Tema: Esperando ansiosamente para falar

Exposições em Jó  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 34 views
Notes
Transcript
Texto: Jó 32
Jó 32 NAA
1 Aqueles três homens pararam de responder a Jó, porque ele se considerava justo. 2 Então se acendeu a ira de Eliú, filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão. Ele ficou indignado contra Jó, porque este pretendia ser mais justo do que Deus. 3 Eliú também ficou irado com os três amigos de Jó, porque, mesmo não tendo o que responder, eles o condenavam. 4 Eliú, porém, havia esperado para falar a Jó, pois os outros eram mais velhos do que ele. 5 Quando Eliú viu que aqueles três homens já não tinham o que responder, ficou irado. 6 Então Eliú, filho de Baraquel, o buzita, tomou a palavra e disse: “Eu sou de menos idade, e vocês são idosos. Por isso, tive receio e fiquei com medo de dar a minha opinião. 7 Pensei assim: ‘Que falem os que têm mais idade, e que a multidão dos anos ensine a sabedoria.’ 8 Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso lhe dá entendimento. 9 Os de mais idade não são os sábios, nem são os velhos os que entendem o que é reto. 10 Por isso digo: Escutem o que vou dizer, e também eu darei a minha opinião.” 11 “Eis que esperei que vocês falassem e dei ouvidos às suas considerações, enquanto, quem sabe, buscavam o que dizer. 12 Dei atenção ao que diziam, mas nenhum de vocês conseguiu refutar Jó, nem responder aos seus argumentos. 13 Portanto, não me venham com a seguinte desculpa: ‘Descobrimos a sabedoria! Deus pode vencê-lo, e não o homem.’ 14 Ora, ele não me dirigiu palavra alguma, e eu não lhe responderei com as palavras que vocês usaram.” 15 “Jó, os três estão pasmados, já não respondem, faltam-lhes as palavras. 16 Será que devo esperar, pois não falam, estão parados e nada mais respondem? 17 Também eu de minha parte vou responder e darei a minha opinião. 18 Porque tenho muito que falar, e o meu espírito me constrange. 19 Eis que dentro de mim sou como o vinho, sem respiradouro, como odres novos, prestes a arrebentar. 20 Permitam, pois, que eu fale para poder desabafar; abrirei os lábios e responderei. 21 Não tratarei nenhum de vocês com parcialidade e não vou lisonjear ninguém. 22 Porque não sei lisonjear; se assim fizesse, em breve me levaria o meu Criador.”
Oração: Senhor, nós somos gratos por ter registrado. Essas conversas tão importantes e tão interessantes. Estão cheias de palavras tolas, às vezes, e sábias por outras vezes. Hoje, ao começarmos a considerar o discurso de Eliú. Pedimos que o senhor abençoe e direcionei o nosso entendimento no nome de Jesus, oramos. Amém.
Introdução:
E quando os jovens falam o que acontece, às vezes passam vergonha. Às vezes passam vergonha e nem se dão conta de que estão passando. Mas às vezes não passam. Às vezes, ensinam. Acontece de várias formas. Você, jovem, já tem passado por todas elas, eu acho você que já foi jovem também. Vamos falar um pouquinho de passar vergonha.
Concílio Pastoral – JOCUM: Aos 21 anos fui convidado e entrei para liderança pastoral da JOCUM Recife. Empolgado por participar e na primeira reunião, falei algo que não contribuiu com nada. Os mais antigos me ajudaram no ouvir mais e falar quando necessário. Tempo de ouvir mais e aprender com os mais experientes. Tempo depois Deus me usou em determinada situação e assunto.
E quando os jovens falam como que é? É um caminho de bobagem e vergonha. Ou pode ser um caminho de grande sabedoria e mudança. Qual é o jeito de andar com essas coisas? Quem deve trazer a sua opinião quando as coisas estão encrencadas?
Como ser jovem? Como lidar com os jovens e os adelescentes? São questões difíceis em todas as épocas. Na época de Jó, na nessa época, em qualquer uma delas e hoje o capítulo 32 de Jó vai nos ajudar a lidar com isso.
Tese: Vamos ver que devemos estar atentos as oportunidades de trazer a palavra da sabedoria do Senhor nas situações da vida. Devemos estar atentos a oportunidades de trazer a sabedoria do Senhor nas situações difíceis que enfrentamos na nossa vida.

