A conversa que pode salvar nossa vida
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Somente Deus pode nos ajudar a lidar com o medo (1Reis 19.1-4)
Somente Deus pode nos ajudar a lidar com o medo (1Reis 19.1-4)
As expectativas de Elias sobre suas ações não foram alcançadas.
Jezabel tinha decidido matar ele ao invés de abandonar sua idolatria
Somos desanimados quando nosso trabalho aparentemente não tem resultados visíveis e imediatos.
Devemos aprender a lidar com o medo, porque a Bíblia diz que não temos nada a temer. (Deuteronômio 31.6 “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará”. )
Se ele tivesse permanecido corajosamente por perto e enviado uma mensagem à rainha lembrando-a de que o Deus que lhe dera a vitória sobre os profetas de Baal não o abandonaria agora, ele teria encontrado anjos prontos para proteger sua vida. Os julgamentos de Deus teriam caído sobre Jezabel de forma marcante, uma tremenda impressão teria sido causada e uma poderosa reforma teria varrido a terra (ver PK 160). Ao fugir para salvar sua vida, Elias caiu nas mãos do inimigo. A fuga para Berseba contribuiu muito para anular a vitória no Carmelo.
Nichol, F.D. (org.) (1976) The Seventh-day Adventist Bible Commentary. Review and Herald Publishing Association, p. 823.
Frustrações não resolvidas são altamente perigosas
O pedido para morrer que Elias fez, era um grito desesperado para ter sentido na sua vida.
No momento mais difícil da nossa vida é quando devemos segurar da mão de Deus com mais força. “Quando estiver para baixo, olhe para cima e volte a subir às alturas."
Nichol, F.D. (org.) (1976) The Seventh-day Adventist Bible Commentary. Review and Herald Publishing Association, p. 823.
Nossa cura espiritual e emocional é uma jornada com Cristo (1Reis 19.5-9)
Nossa cura espiritual e emocional é uma jornada com Cristo (1Reis 19.5-9)
Deus nunca nos abandona
Deus não somente esteve com Elias neste momento de incerteza e dúvida, mas também proveu para ele comida para se levantar.
A saúde física é importante no cuidado da saúde mental.
Descansar é importante para cuidar da saude mental.
Mas nossa cura espiritual e emocional não se resolve somente com comida e descanso, precisamos ir numa jornada para reencontrar o sentido da nossa vida.
Deus queria que essa jornada nos ajude a encontrar nosso verdadeiro lugar no mundo.
Para Elias demorou 40 dias e noites, para nós pode demorar menos, ou até mais tempo, mas devemos prosseguir até chegar na presença de Deus
Elias só parou no monte Sinai, no monte de Deus, onde ele sabia que poderia falar com Ele. E nós? Até onde vamos para poder encontrar o abraço de Deus? Até a igreja? Até nos quebrantar de joelhos em oração nas madrugadas?
Uma conversa com Deus pode mudar tudo (1Reis 19.9-18)
Uma conversa com Deus pode mudar tudo (1Reis 19.9-18)
Deus pergunta duas vezes a Elias o que ele faz aí. E duas vezes Elias responde a mesma coisa.
Deus quer colocar tudo em ordem em nossa vida.
Elias tinha muito que colocar em ordem. Ele não entendia o quadro completo, e isso muitas vezes é o motivo de duvidarmos do agir de Deus e do seu poder.
Quando duvidamos dos planos de Deus em nossa vida, onde encontramos a Deus?
Será que somos dependentes demais de fatos maravilhosos para manter nossa fé?
Será que esperamos que Deus responda como um ser humano responde? Por isso nossas expectativas não são correspondidas, porque esperamos nossa resposta e não a de Deus.
Não foi fazendo descer fogo do céu, não foi matando os profetas de Baal, mas por meio de uma obra silenciosa na qual o Espírito de Deus suavizaria e subjugaria o coração endurecido dos pecadores, que Elias veria seus maiores resultados garantidos no serviço a Deus, mas pela obra silenciosa do Espírito Santo.
Nichol, F.D. (org.) (1976) The Seventh-day Adventist Bible Commentary. Review and Herald Publishing Association, p. 825.
Assim como no primeiro diálogo se repete a pergunta de Deus e a resposta de Elias. Mas Deus acrescenta algo. Enquanto na primeira ordem Deus pede a Elias para sentir sua presença, agora Deus pede a Elias cumprir mais uma missão. N
Essa missão é: Ungir dois reis e um profeta que iria substituir ele.
O trabalho traz sentido à vida. Quando fazemos a obra de Deus encontramos nossa vocação. Nossa vocação nos move e nos mantém vivos. Por isso devemos trabalhar na obra de Deus e esperando a resposta de Deus.
Além disso deu a ele a certeza que ele não estava sozinho, e ainda havia 7 mil de Israel que ainda eram fiéis a Deus.
Não estamos sozinhos nesta luta contra o medo, depressão, frustração e sofrimento. Todos na igreja estamos lutando para nos manter firmes.
Deus quer que você saiba que você não está sozinho nas suas lutas.