Mãos à Obra: Deus Emanuel nos chama ao seu trabalho!
Deus em Primeiro lugar • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 7 viewsNa época do profeta Ageu, o povo de Israel estava enfrentando uma grande crise. O templo, que representava a presença de Deus entre eles, estava em ruínas, e a obra de reconstrução havia sido interrompida. O povo estava desmotivado, sem direção e sem propósito. No entanto, Deus não os abandonou nem os substituiu. Em vez disso, ele os chamou de volta ao trabalho através da Palavra, usando seu mensageiro. Ele também prometeu que estaria com eles e mudou a disposição dos corações de todo o povo para que retomassem a construção.
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
O que você faria se fosse o dono de uma multinacional espalhada por todo o mundo, mas que passou por uma grande crise em várias áreas por muitos anos? O que você faria para que seus CEOs, gerentes, funcionários efetivos, terceirizados e todo o restante da equipe voltassem a se engajar com a empresa? É claro que, sendo muito rico e poderoso, você poderia tentar resolver isso de várias maneiras. Mas, em vez de simplesmente substituir todos, você decide que quer manter sua equipe principal. Você quer que eles se levantem e trabalhem juntos para restaurar a empresa dos sonhos. Essa cena pode soar familiar a muitos de nós que enfrentam desafios em suas empresas, negócios, na vida familiar e também na igreja. Talvez você já tenha se deparado com momentos em que parecia que tudo estava desmoronando. Na época do profeta Ageu, o povo de Israel também estava enfrentando uma grande crise. O templo, que representava a presença de Deus entre eles, estava em ruínas, e a obra de reconstrução havia sido interrompida. O povo estava desmotivado, sem direção e sem propósito. No entanto, Deus não os abandonou nem os substituiu. Em vez disso, ele os chamou de volta ao trabalho através da Palavra, usando seu mensageiro. Ele também prometeu que estaria com eles e mudou a disposição dos corações de todo o povo para que retomassem a construção. Assim como aquele empresário que deseja ver sua equipe voltar ao trabalho com dedicação, Deus também quer ver seu povo comprometido com a sua missão. E Ele não apenas nos dá ordens, mas promete estar conosco todos os dias, e Ele mesmo é quem renova o nosso vigor. Acerca disso, meditaremos no seguinte tema:
Respondendo com diligência ao Deus Emanuel que nos chama ao trabalho!
Respondendo com diligência ao Deus Emanuel que nos chama ao trabalho!
Como faremos isso?
Em Primeiro lugar: Nós respondemos com diligência ao Deus Emanuel que nos chama ao trabalho quando prestamos atenção na instrução da Palavra do Senhor! (v.12)
Em Primeiro lugar: Nós respondemos com diligência ao Deus Emanuel que nos chama ao trabalho quando prestamos atenção na instrução da Palavra do Senhor! (v.12)
Quando prestamos atenção na instrução da Palavra do Senhor, nós influenciamos outras pessoas a fazerem o mesmo.
Quando prestamos atenção na instrução da Palavra do Senhor, nós influenciamos outras pessoas a fazerem o mesmo.
Zorobabel o líder civil e Josué o líder religioso acataram a instrução do Senhor, e todo o resto do povo. É bem interessante que a passagem faz questão de separar a liderança do restante dos remanescentes. Não é para colocar a liderança em um nível superior diante de Deus. Na verdade, é mais para mostrar o quanto é importante o exemplo da liderança que acata a Palavra do Senhor para poder influenciar positivamente seus liderados. Na passagem Zorobabel e Josué foram líderes exemplares. E o povo seguiu os passos de sua liderança. Mas por outro lado em Jeremias 36.30-31 vemos o péssimo exemplo do rei Jeoaquim que não deu ouvidos 3 a Palavra de Deus e assim atraiu o juízo de Deus sobre ele e consequentemente para o povo que foi levado para o cativeiro.
Na semana passada veio à tona a queda de um pastor reformado americano muito conhecido que caiu em pecado sexual. Sabemos que em Cristo somos perdoados e cremos na restauração. Contudo, quando um líder cai, a igreja do Senhor pode sofrer consequências.
Isso serve de alerta para aqueles que anseiam servir a Deus como nós. Se a própria liderança não leva a sério a Palavra de Deus, a igreja pode ser induzida ao erro. Contudo, esse alerta também é para todo o povo de Deus. Todos nós em alguma área somos líderes de alguma coisa e temos que ser obedientes à Palavra de Deus. Seja você um pai de família, sua esposa e seus filhos precisam ser influenciados por você a partir de suas decisões diárias. Seus filhos e sua esposa estão sempre de olho se de fato obedecer à Palavra de Deus é prioridade pra você. Da mesma forma podemos pensar sobre isso no papel das esposas e mães. No papel dos solteiros para com outros solteiros. Ou na relação de irmãos e outros parentes. No trabalho também devemos pensar da mesma forma. Um funcionário liberal, um funcionário CLT, um policial, um gerente de uma grande empresa, um servidor público, um professor, um médico, um advogado, um vendedor. Deus quer usar você crente, Deus quer usar pecadores como nós em seu trabalho, mas para isso devemos obedecer a Palavra de Deus. Assim como ele utilizou Zorobabel e Josué que eram pecadores, porém homens que acataram a Palavra de Deus, ele quer usar você crente.