I. A sabedoria de Deus é superior à do Homem; (1-10)

Jó 32. 1-10: “Aqueles três homens pararam de responder a Jó, porque ele se considerava justo. Então se acendeu a ira de Eliú, filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão. Ele ficou indignado contra Jó, porque este pretendia ser mais justo do que Deus. Eliú também ficou irado com os três amigos de Jó, porque, mesmo não tendo o que responder, eles o condenavam. Eliú, porém, havia esperado para falar a Jó, pois os outros eram mais velhos do que ele. Quando Eliú viu que aqueles três homens já não tinham o que responder, ficou irado. Então Eliú, filho de Baraquel, o buzita, tomou a palavra e disse: “Eu sou de menos idade, e vocês são idosos. Por isso, tive receio e fiquei com medo de dar a minha opinião. Pensei assim: ‘Que falem os que têm mais idade, e que a multidão dos anos ensine a sabedoria.’ Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso lhe dá entendimento. Os de mais idade não são os sábios, nem são os velhos os que entendem o que é reto. Por isso digo: Escutem o que vou dizer, e também eu darei a minha opinião.”
No último sermão, Pb. Pedro nos ajudou a andar pela parte final da defesa de Jó. O discurso final de Jó demorou 3 capítulos.
Nós vimos Jó lembrando do passado com saudade, depois Jó lamentando o presente e vimos Jó reclamando de Deus com um certo senso de auto justiça, dizendo que não foi tratado como merecia pelo senhor. E então Jó parou de falar.
No último sermão, Pedro nos lembrou que nós temos uma integridade perfeita. Ela não é nossa, mas ela nos foi dada nos foi outorgada por Deus em Cristo.
Seus discursos pararam e como nos ensina o capítulo do o início do 32.
Os outros homens também não tinham mais nada a dizer, Jó falou. E não. Elifaz, Zofar e Bildade não tem mais nada a dizer, então o livro traz uma surpresa para a gente. Uma nova voz aparece na história.
Temos um personagem que estava oculto de nós. O autor do livro não nos tinha dado essa pista, mas tinha ainda um outro amigo que estava por ali, bem quietinho. Só olhando a coisa acontecer. Tem um jovem chamado Eliú, e ele está bravo.
Algumas duas razões porque Eliú está bravo:
1. Ele está irado com uma Santa e justa ira. Duplamente irado. Primeiro, diz o texto, Ele está bravo porque Jó tem escolhido, ao menos nessa última fase do livro, o caminho de justificar mais a si mesmo do que defender o nome do senhor. Mais preocupado em limpar sua barra em proclamar sua justiça. Do que necessariamente em falar da justiça de Deus.
2. A segunda razão pela qual ele está brabo é porque ele vê que aqueles 3 homens. Supostos sábios do Oriente. Não conseguem resolver o problema, falaram e falaram e falaram e pediram a palavra uma vez e 2 vezes e teve réplica e tréplica. E falam e falam. Mas não resolvem nada. Acusam, acusam Jó e não chega a uma conclusão;
Eliú quer fazer a defesa de Deus.
Eliú buscar defender a honra do nome de Deus
E o que que a gente faz com esse jovem? Como você pode imaginar, tem muita discussão acerca de Eliú, como tem discussão sobre qualquer coisa em Jó. Ele é um jovem que estava quieto, mas agora fala.
E agora, o que que a gente faz com ele? Será que vai ser mais um? Trazendo más soluções para o problema?
O discurso de Eliú vai até o capitulo 37; É o maior discurso dos amigos de Jó. Será que Ele vai cometer os mesmo erros dos outros amigos?
Veja, ele é um pecador, claro, mas, vale dizer, ele está sendo movido por algo diferente.
Prestem atenção nisso, e ele está tirando as suas palavras de algo também, diferente do que aqueles outros homens falaram.
Alguns comentários bíblicos dizem que : Ele não vai trazer a palavra final, ele não vai resolver a situação, mas ele é como uma voz que clama no deserto. Preparando o caminho para a chegada do senhor. Ele é como alguém que vem para limpar um pouco o terreno.
O problema não é tanto o que Jó fala de si mesmo, mas em como ele tem falado de Deus. Por que que Jó começou a fazer, Como um autor, coloca muito bem.
Os amigos dele achavam que o sofrimento dele era porque. Porque ele tinha pecado, mas não era isso, e não é nisso que ele ou vai insistir.
“Eliú não vai dizer que Jó está sofrendo porque pecou, mas ele o vai argumentar que, por ter sofrido Jó, caminhou na direção do pecado.”
