A centralidade do ministério de Jesus

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Lucas 15.1–3 BEARA
1 Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir. 2 E murmuravam os fariseus e os escribas, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles. 3 Então, lhes propôs Jesus esta parábola:
Qual o seu foco?
Enquanto crente, qual o seu maior objetivo no Reino de Deus?
Todo o crente está debaixo de um chamado, o de empreender todos os esforços possíveis para levar pessoas a Cristo!
Este era o foco de Jesus, o seu nome significa isso - Jesus: Deus Salva! Ele veio “buscar e salvar o que se havia perdido”.

1. Sempre haverá aqueles que estarão querendo salvar alguém (v.1)

i. Jesus estava buscando salvar as pessoas. Toddo o crente precisa se inspirar em Jesus e cumprir a sua ordem: fazer discípulos.
ii. Esse é um ministério que precisa marcar as nossas vidas. Trata-se de mudar o mundo e aproximar os homens de Deus. Posso começar falando bem da minha vida no corpo e depois convidando as pessoas para virem conhecer isso.
iii. É preciso haver algo especial no que você diz e em como você diz.

2. Sempre haverá aqueles que estarão atrapalhando a salvação de alguém (v.2)

i. Algumas pessoas se constituem em impedimento para que outros se acheguem a Cristo. As atitudes, as palavras, a conduta dentro do corpo, o que propagam na internet. São pessoas que fazem tropeçar criancinhas espirituais e o Senhor disse que seria melhor que essas pessoas pendurassem uma pedra de moninho ao pescoço se se jogassem ao mar.
ii. Os atrapalhadores à salvação nem sempre estarão fora, nesse caso aqui, estavam dentro. Eles censuravam Jesus por esse se envolver com pessoas que eles condenavam. Mas o objetivo de Jesus era levar salvação. O que você quer levar?

3. há três dimensões que precisam ser alcançadas na obra de salvação:

a. A dimensão dos que estão fora do aprisco - a centéssima ovelha.

A princípio todas as pesoas que nasceram nesse país, dito cristão, se encontram aqui. Era assim com os nascidos judeus, mas andavam como se não fossem.
É preciso ir buscar essas pessoas como uma ovelha que está perdida e que precisa de Deus.
Elas precisam ser salvas do mundo em que estão, lá existem predadores de almas que não as pouparão.

b. A dimensão da que se perdeu dentro da casa - a drácma perdida.

Algumas pessoas estão dentro, porém misturou-se com escuridão e sujidades e precisará sentir o efeito da luz e da vassoura sobre si.
O entendimento precisará ser novamente iluminado - A candeia precisa ser acesa. Algumas pessoas ficam cegas dentro das igrejas por conta do orgulho ou soberba e mesmo dentro estão perdidas.
As sujidades incomodam no começo, mas depois vira rotina, hábito e alguns se adequam a isso, só a limpeza nos revela e nos reintegra ao nosso lugar no corpo.

c. A dimensão da que saiu da casa e precisa voltar - o filho pródigo:

Não se trata necessariamente de quem se desviou da igreja, mas de quem conhecendo o caminho e usufruindo das suas benesses, buscou o caminho contrário.
A esse o inimigo ilude (v.13), depois humilha (v. 16).
A ênfase de Jesus nas três parábolas-respostas era arrependimento, perdão e alegria.
Precisamos contagiar as pessoas com a alegria do Reino e alegria é:
Expressividade
Acolhimento
Integração motivadora
A pessoa que chega precisa se sentir restituído à condição de filho: Sandália da dignidade, anel da ascensão, vestes de festa e comida reservada - novilho gordo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.