Além disso, quando prestamos atenção na instrução da Palavra do Senhor, crescemos no temor diante de Deus (v.12)
Além disso, quando prestamos atenção na instrução da Palavra do Senhor, crescemos no temor diante de Deus (v.12)
No final do versículo 12 lemos que “o povo temeu diante do Senhor”. Irmãos, a Palavra produz em nós obediência. A pregação fiel da Palavra produz em nós o temor do Senhor. A falta de temor fez com que aquele povo esquecesse o trabalho do Senhor. Mas quando prestaram atenção na Palavra do Senhor, o temor retornou. Eles que antes estavam com temor dos povos vizinhos, que fez com que a construção fosse interrompida, agora estavam tremendo aquele cujo poder era infinitamente maior.
Não sei quantos aqui já tiveram a triste experiência de apanhar na escola… Quando você está no terceiro ano do fundamental, o valentão do parquinho parece assustador – até que o papai chega! Ráaa, a gente fica corajoso na hora!
A coisa mais importante sobre o temor a Deus é que quando você teme a Deus, você não teme mais nada; enquanto que, quando você não teme a Deus, você pode ter medo de qualquer coisa. Por isso o salmista declarou: “Bem aventurado o homem que teme ao Senhor e tem prazer nos seus mandamentos” (Sl 112.1) 5 A fiel pregação nos revela o caráter do nosso Deus, revela nossa pecaminosidade diante da seriedade da justiça divina, isso tudo encharca nosso coração de temor do Senhor, e esse temor nos conduz a sermos mais santos, obedientes e dedicados à obra do Senhor. Este foi o nosso primeiro ponto. Nós respondemos ao Deus Emanuel que nos chama ao trabalho quando prestamos atenção em sua Palavra.
Em segundo lugar: Nós respondemos com diligência ao Deus Emanuel que nos chama ao trabalho, quando confiamos que Ele está conosco todos os dias (v.13)
Em segundo lugar: Nós respondemos com diligência ao Deus Emanuel que nos chama ao trabalho, quando confiamos que Ele está conosco todos os dias (v.13)
Leiamos o versículo 13 mais uma vez…
Podemos confiar nesta promessa, pois o profeta declara a mensagem de Deus, não as suas próprias palavras. (v.13a)
Podemos confiar nesta promessa, pois o profeta declara a mensagem de Deus, não as suas próprias palavras. (v.13a)
O nome Ageu significa "o festivo", ele tinha muito o que comemorar, foi um profeta muito bem sucedido em sua missão! Com Ageu o povo aprendeu a ouvir e praticar a Palavra.(Tg 1.22) Ageu não falou por si mesmo, ele foi enviado para declarar a mensagem que recebeu de Deus. Quando nos organizamos para irmos em família para igreja, não é simplesmente ir assistir e ouvir a pregação do pastor. Na verdade, estamos indo lá para ouvir a voz de Deus. O pregador tem a responsabilidade de preparar com zelo a mensagem, mas o povo de Deus também tem a responsabilidade de se preparar para serem bons ouvintes e praticantes. (Tg 1.22)
Segundo Piper, o papel dos pregadores é minimizar suas próprias opiniões pessoais. Pois o objetivo da mensagem é fazer com que o povo de Deus fique com os olhos do coração deslumbrados com o brilho da glória de Deus.
Ponte Cristocêntrica
A mensagem de Ageu aponta para a obra do maioral dos profetas que foi bem mais festivo e incomparavelmente mais sucedido do que ele. Ele não apenas proclamou a restauração como fez Ageu, Ele conquistou a vitória final sobre o pecado e a morte por meio da cruz e da ressurreição. Jesus também recebeu de Deus toda autoridade no céu e na terra.(Mt 28.19) Profetas como Ageu possuem apenas uma autoridade declaratória, inclusive, a expressão mais comum nos escritos proféticos é "Assim diz o Senhor", Já o Senhor Jesus possui uma autoridade que é intrínseca, porque Ele é o Filho de Deus. E após a sua ressurreição Ele reivindica para si essa autoridade ilimitada.