Percebe a diferença? Seu pecado não é o que levou a sofrer, mas todo esse sofrimento levou o sim, a começar a pecar. Jó saiu da linha. Jó sofreu, sofreu, sofreu e começou a andar para longe do senhor.
E ele precisa ser trazido de volta. A comparação que a gente faz é muito boa, é como um pote de água que tem Terra lá no fundo. Quando a água está calminha, ela fica límpida, a Terra fica lá embaixo, mas balança esse pote para você ver se essa sujeira não sobe e a água fica turva.
É isso que aconteceu.
Jó foi sacudido.
Embora um homem justo e temente a Deus. A sua água estava ficando turva.
Nós temos visto ao longo desses sermões todos que Jó é muito parecido com o nosso senhor Jesus. Em muitas e muitas coisas, mas agora nós estamos sendo lembrados que, embora parecido com Jesus, ele não é o nosso senhor. Quando sofre quando é colocado contra uma parede incomparável. Ele começa a mostrar o seu pecado. Jesus, não.
Nosso senhor, nunca nos seus piores sofrimentos nos piores dias que ele passou, ele nunca deu vazão a pensamentos ruins ou idólatra, e ele nunca tomou o nome do senhor, seu Deus em vão. Ele nunca questionou por um segundo, que fosse o amor e a bondade do pai.
Jó começou a questionar, se Deus de fato o ama. Se Deus de fato é justo no seu tratar com ele. Se Deus de fato sabe o que está fazendo.
É muito interessante porque o autor nos aponta algo sobre Eliú que ele não apontou nem sobre Zofar, nem sobre Elifaz e nem sobre Bildade.
Na introdução, uma genealogia, nos outros homens, não teve isso. Por que que para Eliú vai ter? Por que que agora que chega ao jovem, o texto bíblico se preocupa em nos dizer?
A sua descendência mostra a forma de agi e pensar de Eliú
- Região da Síria;
- Naquele lado da mesopotâmia, uma região que historicamente havia sido parte de onde haviam sido chamado o povo do senhor;
- Jó é descrito como alguém da Terra de UZ e agora esse homem é descrito como sendo um buzita; alguém quer é das terras de bos, os ibus
-Quem são esses 2? Quem dá esses nomes para pessoas? Uz e Bus, eram irmãos. Filhos de Nahor que era Irmão de Abraão.-
- o buzita, assim como os UZE TAS, eram descendentes de Nahor. Linhagem de Abraão, sobrinhos e, aparentemente, uma família onde a fé verdadeira também se encontrava na Terra de Uz se estabeleceu Jó e da Terra de Bus aparentado deles vem um tal Eliú;
-E o nome do seu pai era baraquel, um nome muito interessante, bendito de Deus. Ou seja, quem está dando nome nessa família é gente que crê no altíssimo. O próprio Eliú significa Ele é meu Deus e também recebe um nome que aponta para o Deus altíssimo.
Diferente do que a gente estava vendo com aqueles sábios do Oriente, agora chegou um jovem, mas um jovem que tudo indica vem sendo criado nos caminhos do Deus verdadeiro. Seu nome, o nome do seu pai, dado pelo seu avô, a região da onde ele vem.
Tudo indica que o autor está nos mostrando que talvez o que ele o tenha nos dizer, seja um pouco diferente do que aquele sabe, os famosos os sábios. (Os amigos de Jó!)
Os outros amigos de Jó ofereceram sabedoria humana para Jó baseando no principio da retribuição. Ofereceram a mera sabedoria dos homens de que, se você se comportar bonitinho, tudo vai ficar bem.Se você aprontar tudo vai ficar mal.Isso já foi exposto exaustivamente no livro de Jó, como falácia, como falsidade, como mentira.
Talvez esse jovem que agora resolve falar. Tem a oferecer uma sabedoria mais elevada .Mesmo ele sendo mais jovem. Ele o parece estar vindo numa linhagem ligada à terras bíblicas e famílias bíblicas, uma linhagem que serve ao Deus altíssimo.
Ele estava quietinho, mas agora ele vai falar. Ele o diz corretamente, eu estava esperando a minha vez. Eu estava dando espaço para aqueles de muitos dias falarem. Que a sabedoria dos anos prevaleça. Que aqueles que já viveram muitas luas que já conheceram muitos verões que já sobreviveram a muitos invernos, que eles falem primeiro.
