, mas não os acham interessantes... porque não estão vendo a luz que passa por eles.
“...a vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus” (v. 11) está na voz passiva, demonstrando a ação divina em favor dos homens (Ef.2.8,9)
“...mas aos de fora” - quem age para dar entendimento é Deus, pelo Espírito Santo. Os de dentro ouvem com ouvidos espirituais. Os de fora são os que contemplam os vitrais e se vão! (Que triste!)
O que a parábola nos ensina?
Desenvolvimento
1. (Verso 14) - O semeador semeia a palavra – Aquele que prega, que anuncia.
a. Paulo – “ai de mim se não anunciar” (1Co.9.16)
b. Todos quantos foram postos por atalaias na Igreja, o Senhor lhes anuncia que, se alguém perecer por ignorância, em razão de negligência dessas atalaias, ele requererá de suas mãos seu sangue [Ez 3.17,18].
c. Também a todos eles compete o que diz Paulo em 1Co.9.16)
d. Ou seja, o que os apóstolos fizeram para o mundo inteiro, isso cada pastor deve ao seu rebanho, ao qual foi designado.
e. Então, você está ouvindo esta mensagem: (a) porque Deus me enviou a anunciá-la e (b) porque Deus não quer que você não saiba o que esta mensagem tem para você.
2. (Versos 3,4 // 15) - Estes são os da beira do caminho, onde a palavra é semeada: quando a ouvem, logo Satanás vem e tira a palavra semeada neles.
a. Estes são os que ouvem a Palavra de Deus, mas não lhe é despertado o interesse por ela, e pouco, ou quase nada entendem e se desmotivam com facilidade. O diabo lhes tira do coração qualquer interesse pela Palavra.
b. Como povo de Deus (lavradores de Deus), devemos orar a Deus por essas pessoas, a fim de que Deus se compadeça delas e lhes permita se interessar pela Palavra – já que isso é tarefa do Espírito Santo, pois é Ele que vem a nós e não nós a Ele.
c. Perceba a grande importância da INTERCESSÃO pelas vidas perdidas que nós crentes temos e que devemos praticar!
d. Se continuarmos a falar e o Espírito Santo vier ao encontro dos de fora por quem intercedemos, este poderá a contemplar a luz de dentro que dá vida aos vitrais da existência humana.
e. Temos o dever de VIGIAR a semente que cai à beira do caminho, onde há muitos sofrendo por não conhecer a verdade!
3. (Versos 5,6 // 16,17) - semeados em solo rochoso, os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria. 17Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo de pouca duração. Quando chega a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam.
a. Não têm raiz – Não tem algo que brota de si mesmo. Não vão em busca da seiva, do alimento (da Palavra e da Oração, do desejo de estar junto aos demais adoradores adorando e aprendendo).
b. Duram pouco; não sabem lidar com momentos angustiosos ou perseguição.
• Sua alma não se alimenta, não se fortalece e, fraca morre, sai fora da caminhada.
• Não sabem confiar nas promessas e cuidados de Deus para consigo. Faltam-lhes experiências com Deus, que só o convívio, a proximidade com Ele e seus ensinos as produz.
•Às vezes nem está tão ruim assim, mas os pensamentos negativos tomam conta do seu coração – e olham para trás.
c. É função da Igreja como corpo de Cristo oportunizar/viabilizar o aprendizado e aquisição de experiências com Cristo e com sua Palavra.
4. (Versos 7 // 18,19) - Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, mas as preocupações deste mundo, a fascinação da riqueza e outras ambições aparecem e sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.
a. Correm risco espiritual aqueles que dão lugar ao secular em detrimento do espiritual.
b. Não é proibido ter dinheiro, mas é pecado permitir que as riquezas ocupem o lugar do Reino de Deus. Isso é “Idolatria”.
c. Bens e Recursos dos crentes nunca podem atrapalhar sua adoração a Deus, mas estarem a serviço, ou em favor do Reino de Deus.
5. (Versos 8 // 20 - Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um. (3.000% - 6.000% - 10.000%)
a. Ouvem a Palavra – como os outros
b. Buscam lançar raízes profundas – para adquirir firmeza e para proporcionar alimentação e crescimento.
c. São provados como os outros, mas sua esperança e fé estão firmados em Deus e dele aguardam socorro nas angústias e consolo nos momentos tristes. (sugestões do Salmista a respeito)
d. Os frutos são consequência de sua confiança e entrega ao Senhor.
Conclusão
A você que tem ouvido essa mensagem:
1. Não é por acaso que você tem ouvido falar de sua necessidade de Jesus. Deus pode lhe conceder salvação e esta somente através de Jesus. Abra o coração e procure se aproximar de Deus que está de braços abertos para alcançar o pecador arrependido. Se sente isso no coração, não deixe para depois. Hoje é o dia de sua decisão. Amanhã poderá ser muito tarde.
2. Está com dificuldades e não consegue se firmar na Palavra? Não consegue criar raízes na Palavra e no Reino de Deus? Não fique sozinho! Junte-se ao povo de Deus. Deus dá a saída para os problemas! (1Co.10.13); Deus não se agrada dos que olham para trás! (Lc.9.62 – ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o reino de Deus).
3. O mundo te atrai com sua fascinação, riqueza e beleza? Estes são elementos que têm tudo para sufocar a sua fé. Olhe ara Cristo!
4. Se humildemente andarmos com nosso Deus, buscar compreender e fazer a vontade de Jesus Cristo, Ele nos fará produzir frutos que agradam a Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more