Quando pregamos o evangelho hoje, exercemos uma autoridade declaratória, semelhante à dos profetas do Antigo Testamento. Assim como Piper ensinou, temos a obrigação de minimizar ao máximo nossas opiniões pessoais e deixar o texto falar com suas explicações e aplicações extraídas da passagem. Quando pregamos, declaramos não nossa própria autoridade, mas a de Jesus Cristo, que recebeu toda autoridade no céu e na terra. Nossa pregação deve levar as pessoas a reconhecer que Jesus é o cumprimento de todas as promessas de Deus e que Ele é o Senhor absoluto de suas vidas.
Podemos confiar nesta promessa pois ela já foi cumprida em Cristo (v.13b)
Podemos confiar nesta promessa pois ela já foi cumprida em Cristo (v.13b)
Essa promessa ecoa as alianças anteriores, como a de Abraão, Moisés e Davi, onde Deus sempre prometeu Sua presença fiel com o Seu povo. Essa promessa foi cumprida em Cristo pois ele se encarnou. Essa inclusive é uma das doutrinas mais lindas da Palavra de Deus. (doutrina da Encarnação de Cristo) No Evangelho de Mateus, Jesus, o "Emanuel" — que significa "Deus conosco" (Mt 1.23) — reafirma essa mesma promessa ao despedir-se dos discípulos, dizendo: "E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mt 28.20). Jesus é o cumprimento final dessa promessa de presença divina, sendo Ele o verdadeiro "templo" que manifesta a presença de Deus entre Seu povo. Além disso, com o envio do Espírito Santo (Jo 14.16-17), essa promessa é ampliada, pois agora Deus habita pessoalmente no coração de cada crente. Dessa forma, Ageu aponta para essa promessa de Deus que encontra sua plenitude em Cristo, trazendo aos cristãos a certeza de que, mesmo em tempos difíceis, Deus está presente e ativo em nós, cumprindo suas promessas até a consumação dos séculos.
Me permitam compartilhar algo com vocês! Desde pequeninho eu orava para que Deus pudesse curar meu irmão que sempre teve muitos problemas por conta de sua condição neurológica e física. Assistia caladinho o sofrimento do meu Pai e da minha mãe sem saber muito o que fazer. Tudo o que eu desejava era poder ver meus pais com uma qualidade de vida melhor. E o Senhor nunca quis melhorar o quadro do meu irmão. Nunca quis intervir com milagre na vida dele. Mas o Senhor por outro lado nunca deixou de estar presente na minha casa. Ele esteve conosco em todos os desafios, sempre confirmando sua aliança para conosco, com sua santa providência sempre providenciou o necessário para continuarmos nossa missão de cuidarmos do nosso querido Daniel.
Talvez você, assim como eu, já chegou a desconfiar do amor do Senhor por você. Talvez porque ele não te deu algo que era tão importante pra você .Mas eu tenho algo pra te falar nessa noite: “Não meça o amor de Deus ou a presença de Deus ao seu favor com base no que ele te deu nessa realidade presente ou com base no que ele não quis te dar. O que importa é crer que o Senhor está conosco, crer que a graça dele nos basta, crer que ele é o nosso ajudador e sustentador da nossa vida. Ande por fé e não por vista! Sê valente crente! Deus é contigo! Essa realidade é apenas passageira, essa promessa de que Cristo está para sempre com você é definitiva! E assim chegamos em nosso terceiro ponto:
Nós respondemos com diligência ao Deus Emanuel que nos chama ao trabalho quando o próprio Deus muda à disposição do nosso coração para servi-lo. (v.14-15)
Nós respondemos com diligência ao Deus Emanuel que nos chama ao trabalho quando o próprio Deus muda à disposição do nosso coração para servi-lo. (v.14-15)
Leia comigo os versículos finais (14 e 15)
Irmãos, isso deixa claro que só podemos responder ao chamado de Deus para trabalharmos em sua obra porque ele muda a nossa disposição interior.
Irmãos, isso deixa claro que só podemos responder ao chamado de Deus para trabalharmos em sua obra porque ele muda a nossa disposição interior.
Aliás, ouvir e obedecer é uma reação do despertamento que Deus opera em nós.
Deus é quem providencia todas as coisas que necessitamos. Não dá pra fazer nada sem ele!
Em Ageu 2.21 o próprio Senhor declara: “Eu farei abalar o céu e a terra”. Irmãos é o próprio Deus Emanuel em sua santa providência, que desperta o seu povo para que possam atender o seu chamado com diligência. Inclusive, o povo de Deus só voltou do exílio porque o senhor por boca de Jeremias despertou o espírito de Ciro rei da Pérsia para ser encarregado de edificar a casa do Senhor em Jerusalém de Judá. A passagem nos relata que quando o Senhor despertou o ânimo da liderança e de todo o povo eles se moveram em direção (eles vieram) ao trabalho de construção do templo. Ou seja, eles começaram a fazer um movimento. Depois o texto enfatiza que eles também se puseram ao trabalho. Isso significa que eles não somente se movimentaram, mas começaram a fazer isso com dedicação, persistência e diligência.