E, claro, isso é um tema bíblico muito forte. A bíblia nos ensina a honrar os mais velhos, o respeito aos mais velhos, a honra aos cabelos brancos. Até a nossa palavra, presbítero significa um Ancião? Nós entendemos isso, nós celebramos e isso é um Bom Princípio.
Ver primeiro o que os mais velhos mais experimentados tem a dizer.O que aqueles que já viram um pouco de tudo, tem a colocar acerca da vida antes de você correr com suas soluções.Antes de você tentar apresentar as suas respostas?
Porém, como a bíblia também nos mostra hoje. Neste mundo quebrado neste mundo onde as coisas não são como deveriam neste mundo em que certas formas de andar são invertidas, é possível ser um Ancião de dias.
Mas não ser um Ancião de sabedoria.É possível ter cabelos brancos?Mas ser um tolo. É possível ser desprovido de entendimento? Mesmo sendo farto de anos? Ele o esperava ouvir deles a verdade, mas fica chocado de que não
E agora Eliú vê que não há saída, que a suposta sabedoria deste mundo não é suficiente para resolver as questões mais profundas da existência humana.
A sabedoria deste mundo pode ser útil e é útil para muitas coisas, para questões práticas de menor consequência.
Mas vejam, irmãos, que a sabedoria deste mundo sempre chega a um limite. Chega um ponto em que ela não consegue mais explicar, não consegue tratar dos mais profundos mistérios do senhor. E nós precisamos de uma sabedoria mais elevada.
Salmos 119.99-104
99 Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque teus testemunhos são minha meditação.
100 Sou mais instruído do que os anciãos, pois tenho guardado teus preceitos.
101 Desvio os pés de todo caminho mau, a fim de obedecer à tua palavra.
102Não me afasto das tuas ordenanças, pois és tu que me instruis.
103 Como tuas palavras são doces ao meu paladar! Mais doces do que mel em minha boca!
104Por meio dos teus preceitos, alcanço entendimento, pois rejeito toda vereda de falsidade.
Não se trata de aqui de um homem arrogante se achando o máximo de maneira nenhuma, é apenas um homem que percebe que ter sabedoria bíblica faz com que você seja Maduro além da sua idade.
Que conhecer as escrituras faz com que você avance muito mais rapidamente do que seria o caso.
Se você não tivesse a sabedoria bíblica, que é possível ser um jovem sábio como. Conhecendo a palavra do senhor.
Pela ação do próprio Deus e é isso que está motivando ele o perceba como ele diz no verso 8, ele fala da onde vem a autoridade do que ele quer dizer?
8. Pensei assim: ‘Que falem os que têm mais idade, e que a multidão dos anos ensine a sabedoria.’ Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso lhe dá entendimento.
18 Porque tenho muito que falar, e o meu espírito me constrange.
- sugerem que é uma referência no 8 e no 18, ao espírito do senhor. Que é da onde vem a seu entendimento e é quem está impelindo a falar. De qualquer forma, o ponto é que ele, o jovem, vai ter algo a dizer. Porque ele tem acesso a uma sabedoria superior ao entendimento que vem da própria palavra do senhor;
Porque ele vê que a verdade do senhor não foi trazida. A base da sabedoria não é cronologia. Mas É o Espírito Santo de Deus..
Se ele estiver. Cheio da palavra do senhor, guiado pelo espírito do senhor, burilado pela obra de Deus. Vocês não jovens.
Lembrem se disso. Por vezes, nós que não somos assim tão jovens, nós que somos mais maduros, como se diz.
Tendemos a rejeitar prontamente a opinião dos jovens. Tendemos a rejeitar falar assim, o que que esse menino acha que está dizendo? Como que pode um rapazote desse, uma mocinha dessas achar que tem algo de contribuir nessa situação? Nós temos essa atitude arrogante.
Mas percebo que a escritura te diz hoje. Um jovem cheio do espírito da palavra do senhor é capaz, sim, de trazer sabedoria a situações, e nós precisamos ter humildade para ouvir novas vozes. Não é fácil, muitas vezes para um conselho, para um presbitério, para uma junta diaconal, para um grupo de mulheres da igreja, para um grupo de jovens que já está andando junto a um tempo que já estão acostumados uns aos outros.
