Perguntas Teológicas sobre Setembro Amarelo

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

1) Como a Bíblia vê o sofrimento e a dor?

O sofrimento é um mal resultante do pecado, não necessariamente de pecados que tenhamos comentedio, mas do pecado de Adão que herdamos.
Ao mesmo tempo, o sofrimento pode ser confertido em bênçãos a longo prazo.
O sofrimento terá um fim, quando Cristo inaugurar seu reino Eterno.
Revelation 21:1–4 ARA
1 Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2 Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. 3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. 4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
Deus quer nos ajudar nos momentos de dores:

2) Pessoas de Deus podem enfrentar depressão?

É claro que a Bíblia não apresenta um relato da depressão tal como a avaliação de um caso clínico, com diagnóstico à luz dos manuais de psicologia moderna.
Porém, os especialistas, quando vêm o registo dos personagens bíblicos tentam traçar o diagnóstico à luz do quadro registrado na narrativa ou na confissão de seus personagens:
a) Jó:
Job 3:1–10 ARA
1 Depois disto, passou Jó a falar e amaldiçoou o seu dia natalício. 2 Disse Jó: 3 Pereça o dia em que nasci e a noite em que se disse: Foi concebido um homem! 4 Converta-se aquele dia em trevas; e Deus, lá de cima, não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz. 5 Reclamem-no as trevas e a sombra de morte; habitem sobre ele nuvens; espante-o tudo o que pode enegrecer o dia. 6 Aquela noite, que dela se apoderem densas trevas; não se regozije ela entre os dias do ano, não entre na conta dos meses. 7 Seja estéril aquela noite, e dela sejam banidos os sons de júbilo. 8 Amaldiçoem-na aqueles que sabem amaldiçoar o dia e sabem excitar o monstro marinho. 9 Escureçam-se as estrelas do crepúsculo matutino dessa noite; que ela espere a luz, e a luz não venha; que não veja as pálpebras dos olhos da alva, 10 pois não fechou as portas do ventre de minha mãe, nem escondeu dos meus olhos o sofrimento.
Job 30:16–31 ARA
16 Agora, dentro de mim se me derrama a alma; os dias da aflição se apoderaram de mim. 17 A noite me verruma os ossos e os desloca, e não descansa o mal que me rói. 18 Pela grande violência do meu mal está desfigurada a minha veste, mal que me cinge como a gola da minha túnica. 19 Deus, tu me lançaste na lama, e me tornei semelhante ao pó e à cinza. 20 Clamo a ti, e não me respondes; estou em pé, mas apenas olhas para mim. 21 Tu foste cruel comigo; com a força da tua mão tu me combates. 22 Levantas-me sobre o vento e me fazes cavalgá-lo; dissolves-me no estrondo da tempestade. 23 Pois eu sei que me levarás à morte e à casa destinada a todo vivente. 24 De um montão de ruínas não estenderá o homem a mão e na sua desventura não levantará um grito por socorro? 25 Acaso, não chorei sobre aquele que atravessava dias difíceis ou não se angustiou a minha alma pelo necessitado? 26 Aguardava eu o bem, e eis que me veio o mal; esperava a luz, veio-me a escuridão. 27 O meu íntimo se agita sem cessar; e dias de aflição me sobrevêm. 28 Ando de luto, sem a luz do sol; levanto-me na congregação e clamo por socorro. 29 Sou irmão dos chacais e companheiro de avestruzes. 30 Enegrecida se me cai a pele, e os meus ossos queimam em febre. 31 Por isso, a minha harpa se me tornou em prantos de luto, e a minha flauta, em voz dos que choram.
b) Elias:
1 Kings 19:1–4 ARA
1 Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada. 2 Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles. 3 Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço. 4 Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.
c) Jonas
Jonah 4:3 ARA
3 Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.
d) Jeremias
Jeremiah 20:14 ARA
14 Maldito o dia em que nasci! Não seja bendito o dia em que me deu à luz minha mãe!
Jeremiah 20:18 ARA
18 Por que saí do ventre materno tão somente para ver trabalho e tristeza e para que se consumam de vergonha os meus dias?

3) Como Jesus pode nos ajudar em nossa dor?

a. Nosso Senhor é chamado de homem de dores. Isaías 53.3
Isaiah 53:3 ARA
3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.
Isaiah 53:5 ARA
5 Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Mark 14:34–36 ARA
34 E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai. 35 E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada aquela hora. 36 E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres.
Luke 22:44 ARA
44 E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.]
b) Ele é chamado de sacerdote que intercede por nós.
Hebrews 4:15–16 ARA
15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. 16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.
c) Ele sempre se compadeceu dos que sofriam durante sua encarnação nesse mundo
Luke 7:11–14 ARA
11 Em dia subsequente, dirigia-se Jesus a uma cidade chamada Naim, e iam com ele os seus discípulos e numerosa multidão. 12 Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela. 13 Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores! 14 Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te!

4) Como lidar com pensamentos suicidas?

O pensamento sobre a morte pode ser motivado por razões diversas, desde a depressão, questões hormonais, dívidas, problemas de relacionamento, e também questões de natureza espirituais. Em todo o caso, é preciso buscar ajuda. Não é sensato ficar com estes pensamentos. Algumas concepções teológicas são importantes quando lidamos com estes pensamentos:
a. Saber que os filhos de Deus podem ser tentados nessa área também – Lembremo-nos da experiência de Elias e de Cristo em sua tentação no deserto.
b. Saber que não é a vontade de Deus que busquemos a morte. Romanos 6.23 diz que o Salário do pecado é a morte. E 5.10 nos diz que Por meio de um homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte.
c. Jesus venceu a morte – Cristo venceu a morte para que tenhamos vida e para que vençamos aquele que tem o poder da morte. Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, também Jesus, igualmente, participou dessas coisas, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo. Hebreus 2:14 (NAA)
d. Jesus não rejeita quem o busca – Ele prometeu que todo o que vem a ele ele não lança fora (João 6.23). Também diz as Escrituras que nós não temos um sacerdote que não possa se compadecer de nossas fraquezas, mas um como nós que foi tentado em todas as coisas e pode nos ajudar: “Porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas; pelo contrário, ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Portanto, aproximemo-nos do trono da graça com confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça para ajuda em momento oportuno.” (Hb. 4.15-16)
e. Jesus é a Vida Eterna – Troquemos o nosso peso pelo consolo que o Senhor nos dá (Mateus 11.28-30). Descansemos nas suas promessas João 17.3.

5) Quais recursos podemos ter da parte de Deus na ajuda contra as doenças que assolam nossa alma?

a. As Sagradas Escrituras;
b. A oração;
c. A confissão;
d. O aconselhamento de irmãos maduros.

6) Como a igreja pode se tornar uma comunidade terapêutica?

Quando a igreja cumpre o papel bíblico de se tornar uma comunidade de cuidado e aconselhamento:
Matthew 25:40 ARA
40 O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
1 John 4:19 ARA
19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

7) Por que tantos evangélicos têm receio com a psicologia ou têm receio de buscar ajuda de profissionais de saúde para as doenças da alma?

Related Media
See more
Related Sermons
See more