Imagine que você está em um barco à vela, no meio de um grande lago. Você pode ter o barco mais bonito e as velas perfeitamente ajustadas, mas sem vento, você não vai a lugar algum. Você pode até tentar remar, 10 mas o barco não foi feito para se mover assim. Por mais que você queira, por mais esforço que faça, não conseguirá sair do lugar com sua própria força. Agora, pense no vento. Ele vem e sopra com força, preenchendo as velas e impulsionando o barco para frente com velocidade e propósito. De repente, sem que você faça qualquer esforço adicional, o barco começa a se mover na direção certa. O vento controla o ritmo, e a sua única responsabilidade é seguir o curso.
Assim é no trabalho para Deus. Nós somos como esse barco — sem o "vento" de Deus, que é o Espírito Santo, não conseguimos nos mover com eficácia na obra que Ele nos chamou para fazer. Podemos até tentar com nossas próprias forças, mas sem Deus despertando o nosso coração e mudando a nossa disposição interior, não conseguiremos realizar Sua obra com diligência. Como ensinou Paulo: “ É Deus que opera em nós tanto o querer quanto o realizar segundo a sua boa vontade”.(Fl 2.13-16) Da mesma forma isso se aplica quanto a nossa grande missão de pregarmos o evangelho.
Um dono de uma multinacional pode obter muita coisa com sua riqueza, mas ele não pode mudar o coração de ninguém. Ele pode convencer com dinheiro, mas não muda o coração.
Deus quer nos usar para pregarmos o Evangelho, mas quem muda a disposição do coração das pessoas para aceitarem a Palavra é o Espírito Santo, ele sopra onde quer! E louvado seja Deus, porque ele também nos despertou. Deus desperta seu povo para fazer missão para que ele seja adorado em cada canto deste planeta.
Ele quer templinhos de adoração em cada canto desse planeta.
Por isso a ideia de edificação de um templo sempre foi muito importante, porque apontava para Jesus o glorioso templo de Deus, ele é o principal motivo pelo qual Deus quer ser adorado.
Conclusão
Conclusão
Irmãos, vimos nessa passagem que quando o povo de Deus presta atenção na Palavra fielmente ministrada , quando confiam que Deus Emanuel está sempre presente e quando o próprio Senhor muda à disposição do coração ,eles se movimentam para prestarem um serviço diligente ao Senhor.
O hino 311 do Hinário Novo Cântico nos chama:
Avante, Avante, ó crentes, soldados de Jesus! Erguei seu estandarte, lutai por sua cruz. Avante, Avante, ó crentes! Por Cristo pelejai. Vesti sua armadura, Em seu poder marchai!
Ah Meus irmãos, o Excelso Comandante, o Senhor dos Exércitos é quem recruta seus soldados e dirige os batalhões. Portanto, povo santo do Senhor, mãos à obra, porque a voz do Senhor já bradou: Quem deseja trabalhar? Vastos campos nos convidam, quem responderá dizendo: Manda-me, estou pronto aqui.
Que sejamos nós a responder com diligência ao chamado do Senhor. Que sejamos nós a trabalhar no departamento de comunicação do Evangelho; daquele que já venceu na cruz a batalha contra o pecado e que em sua ressurreição venceu a batalha contra a morte e nos garantiu o sucesso da nossa missão.
Portanto, mãos à obra soldadinho de Jesus. Que ao sairmos por essa porta, estejamos comprometidos em atender ao chamado do Senhor com diligência. Saia com a Espada do Espírito nas mãos semeando com alegria as boas novas de salvação! Saia por essa porta tendo sempre a firme convicção de que Jesus o nosso capitão, o Deus Emanuel, conosco está todos os dias, hoje e para sempre! E um dia ele virá novamente e a obra ficará completa e assim eternamente permanecerá para a glória de Deus.
Você pode cantar comigo?
“Com Jesus é trabalhar! Prontamente, fielmente, trabalhar! Em servi-lo, que prazer! E só tu, ó crente, o poderás fazer!”(Hinário Novo Cântico, 312)
Oremos: Deus bendito que a nossa resposta diante do seu chamado ao trabalho seja de obediência a sua Palavra. Mas, que também seja uma resposta ao fato de que o Senhor está conosco todos os dias, e, é o Senhor que providencia todas as coisas que nós necessitamos para o seu trabalho. Pedimos que o teu Santo Espírito libere o nosso andar, para nos movimentarmos em direção a tua glória. Assim oramos, em nome daquele que era, que é e que há de vir! Amém