Jesus com 12 anos ensinando no Templo
Você é jovem, você quer ter voz.Você quer contribuir para os debates e o avanço e o entendimento das coisas? Aprenda a sabedoria de Deus. É isso que vai te dar espaço, é isso que vai fazer com que você tenha a real contribuição
Quer ser uma voz sábia? Vem estudar a palavra do senhor. Por vezes, irmãos dos mais velhos não têm muita sabedoria. Pode ter a vivência dos anos. Mas há muitos que não vêem as coisas como elas deveriam ser.
Nós temos aprendido isso aqui no nosso livro em Jó. Não basta viver para ser sábio, não basta ter vivido. Tem que aprender a ver a própria vida para através da escritura. Tem que ter refletido sobre as experiências.
Ver o mundo como Deus vê>>> Quando nós vamos pregar, você já percebeu que logo após fazer a leitura, o que que nós costumamos fazer?Uma oração para quê?É uma forma de nós juntos, pregador e público reconhecermos que, se não for o espírito de Deus nos ensinando. Não chegaremos lá.

II. Conhecer a palavra do senhor deve nos levar a fazer a coisa certa com a motivação correta.

“Jó, os três estão pasmados, já não respondem, faltam-lhes as palavras. Será que devo esperar, pois não falam, estão parados e nada mais respondem? Também eu de minha parte vou responder e darei a minha opinião. Porque tenho muito que falar, e o meu espírito me constrange. Eis que dentro de mim sou como o vinho, sem respiradouro, como odres novos, prestes a arrebentar. Permitam, pois, que eu fale para poder desabafar; abrirei os lábios e responderei. Não tratarei nenhum de vocês com parcialidade e não vou lisonjear ninguém. Porque não sei lisonjear; se assim fizesse, em breve me levaria o meu Criador.”
Eliú estava cheio do Espirito Santo de Deus;
Isso indica que não tinha como ficar omisso sem fazer nada. Ele não poderia deixar pra lá.
O que tá motivando ?:
Aqui Eliú não fala por falar.
Muitas vezes a gente quer falar, a gente não quer simplesmente ouvir. A gente sente que tem que dizer alguma coisa.
Eu não sei nem o que dizer, mas quero dizer alguma coisa, nem que seja um sim senhora. Para terminar a discussão com a esposa.
Às vezes nós queremos marcar presença. Tá todo mundo falando sobre o assunto, como que eu não vou falar nada? Eu preciso marcar meu espaço, vou perder espaço, vou perder relevância.
Quem não é visto não é lembrado? Várias das participações que nós fazemos é nesse sentido.
Eu, Zinho, não vou falar nada? Eu tenho que dizer alguma coisa, eu não entendo nada do assunto. Eu nem refletir sobre a matéria, mas eu preciso falar alguma coisa?
Se for falar para querer aparecer é melhor ficar em silêncio
Entendam Eliú não aparecer e nem quer dar uma lição;
Ele quer falar porque ele vê o nome do senhor sendo maltratado, como diz o começo do capítulo. Ele quer falar porque ele sabe que há uma verdade que resolve essa questão ou menos começa a resolver. E ninguém até agora, trouxe.
20, Jeremias diz assim, porque sempre que falo, tenho de gritar e clamar. A violência e destruição. A palavra do senhor se me tornou um peso todos os dias. Jeremias estava cansado de ficar trazendo aquela mensagem dura que ele tinha que trazer.
Aí ele disse, quando eu pensei, não me lembrarei dele, já não falarei no seu nome. Jeremias pensou, vou parar, vou parar de pregar. Chega. Então isso me foi no coração como um fogo ardente, um fogo nos meus ossos. Já desfaleço de sofrer e não posso mais.
Atos 4, 19 e 20. Os apóstolos, perante o sinédrio, aqueles homens poderosos mandando os apóstolos calarem a boca. Mas Pedro e João lhe responderam julgar e ser justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós do que a Deus.
Pois não podemos deixar de falar. Das coisas que vimos e ouvimos. Pedro João falaram, a gente não vai ficar quieto. A gente não pode deixar de falar. Paulo, em primeiro aos Coríntios 9 16, se anuncio o evangelho não tenho de que me gloriar.
Pois sobre mim pesa essa obrigação. Porque ai de mim, se eu não pregar o evangelho?
Homens que se viram com a palavra do senhor, constrangidos pelo espírito de Deus a falar é como ele o se sente aqui. A gente nem vai começar a analisar a fala dele. Vai ficar para a semana que vem. Mas sabe, irmãos, já vale dizer. Você deve ter passado já ou vai passar por situações na sua vida. Em que você vai se perceber, para sua surpresa.
Como o único ou a única? Em posição de trazer um comentário, uma palavra, uma opinião que seja bíblica. Já aconteceu contigo? Às vezes você está num enterro. E você percebe que você é o único crente presente?
E ninguém ali é capaz de oferecer uma palavra de real Esperança. Mas você conhece a bíblia e você se vê com a possibilidade de trazer algo diferente. No momento em que você está junto a uma família e uma calamidade, acontece um acidente.
Quando o Mordecai fala para ela.Talvez seja por isso que Deus te colocou onde você está.Talvez você se veja hoje nessa posição, Ester.
De ser a única pessoa em todo o Império da pérsia, em posição de intervir junto ao rei, trazer a verdade.E clamar por justiça?E sim.Jovens podem trazer pontos que não foram apreciados até aqui.
Às vezes vai ser difícil, sim. Às vezes a gente precisa ganhar audiência.Talvez o grupo seja hostil.Talvez tenha uma pequena visão de você ou do seu direito de falar.Talvez você tenha o seu medo de falar.Eu entendo.Muitas vezes, em ocasiões que Deus nos dá para o evangelismo, nós nos vemos assim.
Às vezes você está numa conversa e uma pessoa fala algo assim, Do Nada um ai. Mas quem poderia ter Esperança de que algo pode acontecer? A se houvesse uma resposta e às vezes a pessoa te joga, assim você fala, é a oportunidade perfeita para falar de Cristo. Ai, que medo. Como eu não queria ter tido essa oportunidade?
Às vezes a gente se vê assim. Ou você percebe como você pode guiar aquele parente para examinar biblicamente tal questão? Seja uma questão nacional, algo que está acontecendo por aí, seja uma questão Internacional, às vezes descrente.
Chegam e falam para a gente, pois é, não é essas ameaças de guerra para todo lado, essas pestes. Isso aí só pode significar que o planeta Terra ofendeu o universo de alguma maneira, sei lá, trás um troço doido desses assim, e você pode explicar. Não, não, não. A bíblia ensina diferente.
A bíblia fala como a gente pode pensar, mas muitas vezes o nosso medo nos trava. Sabe, irmãos Nessas Horas, o que vai ajudar muito. É você perceber que o senhor está guiando as coisas. E que se você recebeu da parte do senhor o entendimento bíblico sobre questões?
A sabedoria, ela não é só para você crescer. A sabedoria para ser posta em prática. A sabedoria para servir , para iluminar os caminhos dos que estão ao seu redor também. E entenda que se você fala a palavra do senhor, a bíblia.
Você não precisa Temer a zombaria. Você não precisa Temer os resultados. Sejam eles quais forem, os resultados pertencem ao senhor. Ele deixa claro nos versos 21 e 22 que ele não está fazendo isso por mais razões.
Ele disse, eu não vou falar para agradar. Eu não vou falar aqui porque eu quero agradar um agradar, agradar o outro, fazer acepção de pessoas não tem nenhum mal objetivo aqui. Eu não falo por mal e nem com temor de homens. Eu estou aqui para trazer a verdade do senhor.
Ali estão Jó, um dos grandes reis líderes do Oriente, e ali estão os 3 homens mais reconhecidos do Oriente. Ele poderia ficar intimidado, quem não ficaria? Mas ele tem a palavra do senhor.
E ela faz do pequeno um sábio. E ela dá coragem? Quando você precisa falar diante de gente que você considera grande assim.
A senhor faz nos mais parecidos contigo. Você percebe que essa é parte da Boa Nova do evangelho? Que se você crê em Jesus Cristo, que se você morreu com ele na Cruz e ressuscitou ao terceiro dia.
Ele vai te formar para ficar parecido com ele, inclusive nisso. Em saber falar, em ser sábio, em trazer luz, inserção. Você está sendo cristão, refeito a imagem de alguém maior que ele, o.
Maior que Jó? Um redemoinho de sabedoria e conhecimento.
Oremos. Te louvamos, senhor. Porque temos alguém maior que qualquer um desses homens da bíblia. Temos o senhor Jesus. Faz no, sabe, o senhor. Dá-nos amor por tua palavra. Dá-nos meditar nos teus mandamentos, para que sejamos sábios além da nossa idade. Dá-nos, senhor, crescimento e coragem para quando vier a hora. Trazermos a tua palavra sem buscar lisonjas ou acepções de pessoas. Mas a Glória do teu nome é verdade do teu evangelho. Em Jesus, oramos. Amém.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.